Cristiano Ronaldo, o último Mundial no Catar 2022

por Inês Geraldo - RTP
Ronaldo prepara-se para o seu quinto Mundial Reuters

É o melhor marcador de sempre de Portugal e o melhor de sempre a nível de seleções. Cento e dezassete golos depois, Cristiano Ronaldo prepara-se para jogar aquele que deverá ser o último Mundial da sua carreira. Depois de Alemanha, África do Sul, Brasil e Rússia, chegou a vez do Catar 2022.

Já era presença habitual na seleção de Portugal quando a 11 de junho de 2006, Cristiano Ronaldo fez a estreia em Mundiais. Foi frente a Angola, também ela estreante na prova que o jogador do Manchester United começou uma viagem que, provavelmente, vai terminar no Catar.

Sob as ordens de Scolari o mais internacional por Portugal jogou todas as partidas. Foram sete partidas em que marcou um golo, ao Irão. Seguiu-se o Mundial da África do Sul, em 2010. Já capitão da equipa e com Carloz Queiróz ao leme, Portugal fez quatro jogos e marcou em apenas um.
Foto:  Hugo Viana festeja com Cristiano Ronaldo no Mundial de 2006 - Reuters

Foi com a Coreia do Norte, numa goleada por 7-0. Ronaldo marcou nesse jogo mas Portugal cairia nos oitavos de final com Espanha.

No Brasil, e com Paulo Bento a apostar numa boa campanha depois da boa imagem deixada no Euro 2012, Portugal não correspondeu às expectativas e ficou-se pela fase de grupos. Ronaldo foi o ponto mais mediático da seleção, chamando milhares de fãs a muitos dos treinos da seleção e jogando limitado, com problemas num dos joelhos.

No entanto, dentro de campo a goleada sofrida com a Alemanha e o empate tardio com os Estados Unidos deitaram abaixo qualquer tipo de esperança em passar a fase de grupos. A equipa de Paulo Bento ainda venceu o Gana, por 2-1, Ronaldo marcou o golo da vitória mas de nada valeu.

Em 2018, com 33 anos, Ronaldo aparece na melhor forma de sempre num Mundial. Logo no primeiro jogo de Portugal, um verdadeiro épico com a Espanha destacou Ronaldo que fez três golos à “Roja” numa partida que terminou empatada a três e que muitos apelidaram de um dos melhores jogos daquele Mundial.

Ronaldo ainda marcaria frente a Marrocos, dando a vitória, a única, à seleção mas nas partidas com o Irão e o Uruguai, CR7 ficou em branco, com a equipa a voltar a casa depois de eliminada nos oitavos de final pelos sul-americanos.
Foto: No jogo de estreia no Mundial 2018, Ronaldo fez um 'hat-trick' à Espanha - Reuters

Em 2022, Ronaldo vai participar no seu quinto Mundial.

Poucos são os jogadores que podem dizer o mesmo. Rafa Márquez, internacional mexicano já retirado foi o primeiro a consegui-lo, e Cristiano Ronaldo e Lionel Messi vão seguir-lhe as pisadas. Nesta lista também estão nomes como Lothar Matthaus, Gianluigi Buffon ou Antonio Carbajal.

Num grupo com Gana, Uruguai e Coreia do Sul, Cristiano Ronaldo, que não está a ter uma grande época, quererá calar os críticos e regressar à boa forma de outros tempos e aumentar o número de golos que tem em Mundiais. Ir o mais longe possível e levar Portugal a um dos patamares mais altos do futebol mundial deverá também ser um dos objetivos do capitão português.
Tópicos
pub