Espanha - Itália; Final do Euro 2012

RTP /

A Espanha sagrou-se hoje bicampeã europeia de futebol, ao golear a Itália por 4-0, na final do Europeu de futebol de 2012, disputada em Kiev, na Ucrânia, com arbitragem do português Pedro Proença. David Silva (14 minutos), Jordi Alba (41) e os suplentes Fernando Torres (84) e Juan Mata (88) apontaram os tentos da formação espanhola, que se tornou a primeira a revalidar o título e também a conquistar três grandes competições consecutivas (Euro2008, Mundial2010 e Euro2012). Os espanhóis, que também arrebataram o título em 1964 e conseguiram o resultado mais expressivo numa final, igualaram a Alemanha (vencedora em 1972, 1980 e 1996) na liderança do "ranking" de títulos europeus, com três.

21:37 - Final do jogo! A Espanha revalida o título de campeã europeia! Vitória na final do Euro 2012 sobre a Itália por 4-0. Os espanhóis fazem história com o terceiro título consecutivo em grandes competições depois do Euro 2008 e do Mundial 2010.

90+2'
- Sérgio Ramos quase faz o quinto! Cruzamento de Torres para o central espanhol que falha por pouco com um toque artístico.

90' - Vão jogar-se mais 3 minutos!

88' - Golo da Espanha! Marca Juan Mata!
Entrou e marcou. Grande passe em profundidade para Fernando Torres que faz o passe atrasado para o companheiro de equipa no Chelsea que só tem que encostar.

O jogador do Chelsea estreia-se no Euro 2012 no jogo da final! Juan Mata vai sagrar-se bicampeão europeu na mesma temporada: por clubes e por seleções.


86' - Substituição na Espanha!
Sai Iniesta, entra Juan Mata.

Fernando Torres acaba com todas as dúvidas! O avançado também já havia marcado na final do Euro 2008. A Espanha vai revalidar o título de campeã da Europa


83' - Golo da Espanha! Marca Fernando Torres!
Perda de bola de De Rossi para Xavi que lança "El Niño" que se desmarca de forma rápida e foge a Abate e Bonucci para marcar o terceiro da noite.

O jogador do Barcelona arrisca-se a ser considerado o melhor em campo esta noite depois de um grande jogo! Só faltou o golo a Fábregas.


75' - Substituição na Espanha!
Sai Fábregas, entra Fernando Torres.

73' - Vale abate! Fábregas dá para Pedro Rodríguez que devolve ao compatriota para cruzar para o segundo poste onde aparecia Iniesta mas o lateral direito transalpino faz o alívio.

A Itália continua a ter mais posse de bola e está mais rematadora mas a Espanha manda como quer na partida!


69'
- Corta Balzaretti! Fábregas recebe na esquerda e cruza para o segundo poste onde aparecia Pedro Rodríguez mas o central italiano limpa.

Thiago Motta já não vai entrar! Confirma-se que a "squadra azurra" joga com 10 unidades até ao fim. Falta jogar pouco menos de meia hora.


61'
- Thiago Motta sai de maca! O médio italiano lesionou-se sozinho na face anterior da coxa direita e dificilmente vai regressar ao terreno de jogo. É mais um revés para a Itália!

59' - Substituição na Espanha!
Sai David Silva, entra Pedro Rodríguez.

56' - Substituição na Itália!
Sai Montolivo, entra Thiago Motta.

A Itália não baixa os braços e acredita que pode mudar o destino da final do Euro 2012!


51'
- Grande defesa de Casillas! Di Natale recebe no lado esquerdo da área e remata de primeira para uma enorme intervenção do capitão espanhol.

49'
- A Espanha fica a reclamar grande penalidade! Cabeçada de Sérgio Ramos contra o braço de Bonucci mas Pedro Proença manda seguir. Aceita-se a decisão porque o remate é à queima.

48'
- Buffon e Abate evitam o terceiro da Espanha! Grande jogada, mais uma, de Fábregas que faz o que quer de Balzaretti antes de rematar fraco.

47'
- Fábregas atira perto do poste! O falso avançado da Espanha remata rasteiro e colocado mas a bola passa ao lado.

46'
- Cabeçada de Di Natale por cima! O avançado italiano precisou de 49 segundos em campo para chegar com perigo à baliza de Casillas com um cabeceamento ligeiramente acima da trave.

20:49 - Começa a segunda parte!
Sai a Itália a jogar.

Substituição na Itália! Sai Cassano, entra Di Natale.

Estatísticas ao intervalo:


Posse de bola:
ESP: 48% | ITA: 52%

Remates (à baliza):
ESP: 8 (5)| ITA: 8 (5)

Cantos:
ESP: 1 | ITA: 3

Foras de jogo:
ESP: 1 | ITA: 0

Faltas cometidas:
ESP: 6 | ITA: 4


20:33 - Intervalo em Kiev!
A Espanha vence por 2-0 a Itália com golos de David Silva e Jordi Alba.

45' - Vai jogar-se mais 1 minuto!

44' - Cartão amarelo para Barzagli (Itália)
, por falta sobre Iniesta.

43'
- Montolivo contra Casillas! O médio italiano arrisca o remate mas sai à figura do capitão espanhol.

41' - Golo da Espanha! Marca Jordi Alba!
Velocidade e profundidade foi a receita. Jordi Alba dá para Xavi, ainda antes do meio campo, com o médio a cavalgar 30 metros para depois fazer o passe de morte na devolução ao lateral esquerdo que atira a contar.

A vencer à meia-hora de jogo, numa final de um Euro, nunca nenhuma equipa perdeu o título (total de 4 ocasiões).


38'
- Balotelli atira por cima! O avançado italiano ganha espaço para o remate mas sai desenquadrado.

35'
- Corta Bonucci! Iniesta faz um passe a rasgar a defesa italiana para servir Fábregas mas o central italiano recupera e limpa.

Quase todos os jogadores em campo jogam no respetivo campeonato nacional, há apenas uma exceção para cada lado: David Silva e Mario Balotelli, que curiosamente são colegas no Manchester City.


32'
- Grande defesa de Casillas! Tiro de Cassano, de fora da área, com a bola a viajar rasteira para uma enorme intervenção do guarda-redes espanhol.

A Itália não tem sido muito inferior à Espanha, sobretudo ao nível ofensivo, mas a defender parece nervosa. Ainda para mais quando essa costuma ser uma virtude dos transalpinos!


28'
- Grande trabalho de Cassano que Casillas anula! Jogada na face lateral da área, do lado esquerdo, com o avançado a escapar à defesa espanhola e a disparar mas fraco e fácil para o guardião espanhol.

26'
- Casillas sai a soco! O guarda-redes espanhol tira a bola da cabeça de Balotelli que já se preparava para encostar a responder a cruzamento de Balzaretti.

25' - Cartão amarelo para Piqué (Espanha)
, por falta sobre Cassano. Entrada muito feia do central espanhol.

21' - Substituição na Itália!
Sai Chiellini, entra Balzaretti.

Chiellini vai sair! O lateral esquerdo da Itália lesionou-se...


18'
- A Itália reage! Em três minutos, os transalpinos conquistam um livre e três pontapés de canto. Temos jogo no Olímpico de Kiev!

David Silva marca o 18.º golo pela "roja" na 64ª internacionalização.


14' - Golo da Espanha! Marca David Silva!
Xavi dá para Iniesta que lança Fábregas para ganhar a linha de fundo e cruzar para a cabeça do "baixinho" David Silva.

Espanha e Itália chegam a esta partida com respetivamente 8 e 6 golos na edição, 78 e 97 remates, dos quais foram à baliza 49 e 55. A Espanha só sofreu um golo durante o período regulamentar de jogo (precisamente às mãos da Itália, ainda na Fase de Grupos); a Itália conseguiu chegar à Final com mais empates no fim do tempo regulamentar do que vitórias.


10'
- Xavi atira a centímetros da trave! Troca de bola ao primeiro toque com Xavi a combinar com Fábregas que devolve para um remate do companheiro por cima da barra.

7'
- Limpa Chiellini! Inesta ganha a linha de fundo e cruza para o segundo poste onde surgia David Silva mas antecipou-se o lateral italiano a cortar.

Puyol e David Villa, dois jogadores que estiveram nas duas últimas conquistas espanholas e que falharam o Euro 2012 por lesão, assistem à partida na bancada.


5'
- Falta feia de De Rossi sobre Xavi! Pedro Proença aconselha calma ao italiano.

3'
- Iniesta não consegue captar! Jogada rápida do ataque espanhol com David Silva a passar por dois adversários, a aguentar uma carga e a oferecer ao compatriota que não controla da melhor força já pressionado por um defensor transalpino.

2'
- É o primeiro remate do jogo mas muito longe do alvo! Foi Pirlo a tentar a sorte.

19:47 - Começa o jogo!
Sai a Espanha.

Grande ambiente em Kiev! São praticamente 65 mil adeptos nas bancadas.

19:41 - Ouvem-se os hinos nacionais!
Primeiro Il Canto degli Italiani, depois a Marcha Real.

A cerimónia de encerramento do Euro 2012 é um espetáculo de cor! Acompanhe tudo na RTP 1, RTP HD e RTP Mobile.


18:45 - Já há equipas iniciais!
A Espanha apresenta-se sem surpresas, enquanto a Itália aposta em Abate para lateral direito em deterimento de nomes como Balzaretti e Maggio.
---------------------------------------------------
Equipas oficiais:

Espanha:
Casillas; Arbeloa, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso e Xavi Hernández; David Silva, Fábregas e Iniesta

Suplentes
Víctor Valdés(GR), Reina(GR), Raúl Albiol, Javi Martínez, Juanfran, Santi Cazorla, Jesús Navas, Pedro Rodríguez, Torres, Negredo, Juan Mata e Llorente

Treinador: Vicente Del Bosque

Itália:
Buffon; Abate, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Pirlo, Marchisio, De Rossi e Montolivo; Balotelli e Cassano

Suplentes
Sirigu(GR), De Sanctis(GR), Maggio, Ogbonna, Balzaretti, Thiago Motta, Giaccherini, Diamanti, Nocerino, Di Natale, Borini e Giovinco

Treinador: Cesare Prandelli

Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Estádio: Olímpico de Kiev (Ucrânia)