Mais uma vez, os organizadores do Europeu de futebol não passam aos quartos-de-final, tal como aconteceu há quatro anos com Áustria e Suíça. Depois da Polónia, no sábado, foi hoje a vez da Ucrânia se despedir da competição ao sair derrotada pela Inglaterra por uma bola a zero. Mas o jogo tem mais história do que poderia parecer à primeira vista, já que foi dominado pelos ex-soviéticos, que falharam na concretização, mas que têm claras razões de queixa da equipa de arbitragem. Aos 63 minutos, um golo limpo de Milevskiy foi ignorado pelo árbitro de baliza, naquele que promete ser um dos temas de discussão nos próximos dias. Ucrânia claramente prejudicada nas suas aspirações neste torneio. Passam aos quartos-de-final as Seleções com mais pergaminhos, Inglaterra e França (apesar de derrotada hoje pela Suécia), com os britânicos a conseguirem atirar para os vizinhos do outro lado do Canal da Mancha a indesejável tarefa de defrontarem Espanha no próximo jogo.
Inglaterra 1 - 0 Ucrânia, Euro2012, Grupo D, 3.ª jornada
Está tudo decidido no Grupo D. Passam Inglaterra e França, por esta ordem, o que quer dizer que os britânicos evitam Espanha nos quartos-de-final, onde vão encontrar-se com Itália. É a França que caberá a tarefa de enfrentar os detentores do troféu europeu.
Estatísticas oficiais:
Posse de bola:
Inglaterra: 42%
Ucrânia: 58%
Remates (à baliza):
Inglaterra: 9 (5)
Ucrânia: 16 (5)
Cantos:
Inglaterra: 6
Ucrânia: 10
Faltas:
Inglaterra: 13
Ucrânia: 12
(Mais estatísticas aqui)
Fim do jogo.
E a Suécia volta a marcar a França, no outro jogo do grupo.
90' +1 - Yarmolenko volta a pensar bem, mas a executar abaixo das expectativas. Bola ligeiramente ao lado.
Três minutos de compensação.
89' - Yarmolenko reclama penálti, mas o lance não é claro e as imagens televisivas não ofereceram repetição imediata da jogada.
86' - Substituição para Inglaterra - Sai Rooney, entra Chamberlain.
85' - Cartão amarelo para Shevchenko, por falta dura sobre Young.
A Ucrânia continua a pressionar intensamente e a tentar o golo, mas cada vez com menos objetividade e organização. Situação que não está a ser aproveitada pela Inglaterra, a quem o lance polémico ocorrido aos 63 minutos parece causado mais desconcentração do que aos ex-soviéticos.
82' - Substituição para Inglaterra - Sai Welbeck, entra Carrol.
80' - Nazarenko aparece pela primeira vez em jogo com um remate potente, mas por cima da baliza de Inglaterra.
77' - Substituição para a Ucrânia - Sai Garmash, entra Nazarenko.
76' - Substituição para a Ucrânia - Sai Milevskiy, entra Butko.
73' - Bomba de Konoplyanka, que Hart defende de forma quase impossível, porque foi apanhado em contrapé relativamente à trajetória que a bola adotou. Enorme defesa do inglês, a roubar o empate à Ucrânia. Os ex-soviéticos já mereciam pelo menos um golo.
72' - Cartão amarelo para Gerrard, por entrada dura sobre um adversário.
O Selecionador da Ucrânia não se conforma e não pára de protestar com o quarto árbitro pelo lance do golo-que-não-foi-mas-devia-ter-sido.
69' - Substituição para a Ucrânia - Sai Devic, entra Shevchenko.
68' - Substituição para Inglaterra - Sai Milner, entra Wallcot.
67' - Defesa do outro mundo de Pyatov, que se redime de depois de uma saída quase comprometedora.
63' - Cartão amarelo para Tymoschuk, por protestos.
Vai dar que muito falar este lance, isso é mais do que certo!
63' - Erro gravíssimo da equipa de arbitragem, que não considera um golo limpíssimode Milevskiy. A bola ultrapassa claramente a linha de golo antes de Terry a afastar. A Ucrânia é gravemente penalizada pela atuação do árbitro de baliza, que estava a pouquíssimo metros do lance.
No outro jogo, um golo fabuloso de Ibrahimovic põe a já eliminada Suécia em vantagem contra a França.
A Ucrânia tem de fazer pela vida, se quer passar aos quartos-de-final. Para já, está em muito maus lençóis...
47' - Golo de Inglaterra, por Rooney - Belo trabalho de Gerrard na direita, a bola cruzada sofre dois ligeiros toques no trajeto para a baliza, o último por Welbeck. Pyatov é confundido pelo desvio do britânico e deixa passar a bola por entre as mãos. Rooney, ao segundo poste, recebe o brinde e só tem de empurrar para golo.
20h48 - Recomeça o jogo.
Bom jogo de futebol, com o empate a parecer justo, nesta altura. Ucranianos mais pressionantes, britânicos mais defensivos, mas ambos a terem desenhado bons lances juntos às balizas adversárias e a mostrarem solidez e organização no setor mais recuado..
Intervalo.
42' - Yarmolenko entra pela grande-área inglesa em dribles consecutivos, mas acaba por não dar um seguimento produtivo à jogada, conseguindo apenas um pontapé de canto. Bela iniciativa individual, mas faltou-lhe objetividade para rematar ou fazer um passe de morte.
Recorde-se que este empate é bom para Inglaterra, mas não serve à Ucrânia.
35' - O perigo espreita a baliza de Pyatov, outra vez numa jogada assinada por Ashley Young, mas os centrais ucranianos conseguem afastar a bola no último segundo.
Partida muito movimentada nesta primeira meia hora, com os britânicos a equilibrarem as operações, em termos de lances ofensivos, depois de vinte minutos iniciais de intensa pressão ucraniana. Jogo aberto, com as defesas a revelarem-se sólidas perante ataques abnegados. Bom espectáculo, até agora.
31' - Rooney volta a falhar o cabeceamento por culpa própria, na sequência de um pontapé canto
31' - Mais uma perigosa diagonal de Young, remate bem medido, mas Kacheroi interceta com a cabeça, para canto.
29' - Resposta perigosíssima de Yarmolenko, num remate em arco! Bela defesa de Hart.
27' - Displicente, Rooney, a falhar uma clara ocasião de golo, depois de um cruzamento teleguiado de Ashley Cole. Completamente solto de marcação ao segundo poste, Wayne Rooney cabeceia para fora.
A Seleção inglesa começa a estender-se mais o terreno de jogo, até porque seria impossível à Ucrânia manter o ritmo dos primeiros vinte minutos.
23' - Primeiro lance de relativo perigo protagonizado pelos ingleses. Livre indireto por Gerrard, com Rooney a voar para a tentativa de cabeceamento, já bem próximo da baliza de Pyatov. O avançado do Manchester United não chega a tocar na bola, mas ganha um canto.
21' - Mais perigo ucraniano! Falhanço de Cole, Gusev capta e progride, para um violento remate que leva a bola a sair uns centímetros acima da baliza inglesa.
17' - Diagonal de Konoplyanka, da esquerda para o meio, e remate forte, novamente desviado pelo bloco defensivo dos britânicos.
15' - Terry faz um corte precioso no último momento, impedindo a emenda a um cruzamento longo de Guzev. A Ucrânia continua a carregar.
13' - Na resposta, Inglaterra consegue o primeiro pontapé de canto, cedido por Guzev, em luta aérea com Rooney.
13' - Muito perigo para a baliza britânica, com Scott Parker a oferecer o corpo a uma bola disparada nas imediações da marca de penálti.
8' - Yarmolenko falha a receção, desperdiçando uma situação em que ficaria isolado no corredor central, em excelentes condições para ameaçar Joe Hart.
7' - O ucraniano Garmash protagoniza o primeiro remate a sério, com a bola a sair por cima da trave da baliza inglesa.
A Ucrânia começa o jogo a pressionar, obrigando a Inglaterra a jogar mais recuada. Os primeiros cinco minutos tiveram só um sentido, o da baliza de Joe Hart, mas sem perigo para os ingleses.
19h46 - Começa o jogo.
----------------------------------------------
Equipas
Inglaterra
Joe Hart, Glen Johnson, Ashley Cole, John Terry, Joleon Lescott, Steven Gerrard1, Ashley Young, James Milner, Scott Parker, Wayne Rooney, Danny Welbeck
Suplentes
Robert Green, Jack Butland, Martin Kelly, Leighton Baines, Phil Jones, Phil Jagielka, Jordan Henderson, Stewart Downing, Alex Oxlade-Chamberlain, Theo Walcott, Andy Carroll, Jermain Defoe
Selecionador: Roger Hodgson
Ucrânia
Andriy Pyatov, Yevhen Selin, Evgen Khacheridi, Yaroslav Rakitskiy, Anatoliy Tymoschuk, Denys Harmash, Oleg Gusev, Andriy Yarmolenko, Artem Milevskyi, Yevhen Konoplyanka, Marko Devic
Suplentes
Maksym Koval, Oleks Goryainov, Oleksandr Kucher, Vya Shevchuk, Taras Mykhalik, Bohdan Butko, Oleksandr Aliyev, Ruslan Rotan1, Serhiy Nazarenko, Andriy Shevchenko, Andriy Voronin, Yevhen Seleznyov
Selecionador: Oleg Blokhin
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Jogo na Arena Donbass, Donetsk (Ucrânia)
(foto: reuters pictures)
No que diz respeito a jogos oficiais entre estas duas seleções, o saldo é dividido. Em dois duelos, um triunfo para cada lado: a 1 de abril de 2009, a Inglaterra venceu, em casa, por 2-1, na fase de qualificação para o Mundial de 2010; a 10 de outubro foi a vez da Ucrânia vencer, por 1-0.
(foto: reuters pictures)