Hamilton vence no Brasil, Mercedes campeã

por Jorge Alexandre Lopes (Comentador F1)
Hamilton vence em Interlagos Paulo Whitaker

Uma corrida que poderia ter sido a primeira vitória de Verstappen na época mas incidente com Ocon colocou Hamilton na rota do triunfo.

Lewis Hamilton venceu de novo, desta vez no Brasil, mas o triunfo caiu-lhe nas mãos. A vitória foi mais fácil do que teria esperado em condições normais, depois do líder Max Verstappen no Red Bull, se ter envolvido num incidente com Esteban Ocon, piloto retardatário.

Verstappen perseguia o objetivo de vencer a sua segunda corrida da época, quando a discutir posição com o Force India, uma volta atrasado, acabou por tocar o seu carro com o de Ocon, nos S de Senna. Ainda tentou recuperar a posição mas já não foi suficiente fechando apenas na segunda posição atrás do recentemente coroado Penta Campeão do Mundo.

Paulo Whitaker

O resultado da corrida de São Paulo deu também à Mercedes o seu Penta Campeonato. E aqui, na verdadeira aceção da palavra, pois é o 5.º título consecutivo, desde 2014 até este de 2018, algo que antes só a Ferrari tinha alcançado. Mais títulos no total que a Mercedes, só agora a Ferrari 16, a McLaren 9, a Williams 8 e a Lotus 7.

Sebastião Moreira

Max Verstappen fez uma corrida magnífica desde a largada, saído da 3ª fila de grelha.

Rapidamente passou os Ferraris de Raikkonen e de Vettel, para mais tarde dar também conta do ritmo de corrida do Mercedes de Valtteri Bottas.

Fernando Bizerra

Os pneus super macios dos Mercedes, com os quais saíram para a corrida, não se mostraram eficazes. Cedo Hamilton e Bottas começaram a ver o desgaste rápido e perda de eficácia em pista.

A escuderia Mercedes mandou antecipar o pitstop de Lewis para a 19ª volta, colocando os compostos médios até afinal.

Ricardo Moraes

Mas a Red Bull estava mais confortável com o desgaste dos seus pneus. Verstappen ficou em pista até à 35ª volta e isso permitiu que para a segunda metade de corrida o holandês conseguisse sair com os compostos macios, mais rápidos que os médios da concorrência.

O conjunto colocado no RedBull #33 era já usado dos Treinos Livres. Regressou à pista a menos de 3 segundos de Hamilton e manteve o ritmo impressionante da primeira metade de prova.


Foi sem surpresa que Verstappen passou Hamilton e foi embora. Teria de construir uma vantagem confortável para gerir nas últimas voltas quando os seus pneus começassem a ceder mais cedo que os do inglês da Mercedes.

Só que na 44ª volta, Ocon, que tinha atraso em pista, resolveu desdobrar-se de Verstappen, numa altura em que estava com pneus novos em pista. Ocon por fora, Verstappen meteu por dentro mas a meio do S de Senna o toque foi inevitável, com a parte de trás do Red Bull a tocar na frente esquerda do Force India. (neste link o vídeo)


Verstappen furioso chamou Ocon de idiota, por rádio. E mais tarde, após a corrida tirou esforço físico empurrando Ocon que o impediu assim de triunfar no Brasil.

Ocon afirmou que Verstappen não lhe deu espaço suficiente, mas recebeu uma penalidade de 10 segundos, a mais severa antes de uma desqualificação. O francês recebeu ainda 3 pontos de penalização na sua carta, mas exigiu da FIA uma resposta de penalidade também pelos empurrões a que foi sujeito após a prova. A situação ficou mais calma depois da visita à direção de corrida. Os pilotos cumprimentaram-se e o tempo ajudará a arrefecer a cabeça de Verstappen.

O holandês ficou com 6 segundos de atraso para Hamilton que entretanto voltou ao comando. O carro ficou danificado e perdeu apoio aerodinâmico, ainda assim Verstappen foi em busca do impossível, pressionou e ainda chegou próximo de Lewis, com problemas de motor que o obrigaram a reduzir o ritmo no final da corrida. Não deu para a vitória mas foi sem dúvida o piloto do dia.


A Ferrari deixou na pista de Interlagos, de novo, as dificuldades sentidas desde o GP da Bélgica e que agonizaram a performance da escuderia italiana na segunda metade do mundial. Raikkonen conseguiu no braço vencer o outro Red Bull de Daniel Ricciardo, também ele a fazer uma bela corrida, mas o certo é que nem Vettel nem Raikkonen se conseguiram bater com os dois homens da frente.

Kimi Raikkonen discutiu com Bottas na primeira parte da corrida, quando o Mercedes #77 sentiu grandes problemas com o desgaste de pneus. A Ferrari deu mesmo ordem a Vettel para após os pitstops deixar Kimi o passar, de modo a não comprometer a estratégia de o fazer lutar pelo pódio. Mas só a 10 voltas do final o piloto da Ferrari conseguiu passar o compatriota.


Nisto já Ricciardo tinha também chegado para o duelo final.

Bottas e Vettel ficaram para trás e foi mesmo um duelo entre Kimi e Daniel para decidir o último lugar do pódio. A cair para o finlandês.

Charles Leclerc, no Sauber, os Haas de Grosjean e Magnussen, e o Force India de Perez fecharam os 10 primeiros nos pontos.

Classificação final GP do Brasil


No mundial de pilotos, Hamilton tem agora 383 pontos, Vettel 302, Raikkonen 251, Bottas 237, Verstappen 234, Ricciardo 158.

Nos construtores, a Mercedes sai campeã do Brasil com 620 pontos, a Ferrari com 553, Red Bull 392, Renault 114 e Haas 90

A última ronda do mundial acontece em Abu Dhabi a 25 de Novembro.


FACTOS E NÚMEROS DO GP DO BRASIL E MUNDIAL DE F1

HAMILTON E MERCEDES PENTA CAMPEÕES

Comparação Hamilton vs. Fangio, os dois Pentas.

Lewis Hamilton - 5 títulos (2008, 2014, 2015, 2017, 2018); 226 GPs; 81 Poles
71 vitórias (31% das corridas), em 11 temporadas (2007 a 2018).

Juan Manuel Fangio - 5 títulos (1951, 1954, 1955, 1956, 1957); 51 GPs; 29 Poles;24 Vitórias (46% das corridas) em 8 temporadas. (1950 a 1958).


Mercedes torna-se a 5ª escuderia da história a ser Penta-Campeã. Títulos em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. É a 5ª escuderia a firmar 5 títulos, depois de ferrari, McLaren, Williams e Lotus.

Na verdade, é apenas a 2ª escuderia de sempre depois da Ferrari a ser realmente Penta Campeã com 5 títulos obtidos consecutivamente. A Ferrari obteve 6 títulos seguidos entre 1999 e 2004.



VITÓRIA


* Lewis Hamilton - 72ª vitória de carreira (10ª da temporada 2018).

* 46ª Vitória de Hamilton a partir da pole. 2ª Vitória de Hamilton em Interlagos.

* Mercedes - 86ª vitória na F1 (4ª em Interlagos). É a 4ª escuderia com mais vitórias de sempre atrás de Ferrari, McLaren e Williams.

* Motores Mercedes - 172ª vitória na F1. Mais vitórias agora só a Ford Cosworth e a Ferrari.

* Reino Unido - 276ª vitória na F1

* Carro #44 - 51ª vitória na F1 (a 50ª pela mão de Hamilton)

VITORIAS 2018
Hamilton 10, Vettel 5, Ricciardo 2, Verstappen 2, Raikkonen 1
Mercedes 10, Ferrari 6, Red Bull 4

POLES

Ricardo Moraes

* Lewis Hamilton – 82ª pole position de carreira (10ª de 2018).

* Mercedes - 100ª pole da história da Mercedes. É a 5ª escuderia a alcançar a marca de 100 poles, depois de Ferrari, McLaren, Williams e Lotus.

* Motores Mercedes -183ª pole da história.

* Reino Unido - 268ª pole na F1.

* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Hamilton leva 10 poles em 2018. Hamilton, a par de Senna, é o único piloto que marcou pelo menos dez poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990

* Hamilton é o único piloto a par de Senna que marcou 6 poles no circuito de casa. Lewis em Silverstone e Senna em São Paulo.

* Lewis tem 131 1ª filas em 227 GPs na F1 (13 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).

POLES DE 2018
Hamilton 10, Vettel 5, Bottas 2, Ricciardo 2, Raikkonen 1
Mercedes 10, Ferrari 6, Red Bull 2

1ªFILAS DE 2018
Hamilton 13, Vettel 11, Bottas 8, Raikkonen 4, Ricciardo 2, Verstappen 2
Mercedes 21, Ferrari 15, Red Bull 4


VOLTAS MAIS RÁPIDAS

Paulo Whitaker

* Valtteri Bottas - 10ª Volta Mais Rápida de Corrida (a sua 7ª de 2018). Iguala o número de voltas rápidas de Mario Andretti e Graham Hill.

* Mercedes - 66ªVolta Mais Rápida de Corrida

* Motores Mercedes - 161ª Volta rápida de corrida. Igual o número de Voltas Rápidas da Ford Cosworth. Na frente só Renault e Ferrari.

* Finlândia - 86ª Volta Mais Rápida de Corrida (a 2 do Brasil)

VOLTAS MAIS RAPIDAS no GP DO BRASIL

Valtteri BOTTAS Mercedes 1'10''540
Sebastian VETTEL Ferrari 1'10''831
Daniel RICCIARDO Red Bull 1'11''343
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'11''578
Lance STROLL Williams 1'11''751
Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'11''769
Lewis HAMILTON Mercedes 1'11''795
Charles LECLERC Sauber 1'12''082
Carlos SAINZ Renault 1'12''169
Kevin MAGNUSSEN Haas 1'12''206

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Bottas 7, Ricciardo 4, Hamilton 3, Vettel 2, Verstappen 2, Raikkonen 1, Magnussen 1
Mercedes 10, Red Bull 6, Ferrari 3, Haas 1

PÓDIOS



* Lewis Hamilton -133º pódio de Carreira. Pela 82ª vez na 1ª posição.

* Max Verstappen -21º pódio de Carreira. Pela 9ª vez na 2ª posição, tantas quantas Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Denny Hulme, Rene Arnoux e Michele Alboretto.

* Kimi Raikkonen – 103º pódio de Carreira, pela 45ª vez no 3º lugar (record absoluto).

* Mercedes – 178º pódio da história

* Red Bull - 160º pódio da história

* Ferrari - 750º pódio da história

* Motores Mercedes – 446º pódio da história

* Motores Tag Heuer - 41º pódio da história.

* Motores Ferrari - 756º pódio da história

* Holanda - 23º pódio da história

* Alemanha: 404º pódio da história

* Reino Unido – 664º pódio da história.

PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 16, Raikkonen 12, Vettel 11, Bottas 9, Verstappen 9, Ricciardo 2, Perez 1
Mercedes 24, Ferrari 23, Red Bull 12, Force India 1

PIT STOPS

* GP do Brasil - 25 Pitstops

MELHORES PIT STOPS do GP



A Ferrari fez Vettel tornar-se no piloto com mais vitórias em PitStops na época. No Brasil foi a 6ª vez que a Ferrari deu a Vettel o melhor pitstop de GP. A Scuderia vence também o maior número de GPs de 2019 nas operações de boxe, independentemente do que se passe em Abu Dhabi.

* Vitórias em PIT STOPS 2018:
Vettel (Ferrari) com 5,
Stroll (Williams) e Ricciardo (Red Bull) com 3,
Ericsson (Sauber) e Raikkonen (Ferrari), Bottas (Mercedes) todos com 2, Verstappen (Red Bull), Leclerc (Sauber), Sirotkin (Williams) todos com 1

Por escuderias: Ferrari 7, Red Bull e Williams 4, Sauber 3, Mercedes 2

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 503

Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 30 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23 ING 28 ALE 40 HUN 20 BEL 20 ITA 21 SIN 25 RUS 20 JAP 23 EUA 24 MEX 29 BRA 25


ULTRAPASSAGENS


* GP do Brasil - 61 ultrapassagem, 32 com recurso a DRS e 1 para o comando de GP.

Totais da Época

ULTRAPASSAGENS 
TOT DRS PARA P1
GP Austrália    15 3 1
GP Bahrain    86 31 1
GP China    79 23 2
GP Azerbaijão   70 22 0
GP Espanha    18 10 0
GP Mónaco    18 2 0
GP Canada    30 4 0
GP França    81 39 0
GP Áustria    71 23 0
GP Inglaterra    63 22 1
GP Alemanha   78 42 1
GP Hungria    26 18 0
GP Bélgica    36 16 1
GP Itália    68 23 3
GP Singapura 19 5 0
GP Rússia   42 19 0
GP Japão    87 22 0
GP EUA    67 22 0
GP México    54 26 0
GP Brasil    61 32 
GP Abu Dhabi         
TOTAIS    1069 315 11


ABANDONOS

* Tivemos dois abandonos no GP, a resultar de questões mecânicas.  

ABANDONOS 2018 TOTAL ACI/DES MECAN.
GP Austrália    5 0 5
GP Bahrain    3 0 3
GP China    1 0 1
GP Azerbaijão   7 6 1
GP Espanha    6 3 3
GP Mónaco    3 2 1
GP Canada    3 2 1
GP França    5 2 3
GP Áustria    6 0 6
GP Inglaterra    6 3 3
GP Alemanha   4 1 3
GP Hungria    3 1 2
GP Bélgica    5 3 2
GP Itália    3 1 2
GP Singapura    1 1 0
GP Rússia   2 0 2
GP Japão    3 1 2
GP EUA    4 0 4
GP México    4 0 4
GP Brasil    2
GP Abu Dhabi         
TOTAIS    76 26 50
 
* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).

VOLTAS NO COMANDO

* 3 Comandantes do GP do Brasil, Hamilton 46, Verstappen 22 e Ricciardo 4 voltas.

* A Mercedes ultrapassou a marca de 5000 voltas na liderança da F1. A corrida terminou com 5030 voltas no comando agora. É a 5ª posição do ranking, comandado pela Ferrari com 14716 voltas na frente.

* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.

* Lewis Hamilton comandou GPs por 129 vezes em 228 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2018:
Hamilton 429, Vettel 345, Verstappen 170, Ricciardo 99, Raikkonen 92, Bottas 75, Mercedes 504, Ferrari 437, Red Bull 269

OUTROS FACTOS E NÚMEROS:


* 10ª Vitória da época para Hamilton, 10º pódio da época para Verstappen, 10ª volta mais rápida de corrida para Bottas

* Após o GP do Brasil, Hamilton tem 10 poles e 10 vitórias, Vettel tem 5 poles e 5 vitórias.

* 34ª vez em que Hamilton e Vettel repartiram a 1ª fila de grelha. O mesmo número que Alan Prost e Ayrton Senna largaram lado a lado da 1ª fila.

* Desde 2007, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel venceram 124 de 228 GPs.

* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 155 GPs, Romain Grosjean 142 e Marcus Ericsson 96. Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.

* 117 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 76, Red Bull 28 e Ferrari 13. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.

Mercedes...

* Lewis Hamilton tornou-se em 2018, Penta Campeão do Mundo de F1. Iguala o feito de Juan Manuel Fangio e fica a dois títulos da marca de Michael Schumacher

Mercedes torna-se a 5ª escuderia da história a ser Penta-Campeã. Títulos em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. É a 5ª escuderia a firmar 5 títulos, depois de ferrari, McLaren, Williams e Lotus.

Na verdade, é apenas a 2ª escuderia de sempre depois da Ferrari a ser realmente Penta Campeã com 5 títulos obtidos consecutivamente. A Ferrari obteve 6 títulos seguidos entre 1999 e 2004.

• A Mercedes ultrapassou a marca de 5000 voltas na liderança da F1. A corrida terminou com 5030 voltas no comando agora. É a 5ª posição do ranking, comandado pela Ferrari com 14716 voltas na frente.

• Foi a 50ª vitória de Hamilton na era Turbo/Híbrido, em 99 corridas.
4 Temporadas com 10 vitórias na F1, é Record Absoluto na F1 para Lewis Hamilton. (11 em 2014, 10 em 2015, 2016, 2018). Melhor numa única época só Michael Schumacher (13 em 2004, 11 em 2002) e Sebastian Vettel (13 em 2013, 11 em 2011).

* Hamilton atingiu esta época a marca de 50 vitórias para a Mercedes

* 9ª época consecutiva com Hamilton a obter pelo menos 5 poles. Ayrton Senna e Michael Schumacher obtiveram 6 temporadas seguidas com esse registo.

* Foi o 228º GP de Lewis Hamilton na F1. 110 para a McLaren e 118 para a Mercedes

* Mercedes interrompeu na Áustria o registo de 44 GPs consecutivos a pontuar. Ficou como 6a maior sequência na história da F1.

* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).

* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.

* Hamilton IGUALOU na França o RECORD de 33 GPs consecutivos a terminou corridas. Nick Heidfeld detinha anteriormente a solo o máximo absoluto.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1
* Há 56 GPs consecutivas que Hamilton não abandona por acidente. A última vez foi no GP de Espanha de 2016 quando Hamilton e Rosberg, companheiros de equipa se colocaram ambos fora de pista.

Ferrari...

* Raikkonen fez a sua 150ª corrida para a Ferrari e deu à escuderia de Maranello o seu 750º pódio na história.

* Raikkonen obteve o seu 12º pódio da época, igualando o seu melhor registo de sempre, a par de 2005 e 2007.

* Em 2018, Raikkonen chegou em Monza aos 100 pódios na F1, tornando-se apenas no 5º piloto a conseguir o feito (depois de Schumacher, Prost, Vettel e Hamilton)

* Kimi Raikkonen tornou-se em Monza no novo detentor de maior diferença de tempo entre poles na F1. 15 anos, 2 meses e 4 dias entre o GP Europa de 2003 e o GP de Itália de 2018. Bateu a anterior marca que era de Rubens Barrichello, com 15 anos 1 mês e 20 dias entre o GP da bélgica de 1994 e o GP do Brasil de 2009.

* Raikkonen interrompeu série de 111 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. Foram no total 29 pódios desde a anterior vez que subiu ao lugar mais alto.

* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981

Red Bull...

* 1ª vez que Max Verstappen completa 4 pódios consecutivos.

* A Red Bull não obtinha uma 1ª fila completa para um GP, desde os EUA em 2013, com Vettel e Webber. Fez esse registo no GP do méxico de 2018.

* A pole de Ricciardo por 26 milésimas no México, evitou que Max Verstappen se tornasse o mais jovem piloto de sempre a obter uma pole position. Esta era a derradeira oportunidade e a melhor (pelas características da pista) para Verstappen alcançar o feito.
Force India/Racing Point...

*

McLaren...

* Fernando Alonso marcou o seu 313º fim de semana de F1. Na realidade o seu 311º GP. Iguala este ano as marcas de Jenson Button e Michael Schumacher. Deverá deixar a F1 com o 2º maior registo de sempre. Melhor só Rubens Barrichello (323).

* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, ficará no seu abandono no final da temporada, a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)

* McLaren está sem vencer há 118 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 118º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 97 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

Williams...

* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 132 GPs.

Renault...

* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 155 GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

Haas...

* Este ano, na Itália, a Haas marcou a sua 1ª Volta Mais Rápida de Corrida e, Singapura. Foi a 42ª escuderia diferente a obter 1 Volta Mais Rápida. Outras escuderias com apenas 1 Volta Mais Rápida de Corrida, a Gordini, Lancia, Lesovsky, Watson, Hesketh, Parnelli, Kojima, Ensign e Toro Rosso.

* A Haas obteve a sua 61ª corrida sem pódios. Mais, só a Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.

Sauber...

* Marcus Ericsson obteve a sua melhor posição de largada em grelha, desde que chegou à F1. P6 no arranque do GP do Brasil

* A Sauber largou com ambos os carros na sua melhor posição desde o GP do Japão de 2012. Ericsson foi P6, Leclerc arrancou de P7. Nesse GP do Japão Kobayashi arrancou de P3 e Sergio Perez de P5.

Toro Rosso...

*





pub