Seleção feminina de Espanha é campeã da Europa

por Mário Aleixo - RTP
A seleção espanhola conquistou o título europeu feminino após uma vitória clara sobre a França Epa-Milan Karmmermayer

A Espanha sagrou-se campeã europeia de basquetebol ao bater a França em Praga.

A Espanha sagrou-se campeã europeia de basquetebol, em femininos, ao bater a França, por 71-55, na final realizada em Praga, na República Checa, conquistando o seu terceiro troféu, após os triunfos em 2013 e 1993.

A seleção espanhola, que em 2015 terminou o Eurobasket no terceiro lugar do pódio, sucede à Sérvia, que teve uma presença discreta na República Checa (11º).

O encontro principiou sob a toada do equilíbrio, com a vice-campeã olímpica Espanha a atingir o primeiro período a vencer por 21-18, mas com a seleção gaulesa a perder terreno no segundo 18-12 e a ficar à distância de nove pontos ao intervalo (39-30).

A Espanha, anfitriã do Mundial2018, abriu a vantagem no terceiro parcial (17-10), que lhe permitiu, apesar da igualdade a 15-15 no quarto período, vencer a França por 71-55 e conquistar o título europeu pela terceira vez na sua história.

Sancho Lyttle, com 19 pontos, e Alba Torrens, com 18, foram as jogadoras em destaque no capítulo da concretização na seleção espanhola. Céline Dumerc, com 15 pontos, foi a francesa mais certeira.

Na atribuição da medalha de bronze, que antecedeu a final, em Praga, a Bélgica chegou pela primeira vez ao pódio, ao esmagar a Grécia, por 78-45, num encontro em que a resistência helénica durou apenas até ao intervalo (40-29), dado que nos dois últimos períodos converteu apenas 16 pontos.

Espanha (1ª), França (2ª), Bélgica (3ª), Grécia (4ª), Turquia (5ª) e Letónia (6ª) -- os seis primeiros classificados do Eurobasket2017 -- asseguraram a presença no Mundial2018.

A qualificação para o Mundial2018 estava em aberto para os cinco primeiros classificados, mas como a anfitriã e recém-sagrada campeã europeia Espanha está incluída nesse lote, o apuramento é alargada ao sexto posicionado (Letónia).


pub