Hamilton vence em Monza, casa da Ferrari

por Jorge Alexandre Lopes
Legenda da Imagem Reuters


Hamilton foi vencer em Monza, casa da rival Ferrari e deu um salto importante para o objectivo de se sagrar de novo campeão do mundo de Fórmula 1, já que o seu adversário direto não foi além do 4º lugar no final da corrida. A vantagem de Lewis é agora de 30 pontos com 7 corridas até final da época, ou seja Vettel para depender apenas de si, terá de triunfar em 5 dos 7 GPs que restam até ao fim do ano.

A história na largada parecia favorecer a Ferrari que tinha os seus pilotos na 1ª fila de grelha, mas a relação de forças virou ainda na 1ª volta na chega à segunda variante da pista.

O sonho de Vettel desmoronou-se logo na travagem para a 2ª chicane. Ele meteu o carro por dentro para defender a posição e Hamilton atacou pelo lado de fora metendo o carro e dobrando já na frente. Vettel escorregou e sem espaço bateu no Mercedes. Fez pião. E seguiu em último lugar.


O SafetyCar foi lançado pois pedaços do Ferrari ficaram espalhados em pista. A Ferrari trocou asa dianteira do carro e colocou pneus macios para que Vettel iniciasse uma recuperação possível. Mas ali se percebeu que a contabilidade não seria já positiva para as cores italianas. A menos que Hamilton tivesse algum problema na frente ou Raikkonen pelo menos isso, o impedisse de vencer.

Vettel fez então uma corrida detrás para a frente, galgando posições mas deu no final apenas para chegar ao 4º lugar.

O incidente na 1ª volta deixou a decisão da corrida para a dupla Raikkonen e Hamilton.
E com Bottas em 3º lugar, tal dava à Mercedes a chance de introduzir os factores estratégicos em pista.


Quando a Ferrari levou Raikkonen para o seu PitStop, a Mercedes usou da primeira e tradicional opção. “HammerTime” para Lewis Hamilton, fazendo-o rodar em voltas muito rápidas para tentar o chamado undercut, isto é, sair na frente já de Raikkonen após o PitStop que o inglês iria fazer.

Mas as coisas não correram bem. Raikkonen segurou bem em pista uma diferença que não permitia a Lewis regressar à pista na frente. A contrariedade aumentou quando o que se calcula tenha sido a embraiagem do Red Bull de Daniel Ricciardo (4º abandono em 6 GPs) resolveu deixar óleo em pista. E as bandeiras amarelas no local obrigavam todos a afrouxar ali. Menos mal para Ricciardo que não sofrerá penalização em Sungapura, caso fosse motor.

Quem também abandonou por esta altura com problemas de motor, foi o McLaren de Fernando Alonso. Uma má despedida de Monza para o espanhol, neste seu último ano de F1, Alonso que deu à Ferrari o último triunfo em casa, há 8 anos.

Lusa

Kimi Raikkonen tinha parado na 20ª volta e teria por isso um segundo torno mais longo. Sem chance de relançar Hamilton na frente da corrida após o pit stop, a Mercedes usou o plano B, fazendo o campeão do mundo rodar mais 8 voltas para fazer então a sua mudança de pneus e dando provisoriamente a liderança da corrida a Valtteri Bottas, o outro Mercedes.

Stefano Rellandini

Com isso a Mercedes garantiu que Hamilton teria nas últimas voltas de corrida pneus bem mais novos que Raikkonen e por outro lado, a presença de Bottas como “homem de asa” de Hamilton serviria para atrasar o ritmo de Kimi e aumentar o seu desgaste de pneus.

E a estratégia foi executada na perfeição. Quando Valtteri Bottas foi para o seu Pit Stop, Hamilton estava colado já na traseira do Ferrari de Raikkonen. Seria uma questão de tempo até concretizar a ultrapassagem final que o levou para a 68ª vitória de carreira na F1.

Stefano Rellandini

Com os lugares cimeiros decididos, havia que encontrar o 3º lugar do pódio.

Ao trabalhar para Hamilton, Bottas atrasou o seu PitStop e quando o fez, na volta 36, achou-se já atrás de Max Verstappen. E o duelo foi intenso pela posição com Bottas a tentar com pneus mais recentes a operação.

Numa das batalhas, um movimento considerado ilegal de Verstappen, levou Bottas a sair pela escapatória. A direcção de corrida penalizou Verstappen com 5 segundos ao seu tempo de corrida.


Lançado na recuperação Vettel encostou em Max e Valtteri. E ao cortarem por essa ordem a meta mas todos separados por menos de 5 segundos, a posição no pódio foi parar às mãos de Bottas, Vettel ascendeu ao 4º lugar e o holandês da Red Bull foi trazido para 5º lugar apenas.
Atrás, os restantes que fizeram brilharete nos pontos.

Romain Grosjean fez mais uma corrida limpa, contando com motor Ferrari para fechar em 6º lugar (muito embora a Renault tenha apresentado protesto por uma suposta ilegalidade do Haas, algo que ainda terá de ser analisado e não deixa de ser interessante que com este resultado a Renault e a Haas passa a estar ex-equo no campeonato do mundo e cada posição na geral vale vários milhares de dólares de diferença).

Os ForceIndia da RacingPoint voltaram a fechar nos pontos. Ocon e Perez em 7º e 8º lugares, o que coloca a já nova RacingPoint em 8º do mundial com 2 corridas apenas fitas, a apenas 2 pontos da Toro Rosso.

Carlos Sainz no Renault e Lance Stroll (o motor mercedes ajudou, claro) fecharam também nos pontos o GP de Itália.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DE ITÁLIA


No mundial de pilotos agora Hamilton tem 256 pontos, Vettel 226, Raikkonen 164, Bottas 159, Verstappen 130, Ricciardo 118, Hulkenberg 52 e Magnussen 49.
Nas Escuderias a Mercedes é líder com 415 pontos, Ferrari 390, RedBull 248, Renault e Haas 84, McLaren 52.

O próximo GP é em Singapura, dentro de 2 semanas.

FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DA ITÁLIA
 
VITÓRIAS 

Lusa

* Lewis Hamilton - 68ª vitória de carreira (6ª da temporada 2018).

* Lewis Hamilton - 5ª vitória no GP da Itália (iguala o número de triunfos de Michael Schumacher em Monza)    

* Mercedes - 82ª vitória na F1 (3ª na Hungria). Passa o número de triunfos da Lotus e torna-se a 4ª escuderia com mais vitórias de sempre atrás de Ferrari, McLaren e Williams.  

* Motores Mercedes - 168ª vitória na F1 (igualando o registo da Renault)

* Reino Unido - 272ª vitória na F1

* Carro #44 - 47ª vitória na F1 (a 46ª pela mão de Hamilton)

VITORIAS 2018
Hamilton 6, Vettel 5, Ricciardo 2, Verstappen 1
Mercedes 6, Ferrari 5, Red Bull 3  

POLES

 
* Kimi Raikkonen - 18ª pole position de carreira (1ª de 2019), igualando a marca de Mario Andretti e Rene Arnoux

* Ferrari - 219ª pole da história  

* Ferrari: 76ª dobradinha em Qualificação (a primeira em Monza desde há 18 anos, com Schumacher e Barrichello na dobradinha em 2000)   * Motores Ferrari - 220ª pole da história.

* Finlândia  - 55ª pole na F1.

Outros... 

Não foi só Raikkonen que bateu o anterior record que datava de 2004, também em Monza, com Rubens Barrichello num Ferrari.
Na altura a marca foi de 260,395 Kms/h. Pois na Qualificação deste ano Raikkonen, Vettel, Hamilton e Bottas todos marcaram melhores cronos e essa é agora a ordem das Voltas mais Rápidas de Sempre na história da F1.

2018 Monza Raikkonen Ferrari 263.588 km/h
2018 Monza Vettel Ferrari 263.052 km/h
2018 Monza Hamilton Mercedes 263.006 km/h
2018 Monza Bottas Mercedes 261.811 km/h
2004 Monza Barrichello Ferrari 260.395 km/h

* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990

* Hamilton é agora o único piloto a par de Senna que marcou 6 poles no circuito de casa. Lewis em Silverstone e Senna em São Paulo.

* Lewis tem 126 1ª filas em 222 GPs na F1 (8 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).

POLES DE 2018
Hamilton 6, Vettel 5, Ricciardo 1, Bottas 1, Raikkonen 1
Mercedes 7, Ferrari 6, Red Bull 1

1ªFILAS DE 2018
Vettel 9, Hamilton 8, Bottas 6, Raikkonen 4, Ricciardo 1
Mercedes 14, Ferrari 13, Red Bull 1   

VOLTAS MAIS RÁPIDAS  


* Lewis Hamilton - 40ª Volta Mais Rápida de corrida (fica a 1 de igualar Alain Prost. Mais só Raikkonen 46 e Schumacher 77)

* Mercedes - 62ª volta mais rápida de corrida (a 14 da Lotus que é a 4º lugar do ranking)

* Motores Mercedes: 157ª Volta rápida de corrida (a 3 de atingir a marca da Ford Cosworth)

VOLTAS MAIS RAPIDAS no GP DA ITÁLIA  


Lewis HAMILTON Mercedes 1'22''497
Sebastian VETTEL Ferrari 1'22''505
Valtteri BOTTAS Mercedes 1'22''907
Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'23''515
Sergio PEREZ Force India 1'23''529
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'23''609
Marcus ERICSSON Sauber 1'23''768
Sergey SIROTKIN Williams 1'23''768
Carlos SAINZ Renault 1'24''056
Nico HULKENBERG Renault 1'24''059

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 4, Bottas 4, Hamilton 2, Verstappen 2, Raikkonen 1, Vettel 1, Red Bull 6, Mercedes 6, Ferrari 2

PÓDIOS

Reuters

* Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton têm o 7º pódio em Monza, ambos com 1 pódio a menos que o recordista Michael Schumacher (8)

* Lewis Hamilton - 128º pódio de Carreira. Foi a 68ª vez em P1.  

* Kimi Raikkonen - 100º Pódio de Carreira, é o 5º piloto com mais pódios de sempre. Apenas Schumacher, Hamilton, Vettel e Prost passaram a marca. Foi a 37ª vez em P2, o mesmo número de P2 de Fernando Alonso. Mais só Miachel Schumacher com 43.   

* Valtteri Bottas - 28º pódio de carreira. Iguala o número de pódios de Clay Regazzoni. Foi a 12ª vez em P3, tantas quantas Bruce McLaren e Heinz Harald Frentzen.  

* Mercedes - 170º e 171º pódios  da história

* Ferrari - 744º pódio da história

* Motores Mercedes - 438º e 439º pódios da história.  

* Motores Ferrari - 750º pódio da história.

* Reino Unido: 659º pódio da história
 
* Finlândia - 202º e 203º pódios da história

PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 11, Raikkonen 9, Vettel 8, Bottas 6, Verstappen 5, Ricciardo 2, Perez 1
Ferrari 17, Mercedes 17, Red Bull 7, Force India 1

PIT STOPS

* GP Itália - 21 Pitstops

MELHORES PIT STOPS do GP


* Vitórias em PIT STOPS 2018:
Ricciardo (Red Bull) 3, Vettel (Ferrari) 3, Ericsson (Sauber) 2, Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull), Stroll (Williams), Leclerc (Sauber), Sirotkin (Williams), Raikkonen (Ferrari) todos com 1
Por escuderias:
Ferrari 4, Red Bull 4, Sauber 3, Williams 2, Mercedes 1

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 347
Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23 ING 28 ALE 40 HUN 20 BEL 20 ITA 21


ULTRAPASSAGENS


* GP da Italia - 68 ultrapassagens, 23 com recurso a DRS e 3 para o comando de GP.

Totais da Época:

ULTRAPASSAGENS  TOT  DRS  LEAD
GP Austrália    15 3 1
GP Bahrain    86 31 1
GP China    79 23 2
GP Azerbaijão   70 22 0
GP Espanha    18 10 0
GP Mónaco    18 2 0
GP Canada    30 4 0
GP França    81 39 0
GP Áustria    71 23 0
GP Inglaterra    63 22 1
GP Alemanha   78 42 1
GP Hungria    26 18 0
GP Bélgica    36 16 1
GP Itália    68 23 3
GP Singapura           
GP Rússia          
GP Japão           
GP EUA           
GP México           
GP Brasil           
GP Abu Dhabi           
TOTAIS    739 278 10


ABANDONOS


  * Tivemos 3 abandonos no GP, sendo que 1 deles a resultar de colisão (Hartley) e outros 2 de problemas mecânicos (Alonso e Ricciardo). 

ABANDONOS 2018 TOTAL  ACI/DES  MECAN.
GP Austrália    5 0 5
GP Bahrain    3 0 3
GP China    1 0 1
GP Azerbaijão   7 6 1
GP Espanha    6 3 3
GP Mónaco    3 2 1
GP Canada    3 2 1
GP França    5 2 3
GP Áustria    6 0 6
GP Inglaterra    6 3 3
GP Alemanha   4 1 3
GP Hungria    3 1 2
GP Bélgica    5 3 2
GP Itália    3 1 2
GP Singapura           
GP Rússia          
GP Japão           
GP EUA           
GP México           
GP Brasil           
GP Abu Dhabi           
TOTAIS    60 24 36
 
* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).

VOLTAS NO COMANDO

* 3 Comandantes do GP da Alemanha, Raikkonen 28 voltas, Hamilton 18 voltas, Bottas 7 voltas.

* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.

* Lewis Hamilton comandou GPs por 123 voltas em 221 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2018:
Vettel 341, Hamilton 250, Ricciardo 90, Bottas 64, Verstappen 54, Raikkonen 45.
Ferrari 386, Mercedes 314, Red Bull 144


OUTROS FACTOS E NÚMEROS:

* Pilotos finlandeses lideraram o GP de Itália em Monza por 14 vezes. Porém, nunca nenhum finlandes venceu em Monza

* Desde 2007, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel venceram 120 de 222 GPs.

* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 149 GPs, Romain Grosjean 136 e Marcus Ericsson 90.

Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.

* 111 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 71, Red Bull 24 e Ferrari 14. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.

 
Mercedes...  

* Hamilton torna-se no 1º piloto a fazer 5 pódios consecutivos em Monza

* Primeira vez em 9 anos que o vencedor não largou da 1ª fila Hamilton fez o seu 7º pódio em Monza. Melhor só Schumacher com 8 pódios. Hamilton venceu pela 5ª vez em Monza, igualando o número de triunfos de Michael Schumacher com 5 triunfos entre 1996 e 2006.

* 9ª época consecutiva com Hamilton a obter pelo menos 5 poles. Ayrton Senna e Michael Schumacher obtiveram 6 temporadas seguidas com esse registo.

* Foi o 222º GP de Lewis Hamilton na F1. 110 para a McLaren e 112 para a Mercedes   * Mercedes interrompeu na Áustria o registo de 44 GPs consecutivos a pontuar. Ficou como 6a maior sequência na história da F1.

* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).

* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.
* Hamilton IGUALOU na França o RECORD de 33 GPs consecutivos a terminou corridas. Nick Heidfeld detinha anteriormente a solo o máximo absoluto.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1

* Há 50 GPs consecutivas que Hamilton não abandona por acidente. A última vez foi no GP de Espanha de 2016 quando Hamilton e Rosberg, companheiros de equipa se colocaram ambos fora de pista.
Ferrari...

* 68ª vez que a Ferrari subiu ao pódio em Monza em 68 corridas na pista. 100 % de eficácia.

* A Ferrari obteve a 1ª pole em Monza desde 2010 e a 1ª fila completa em grelha pela 1ª vez desde há 18 anos (2000 com Schumacher e Barrichello)  

* É a 1ª vez desde 1996 que uma escuderia com a 1ª fila da grelha completa (Ferrari) não vence a corrida. Nesse ano a Williams tinha a 1ª fila com Hill e Villeneuve e qem venceu a partir de P3 foi o Ferrari de Michael Schumacher.

* Volta de Raikkonen em 1.19.119 em Monza é não só o NOVO RECORD da pista como a VOLTA MAIS RÁPIDA DE SEMPRE numa Pista na história de F1 a uma média de 263,785 Kms/h   * Foi a 44ª qualificação consecutiva com Raikkonen a passar à Q3  

* Raikkonen chega aos 100 pódios na F1

* Esta foi a 80ª corrida liderada por Kimi Raikkonen.

* Raikkonen aos 38 anos, 10 meses e 16 dias, tornou-se no 8º pole position mais velho de sempre. Nino Farina no GP da Argentina de 1954 fez a pole que lhe dá o record absoluto de idade a conseguir sair na frente de um GP. Com 47 anos 2 meses e 18 dias.

* Kimi Raikkonen tonra-se agora no novo detentor de maior diferença de tempo entre poles na F1. 15 anos, 2 meses e 4 dias entre o GP Europa de 2003 e o GP de Italia de 2018. Bateu a anterior marca que era de Rubens Barrichello, com 15 anos 1 mês e 20 dias entre o GP da bélgica de 1994 e o GP do Brasil de 2009.
Há 8 anos que a Ferrari não vence em Monza. É o maior jejum em casa na sua história. Bate o anterior record negativo de 7 anos entre 1989 e 1995.

* Raikkonen segue agora com 110 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá vão 29 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.

* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981

Red Bull...

*

Force India/Racing Point...  

* Force India ficou, após mudança de dono, sem os 59 pontos anteriores. Nova ForceIndia faz 28 pontos em 2 GPs. Tivesse mantido a equipa e tinha passado McLaren e Haas para ser P4 no mundial. com 87 ptos

McLaren...

* Fernando Alonso marcou o seu 307º GP na F1. Foi o 4º piloto da história a passar a marca dos 300, depois de Rubens Barrichello (323), Michael Schumacher (307) e Jenson Button (306).

* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, ficará no seu abandono no final da temporada, a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)

* McLaren está sem vencer há 112 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 112º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 91 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

Williams...

* O rookie Sergey Sirotkin pontuou por fim na F1, ao final de 14 GPs. Era o único piloto do pelotão que ainda marcara pontos na sua Carreira, até ao momento.

* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 128 GPs.

Renault...

* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 149GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

Haas...

* A Haas obteve a sua 55ª corrida sem pódios.  Pior só a Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.

Sauber...

*  

Toro Rosso...  

*




pub