Seleção pronta para França falta acertar detalhes

por Mário Aleixo - RTP
A seleção de Portugal começa a afinar a máquina para enfrentar o Europeu de França Manuel de Almeida-Lusa

A seleção de Portugal derrotou o líder do "ranking" mundial de futebol, a Bélgica, por 2-1, e mostrou argumentos para vingar no Europeu de França.

Portugal retificou a derrota com a Bulgária, no sábado, ao vencer esta terça-feira a seleção belga.

Uma boa primeira parte da seleção portuguesa proporcionou uma vantagem de dois golos ao intervalo, que poderia ser mais dilatada não fossem três defesas excecionais do guarda-redes belga Thibaut Courtois, tentos fundamentais para assegurar o triunfo frente a uma seleção forte como a belga, a despeito desta se ter apresentado desfalcada de três titulares como Hazard, Kompany, De Bruyne.

A equipa das quinas apresentou-se mais equilibrada e mais sólida defensivamente, com Fernando Santos a proceder a cinco alterações com as entradas de Cédric, José Fonte, Raphael Guerreiro, Danilo e André Gomes que corresponderam e se enquadraram bem no coletivo.

No final da partida Fernando Santos, selecionador de Portugal, falava dos fatores que vão pesar na decisão de escolha do grupo que representará Portugal em França e realçava a competência futebolística.

###

A 72 dias do início do Campeonato da Europa França2016 parece definido que em termos estratégicos a seleção irá assentar o seu jogo num esquema tático de 4x4x2 que mediante as circunstâncias e momentos de cada jogo pode derivar para o 4x3x3 e até o 4x2x3x1.

Na mente do treinador nacional deverá estar praticamente definido o lote de 23 que se deslocarão a França sendo de ressalvar que até perto do início do campeonato pode acontecer lesões e abaixamentos de forma.

Nesta altura poderão existir uma ou duas dúvidas mas o lote definitivo de 23 futebolistas deverá sair da seguinte lista de 28:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo;
Defesas: Vieirinha, Cédric, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Ricardo Carvalho, Eliseu, Raphael Guerreiro e Fábio Coentrão;
Médios: William Carvalho, Danilo, João Mário, André Gomes, Danilo, João Moutinho, Rafa, Bernardo Silva, Miguel Veloso, André André e Tiago;
Avançados: Cristiano Ronaldo, Nani, Danny, Quaresma e Éder.

Nesta altura Fábio Coentrão, João Moutinho e Tiago recuperam de lesões.

Os próximos três jogos de preparação serão efetuados em maio e junho.

A 29 de maio a seleção nacional recebe a Noruega.

A 2 de junho Portugal desloca-se a Wembley para defrontar a Inglaterra.

Por fim, a 8 de junho, a seleção dirigida por Fernando Santos recebe a Estónia.

Portugal estreia-se no Euro 2016 a 14 de junho frente à Islândia, em Saint-Étienne.

A equipa das quinas joga com a Islândia a 14 de junho, em Saint Étienne; frente à Áustria no dia 18 do mesmo mês em Paris e a 22 frente à Hungria, em Lyon.

pub