Campeonato do Mundo de Trail Running 2019 quer bater recorde de países participantes

| Atletismo

|

A organização do Campeonato do Mundo de Trail Running de 2019, que se realiza em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, espera bater o recorde do número de países participantes, anunciou hoje a organização.

O campeonato deste ano em Espanha contou com 50 seleções participantes, que é recorde absoluto, número que a comissão organizadora, liderada pela Associação Abutrica, de Miranda do Corvo, pretender ver ultrapassada na próxima edição.

"A tendência é para o número de países aumentar e estimamos que venham mais três a cinco seleções", disse Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica, em conferência de imprensa para apresentar o evento, que vai decorrer de 06 a 09 de junho de 2019.

A realização da prova está inserida numa parceria com os municípios de Miranda do Corvo e Coimbra, que suportam 67% do investimento a realizar, cuja estimativa oscila entre os 350 a 400 mil euros.

Além de 1.500 atletas participantes, nas provas de 08 e 09 de junho, a organização prevê cerca de 20 mil visitantes e um retorno económico para o comércio local na ordem de 1,5 milhões de euros.

"Apenas um país, a França, tinha conseguido organizar dois campeonatos mundiais. Segue-se Portugal, que vai ser o primeiro país a organizar dois mundiais num espaço de quatro anos, o que é um marco histórico", frisou José Carlos Santos, vice-presidente da Associação Internacional de Trail Running (ITRA).

Em 2016, o Mundial de ‘trail running' foi disputado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Salientando a "ousadia" da Associação Abutrica, que integrava um lote de sete candidaturas, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, disse que vai tentar a inclusão do ‘trail running’ no movimento olímpico, enquanto disciplina do atletismo.

A sessão de abertura do campeonato do Campeonato do Mundo de Trail Running de 2019 está prevista para a Praça 08 de Maio, em Coimbra, no dia 06 de junho de 2019, enquanto a sessão de encerramento será na Praça José Falcão em Miranda do Corvo, no dia 09.

Nos dias 08 e 09 realizam-se duas provas, uma de 42 e outra de 50 quilómetros, com uma participação total de 1.500 atletas.

A Comissão Organizadora é constituída pela Associação Abutrica, Federação Portuguesa de Atletismo, Associação Internacional de Trail Running, municípios de Coimbra e Miranda do Corvo, Associação de Trail Running de Portugal e a empresa Berg Portugal, patrocinador oficial.

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.