No Deserto, pole position é com Bottas

por RTP
1ª pole de Valtteri Bottas Hamad I Mohammed

1ª pole position para o finlandês da Mercedes, numa sessão dominada pela Mercedes. Ferrari espera resposta para a corrida.


Valtteri Bottas conquistou a sua primeira pole position na F1, ao bater o seu colega de equipa Lewis Hamilton por 23 milésimas de segundo.

Bottas tornou-se o 98º piloto da história a obter a pole, o primeiro finalndês desde Heiki Kovalainen em 2007 e quebrou uma sequência de 6 poles consecutivos que Hamilton trazia já do ano passado.

A qualificação para o GP do Bahrain foi uma batalha entre os dois pilotos da Mercedes, já que a Ferrari embora prometendo nos treinos livres, não chegou no momento da decisão para uma imperial escuderia campeã em pista.



A Sessão teve igualmente como destaque o trabalho dos Renault, que pela primeira vez desde o GP do Japão de 2011 coloca ambos os pilotos no Top 10. Nico Hulkenberg e Jonathan Palmer passaram à derradeira fase com Nico a largar de sétimo e Palmer de décimo.



A areia em pista, o vento com rajadas sempre a soprar de ângulos diferentes, tornam a pista no Bahrain muito particular e difícil.

Na Q1, Ferrari e Mercedes fizeram cronos com os pneus macios enquanto todos os outros usaram logo a opção supermacia. Pascal Wehrlein marcou o seu regresso ao cockpit na sua primeira sessão de qualificação da época com uma boa volta no Sauber, que o levou ao Q2. Mas foi Carlos Sainz que resultou no momento negativo da Q1 ao parar o carro. Especula-se que o erro possa ter errado e metido menos combustível que o necessário para o espanhol fazer a sua volta normal, que lhe daria passagem fácil. Erro ou não (problema mecânico no motor), o certo é que Sainz sairá da 16ª posição para a corrida.

Na Q2, a Mercedes colocou de novo os seus dois carros no topo. Mas a Ferrari já com o duelo nos supermacios conseguiu meter Vettel perto. Eram apenas 61 milésimos de diferença entre Hamilton, Botts e Vettel. E tudo em aberto para o Q3 final.


Hamad I Mohammed

A Red Bull não conseguiu acompanhar ali os cronos dos primeiros, Stroll fechou eliminado, a meio segundo do crono de Massa, Kvyat cometeu um erro na última curva, Hulkenberg fez umas volta fantástica para o Top10 e Palmer surpreendeu também como Top10.

Alonso que este fim de semana anunciou a falha do GP do Mónaco para participar nesse mesmo dia nas 500 Milhas de Indianapolis, voltou a não conseguir os seus objetivos com a McLaren. O motor cedeu na Q2 e o espanhol viu-se obrigado a prescindir do resto da sessão. Larga no 15º lugar. A falha no motor Honda foi profunda. É o 3º MGU-H que falha durante o fim de semana do Bahrain, o que obrigará certamente a que os seus pilotos (Alonso e Vandoorne) vão ser penalizados em grelha no final do ano, mais cedo ou mais tarde.

A decisão da Q3 foi conversa de flechas de prata. Na 1ª saída, Bottas fez 1.28.844s, a apenas 5 milésimas do crono de Hamilton. A Mercedes tinha arranjado o que prometera ontem, embora ninguém tivesse levado a sério. Que tinha meio segundo no bolso para quando fosse preciso. E teve. A Ferrari ficou a mais de 0,4s e 0,8s para Vettel e Raikkonen.


Hamad I Mohammed

Na derradeira saída para pista, Hamilton melhorou o seu 1º e 3º setores, mas surpreendentemente perdeu meio segundo para Bottas no setor intermédio da pista. Na passagem da linha de meta, o finlandês ganhava a pole a Hamilton por 23 milésimas de segundo. 1.28.769 a marca que fica registada.

Vettel não foi além de 1.19.247. Nenhum dos Ferrari conseguiu entrar na casa do 1.28.

Vindo na última volta com agressividade, Daniel Ricciardo surpreendeu ainda Kimi Raikkonen, relegando o piloto da ferrari para a 3ª fila. Kimi queixou-se na Q3 de um carro inguiável, muito subvirador.


Hamad I Mohammed

A Ferrari tem Vettel a largar da 3ª posição mas por isso do lado limpo da pista. A dúvida é saber se o acerto e ritmo consistente de corrida permitirá discutir o GP. Muito dependerá da largada. Passar Hamilton no arranque, será essencial para dominar taticamente o primeiro turno de corrida frente a Lewis. O GP deverá ter apenas 1 pit stop (em condições normais).

E Bottas pode intrometer-se entre Hamilton e Vettel para discutir a vitória? Para isso o finlandês terá de suportar a pressão do arranque e não ceder para nenhum dos dois líderes do campeonato. Ao contrário do que acontecia na Austrália e na China com retas curtas até à primeira curva, em Sakhir há mais de 250 metros até ao primeiro gancho seguido de uma outra longa reta. Quem falhar o arranque vai ter problemas para recuperar.



Quem passar na frente na 1ª volta terá boas chances de vencer. Claro que o momento do PitStop tem de ser levado em equação. A Ferrari tem potencialmente melhor ritmo nas últimas voltas antes do pit stop.

A durabilidade dos supermacios com que a corrida começa, será decisiva. A Pirelli afirma que 24 voltas eles podem aguentar, mas os homens da frente já os têm usados, após a última saída para a pista na qualificação. Ambos os pilotos da Mercedes, da Red Bull e Sebastian Vettel têm à disposição um jogo extra de Super Macios para uma possível tática de 2 pitstops (caso haja necessidade), ao contrário de Kimi Raikkonen que já não dispõe de mais nenhum jogo de SuperMacios novo.

QUADRO DE CRONOS - QUALIFICAÇÃO #GPBAHRAIN - GRELHA DE PARTIDA



Siga o GP do BAHRAIN acompanhando os comentários em tempo real. Domingo às 16h00 via RTP no TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.

ESTATÍSTICA DE QUALIFICAÇÃO


SRDJAN SUKI

* Valtteri Bottas - 1ª pole de carreira, a 1ª de um finlandês desde Heiki Kovalainen em 2007. Torna-se o 98º piloto da história a fazer a pole.

* Lewis está na 1ª fila pela 108ª vez, 3ª do ano (17 em 2015, 15 em 2016). É a 2ª maior marca de sempre. Mais, só Schumacher 116

* Mercedes - 76ª pole position, a 5ª escuderia com mais poles de sempre.

* Mercedes - 18ª pole consecutiva (desde o GP do Canadá de 2016). É agora a 3ª melhor marca de sempre. Melhor só a sequência de 2014/2015 da própria Mercedes com 23 e da Williams em 1992-1993 com 24.

* Mercedes - 50ª primeira fila completa em grelha da Mercedes.

* Mercedes - 30ª primeira fila consecutiva em qualificação. É a 3ª melhor marca de sempre, a para da Williams (Austrália 1995 - Inglaterra 1997). Melhor só a McLaren com 33 (Alemanha 1988 - Alemanha 1990) e a Williams com o record absoluto de 35 (Africa do Sul 1992 - San Marino 1994).

* Motores Mercedes: 159ª pole da história. Mais na frente só Ferrari 209 e Renault 213.

* Foi a 49ª pole da Finlândia na F1. (Hakkinen 26, Raikkonen 16, Keke Rosberg 5, Bottas 1 Kovalainen 1)

Outros...

* Hamilton marca poles há 11 anos consecutivos (desde 2007). Passa os 10 anos consecutivos em que Ayrton Senna marcou poles. Agora na frente só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

POLES DE 2017 - Hamilton 2 Bottas 1 ; Mercedes 3

1ªFILAS DE 2017 - Hamilton 3, Vettel 2, Bottas 1 ; Mercedes 4, Ferrari 2.
pub