FC Porto despede-se da Taça da Europa de basquetebol

por Mário Aleixo - RTP
Moncho Lopez assistiu à ineficácia da sua equipa em largos períodos de jogo José Coelho-Lusa

O FC Porto perdeu em casa com o Rilski Sportist, da Bulgária, por 91-79, na sexta e última jornada do grupo F Taça da Europa de basquetebol, terminando na última posição.

As duas equipas foram para este jogo apenas para cumprir calendário, visto que já tinham perdido qualquer hipótese de se qualificar para a fase seguinte, e talvez por isso o recinto apresentou-se com escasso público.

O que ficou do primeiro período foi a total superioridade demonstrada pelo FC Porto, que se traduziu em 19 pontos convertidos, e a fraca oposição oferecida pelo Rilski, cuja maior expressão foram os 11 pontos que a equipa obteve.

Tudo mudou no período seguinte, porque os "dragões" baixaram muito de rendimento e os búlgaros melhoraram claramente, em grande medida devido à intensidade defensiva que impuseram.

O Rilski Sportist conseguiu aí um parcial favorável de 12-0, encurtou distâncias e foi para o intervalo a perder apenas por um ponto (41-40), e o FC Porto surpreendeu pela quebra clara de rendimento a vários níveis, mas com destaque para a desinspiração geral na fase ofensiva.

Na segunda parte, a equipa búlgara manteve o seu bom desempenho atacante, com vários lançamentos convertidos de longa distância, saltou pela primeira vez para a frente do marcador (41-42) e foi alargando a sua vantagem pontual, que no final do terceiro período era de oito pontos (60-68).

Sem confiança e sem jogo exterior, o FC Porto foi incapaz de contrariar um adversário que se destacou pela regularidade exibicional e pela facilidade com que venceu este jogo, fazendo valer o acerto dos seus lançadores e uma capacidade defensiva que apenas esteve ausente no primeiro período.

O FC Porto sofreu assim a sua segunda derrota caseira consecutiva e caiu para o quarto e último lugar do seu grupo, com sete pontos, fruto de cinco derrotas e uma vitória. O Rilski ficou no terceiro lugar com os mesmos pontos, mas com a vantagem de hoje ter vencido por 12 pontos, enquanto em sua casa havia perdido por sete com os portistas.

O Pallacanestro Varese, de Itália, e o Alba Féhérvar, da Hungria, terminaram nos primeiro e segundo lugares, respetivamente, com 11 pontos.

pub