Ricciardi entregou lista às eleições do Sporting

| Benfica

|

O banqueiro José Maria Ricciardi entregou hoje a sua candidatura à presidência do Sporting, assumindo ter uma equipa muito forte, transversal e preparada para gerir o clube, torná-lo campeão no futebol e continuar a ter sucesso nas modalidades.

"Temos uma equipa extremamente forte, transversal, que será reforçada por um conjunto de profissionais executivos que iremos convidar se formos eleitos. O Sporting é hoje em dia uma realidade empresarial complexa e é preciso saber gerir em todos os aspetos para sermos campeões nacionais no futebol e continuarmos a ter sucesso nas modalidades", disse José Maria Ricciardi, acompanhado pelos restantes elementos da sua lista, após a formalização da sua candidatura junto do presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG).

Questionado sobre a atual situação financeira do Sporting, o banqueiro qualificou-a como "difícil, mas ultrapassável", considerando que "enfrenta um grande desafio em termos de tesouraria e que a situação líquida não é positiva".

Entende que o Sporting deve ser gerido "de uma forma mais profissional em todas as áreas", ter uma estrutura "mais eficiente" e "ser vitorioso", funcionando essa estrutura nesse sentido.

"Tenho a sensação que muitos candidatos não se aperceberam que existem grandes desafios pela frente para manter a sustentabilidade do clube. Os sócios dizem que não querem ouvir falar desses assuntos de natureza sócio-financeira, mas sem dinheiro não se é campeão", alertou José Maria Ricciardi, que reiterou a sua oposição à candidatura de Bruno de Carvalho, por entender que a mesma seria um desrespeito pelos 71 por cento dos sócios votaram pela sua destituição por justa causa.

O banqueiro prometeu ainda que a mensagem da sua lista não vai ser complicada, nem terá muitas medidas, por ter aprendido com a vida que a simplicidade e um programa focado naquilo que é essencial e compreensível para toda a gente é que é fundamental.

"Não viremos com aqueles programas com 150 medidas, em que na octagésima segunda já ninguém se lembra das primeiras quarenta, vamos estar focados naquilo que consideramos fundamental e com toda a humildade democrática iremos submeter-nos à vontade dos sócios do Sporting", disse Ricciardi, que sossegou os sócios do Sporting em relação ao clube manter a maioria da SAD.

Segundo Riciardi, o problema do Sporting não se resolve perdendo a maioria da SAD, mas sim "com boa gestão, com liderança e com experiência", aproveitando para para dizer que não embarca em "pretensiosismos geracionais" e que o importante é "haver uma mescla", como acontece na sua lista, na qual "é fundamental a experiência e as pessoas que já deram provas de enfrentar as dificuldades e as superaram".

"Isto não é uma espécie de estágio, o Sporting não pode ser dirigido por pessoas que querem vir estagiar. Estou aqui para dar vitórias aos sportinguistas, os quais, muitos deles, nunca viram o Sporting ser campeão", rematou o candidato, assumindo ter muito prazer em distribuir croquetes pelos jornalistas por não ter qualquer complexo nesse aspeto.

No final da entrega da lista de José Maria Ricciardi, o presidente da MAG, Jaime Marta Soares, esclareceu que irá dar uma resposta sobre a aceitação ou não da lista encabeçada por Bruno de Carvalho no prazo das 48 horas estatutariamente previstas, ou seja, na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto.

Questionado se Bruno de Carvalho se pode candidatar, recusou responder: "Essa é uma decisão do gabinete jurídico e da comissão de fiscalização, se for caso disso, os quais terão de me dizer se está tudo conforme aquilo que os estatutos, os regulamentos e a própria lei definem."

Por outro lado, Marta Soares disse desconhecer a apresentação de outra lista alternativa por parte da candidatura de Bruno de Carvalho, que seria uma espécie de `plano B` para o caso daquela que encabeça ser rejeitada.

"Só sei que amanhã [quarta-feira] vão aparecer três listas, a do dr. Dias Ferreira, pelas 11:30, a do senhor Tavares Pereira, pelas 14:00, e a de Rui Jorge Rego, pelas 15:30. Nada me foi comunicado sobre a apresentação de qualquer outra lista", disse Marta Soares, que não tem dúvidas de que o gabinete jurídico dará o seu parecer a tempo de o comunicar à lista encabeçada por Bruno de Carvalho dentro do prazo que os estatutos preveem.

Tópicos:

Questionado Bruno, Rego, SAD, Sporting, Tavares,

Pesquise por: Questionado Bruno, Rego, SAD, Sporting, Tavares,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

    Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.

    É um desejo antigo do Homem poder tocar as estrelas. Um feito que parece ser agora "quase" alcançável através da missão espacial solar Parker.

      Entre as 21h00 de domingo e as 8h00 de segunda-feira, o mundo viu uma chuva de Perseidas, espetáculo habitual em agosto. Nos locais mais remotos, foi possível admirar melhor o fenómeno.