"Champions". FC Porto procura a vitória na Bélgica

por Mário Aleixo - RTP
Os "dragões" correm para a vitória na Bélgica José Coelho - Lusa

O FC Porto desloca-se esta quarta-feira ao reduto do estreante Antuérpia em busca de reforçar a candidatura ao apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, na terceira jornada do Grupo H.

Após duas rondas, a formação azul e branca segue, com três pontos, no segundo lugar do agrupamento, no qual se pode isolar, já que o Shakhtar Donetsk, terceiro, também com três, viaja ao reduto do líder 100% vitorioso FC Barcelona.

Os "dragões", que quando ouvirem o apito inicial no Estádio Bosuil, pelas 20h00 (em Lisboa), já conhecerão o resultado do outro jogo, que começa às 17h45 (de Lisboa), procuram o segundo triunfo fora, depois do 3-1 ao Shakhtar, em Hamburgo, a abrir.

Pelo meio, o "onze" comandado por Sérgio Conceição perdeu a "batalha" pelo primeiro lugar, ao cair por 1-0 na receção aos catalães, de João Cancelo e João Félix, culpa de um tento do suplente Ferran Torres, aos 45+1 minutos.

Em reduto alheio, ainda que na prática em campo neutro, o FC Porto ganhou, porém, o único jogo realizado, sendo que também venceu nas últimas três deslocações à Bélgica, face ao Genk (3-0 em 2010/11) e ao Club Brugge (2-1 em 2016/17 e 4-0 em 2022/23).

Para enfrentar os belgas, que perderam os seus dois jogos, por 5-0 em Barcelona e por 3-2 – depois de liderarem por 2-0 - na receção ao Shakhtar, o FC Porto poderá ter de volta o central, capitão e quarentão Pepe.

No caso de jogar, o central internacional luso torna-se mesmo o jogador de campo mais velho a atuar na "Champions", com 40 anos e 241 dias, sucedendo na lista ao italiano Alessandro Costacurta, que, em 21 de novembro de 2006, alinhou pelo AC Milan, frente ao AEK Atenas, com 40 anos e 211 dias.

A aparente recuperação de Pepe e Wendell facilita a escolha do quarteto defensivo, mas no meio-campo portista há mais dúvidas do que certezas. Evanilson tem lugar reservado no ataque.

Alan Varela tem estatuto de intocável, por estes dias, mas o nome do colega na "casa das máquinas" (meio-campo) é uma dúvida maior. Nico González tem mostrado a espaços o que pode valer, mas Eustaquio aparenta maior fiabilidade nesta altura. O internacional vem de lesão e isso poderá jogar a favor do ex-Barcelona. Romário Baró poderá entrar na equação, mas com mais hipóteses de preencher o centro-direita que era de Otávio e que poderá ser preenchido por Pepê. 

Para a frente, o mais certo é a reedição da dupla Taremi & Evanilson, tantas vezes desaparecido nos últimos tempos. Os golos do brasileiro têm surgido e o iraniano dá-se bem com eles.


O embate entre o FC Porto e o Antuérpia, da terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões em futebol, está marcado para as 20h00 de Lisboa, no Estádio Bosuil, em Antuérpia, com arbitragem do francês Benoît Bastien.


pub