Depois de vencer em Monza, casa da Ferrari, Lewis Hamilton e a Mercedes triunfaram agora em Singapura, pista onde a Ferrari tinha planeado ser campeã. Vettel e Ferrari estão pressionados e sem margem para falhar.
Singapura era a pista em que a Ferrari apostava para vencer. Mas da teoria
à realidade, foi batida em toda a linha. Na qualificação de sábado
com a volta-canhão de Hamilton (para muitos a sua melhor volta de sempre) e a
grande volta de Verstappen, Vettel viu-se relegado para o 3.º lugar na partida.
Hoje, numa estratégia de ataque, a Ferrari decidiu mal o momento do pitstop e a opção de pneu para a segunda parte da corrida. Hamilton e a Mercedes agradeceram. Na 44ª vitória de Lewis a partir da pole position e na 8ª vitória do pole em 10 anos de GP em Singapura, o campeão do mundo carimbou uma vitória que aumenta e reforça agora para 40 pontos, a vantagem no campeonato mundial.
Franck Robichon
A partida foi
marcada por um incidente entre ambos os pilotos da Force India. O regresso ao
passado, com Perez a encostar Ocon à parede e a provocar aquela que foi a única
desistência da corrida. Culpa clara de Perez que ainda assim se desculpou mas
não foi penalizado. (Click na foto abaixo para ver o incidente)
A Force India voltará a impor a regra de protecção que o
ano passado accionou com os seus pilotos, proibindo-os de discutir posições
diretas como a que hoje se viu.
O incidente
obrigou à entrada do SafetyCar (algo que acontece desde o
primeiro GP de Singapura em 2008). Mas antes do SafetyCar ser accionado, Vettel
pressionou Verstappen e subiu ao 2º lugar.
Era a posição
ideal para o piloto da Ferrari de modo a pressionar Hamilton, o seu rival
direto.
Edgar Su
Os pneus com
que os homens da frente saiam para a corrida tinha uma degradação rápida, na 12ª volta estava previsto o início da corrida às boxes com objectivo
de mudança de pneus com um composto mais duro que os levasse até final.
A Ferrari
errou na opção para "apanhar" Lewis. Tentando o chamado undercut, a Ferrari
chamou Vettel para PitStop e fê-lo sair com composto Ultra Macio.
Só que ao
regressar à pista, o alemão ficou preso atrás de Checo Perez. Má estratégia, ou
arriscada. Ali perdeu tempo durante um par de voltas, que lhe fez perder a
chance de atacar e passar Hamilton e o colocou sob pressão de ser atacado
por Verstappen. E ambos os
receios se confirmaram.
Lewis
Hamilton parou e voltou a sair na frente de Vettel, com a equipa Mercedes a
colocar o composto mais duro dos três disponíveis. Mais lento que o de Vettel, mas
mais duradouro.
Quando
Verstappen fez a troca de pneus na RedBull, voltou à pista lado a lado de
Vettel e no "braço", acabou por regressar ao 2º lugar (ver o momento clickando neste link). Conclusão, a
Ferrari perdeu a aposta, errou na estratégia e falhou o ataque a Hamilton,
expondo-se a perder também para a equipa Red Bull.
Mais à frente
na corrida, Hamilton teve um momento difícil. Quando na dobragem a pilotos
retardatários hesitou no tráfego e de repente viu Verstappen surgir a cheio nos
retrovisores do Mercedes. O Haas de Romain Grosjean e o Williams de Sergey
Sirotkin, a lutar por posição não ligaram à mostragem de bandeiras azuis para
facilitar a passagem dos mais rápidos. Grosjean chegou mesmo a receber
penalização de cinco segundos por ignorar as bandeiras azuis. Depois do susto, Lewis piloto da Mercedes voltou ao ritmo normal e a abrir de Verstappen e
Vettel, rumo à vitória.
Kim Hong-Ji
Depois do Top 3, vieram os respectivos
companheiros de equipa das três grandes. Valtteri Bottas terminou em 4.º lugar,
resistindo ao ataque final de Kimi Raikkonen no segundo Ferrari e Daniel
Ricciardo com o segundo Red Bull
Perez que no inicio da corrida
atirou com Ocon para fora de pista, repetiu ostensivamente o mesmo como
Williams de Sirtokin mas aí foi demais. Valeu uma penalização de drive-through
com passagem pela linha de boxes.
Também Sirotkin, a vítima desse
incidente fechou depois na cara do neozelandês Brendon Hartley que o obrigou a
ir para a escapatória para não abandonar logo ali.
Wallace Woon
Fernando Alonso fez mais uma
corrida excepcional. Terminou em 7.º lugar, vindo de 11.º na partida. Turno longo
inicial com os ultra macios chegou por momentos a marcar a melhor volta de corrida. Alonso continua a espalhar magia e a deixar o recado de que o talento não faz milagres, mas deixa a diferença. Com um McLaren, o piloto espanhol tem conseguido
milagres em 2018.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DE SINGAPURA
Dentro de duas semanas teremos o GP
da Rússia em Sochi, o primeiro de seis Grandes Prémios que restam para o final da época. Hamilton
passou a
somar 281 pontos na liderança do campeonato, mais 40 do que Vettel (241). Raikkonen
tem 174 pontos, Bottas 171, Verstappen 148 e Ricciardo 126. Em termos práticos para depender
apenas de si, Vettel teria agora de ganhar todas as corridas que faltam,
mesmo que Hamilton fosse 2.º colocado em todas as provas. As contas estão de
facto difíceis para a Ferrari e para Vettel. Nos construtores, a
Mercedes tem 452 pontos, Ferrari 415, Red Bull 274, Force India e Renault 91
pontos.
Kim Hong-Ji
FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DE SINGAPURA
VITÓRIA
VITÓRIA
* Lewis Hamilton - 69ª vitória de carreira (7ª da
temporada 2018).
* 44ª vitória de Hamilton a partir da pole. 8ª
vitória em 10 anos a partir da pole em Marina Bay.
* Lewis Hamilton - 4ª vitória no GP de Singapura,
igualando os 4 triunfos de Vettel.
* Mercedes - 83ª vitória na F1 (4ª em Singapura, é
agora a escuderia com mais vitórias em Marina Bay). É a 4ª escuderia com mais
vitórias de sempre atrás de Ferrari, McLaren e Williams.
* Motores
Mercedes - 169ª vitória na F1, ultrapassando o registo da Renault. Mais vitórias
agora só a Ford Cosworth e a Ferrari.
* Reino Unido - 273ª vitória na F1
* Carro #44 - 48ª vitória na F1 (a 47ª pela mão de Hamilton)
VITORIAS 2018
Hamilton 7, Vettel 5, Ricciardo 2, Verstappen 1
Mercedes 7, Ferrari 5, Red Bull 3
* Reino Unido - 273ª vitória na F1
* Carro #44 - 48ª vitória na F1 (a 47ª pela mão de Hamilton)
VITORIAS 2018
Hamilton 7, Vettel 5, Ricciardo 2, Verstappen 1
Mercedes 7, Ferrari 5, Red Bull 3
POLES
* Lewis Hamilton - 79ª pole position de carreira (7ª de 2018).
* Mercedes - 96ª pole da história
* Motores Mercedes - 179ª pole da história.
* Reino Unido - 265ª pole na F1.
* Reino Unido - 265ª pole na F1.
* Inglaterra - 200ª
pole na F1.
Outros...
Outros...
* Foi a 1ª vez que Hamilton e Verstappen repartiram a 1ª fila de um GP.
* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde
2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos.
De 1994 a 2006.
* Hamilton leva 7 poles em 2018. Hamilton a par de Senna, é o único piloto que
marcou pelo menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12
em 2016 e 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em
1990
* Hamilton é o único piloto a par de Senna que marcou 6 poles no circuito de
casa. Lewis em Silverstone e Senna em São Paulo.
* Lewis tem 127 1ª filas em 223 GPs na F1 (9 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016,
17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas
de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).
POLES DE 2018
Hamilton 7, Vettel 5, Ricciardo 1, Bottas 1, Raikkonen 1
Mercedes 8, Ferrari 6, Red Bull 1
1ªFILAS DE 2018
Vettel 9, Hamilton 9, Bottas 6, Raikkonen 4, Ricciardo 1, Verstappen 1
Mercedes 14, Ferrari 13, Red Bull 2
Hamilton 7, Vettel 5, Ricciardo 1, Bottas 1, Raikkonen 1
Mercedes 8, Ferrari 6, Red Bull 1
1ªFILAS DE 2018
Vettel 9, Hamilton 9, Bottas 6, Raikkonen 4, Ricciardo 1, Verstappen 1
Mercedes 14, Ferrari 13, Red Bull 2
VOLTAS MAIS RÁPIDAS
* Kevin Magnussen - 1ª Volta Mais Rápida de corrida,
torna-se o 131º piloto diferente a obter uma Volta Mais Rápida de Corrida.
* Haas - 1ª volta mais rápida de corrida (é a 42ª
escuderia diferente a obter 1 volta mais rápida). Outras escuderias com apenas
1 Volta Mais Rápida de Corrida, a Gordini, Lancia, Lesovsky, Watson, Hesketh, Parnelli,
Kojima, Ensign e Toro Rosso.
* Motores Ferrari: 251ª Volta rápida de corrida.
* Dinamarca - 1ª Volta Mais Rápida de Corrida
VOLTAS MAIS RAPIDAS no GP DE SINGAPURA
Kevin MAGNUSSEN Haas 1'41''905
Lewis HAMILTON Mercedes 1'42''913
Daniel RICCIARDO Red Bull 1'43''120
Fernando ALONSO McLaren 1'43''164
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'43''345
Sebastian VETTEL Ferrari 1'44''669
Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'44''715
Valtteri BOTTAS Mercedes 1'44''720
Brendon HARTLEY Toro Rosso 1'44''889
Marcus ERICSSON Sauber 1'45''169
Lewis HAMILTON Mercedes 1'42''913
Daniel RICCIARDO Red Bull 1'43''120
Fernando ALONSO McLaren 1'43''164
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'43''345
Sebastian VETTEL Ferrari 1'44''669
Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'44''715
Valtteri BOTTAS Mercedes 1'44''720
Brendon HARTLEY Toro Rosso 1'44''889
Marcus ERICSSON Sauber 1'45''169
VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 4, Bottas 4, Hamilton 2, Verstappen 2, Raikkonen 1, Vettel 1, Magnussen 1
Red Bull 6, Mercedes 6, Ferrari 2, Haas 1
Ricciardo 4, Bottas 4, Hamilton 2, Verstappen 2, Raikkonen 1, Vettel 1, Magnussen 1
Red Bull 6, Mercedes 6, Ferrari 2, Haas 1
PÓDIOS
* Lewis Hamilton - 129º pódio de Carreira. Foi a 69ª
vez em P1.
* Max Verstappen - 17º pódio de Carreira. Iguala os
pódios de Alberto Ascari e Keke Rosberg. É a 7ª vez a terminar em P2, tantas
quantas Jose Froilan Gonzalez, Jacky
Ickx, Alan Jones e Giancarlo Fisichella
* Sebastian Vettel - 108º pódio de Carreira. Foi a 28ª
vez em P3, igualando a marca de Fernando Alonso e Rubens Barrichello. Mais do
que estas 28 vezes em 3º lugar, só as 43 vezes de Raikkonen, o recordista de P3
na F1.
* Mercedes - 172º pódio da história
* Red Bull - 156º pódio da história
* Ferrari - 745º pódio da história (560ª corrida com pódios Ferrari)
* Motores Mercedes - 440º pódio da história.
* Motores Mercedes - 440º pódio da história.
* Motores Tag Heuer - 37º pódio da história.
* Motores Ferrari - 751º pódio da história.
* Reino Unido: 660º pódio da história
* Reino Unido: 660º pódio da história
* Holanda - 19º pódio da história
* Alemanha - 401º pódio da história
PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 12, Raikkonen 9, Vettel 9, Bottas 6, Verstappen 6, Ricciardo 2, Perez 1
Ferrari 18, Mercedes 18, Red Bull 8, Force India 1
* Alemanha - 401º pódio da história
PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 12, Raikkonen 9, Vettel 9, Bottas 6, Verstappen 6, Ricciardo 2, Perez 1
Ferrari 18, Mercedes 18, Red Bull 8, Force India 1
PIT STOPS
* GP Singapura - 25 Pitstops
MELHORES PIT STOPS do GP
* GP Singapura - 25 Pitstops
MELHORES PIT STOPS do GP
* Vitórias em PIT STOPS 2018:
Ricciardo (Red Bull) e Vettel (Ferrari) 3, Ericsson (Sauber) e Stroll (Williams) 2, Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull), Leclerc (Sauber), Sirotkin (Williams), Raikkonen (Ferrari) todos com 1
Por escuderias:
Ferrari e Red Bull 4, Sauber e Williams 3, Mercedes 1
Ricciardo (Red Bull) e Vettel (Ferrari) 3, Ericsson (Sauber) e Stroll (Williams) 2, Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull), Leclerc (Sauber), Sirotkin (Williams), Raikkonen (Ferrari) todos com 1
Por escuderias:
Ferrari e Red Bull 4, Sauber e Williams 3, Mercedes 1
* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 372
Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23
ING 28 ALE 40 HUN 20 BEL 20 ITA 21 SIN 25
ULTRAPASSAGENS
* GP de Singapura - 19 ultrapassagens, 5 com recurso a DRS e nenhuma para o
comando de GP.
* Singapura é o 4º GP da época com menos ultrapassagens. Pior, só Mónaco,
Espanha e Austrália.
Totais da Época:
ULTRAPASSAGENS |
TOT | DRS | LEAD |
GP Austrália | 15 | 3 | 1 |
GP Bahrain | 86 | 31 | 1 |
GP China | 79 | 23 | 2 |
GP Azerbaijão | 70 | 22 | 0 |
GP Espanha | 18 | 10 | 0 |
GP Mónaco | 18 | 2 | 0 |
GP Canada | 30 | 4 | 0 |
GP França | 81 | 39 | 0 |
GP Áustria | 71 | 23 | 0 |
GP Inglaterra | 63 | 22 | 1 |
GP Alemanha | 78 | 42 | 1 |
GP Hungria | 26 | 18 | 0 |
GP Bélgica | 36 | 16 | 1 |
GP Itália | 68 | 23 | 3 |
GP Singapura | 19 | 5 | 0 |
GP Rússia | |||
GP Japão | |||
GP EUA | |||
GP México | |||
GP Brasil | |||
GP Abu Dhabi | |||
TOTAIS | 758 | 283 | 10 |
ABANDONOS
* Tivemos 1 abandono no GP, a resultar de colisão (Ocon).
ABANDONOS 2018 | TOTAL | ACI/DES | MECAN. |
GP Austrália | 5 | 0 | 5 |
GP Bahrain | 3 | 0 | 3 |
GP China | 1 | 0 | 1 |
GP Azerbaijão | 7 | 6 | 1 |
GP Espanha | 6 | 3 | 3 |
GP Mónaco | 3 | 2 | 1 |
GP Canada | 3 | 2 | 1 |
GP França | 5 | 2 | 3 |
GP Áustria | 6 | 0 | 6 |
GP Inglaterra | 6 | 3 | 3 |
GP Alemanha | 4 | 1 | 3 |
GP Hungria | 3 | 1 | 2 |
GP Bélgica | 5 | 3 | 2 |
GP Itália | 3 | 1 | 2 |
GP Singapura | 1 | 1 | 0 |
GP Rússia | |||
GP Japão | |||
GP EUA | |||
GP México | |||
GP Brasil | |||
GP Abu Dhabi | |||
TOTAIS | 61 | 25 | 36 |
* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por
acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85
abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).
VOLTAS NO COMANDO
* 4 Comandantes do GP de Singapura, Hamilton 49 voltas, Ricciardo 5,
Raikkonen 4, Verstappen 3.
* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora
o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael
Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.
* Lewis Hamilton comandou GPs por 125 vezes em 223 GPs. Ele e Schumacher
são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados.
Schumacher comandou 142 em 306 GPs.
* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que
lideraram mais de 3000 voltas na história.
VOLTAS
LIDERADAS EM 2018:
Vettel 341, Hamilton 299, Ricciardo 95, Bottas 64, Verstappen 57, Raikkonen 49.
Ferrari 390, Mercedes 363, Red Bull 152
Vettel 341, Hamilton 299, Ricciardo 95, Bottas 64, Verstappen 57, Raikkonen 49.
Ferrari 390, Mercedes 363, Red Bull 152
OUTROS FACTOS E NÚMEROS:
* Desde 2007, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel venceram 121de 223 GPs.
* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico
Hulkenberg com 150 GPs, Romain Grosjean 137 e Marcus Ericsson 91.
Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno
Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika
Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.
* 112 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 72, Red Bull 24 e Ferrari 14. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.
Mercedes...
* 112 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 72, Red Bull 24 e Ferrari 14. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.
Mercedes...
* Foi a 44ª vitória de Hamilton a partir da Pole Position. O seu número é o #44
* Singapura é a 10ª pista onde Hamilton obteve pelo menos 4 poles.
* Foi a 111ª corrida com um Mercedes na 1ª fila.
* Foi o 129º pódio de Lewis na F1, o 80º para a Mercedes
* 9ª Época consecutiva com Hamilton a obter pelo menos 5 poles. Ayrton
Senna e Michael Schumacher obtiveram 6 temporadas seguidas com esse registo.
* Foi o 223º GP de Lewis Hamilton na F1. 110 para a McLaren e 113 para a
Mercedes
* Mercedes interrompeu na Áustria o registo de 44 GPs consecutivos a pontuar.
Ficou como 6a maior sequência na história da F1.
* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).
* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.
* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).
* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.
* Hamilton IGUALOU na França o RECORD de 33 GPs consecutivos a terminou
corridas. Nick Heidfeld detinha anteriormente a solo o máximo absoluto.
* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1
* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1
* Há 51 GPs
consecutivas que Hamilton não abandona por acidente. A última vez foi no GP de
Espanha de 2016 quando Hamilton e Rosberg, companheiros de equipa se colocaram
ambos fora de pista.
Ferrari...
Ferrari...
* Esta foi a 81ª corrida liderada por Kimi Raikkonen.
* Raikkonen aos 38 anos, 10 meses e 16 dias, tornou-se no 8º pole position
mais velho de sempre. Nino Farina no GP da Argentina de 1954 fez a pole que lhe
dá o record absoluto de idade a conseguir sair na frente de um GP. Com 47 anos
2 meses e 18 dias.
* Raikkonen chegou em Monza aos 100 pódios na F1, tornando-se apenas no 5º piloto a conseguir o feito (depois de Schumacher, Prost, Vettel e Hamilton)
* Raikkonen chegou em Monza aos 100 pódios na F1, tornando-se apenas no 5º piloto a conseguir o feito (depois de Schumacher, Prost, Vettel e Hamilton)
* Kimi
Raikkonen tornou-se em Monza no novo detentor de maior diferença de tempo entre
poles na F1. 15 anos, 2 meses e 4 dias entre o GP Europa de 2003 e o GP de Itália
de 2018. Bateu a anterior marca que era de Rubens Barrichello, com 15 anos 1
mês e 20 dias entre o GP da bélgica de 1994 e o GP do Brasil de 2009.
* Raikkonen
segue agora com 111 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá
vão 29 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.
* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981
Red Bull...
* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981
Red Bull...
* Foi a 100ª corrid que um carro da Red Bull liderou um GP
* Force India/Racing Point...
* Force India ficou, após mudança de dono, sem os 59 pontos anteriores.
Nova ForceIndia faz 28 pontos em 2 GPs. Tivesse mantido a equipa e equipa teria
agora 91 pontos, a par no 4º lugar do campeonato com a Renault.
McLaren...
* Fernando Alonso marcou o seu 308º fim de semana de F1. Na realidade o seu 306º GP. Iguala a marca de Jenson Button. Está a 1 GP de igualar Michael Schumacher (307) e deverá deixar a F1 com o 2º maior registo de sempre. Melhor só Rubens Barrichello (323).
* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, ficará no seu abandono no final da temporada, a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)
* McLaren está sem vencer há 113 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.
* 113º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997
* 92 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio
Williams...
* O rookie Sergey Sirotkin pontuou por fim na F1, ao final de 14 GPs. Era o único piloto do pelotão que ainda marcara pontos na sua Carreira, até ao momento.
* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 129 GPs.
Renault...
* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 150GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.
Haas...
* Fernando Alonso marcou o seu 308º fim de semana de F1. Na realidade o seu 306º GP. Iguala a marca de Jenson Button. Está a 1 GP de igualar Michael Schumacher (307) e deverá deixar a F1 com o 2º maior registo de sempre. Melhor só Rubens Barrichello (323).
* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, ficará no seu abandono no final da temporada, a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)
* McLaren está sem vencer há 113 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.
* 113º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997
* 92 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio
Williams...
* O rookie Sergey Sirotkin pontuou por fim na F1, ao final de 14 GPs. Era o único piloto do pelotão que ainda marcara pontos na sua Carreira, até ao momento.
* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 129 GPs.
Renault...
* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 150GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.
Haas...
* Kevin Magnussen marcou a sua 1ª volta Mais Rápida de Corrida. Torna-se o 131º piloto diferente a obter uma Volta Mais Rápida de Corrida.
* Haas marcou a sua 1ª Volta Mais Rápida de Corrida. É a 42ª escuderia diferente a obter 1 Volta Mais Rápida. Outras escuderias com apenas 1 Volta Mais Rápida de Corrida, a Gordini, Lancia, Lesovsky, Watson, Hesketh, Parnelli, Kojima, Ensign e Toro Rosso.
* A Haas obteve a sua 56ª corrida sem pódios, igualando a marca da Catheram e HRT. Piot só a Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.
Sauber...
*
* Haas marcou a sua 1ª Volta Mais Rápida de Corrida. É a 42ª escuderia diferente a obter 1 Volta Mais Rápida. Outras escuderias com apenas 1 Volta Mais Rápida de Corrida, a Gordini, Lancia, Lesovsky, Watson, Hesketh, Parnelli, Kojima, Ensign e Toro Rosso.
* A Haas obteve a sua 56ª corrida sem pódios, igualando a marca da Catheram e HRT. Piot só a Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.
Sauber...
*
Toro Rosso...
*