"É o maior castigo desde o Apito Dourado", diz Bruno de Carvalho

por RTP
Bruno de Carvalho foi eleito há pouco tempo Manuel de Almeida - Lusa

O presidente do Sporting deu uma entrevista à TVI e considera que a decisão do Conselho de Disciplina da FPF em castigá-lo em 113 dias é inaudita e que se trata do maior castigo de sempre desde o Apito Dourado. Bruno de Carvalho afirmou que o título de campeão português vai ser uma realidade nos próximos quatro anos.

O presidente do Sporting, eleito há poucas semanas, começou por dizer que não se acha um homem provocador e elogia a compreensão que os sportinguistas lhe dirigem, algo que, reconhece, não acontece com adeptos de outros quadrantes.

Sobre o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol de 113 dias, Bruno de Carvalho fala na maior suspensão de sempre desde o caso Apito Dourado.

"É o maior castigo a um presidente depois do Apito Dourado. Isso demonstra o estado a que chegámos. Tenho muitas razões em dizer muitas vezes as coisas que digo", declarou Bruno de Carvalho, criticando a ação do Conselho de Disciplina da FPF.

O presidente dos Leões afirmou que as declarações feitas sobre a arbitragem prestavam-se apenas para proteger a classe e não criar pânico nos árbitros que estavam presentes nas partidas do Sporting e pergunta porque depois de ser eleito pelos adeptos porque é que lhe é retirado o direito de representar o clube de Alvalade.

"As pessoas elegem-me, e é um órgão da Federação que decide que não posso ser presidente?", disse Bruno de Carvalho, que acrescentou que a análise das suas declarações foram feitos a partir de recortes de jornais. "É inacreditável como se dá um castigo a uma pessoa por dizer factos. Não tem a ver com frases nenhumas problemáticas".
O título de campeão português
Sobre a conquista do título nacional que o Sporting não alcança desde 2002, Bruno de Carvalho é perentório: "Nestes próximos quatro anos quero ser campeão. Vamos ser campeões mais do que uma vez", disse o presidente dos Leões, que garantiu que o projeto é para continuar com Jorge Jesus.

"Cada vez está mais apaixonado com o projeto. Há muitos sportinguistas que nunca viram o Sporting ser campeão e isso não pode acontecer".

E para isso é preciso traçar caminhos. Bruno de Carvalho considera que quando chegou a parte financeira era a mais importante, agora garante que a matéria-prima leonina tem de ser trabalhada para vencer títulos.

“O que mudou é que o foco todo do Sporting está virado para sermos campeões em todas as modalidades, principalmente no futebol. É arriscado? É, mas tudo na minha vida foi arriscado”, continuou o presidente dos Leões garantindo que quer ser campeão pelo menos duas vezes.
Modelos de arbitragem incorretos
Questionado sobre o Conselho de Arbitragem que agora apresenta na sua constituição membros apoiados por Bruno de Carvalho, o presidente do Sporting afirmou que os modelos da Liga estão errados e que continuará a ser assim por muito tempo, enquanto a Liga não se focar no essencial.

E dá o exemplo do modelo inglês: “A Federação devia forcar-se nas seleções e futebol amador e o que é justiça e arbitragem devia ser independente. Para mim o modelo inglês era perfeito”.

Bruno de Carvalho avisou que quem está no futebol português não pode ser “mais papista que o Papa” e considera que o castigo que lhe foi aplicado é uma nova forma de censura. “Muda apenas a cor do lápis”, acrescentou.

“Não há dúvida nenhuma que, neste momento, toda a gente diria que há um lápis vermelho”.
pub