Sporting falha acesso à champions de andebol, FC Porto representa Portugal

por Lusa
Sporting CP

O Sporting não conseguiu integrar o grupo de 16 equipas que vão disputar a Liga dos Campeões de andebol, pelo que o FC Porto será o único clube português na edição 2022/23 hoje divulgada pela federação europeia (EHF).

A Federação Europeia de Andebol recebeu 13 candidaturas a ocupar as sete vagas em aberto -- há nove clubes, entre os quais os `dragões`, com lugar cativo --, incluindo o Sporting, um dos sete vice-campeões que se candidatou a um `wild-card`.

Aalborg (Dinamarca), Nantes (França), Veszprém (Hungria) e Wisla Plock (Polónia) foram os segundos classificados das provas domésticas que foram aceites na Liga dos Campeões, não sendo atendidos os pedidos dos `vices` de Portugal (Sporting), Roménia (Minaur Baia Mare) e Espanha (Granollers).

Na Liga Europeia, ganha pelo Benfica, houve seis formações a pedirem `upgrade` de competição, sendo que apenas o PPD Zagreb (Croácia), Elverum (Noruega) e Celje Pivovarna Lasko (Eslovénia) viram satisfeita a sua pretensão, ao contrário do Kadetten Schaffhausen (Suíça), do Ystads (Suécia) e do Motor (Ucrânia).

Além do FC Porto, as restantes equipas com lugar assegurado na `Champions` são o FC Barcelona (Espanha), campeão em título, Magdeburgo (Alemanha), GOG (Dinamarca), Paris Saint-Germain (França), Pick Szeged (Hungria), Kielce (Polónia), Dínamo Bucareste (Roménia) e Kiel (Alemanha).

Depois de validadas as recomendações do grupo de avaliação da EHF, as 16 formações vão conhecer o resultado do sorteio da fase de grupos em 01 de julho.

Em sentido inverso, o Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol decidiu que o Vardar, campeão macedónio, não cumpriu os critérios de admissão às competições europeias devido à falta de pagamento aos jogadores contratados.

Tópicos
pub