Benfica tenta consolidar o 2.º lugar em Faro

por Mário Aleixo - RTP
Na 1.ª volta o jogo terminou empatado a zero SL Benfica

Farense e Benfica encerram esta segunda-feira a 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os algarvios em busca da tranquilidade e os lisboetas a consolidarem o segundo lugar. O jogo tem o início marcado para as 20h15 no Estádio de São Luís, com arbitragem de Gustavo Correia.

Os campeões nacionais estão, provisoriamente, a 10 pontos do Sporting e dificilmente renovarão o cetro: ao invés, se perderem podem ver o "leão" celebrar o título no Dragão, cenário que seria inédito.

O treinador dos algarvios José Mota antecipou um jogo à imagem da tabela classificativa: competitiva: "Sabemos a forma como o Benfica vai atuar e sabemos que estas equipas 'grandes' não gostam e não perdem dois jogos seguidos. Percebemos também que, em termos psicológicos, o adversário quer dar uma outra imagem e ter um resultado diferente do que teve para a Liga Europa", admitiu, 

O técnico da casa não vai contar com Bruno Duarte, melhor marcador da época, Mattheus Oliveira e Luiz Felipe. 

Do outro lado, Tomás Araújo não entra no leque de opções de Schmidt. Bernat está em dúvida.

Para o treinador encarnado, a situação é cada vez mais delicada e a contestação é cada vez maior. 

Apesar de já ter garantido que ia continuar de águia ao peito, os adeptos encarnados não estão satisfeitos, sobretudo pelo momento recente: derrota em França, derrota em Alvalade e empate em casa, que resultou na saída da Taça.
 

"Quando assinei o novo contrato, fi-lo com o objetivo de fazer o meu trabalho aqui o melhor possível. Sei das expectativas do Benfica, é um clube muito exigente. Queremos ganhar títulos e acho que jogámos de forma a ganhar títulos este ano. Se olharem para o que foi a época, a maneira como perdemos alguns jogos importantes… Estamos desapontados com as derrotas, saímos em duas meias-finais e agora nos quartos de final da Liga Europa", constatou o técnico.
 

Título está cada vez mais longe

O título, um dos grandes objetivos da época, está distante, mas ainda é matematicamente possível. Para manter o sonho vivo, as "águias" têm de ir ganhando os jogos que têm pela frente e esperar que o Sporting deslize: de momento, a quatro jogos do fim, o Benfica está a dez pontos do primeiro, mas com um jogo a menos.

Com 12 pontos ainda em disputa, o Sporting comanda com 80 pontos, mais 10 do que o Benfica, que tem este jogo a menos, e que na semana passada ficou igualmente fora da Liga Europa, afastado pelo Marselha nos quartos de final.

O pódio fica completo pelo FC Porto e Sporting de Braga, igualados com 62 pontos, mais cinco do que o Vitória de Guimarães, com 57.

Já o Farense é 10.º, com 31 pontos, somente três acima do 16.º, ocupado pelo vizinho Portimonense, lugar que obriga a disputar o ‘play-off’ de manutenção.

Nesta ronda, o Sporting venceu o Vitória de Guimarães por 3-0, o FC Porto regressou aos triunfos, após três jogos nos quais somou apenas um ponto, com 2-1 no recinto do Casa Pia, enquanto o Sporting de Braga deu a volta para vencer em casa o "lanterna-vermelha" Vizela, por 2-1.

pub