Pelotão acelera pelas estradas alentejanas

por Mário Aleixo - RTP
O espanhol Enric Mas não poderá defender a vitória conquistada o ano passado Lusa

A 35ª Volta ao Alentejo procura um sucessor para Enric Mas.

A 35ª edição da "Alentejana" sai esta quarta feira para a estrada, para cumprir a primeira etapa, entre Portalegre e Castelo de Vide, com 150 ciclistas e o espanhol Carlos Barbero, da equipa estrela Movistar, como único antigo vencedor presente.

Até domingo, o pelotão de 19 equipas, entre as quais se destaca a espanhola Movistar, única formação do WorldTour presente, vai percorrer 881,4 quilómetros, distribuídos por cinco etapas, à procura do sucessor do espanhol Enric Mas.

A primeira jornada começa em Portalegre e percorre 158 quilómetros até Castelo de Vide.

Na etapa mais dura desta Volta o pelotão terá uma jornada animada enfrentando três metas volantes antes de começar a subir: no Crato (17 km), em Monforte (57,4) e em Portalegre (99).

A primeira e mais dura dificuldade da primeira tirada está situada ao quilómetro 102,2, na contagem de montanha de segunda categoria de Cabeço de Mouro, seguindo-se a subida a Monte Paleiros (3ª), apenas cinco quilómetros depois.

O sobe e desce dos últimos 60 quilómetros prossegue, com a ascensão à vila do Marvão, contagem de quarta categoria localizada ao quilómetro 118, e à Senhora da Penha (3ª), a pouco menos de 20 quilómetros da meta.

O espanhol Carlos Barbero (Movistar) é o único antigo vencedor (2014) presente, podendo quebrar finalmente a tradição da Volta ao Alentejo, que nunca foi conquistada duas vezes pelo mesmo corredor.


pub