É dia de Benfica - FC Porto. Quatro vídeos para ver antes do clássico

por RTP
Legenda da Imagem Rafael Marchante - Reuters

O Benfica e o FC Porto, separados por um ponto, disputam este sábado a liderança da I Liga portuguesa de futebol. O clássico da 27ª jornada do campeonato pode mesmo ser decisivo para a conquista do título de campeão nacional.

O Benfica e o FC Porto entram em campo esta noite separados por apenas um ponto. O clássico vai ter lotação esgotado e é considerado pelas autoridades policiais como um encontro de risco elevado.

Os encarnados chegam a este jogo depois de um empate com o Paços de Ferreira na Mata Real, que interrompeu um ciclo de seis vitórias consecutivas.

Ainda assim, o Benfica mantém a liderança com um ponto de vantagem, já que o Porto também empatou na última jornada, frente ao Vitória de Setúbal. Os treinadores das duas equipas reconhecem a importância do jogo, mas consideram que não é decisivo para o campeonato.

Águias e dragões entram em confronto a partir das 20h30, no Estádio da Luz. O jogo tem arbitragem de Carlos Xistra.
“Isto é jogo a jogo”
Pelos encarnados, Rui Vitória vê se confrontado com as lesões de Jiménez e Jardel, que estão impossibilitados de jogar.

O técnico convocou o médio Fejsa e os defesas Eliseu, Grimaldo e Lindelof. Mas certa só está mesmo a inclusão do defesa-central sueco.Na conferência de antevisão, Vitória considerou que o jogo com os dragões não vai decidir o campeonato.

"Isto é jogo a jogo. É golo a golo. É minuto a minuto que se vai discutir este campeonato. É um jogo naturalmente importante, é a próxima final mas não vai resolver nada", afirmou o técnico.

"Todos os jogos são finais"
O FC Porto apresenta-se no terreno do rival sem baixas mas Nuno Espírito Santo deixou de fora dos convocados Depoitre e Layun por opção. O FC Porto chega à Luz com menos um ponto do que o Benfica. A vitória vale a liderança da liga.

Apesar da importância do clássico, Nuno Espírito Santo acredita que o campeonato vai ser disputado até ao fim. Na antevisão, o treinador não considerou o jogo decisivo e até deixou alguns elogios para a equipa lisboeta.#

Vitória vs Espírito Santo
Frente a frente no clássico estarão dois treinadores com trajetos opostos. Rui Vitória teve uma carreira discreta como jogador mas foi já campeão como treinador.

Nuno Espírito Santo teve uma carreira mais vistosa enquanto jogador, tendo mesmo sido campeão europeu com José Mourinho.

Rui Vitória procura agora dar o tetracampeonato ao Benfica, enquanto que Nuno Espírito Santo procura por o FC Porto de regresso à conquista dos campeonatos portugueses.

Histórias do clássico
Toni e Jorge Costa jogaram entre si mais de 60 clássicos. O clássico deste sábado foi o motivo para a RTP falar com as duas importantes figuras da história do Benfica e do FC Porto.

Os dois desportistas partilharam histórias e experiências vividas em anos e anos de duelos entre águias e dragões.

Esta noite, Benfica e FC Porto confrontam-se em novo duelo. Nas derradeiras dez receções ao FC Porto para o campeonato, o Benfica apenas venceu duas, enquanto os dragões ganharam quatro, a última das quais na última temporada, por 2-1, numa partida marcada por uma grande exibição de Iker Casillas.

O clássico da luz pode ser acompanhado ao minuto no site da RTP com relato da Antena 1. A antevisão tem início às 18h15 na RTP3 com apresentação de Alexandre Santos e os comentários de Toni, José Nunes, António Tadeia e Jorge Andrade.
pub