Atleta Ricardo dos Santos em final inédita na sexta-feira

| Atletismo

Ricardo dos Santos será o protagonista de um dia histórico para o atletismo português, na sexta-feira, com a inédita presença numa final de 400 metros, nos campeonatos Europeus, em Berlim, onde Nelson Évora entra em ação no triplo salto.

Nessa final de 400 metros, que será às 21:05 (menos uma hora em Lisboa), Ricardo dos Santos fdoi colocado na pista 2, entre o belga Kevin Borlée e o britânico Matthew Hudson-Smith, atletas que já correram abaixo de 44 segundos e que serão uma boa referência para o benfiquista, que, faça o que fizer, já entrou na história.

"Quero sempre melhorar, mas como disse na meia-final, tenho de seguir o que diz o meu treinador, que é partir bem e tentar não pisar a linha. Depois, no final vê-se a marca", disse.

A outra final, às 20:07, será a do triplo feminino, com Susana Costa a enfrentar 10 atletas com melhor marca do que ela este ano.

"O meu pensamento está em conseguir uma marca que me deixe nos oito primeiros lugares. Depois é que é lutar pelo melhor lugar", anotou.

É também o dia em que Lecabela Quaresma concluiu o heptatlo, prova na qual fechou o primeiro dia em 18.º lugar. As suas provas serão o comprimento, às 10:50, o lançamento do dardo, às 12:50, e os 800 metros, às 20:20.

Nas qualificações estarão muitos outros atletas. O primeiro é logo Diogo Ferreira, no salto com vara, onde a qualificação direta é conseguida com 5,66 metros, a marca que o benfiquista tem como melhor este ano.

Pouco depois chega a vez de Nelson Évora, no triplo salto, prova para a qual parte como um dos favoritos. O sportinguista, que este ano ao ar livre já saltou 17,05 metros, estará no grupo B, onde tem o francês Harold Correa (17,05) como principal opositor.

No grupo B, estará o seu colega de treino, Alexis Copello (17,24), do Azerbaijão. A qualificação direta é para quem saltar 16,75 metros ou para 12 primeiros.

Marta Pen correrá a primeira meia-final de 1.500 metros, sendo apuradas as quatro primeiras classificadas de cada série e os quatro melhores tempos das restantes.

"Tenho tido uma época bastante positiva, com vários recordes pessoais. Espero ter uma prestação à altura da época que tenho vindo a fazer, pois cresci muito nos últimos dois anos, como atleta e como mulher, com muita aprendizagem. Para além disso, terei aqui a minha família, o meu namorado e muitos amigos, e espero poder-lhes dar bons motivos para terem vindo de Portugal e apoiar-me", referiu.

A estafeta feminina de 4x400 metros, que depois de se inscrever já perdeu um elemento, Filipa Martins, lesionada antes de partir para Berlim, está dependente da recuperação de Cátia Azevedo. A qualificação será às 13:40 (hora local).

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.