Godinho Lopes na RTP

por Fátima Campos Ferreira

O presidente do Sporting, Godinho Lopes, foi entrevistado no programa Última Palavra, por Fátima Campos Ferreira.

O presidente do Sporting justifica a contratação do treinador belga Franky Vercauteren (com contrato ate final da temporada) com a decisão de redefinir o projeto para o futebol, que passa por uma maior interligação entre a formação e a equipa principal.

"Quem vai assumir o futebol sou eu", disse Godinho Lopes, para quem o problema do insucesso no Sporting "não tem a ver com os treinadores, mas sim com a organização do clube".

Segundo o presidente "leonino", o que está em causa com a saída de Luís Duque e Carlos Freitas e a contratação de Vercauteren é "o modelo organizativo e a melhoria da interligação entre os setores da formação e do futebol profissional", reconhecendo que o projeto que abraçou neste primeiro ano e meio da sua gerência "falhou".

"Queremos afirmar o que é bom no Sporting e que tem a ver com o seu futuro, que é a formação", disse Godinho Lopes, lembrando que o treinador belga foi campeão por duas vezes no Anderlecht, e uma no Genk, tendo tido responsabilidades na área da formação.

Deu o exemplo do "sucesso" que os escalões de formação têm alcançado ao longo dos anos, que agora "se repercute na equipa B", ao contrário do que tem sucedido a nível da equipa principal, que "obteve dois títulos em 30 anos", sinal de que "algo está errado".

Quanto à hipótese de contratar o brasileiro Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal, explicou porque não a encarou: "Preferia uma escolha mais abrangente, tendo em conta que a formação está no ADN do clube, mas tenho o maior respeito por Scolari e não vou comentar".
pub