"Champions". FC Porto visita FC Barcelona a pensar nos "oitavos"

por Mário Aleixo - RTP
Os portistas correm em busca de um resultado positivo Estela Silva - Lusa

O FC Porto pode esta terça-feira garantir um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, no jogo em que visita o FC Barcelona e precisa de fazer mais pontos na ronda do que o Shakhtar Donetsk.

Naquele que é, teoricamente, o jogo mais difícil no Grupo H, os "dragões" visitam, na quinta jornada, a equipa espanhola em Montjuic, quando somam os mesmos nove pontos do FC Barcelona, sendo ambos seguidos por Shakhtar, com seis pontos, e Antuérpia, sem pontos.

A equipa de Sérgio Conceição terá noção de qual o resultado que precisa quando entrar em campo a partir das 20h00 (horas de Lisboa), tendo em conta que o Shakhtar Donetsk recebe o Antuérpia mais cedo, a partir das 17h45.

No jogo, os "dragões" vão defrontar um FC Barcelona, que tem os portugueses João Cancelo e João Félix, longe do seu melhor momento, com a equipa de Xavi Hernández a vencer apenas dois dos seus últimos cinco jogos.

A equipa catalã perdeu em casa com o Real Madrid (2-1), fora com o Shakhtar (1-0) e empatou no último sábado na deslocação ao terreno do Rayo Vallecano (1-1), um desfecho que a relegou para o quarto lugar no campeonato espanhol.

Do lado catalão, a forma recente não tem sido a melhor e o pior até tem sido a qualidade (ou falta dela) exibicional recente, bastante criticada pelos adeptos e imprensa espanhola. Apesar disso, Xavi deve voltar a chamar todos os pesos pesados para este jogo, como Gundogan, Ronald Araújo ou Pedri, mas há algumas dúvidas, como a vaga de lateral esquerdo e João Félix ou Lamine Yamal, mas a grande incógnita está na baliza. Ter Stegen continua em dúvida, falhou o último treino e colocou tudo em alerta. Contudo, o substituto, Iñaki Peña, está a postos, apesar da pouca rotação nestas andanças.

Da parte do FC Porto, a equipa vem de uma vitória tranquila na Taça de Portugal, diante de um adversário do quarto escalão – Montalegre (4-0) – e que permitiu a Sérgio Conceição gerir as opções, dando minutos a alguns jogadores menos utilizados.

Nos "dragões", as dúvidas são também algumas. As principais estão na defesa, onde Sérgio Conceição tem apenas Fábio Cardoso totalmente apto para central, com Marcano lesionado, David Carmo de castigo e Pepe em dúvida. Quanto ao último, Conceição não abriu muito o jogo na antevisão da partida, mas tendo em conta a importância do duelo, tem tudo para ir para campo. Outro problema neste setor está relacionado com as alas. Com Wendell de fora e Zaidu em dúvida, uma adaptação surge como forte possibilidade e João Mário pode ser essa opção na esquerda, com Pepê na direita. 

Do meio campo para a frente, dependerá da abordagem de Sérgio Conceição para a partida. Eustaquio e Grujic parecem talhados para este tipo de jogo, onde o Barcelona terá muita bola, e André Franco poderá dar imenso jeito a nível de equilíbrios, vindo de uma aula para o centro. 

Ofensivamente, Galeno, Taremi e Evanilson, com a possibilidade de surgir nesse trio alguém como Francisco Conceição, terão as


O jogo de hoje, da quinta jornada do Grupo H, terá arbitragem do italiano Daniele Orsato, acompanhado dos auxiliares Ciro Carbone e Alessandro Giallatini, enquanto o também italiano Massimiliano Irrati vai ser o videoárbitro (VAR).


pub