Hamilton vence em Spa

por RTP
Hamilton, 58ª vitória em 200 GPs na F1 SRDJAN SUKI

Triunfo no braço com Vettel sempre no retrovisor do Mercedes. Diferença no campeonato reduzida para 7 pontos. Ricciardo com mais um pódio na época. Pilotos da Force India em duplo incidente no Eau Rouge, obriga agora à intervenção da equipa que diz "Chega!".


Lewis Hamilton obteve um precioso triunfo na Bélgica, conquistando a vitória numa difícil corrida, sempre a sofrer pressão por parte do seu arqui-rival ao título, Sebastian Vettel.

Na sua 200ª corrida na F1, Lewis segurou na corrida a liderança desde a largada mas Vettel nunca descolou de uma diferença de menos de 2 segundos, até à última volta quando o alemão se limitou a cortar a meta na 2ª posição.


VALDRIN XHEMAJ

Os momentos de maior tensão aconteceram na largada e mais tarde após a intervenção do Safety Car, momento em que a Ferrari calçou nos seus carros o composto Ultra Macio, mais rápido, que tinha disponível dos treinos de 6ª feira e Sábado.
Lewis Hamilton sabia ter encontrado a melhor defesa para a única janela de oportunidade real que Vettel tinha para passar para o comando.

A gestão de motor Mercedes e a tática escolhida pelo piloto resultaram na perfeição. Lewis travou ligeiramente antes da entrada para o Eau Rouge e assim limitou a possibilidade de Vettel conseguir ganhar potência de motor e aproveitar o cone de ar do Mercedes para concretizar a ultrapassagem na reta Kemmel rumo a Les Combes.


STEPHANIE LECOCQ

Daí para a frente, Lewis só perderia a corrida caso cometesse um erro, o que não aconteceu. Atrás, Vettel limitou-se a gerir as contas do campeonato, sendo que de 14 pontos a diferença à saída de Spa Francorchamps passa a ser de 7 apenas.

Lewis ganhou pela 3ª ve na Bélgica (onde Michael Schumacher venceu 6), triunfando pela 5ª vez este ano (4 para Vettel). Tudo depois de reclamar da entrada do Safety Car em pista. Lewis afirmava não haver detritos (o que aconteceu na verdade). O homem da Mercedes sabia que Vettel teria vantagem no recomeço com pneus ultra-macios.

Mas se Hamilton controlou Vettel, atrás Valtteri Bottas não foi tão eficaz. E de um 3º lugar em mãos, perdeu tudo ao ser passado quer por Ricciardo, quer por Raikkonen na reta Kemmel. Saiu mesmo de pista na travagem para Les Combes. Ao fechar em 5º lugar, o finlandês fica a 34 pontos atrás de Hamilton e a 41 de Vettel.



Daniel Ricciardo fez uma corrida notável, terminando em mais um pódio o que confirmar um bom ritmo de corrida do Red Bull após o verão.


 
A posição no pódio foi de Ricciardo. Mas bem podia ter sido de Max Verstappen. O holandês estava com tática igual de corrida de Daniel. Tudo quando ainda cedo na corrida o quarto cilindro do motor Renault se apagou e obrigou aquele que é o 6º abandono do ano em 12 provas, perante  100 mil compatriotas nas bancadas a apoiá-lo.

A tarde de Raikkonen em Spa foi marcada por uma penalização de "Stop and Go", por ignorar as bandeiras amarelas no Eau Rouge, na zona do abandono de Verstappen. Decisão correta pois Kimi não tirou o pé na passagem pelo Red Bull fora de pista. O finlandês ainda recuperou do percalço, fruto também da situação de Safety Car que se seguiria.


E o que levou ao Safety Car?

Desde o GP do Canadá, depois também no Azerbeijão, para citar só as mais óbvias, que os dois pilotos da Force India andam pegados. E em Spa ficou mais feio ainda.

Dois incidentes/toques, na descida para o Eau Rouge, na entrada para uma das zonas do mundial feita nos 300 Kms/hora. No arranque, Perez defendeu a posição e encostou Ocon no muro da pista. E mais tarde, de novo Perez a fechar a porta ao compatriota mexicano, desta feita com consequências para ambos. O carro de Esteban Ocon ficou com asa dianteira partida enquanto o pneu posterior direito do carro de Sergio Perez furou. Detritos em pista obrigaram à entrada do Safety Car.

Click na imagem abaixo e assista ao momento



Mas a situação no seio da escuderia será mais difícil de limpar. O patrão desportivo da Force India Otmar Szafnauer, anunciou que a partir de agora haverá ordens de equipa e que tudo será feito para evitar que Ocon e Perez se cruzem em situações destas. Ambos foram avisados ​​depois do incidente de Baku que colisões eram inaceitáveis ​​pois custavam pontos à equipa. Agora aguardam-se consequências mais extremas.


VALDRIN XHEMAJ

Fica a certeza que o ritmo de Mercedes e Ferrari é muito idêntico.

A Mercedes terá mais motor mas o pacote ferrarista tem outros argumentos, nomeadamente a capacidade de tirar dos pneus mais macios o que a Mercedes não tem ainda. Em Monza, próxima ronda do mundial e casa da Ferrari, a Mercedes tem no papel de novo vantagem e será para ela importante uma nova vitória. Porque a seguir virá Singapura, um circuito citadino onde é preciso mais apoio aerodinâmico e onde tem mais dificuldades. Será na noite de Singapura que Vettel e a Ferrari terão mais chances de reequilibrar para si as contas do campeonato.   A balança vai alternar o peso de cada um, de corrida para corrida. E este mundial vai depender de pequenos detalhes à medida que vamos para o final.


SRDJAN SUKI

O Mundial segue já para Monza, palco do GP de Itália no próximo fim-de-semana. Na classificação, a diferença é de 7 pontos na frente. Vettel tem 220 pontos, Hamilton tem 213. Atrás Bottas 179, Ricciardo 132, Raikkonen 128, Verstappen 67.

Nos construtores a Mercedes lidera com 392 pontos, a Ferrari tem 348, Red Bull 199, Force India 103, Williams 41, Toro Rosso 40, Haas 35, Renault 34.

CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DA BÉLGICA




ESTATÍSTICAS GP DA BÉLGICA DE FÓRMULA 1

VITÓRIA



* Lewis Hamilton - 58ª vitória de carreira ( 3ª em Spa, tantas quantas Damon Hill e Juan Manuel Fangio na Bélgica).

* Mercedes - 71ª vitória na F1. Foi a 5ª escuderia a fazer 70 vitórias (Ferrari, McLaren, Williams e Lotus as outras). É a 3ª consecutiva em Spa (2015-2017).

* Motores Mercedes - 157ª vitória na F1

* Grã-Bretanha - 262ª vitória na F1

* Carro #44 - 37ª vitória na F1 (36ª por Hamilton).

VITORIAS 2017

Hamilton 5, Vettel 4, Bottas 2. Ricciardo 1;
Mercedes 7, Ferrari 4, Red Bull 1

POLES



* Lewis Hamilton – 68ª pole de carreira, igualando o número máximo de Poles na história, que era a solo, de Michael Schumacher (última obtida em França 2006). Marcou a sua 4ª pole em Spa (tantas quantas Ayrton Senna, Alain Prost e Juan Manuel Fangio).

* Mercedes: 82ª pole da história.

* Motores Mercedes: 165ª pole da história. Mais na frente só Ferrari 211 e Renault 213.

* Grã-Bretanha: 254ª pole na F1.

* Hamilton marca poles há 11 anos consecutivos (desde 2007). Passa os 10 anos consecutivos em que Ayrton Senna marcou poles. Agora na frente só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Lewis tem 113 1ª filas em 200 GPs na F1 (8 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É a 2ª maior marca de sempre. Mais, só Schumacher 116.

POLES DE 2017

Hamilton 7 Bottas 2, Vettel 2, Raikkonen 1 ;
Mercedes 9, Ferrari 3

1ªFILAS DE 2017

Vettel 9, Hamilton 8, Bottas 3, Raikkonen 4 ;
Ferrari 13, Mercedes 11

VOLTAS MAIS RÁPIDAS



* Sebastian Vettel - 30ª Volta Mais Rápida, iguala o número de voltas mais rápidas de corrida de Nigel Mansell menos 1 que Niki Lauda.

* Ferrari - 241ª volta mais rápida de corrida da história.

* Motores Ferrari - 245ª Volta rápida de Corrida.

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2017

Hamilton 6, Raikkonen 2, Vettel 2, Perez 1, Alonso 1
Mercedes 6, Ferrari 4, Force India 1, McLaren 1

Voltas Mais Rápidas em Spa
Sebastian VETTEL 1'46''577
Lewis HAMILTON 1'46''603
Daniel RICCIARDO 1'47''549
Valtteri BOTTAS 1'47''721
Kimi RAIKKONEN 1'47''730
Sergio PEREZ 1'48''300
Nico HULKENBERG 1'48''922
Romain GROSJEAN 1'49''087
Kevin MAGNUSSEN 1'49''126
Jolyon PALMER 1'49''283


PÓDIOS



* Leiws Hamilton – 111º pódio de carreira em 200 GPs, 58ª vez no lugar mais alto

* Sebastian Vettel – 95º pódio, o 29º que marca para a Scuderia Ferrari.25ª vez no 2º lugar, tantas quantas Nico Rosberg.

* Daniel Ricciardo – 24º pódio de carreira, igualando as marcas de Alan Jones, John Surtees e Stirling Moss. Foi a 14ª vez no 3º lugar, tantas quantas Riccardo Patrese.

* Ferrari – 720º pódios da história.

* Mercedes – 143º pódio da história.

* Red Bull – 142º pódio da história

* Motores Ferrari – 726º pódio da história

* Motores Mercedes – 410º pódios da história.

* Motores Tag Heuer – 23º pódio da história.
 
* Grã Bretanha: 642º Pódio

* Alemanha - 388º Pódio

* Austrália – 122º pódio

PÓDIOS DE 2017:

Vettel 9, Bottas 8, Hamilton 7, Ricciardo 6, Raikkonen 4, Verstappen 1, Stroll 1;
Mercedes 15, Ferrari 13, Red Bull 7, Williams 1


PIT STOPS



* GP da Bélgica – 40 PitStops

* MELHORES PIT STOPS em Spa Francorchamps
A Mercedes vence a 2ª corrida da temporada no cameponato dos PitStops, de novo com o PitStop de Hamilton.



* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Massa (Williams) 4 ;
Stroll (Williams) 2;
Hamilton (Mercedes) 2 ;
Di Resta (Williams) 1;
Verstappen (Red Bull) 1;
Ricciardo (Red Bull) 1.
Vettel (Ferrari) 1;

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2017 = 371

Pit Stops -> AUS 20 CHI 80 BAR 31 RUS 20 ESP 37 MON 28 CAN 21 AZE 29 AUT 18 ING 26 HUN 21 BEL 40


ULTRAPASSAGENS



* GP da Bélgica teve 60 ultrapassagens, 24 com recurso a DRS. E 1 direta para a liderança da corrida, quando Hamilton passou Raikkonen em pista após o seu PitStop. Kimi não chegou a liderar uma volta, apenas parte antes de ser ultrapassado.

* Vamos com um total de 533 Ultrapassagens, 156 delas com DRS. Mas apenas 4 Ultrapassagens diretas em pista para a liderança de corrida.
 
GP TOT P1 DRS
GP Austrália 14 0 3
GP China 54 0 10
GP Bahrain 48 0 18
GP Rússia 18 0 0
GP Espanha 36 2 18
GP Mónaco 9 0 1
GP Canadá 36 0 24
GP Azerbeijão 137 0 25
GP Austria 51 1 5
GP Grã-Bretanha 56 0 21
GP Hungria 14 0 7
GP Bélgica  60 1 24
GP Itália      
GP Singapura      
GP Malásia      
GP Japão      
GP EUA      
GP México      
GP Brasil      
GP Abu Dhabi      
TOTAIS 459 4 156


VOLTAS NO COMANDO



* 2 Comandantes do GP da Bélgica. Hamilton 41 voltas, Vettel 3 voltas

* Lewis Hamilton comandou GPs por 107 vezes em 200 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Lewis 107 em 200 GPs e Schumacher 142 em 306.

* Lewis Hamilton, a par de Schumacher, são os únicos pilotos a liderar mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Hamilton 303, Vettel 224, Bottas 131, Raikkonen 38 ; Ricciardo 18, Verstappen 9
Mercedes 434, Ferrari 262, Red Bull 27


ABANDONOS



* Tivemos 4 abandonos no GP, todas por motivos mecânicos (Perez, Alonso, Verstappen e Wehrlein).

* ABANDONOS TOTAL 2017:
60 abandonos (22 por acidente/despiste; 38 por motivos mecânicos).

Em 2016 tinham existido 85 abandonos, 30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos)


FACTOS ESTATÍSTICOS



* No 25º aniversário do 1º GP de Michael Schumacher, que aconteceu em Spa, e naquele que foi o 50º GP da Bélgica, Lewis Hamilton igualou o record de 68 Pole Positions que o alemão tinha desde 2006 como absoluto.

* Hamilton fez as 68 poles num total de 200 GPs. Ou seja, em menos 43 GPs do que Schumacher precisou.

* Foi a volta mais rápida de sempre feita em Spa Francorchamps, batendo um record que durava desde 1970 quando Chris Amon, tinha rodado a uma média de 244,7 Km/h. . Na Q3 de qualificação Hamilton rodou a uma média de 245,8 Km/h

* Lewis Hamilton cumpriu o 200º GP na F1. Nesse período conquistou 68 Poles, 113 presenças na 1ª fila, 58 vitórias, 37 Voltas Mais Rapidas, 111 Pódios, 25 desistências.

* Foi a 37ª vez que Hamilton venceu uma corrida a partir da Pole

* 5ª vez na época que Hamilton e Vettel repartiram a 1ª fila. Em todas, Hamilton foi sempre o Pole. E das 5 vezes, venceu 4 das corridas (excepção foi o GP da Austrália que Vettel venceu).

* Sebastian Vettel liderou 3 voltas do GP da Bélgica, algo que não fazia desde o GP de 2013 ainda com a Red Bull.

* A Mercedes tornou-se a 1ª escuderia da história a marcar 5 poles consecutivas em Spa. Bate o anterior record da McLaren de 4, entre 1988 e 1991.

* Devido ao toque entre ambos os pilotos, a Force India perdeu a oportunidade determinar de novo com ambos os pilotos nos pontos. Foi a 3ª vez em 12 GPs em que tal não aconteceu. As outras foram o Mónaco e o Azerbeijão, onde também incidente entre Ocon e Perez ocorreu.

* Hamilton marcou o 2º pódio em 5 GPs (o outro, a vitória em Silverstone).

* 12 GPs onde o vencedor de um GP não repete vitória no GP seguinte.
Não acontece desde 2012, quando tivemos 15 GPs sem repetir vencedores em 2 GPs consecutivos.
Na história há 3 épocas em que nunca tivemos o mesmo vencedor em 2 GPs consecutivos. Em 1958 (11 GPs), 1961 (8 GPs) e 1974 (15 GPs).

* A Ferrari obteve já 13 vezes na 1ª fila de grelha de partida este ano. Mais do que as obtidas entre 2011 e 2016.

* Vettel lidera o mundial há 12 GPs consecutivos. É a maior sequência de um piloto Ferrari a comandar o campeonato desde 2004, quando Schumacher liderou 18 corridas o mundial.

* Valtteri Bottas interrompeu série de 5 pódios consecutivos.

* Esteban Ocon completou o seu 21º GP consecutivo classificado. Ocon tem uma eficácia de 100% desde que chegou à F1. Desde que chegou com a Manor e depois na transferência para a Force India.

* Vettel e Hamilton fazem o seu 17º GP consecutivo classificados.

* Hamilton e Vettel vêm agora com 17 GPs consecutivos a pontuar.

* A última vez que nem Hamilton nem Vettel conseguiu marcar pontos ou não conseguiu terminar uma corrida, foi no GP da Malásia de 2016.

*Foi apenas o 2º pódio numa década que a Ferrari obteve em Spa. O anterior tinha sido em 2013 com P2 de Fernando Alonso.

* Daniel Ricciardo marcou o seu 3º pódio em Spa, naquela que foi a sua 71ª corrida com a Red Bull, sendo agora a par de David Coulthard o 3º piloto que mais corridas fez com a escuderia. Mais, só Vettel (113) e Mark Webber (129).

* Ocon tem mais finais de corrida nos pontos este ano, que qualquer outro piloto fora do Top 3 (Vettel, Hamilton e Bottas). São 11 em 12 GPs. Excepção foi GP Mónaco.

* O único piloto que em qualificação ainda não bateu o seu colega de escuderia em Qualificação 2017? Jolyon Palmer.

* A Force India já leva mais de um ano sem abandonos por motivos mecânicos. A última vez que aconteceu por problemas com os travões em ambos os carros, foi o GP da Áustria de 2016.

* Vettel, novo contrato anunciado ontem com Ferrari. Até 2020. Chegou em 2015. Ganhou pela Scuderia até agora 7 GPs, 4 este ano. Comanda desde a 1ª prova do ano o mundial, tendo 220 pontos.

* Em 2017 a McLaren levou 8 GPs para pontuar (aconteceu em Baku). Um jejum tão grande não acontecia desde 1966.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das 11 épocas de F1

* Penalizações acumuladas pela McLaren-HONDA nos últimos 3 anos, entre 2015 e 2017 são já 645 lugares de penalização.   

Posições Penalização GRELHA 2015 2016 2017
Button 160 35 15
Alonso 145 105 70
Vandoorne * * 115
TOTAL 305 140 200
(média por GP)  16 7 17
 
* McLaren está sem vencer há 90 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 90º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 69 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

* A Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 106 GPs.

GRID GIRLS GP DA BELGICA (link externo via motorsport magazin)
GRID GIRLS GP DA BÉLGICA (link externo motorsport.com)





pub