Canadá. Justin Trudeau anuncia que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou esta segunda-feira a intenção de se demitir, acrescentando que permanecerá no cargo até que o Partido Liberal, no poder, escolha um substituto.
No entanto, a sua popularidade começou a cair há dois anos, devido a preocupações dos canadianos com os preços elevados e falta de habitação.
O primeiro-ministro canadiano, que tinha anunciado a sua intenção de se recandidatar, está a mais de 20 pontos do seu rival conservador, Pierre Poilievre, nas sondagens. As próximas eleições legislativas devem realizar-se, o mais tardar, em outubro de 2025.
Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Canadá e o destino de 75 por cento das suas exportações. Cerca de dois milhões de canadianos, numa população de 41 milhões, dependem dos EUA.
Enquanto primeiro-ministro, fez do Canadá o segundo país do mundo a legalizar a canábis, introduziu a morte medicamente assistida e um imposto sobre o carbono, prometendo ainda a assinatura de uma versão modernizada do Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA).