Ricciardo ganha no Mónaco apesar de problemas de motor

por RTP
Legenda da Imagem SRDJAN SUKI

Sem 25% da potência de motor nas últimas 42 voltas, o australiano concretizou uma vitória que lhe fugiu por pouco há 2 anos. Vettel e Hamilton fecharam no pódio e estão separados por 14 pontos no campeonato.

Daniel Ricciardo triunfou no Mónaco e vingou a derrota no GP de há dois anos, quando também a partir da pole não conseguiu concretizar para o triunfo que desde criança tinha sonhado.

A corrida do australiano foi o epílogo de um fim-de-semana extraordinário onde liderou todas as sessões de treino e a qualificação, liderando a corrida da primeira à última volta. Foi a sua 7ª vitória de carreira, a 1ª obtida a partir da pole position.


Porém, o triunfo foi tudo menos fácil, já que ainda antes das 20 voltas, Daniel Ricciardo percebeu que um problema de motor, reduziu-lhe 25% da potência no carro e mais de 200 cv no propulsor. Ele perdeu o MGU-K , o sistema híbrido que recupera a energia do eixo traseiro e o reaproveita. Usando apenas 6 velocidades no carro, Ricciardo conseguiu segurar Vettel nas quase 60 voltas de corrida depois do problema aparecer e deu à Red Bull que este domingo fazia a sua 250ª corrida da história, uma vitória totalmente merecida.


A vantagem para Ferrari e Mercedes atrás de si, no caso de Ricciardo, foi a eficácia dos pneus, ou o seu desgaste menor do que acontecia com os seus opositores diretos. Vettel teve na degradação do composto Ultra Macio usado na segunda metade de corrida, o seu maior problema. O mesmo acontecendo com Lewis Hamilton que no Mercedes não foi além do 3º lugar na corrida.


Num GP onde a tática escolhida era de apenas 1 pitstop para os pilotos principais em luta pela vitória, com uma dezena de voltas os compostos HiperMacios da largada, acabaram a sua eficácia. E com carros muitos mais rápidos em 2018, batendo records em todas as pistas, a verdade é que no Mónaco em corrida, a degradação dos pneus foi massiva. Acabou por se revelar uma ajuda para Ricciardo, pois todos tiveram de rodar a ritmos muito mais baixos do que o normal, de modo a garantir que os seus pneus durassem.

VALDRIN XHEMAJ

Vettel, embora seguindo de perto com as dificuldades de Ricciardo no Red Bull nunca encontrou a oportunidade para aproveitar um erro. E quem errou já nas últimas voltas foi precisamente o alemão, a chegar a Mirabeau, com os seus pneus já sem tração. Aí tirou o pé e levou o carro no 2º lugar até final.

Hamilton andou obcecado com os pneus ao longo de toda a corrida. Chegou mesmo a pedir um segundo pit-stop à equipa, não concedido, para evitar um erro que lhe acabasse com a corrida nos rails. O 3º lugar foi o possível num fim-de-semana em que a equipa e o piloto campeões assumiram que era de pura limitação de perdas.


YOAN VALAT

Atrás dos homens no pódio, estiveram os finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas, em quarto e quinto, respectivamente no Ferrari e no Mercedes.


Atrás ficaram o consistente Esteban Ocon, consistente no Force India, Pierre Gasly, no Toro Rosso, que beneficiou do 1º abandono da época do McLaren de Fernando Alonso, por força da caixa de velocidades. Gasly foi 7º., defendendo-se no final dos ataques do Renault de Nico Hulkenberg e do Red Bull de Max Verstappen, atrás de si.

Verstappen foi o homem qu mais posições conquistou na corrida. Saído de último depois de não conseguir fazer a qualificação, Max foi ganhando posições, apertando com o seu Red Bull. Uma corrida equilibrada com a cabeça que já tantas vezes faltou ao jovem piloto e que tantos pontos já lhe custaram este ano a si e à equipa.

Quem errou desta feita foi o piloto da casa, o primeiro monegasco a fazer um GP do seu país, desde Olivier Beretta em 1994. A 6 voltas do final, Charles Leclerc viu o s travões do seu Sauber descompensarem o carro e bateu à saída do túnel na travagem para o túnel, na traseira do Toro Rosso de Brendon Hartley.


O resultado significa que Hamilton tem agora uma vantagem sobre Vettel, de 14 pontos no campeonato. Ricciardo está em terceiro lugar, 38 pontos atrás. Agora Hamilton tem 110 pontos, Vettel 96, Ricciardo 72, Bottas 68, Raikkonen 60, Verstappen 35. Nos construtores, Mercedes lidera com 178 pontos, Ferrari 156, Red Bull 107. A Force India e a Toro Rosso passaram na geral a Haas.

CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DO MÓNACO


FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DO MÓNACO

VITÓRIAS



YOAN VALAT

* Daniel Ricciardo - 7ª vitória de carreira (2ª da temporada 2018). Iguala o número de triunfos de Rene Arnoux e Juan Pablo Montoya

* Daniel Ricciardo – 1ª vitória em Monte Carlo. Já venceu também na China, Azerbeijão, Malásia, Bélgica, Hungria e Canadá.

* Red Bull - 57ª vitória na F1 (4ª no Mónaco onde Webber venceu em 2010 e 2012 e Vettel em 2011)

* Motores Tag Heuer - 7ª vitória na F1

* Austrália - 42ª vitória na F1, a 7ª vez pela mão de Ricciardo. É o 7º país no ranking de vitórias na #F1, a 1 vitória de igualar as 33 da Itália.

* Carro #3 - 62ª vitória na F1 (a 7ª pela mão de Ricciardo). Outros pilotos que venceram com o #3, Montoya, Alonso, Button, Hamilton, Hakkinen, Schumacher, Villeneuve, Alboretto, Stewart...

VITORIAS 2018
Vettel 2, Hamilton 2, Ricciardo 2
Ferrari 2, Mercedes 2, Red Bull 2

POLES

VALDRIN XHEMAJ

* Daniel Ricciardo - 2ª pole position de carreira (a 2ª também no Mónaco, onde se estreou em 2016)

* Esta foi a 11ª vitória do Pole nos últimos 18 anos. Olivier Panis venceu em 1996 a partir de 14º na grelha. Desde 1950, apenas por 10 vezes o vencedor começou abaixo do 3º lugar.

* Red Bull: 59ª pole da história (a 1ª pole em 2 anos completos, a última foi exatamente no Mónaco em 2016)

* Motores Tag Heuer: 2ª pole da história (a anterior no Mónaco 2016 com a Red Bull e Ricciardo).

* Austrália: 34ª pole na F1.

Outros...

* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990

* Lewis tem 121 1ª filas em 214 GPs na F1 (3 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).

POLES DE 2018
Vettel 3, Hamilton 2, Ricciardo 1
Ferrari 3, Mercedes 2, Red Bull 1

1ªFILAS DE 2018
Vettel 4, Raikkonen 3, Hamilton 3, Bottas 1, Ricciardo 1
Ferrari 7, Mercedes 4, Red Bull 1


VOLTAS MAIS RÁPIDAS


* Max Verstappen - 3ª Volta Mais Rápida de corrida. As anteriores 2 foram ambas no Brasil em 2016 e 2017.

* Red Bull - 58ª volta mais rápida de corrida da históri, igualando a Mercedes

* Motores Tag Heuer - 11ª Volta rápida de Corrida.

VOLTAS MAIS RAPIDAS NO MONACO
1 Max VERSTAPPEN Red Bull 1'14''260
2 Romain GROSJEAN Haas 1'14''822 0.562
3 Lance STROLL Williams 1'14''944 0.684
4 Sergey SIROTKIN Williams 1'15''325 1.065
5 Daniel RICCIARDO Red Bull 1'15''562 1.302
6 Nico HULKENBERG Renault 1'16''061 1.801
7 Sebastian VETTEL Ferrari 1'16''065 1.805
8 Lewis HAMILTON Mercedes 1'16''270 2.010
9 Valtteri BOTTAS Mercedes 1'16''312 2.052
10 Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'16''392 2.132

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 3;Bottas 2, Verstappen 1,
Red Bull 4, Mercedes 2

PÓDIOS


VALDRIN XHEMAJ

* Daniel Ricciardo - 29º pódio de carreira. 7º pódio na posição mais alta.

* Sebastian Vettel - 102º pódio de carreira. Está a 4 de Alain Prost, para passar a ser o 3º piloto de sempre com mais pódios (mais só Schumacher e Hamilton). Foi o seu 27º P2 em corrida.

* Lewis Hamilton - 123º pódio de carreira, é o 2º piloto com mais pódios de sempre, atrás dos 155 de Michael Schumacher. Foi o seu 25º P3 em corrida, menos 1 do que Sebastian Vettel.

* Sebastian Vettel e Lewis Hamilton marcaram ambos a 6ª pole no Mónaco. Mais só Ayrton Senna (8), Graham Hill e Michael Schumacher (7).

* Red Bull - 151º pódio da história.

* Ferrari - 733º pódio da história

* Mercedes - 162º pódio da história

* Motores Tag Heuer - 32º pódio da história.

* Motores Ferrari - 739º pódio da história.

* Motores Mercedes - 430º pódio da história.

*Austrália - 127º pódio da história

* Alemanha - 395º pódio da história

* Grã-Bretanha - 653º pódio da história.

PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 5, Raikkonen 3, Bottas 3, Vettel 3, Ricciardo 2, Verstappen, Perez 1
Mercedes 8, Ferrari 6, Red Bull 3, Force India 1

PIT STOPS

* GP Monaco - 26 Pitstops

* MELHORES PIT STOPS do GP

* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull); Vettel (Ferrari), Stroll (Williams), Ricciardo (Red Bull), Leclerc (Sauber) - 1

Por escuderias:
Red Bull 2, Mercedes 1, Ferrari 1, Williams 1, Sauber 1

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 155

Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21 MON 26

ULTRAPASSAGENS


* GP do Monaco  - 18 ultrapassagens, 2 com recurso a DRS e 0 para o comando de GP

ULTRAPASSAGENS TOT DRS LEAD
GP Austrália   15 3 1
GP Bahrain   86 31 1
GP China   79 23 2
GP Azerbaijão  70 22 
GP Espanha   18 10 
GP Mónaco   18
GP Canada        
GP França        
GP Áustria        
GP Inglaterra        
GP Alemanha       
GP Hungria        
GP Bélgica        
GP Itália        
GP Singapura        
GP Rússia       
GP Japão        
GP EUA        
GP México        
GP Brasil        
GP Abu Dhabi        
TOTAIS   286 90 4


VOLTAS NO COMANDO


VALDRIN XHEMAJ

* 1 Comandantes do GP do Monaco, Ricciardo 79 voltas.

* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.

* Lewis Hamilton comandou GPs por 119 vezes em 214 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Vettel 139, Ricciardo 91, Hamilton 82, Bottas 39, Verstappen 8, Raikkonen 2.
Ferrari 145, Mercedes 123, Red Bull 99

ABANDONOS

* Tivemos 3 abandonos no GP, sendo que 2 deles resultaram da colisão entre Leclerc e Hartley, o outro o problema de caixa de Alonso. 

ABANDONOS TOTAL 2018: TOTAL ACI/DES MECAN.
GP Austrália   5 0 5
GP Bahrain   3 0 3
GP China   1 0 1
GP Azerbaijão  7
GP Espanha   6 3
GP Mónaco   3
GP Canada        
GP França        
GP Áustria        
GP Inglaterra        
GP Alemanha       
GP Hungria        
GP Bélgica        
GP Itália        
GP Singapura        
GP Rússia       
GP Japão        
GP EUA        
GP México        
GP Brasil        
GP Abu Dhabi        
TOTAIS   25 11 12

* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).

OUTROS FACTOS E NÚMEROS:

* Hamilton, Vettel e Ricciardo venceram até ao momento 2 corridas, cada. A última vez que tal aconteceu foi em 2008 que ao fim de 6 GPs, Hamilton, Massa e Raikkonen tinham vencido 2 corridas, cada.

* Esta foi a 1ª vez em 6 anos que não teve intervenção do safetyCar (houve 1 situação de VSC apenas).

* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 141GPs, Romain Grosjean 128 e Marcus Ericsson 82. Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.

* 103 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 68, Red Bull 23 e Ferrari 12.

Mercedes...

* Mercedes obteve o 42º GP consecutivo a pontuar. É a 6a maior sequência ativa na história da F1. A Mercedes tem 62 GPS consecutivos a pontuar como o seu melhor registo, (entre 2012 e 2016), sendo esse o 3º maior de sempre.

* A Mercedes obteve o seu 20º pódio consecutivo. É o 5º melhor resultado de sempre. Está a 1 de igualar a sequência de 21 (obtida em 2016-2107) e a 2 de igualar a Ferrari com 22 (2003-2005). A MErcedes tem o 2º melhor resultado com 28 pódios consecutivos em 2014-2015 e a Ferrari a melhor sequência de sempre com 53 pódios seguidos entre 1999-2002

* Hamilton marcou o seu 31º GP consecutivo a pontuar, aumentando a MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não conseguiu marcar pontos ou terminar a corrida, foi no GP da Malásia de 2016.

* Hamilton está agora a 2 GPs de igualar os 33 GPs consecutivos que Nick Heidfeld terminou corridas.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1

Ferrari...

* Sebastian Vettel é o 1º piloto da Ferrari que termina em P1 e P2 em 2 anos consecutivos, desde Niki Lauda em 1976-1977

* Vettel pela 88ª vez na 1ª fila de um GP de F1, mais 1 que Ayrton Senna.

* Raikkonen segue agora com 103 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá vão 24 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.

* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981

Red Bull...

* Red Bull fez a sua 250ª corrida na F1.

* Ricciardo é o único piloto a terminar no Top 5 os últimos 5 GPs do Mónaco. E é apenas um dos dois (o outro é Hamilton) a marcar 4 pódios nos últimos 5 anos.

* Desde 2014 que nenhum outro piloto marcou tantos pontos no Mónaco como Ricciardo. (83, media de 16,6 por GP).

* Ricciardo é o 3º australiano a vencer no Mónaco, Jack Brabham (1959) e Mark Webber (2010 and 2012), os outros. Desde 2008 só 3 nações venceram o GP do Mónaco. Alemanha (5), Australia (3), Reino Unido (3).

* Daniel Ricciardo tinha marcado a última vez na 1ª fila de um GP há 31 corridas, em Singapura 2016.

* Antes deste ano, Daniel Ricciardo nunca vencera nenhuma dos 6 primeiros GPs da época. Este ano já ganhou 2 em 6 (China e Mónaco).

*Ricciardo é o 1º piloto de sempre a conquistar as suas 2 primeiras poles de Carreira, no Mónaco.

* Red Bull obteve a 1ª pole em 2 anos (Monaco 2016 foi esssa última pole também com Ricciardo)

* Pela 1ª vez em 8 anos (Hungria 2010), a Red Bull liderou as 3 sessões de treinos livres e as 3 fases, Q1, Q2 e Q3 de qualificação

Force India...

*

McLaren

* Alonso abandonou pela 1ª vez em 2018. Terminou 5 GPs nos pontos em 2018. Vandoorne 3. Em 2017 a McLaren levou 8 GPs para pontuar (aconteceu em Baku). Um jejum tão grande não acontecia desde 1966.

* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, está a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)

* McLaren está sem vencer há 104 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 104º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 83 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

Williams...

* O rookie Sergey Sirotkin, é o único piloto que ainda marcou pontos na sua Carreira, até ao momento.

* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 120 GPs.

Renault...

* Pela 5ª vez na Carreira, Nico Hulkenberg foi 11º na grelha de partida no Mónaco. Em toda a história da F1, o máximo que um outro piloto conseguiu repetir essa posiçãode 11º em grelha foi 2.

* Pela 1ª vez na sua Carreira, Carlos Sainz marca 4 GPs consecutivos nos pontos.

* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 141 GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

Haas...

* Romain Grosjean está ainda a zero, nos pontos. E não marca pontos há 10 corridas.

* A Haas obteve a sua 47ª corrida sem pódios. Igualou a marca da AGS, como 10ª escuderia da história com mais corridas feitas e sem ter um pódio. A seguir está agora a Zakspeed 53, Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.

Sauber

* Sauber marcou mais pontos este ano que em todo o ano passado (5). Mas a equipa só levou no Mónaco Ericsson ao 11º lugar, falhando por pouco a possibilidade de marcar pontos em 3 GPs consecutivos. A última vez que tal aconteceu foie m 2015.

* Leclerc foi o primeiro monegasco a corer “em casa” desde Olivier Beretta em 1994.

Toro Rosso

*


pub