Volta a Portugal em bicicleta entra no sobe e desce

por Mário Aleixo - RTP
Gaetan Bille, de 27 anos, veste de amarelo na etapa desta quinta-feira José Coelho-Lusa

A Volta a Portugal em bicicleta cumpre hoje a primeira etapa em linha.

A Volta a Portugal em bicicleta começa a trilhar os caminhos do país em estado puro e natural.

Os ciclistas em prova cumprem a primeira etapa entre Pinhel e Bragança, na distância de 196,8 quilómetros, entre as 12h25 e as 17h20.

Num percurso sinuoso a "tirada" é um autêntico sobe e desce. Três metas volantes (Pinhel, Macedo de Cavaleiros e Bragança) e duas contagens de montanha, uma de 3ª categoria (Vila Nova de Foz Coa) e outra de 2ª categoria (Serra de Bornes), são os pontos altos da etapa.

A subida para o Alto de Bornes poderá partir o pelotão e selecionar o grupo que atacará a fase final da "tirada".


Altimetria
O belga de origem alemã Gaetan Bille, da Verandas Willems, vencedor do prólogo no primeiro dia é o camisola amarela com três segundos de vantagem sobre Gustavo Veloso, da W52, vencedor da corrida do ano passado.

O melhor português é José Gonçalves, da Caja Rural, a 16 segundos da liderança.

Por equipas comanda a Verandas Willems e a classificação da juventude tem na frente Luca Capelli, de 22 anos, da equipa IDEA.

Na estrada desde quarta-feira está uma gigantesca equipa de logística que trabalha em prol da eficácia e segurança da competição e assim será até ao dia 9 de agosto, como descobriu o repórter da Antena 1 Horácio Antunes.



Da primeira etapa e, em termos desportivos, fica a ideia de que os belgas fazem a diferença pela positiva entre os estrangeiros.

Durante o prólogo entre os portugueses José Gonçalves e Ricardo Vilela, ambos da Caja Rural, mostraram ser os msia fortes.

Entre os favoritos à vitória final Gustavo Veloso foi o que perdeu menos segundos mas a partir de hoje é natural que nomes como Rui Sousa, Alejandro Marque e Ricardo Mestre comecem a aparecer entre os primeiros.




pub