Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Atualizamos ao minuto as informações sobre a pandemia da Covid-19 à escala internacional. Em Portugal, morreu um adolescente de 14 anos. É a mais jovem vítima mortal no país desde o início da pandemia. Morreu esta manhã no Hospital de Santa Maria da Feira. Sofria de psoríase, uma doença crónica que pode debilitar o sistema imunitário.

Mais atualizações

  1. VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22H00 - Mais de 33.000 mortes e quase 700.000 infetados

O mais recente balanço da pandemia no mundo, realizado pela Agência France Presse às 19h00 a partir de dados oficiais, aponta para cerca de 33 mil mortos e quase 700 mil infetados em 183 países e territórios desde que a doença surgiu em dezembro na China.

Segundo a agência de notícias francesa, já foram diagnosticados mais de 697 750 casos de infeção pelo novo coronavírus.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está agora a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

Entre o total de casos, pelo menos 137 900 pessoas são agora consideradas curadas.

Desde a contagem feita às 19h00 de sábado, 3 241 novas mortes e 56 973 novos casos foram registados em todo o mundo.

21H56 - Vírus nas prisões. Foi possível proteger o sistema, disse ministra da Justiça

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, remeteu para a próxima semana a tomada de posição sobre a libertação de reclusos mais vulneráveis, bem como a realização de testes aos guardas prisionais.

"O Governo está neste momento a avaliar a situação, sobretudo ao nível da recomendação das Nações Unidas, para a libertação imediata de alguns reclusos mais vulneráveis" e, segundo a ministra Francisca Van Dunem, tomará uma opção na próxima semana quando for feita a "avaliação da execução das medidas do Estado de Emergência".

Numa entrevista à SIC, a ministra afirmou que o Governo está a avaliar critérios que "são importantes considerar", como "a natureza dos crimes praticados", sustentando que "independentemente da condição de saúde há certos tipos de crime que exigem alguma atenção particular".

21h35 - Wuhan volta ao normal

A cidade berço da pandemia, na China, começa devagarinho a regressar ao normal, com algumas fábricas a funcionar e pessoas a começar a sair às ruas.


21h20 - Ministro da Saúde do Brasil faz apelo a Bolsonaro

A reunião do conselho de Ministros do Brasil, este domingo, foi marcada pela tensão.

Reportagem do correspondente da RTP, Pedro Sá Guerra.


21h10 - O pior ainda está por vir em França

A França cumpre o 13º dia de confinamento e para a próxima semana aguarda-se um aumento de casos de contágio, numa altura em que as infraestruturas de saúde já estão a "rebentar pelas costuras".

O país conta já mais de 2 600 mortos devido à Covid-19, mas estes são apenas as mortes contabilizadas em meio hospitalar.

A verdadeira situação em todo o território será muito mais grave e só depois de começar a aplicar-se um novo sistema de acompanhamento da situação será possível ter uma ideia mais precisa do que sucede a nível nacional.

A apreciação da correspondente da RTP em França, Rosário Salgueiro.


21h00 - Europa mantém-se epicentro

Com dois terços das quase 32 mil mortes provocadas pela covid-19 em todo o mundo, a Europa mantém-se o centro da pandemia.

Itália, Espanha, Reino Unido e França são até agora os países mais afetados pela pandemia.



20h50 - DGS investiga morte de rapaz de 14 anos.

O adolescente, de 14 anos e natural de Ovar, morreu no Hospital da Feira.

Estava infetado com covid-19, mas sofria de outras patologias, o que leva as autoridades a aconselhar cautela.


20h40 - Vários lares em situação de rotura devido à epidemia

Os lares continuam a ser uma das grandes preocupações. Vivem-se situações limite em algumas instituições do País.

Em Vila Nova de Foz Côa há 47 idosos infectados e metade dos funcionários também contraíram o vírus.

O hospital militar do Porto recebeu hoje 16 utentes do Geriabranca, de Albergaria-a-velha.


20h30 - Bastonário dos médicos alerta que situação dos lares pode piorar


A ministra da Saúde apelou por seu lado ao voluntariado para ajudar a resolver a falta de pessoal nos lares.


20h20 - Avaliação da eficácia da contenção aguardada dentro de dias

Os epidemiologistas portugueses estão a estudar afincadamente os dados referentes à progressão da pandemia em Portugal.

Esperam poder publicar na próxima semana as primeiras conclusões quanto ao impacto das medidas de contenção impostas e seguidas nos primeiros 15 dias de combate ao surto.


20h10 - Circulação automóvel está a diminuir

As forças de segurança notaram este domingo menos automobilistas nas estradas, relativamente às ações de fiscalização e sensibilização de domingo.


Em torno da capital, foram várias as vias cortadas para impedir as pessoas de se deslocarem sem motivo para longe das suas residências.


19h55 - Moscovitas sob isolamento

O presidente da cidade de Moscovo, Sergueï Sobianine, ordenou à população "de todas as idades" que se mantenha confinada em casa.

Até agora, a ordem só se aplicava aos residentes maiores de 65 anos.

Os habitantes da capital russa só poderão sair de casa para trabalhar, ir buscar mantimentos, em caso de emergência médica e deslocações à farmácia, ou ainda para "passear o cão num raio de 100 metros da habitação".

As novas regras, sublinhou Sobianine, serão aplicadas sob um sistema de vigilância digital, de reconhecimento facial, que já está em funcionamento, e que levanta sérias dúvidas aos opositoes do regime russo liderado por Vladimir Putin.

19H50 - APAR quer libertação de 3 500 a 4 000 detidos

A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) exige medidas abrangentes de libertação de reclusos, e considera que só a saída de 3.500 a 4.000 presos permite gerir as cadeias tendo em conta a pandemia covid-19.

A APAR tem vindo a pedir a libertação de alguns reclusos mediante situações específicas, a propósito da pandemia covid-19, alertando para uma catástrofe, caso a doença se espalhe nos estabelecimentos prisionais.

O Ministério da Justiça, em comunicado, já disse que o Governo "acompanha com particular atenção a situação que se vive nas prisões portuguesas, face aos riscos específicos decorrentes da emergência de saúde pública ocasionada pela doença covid-19", e que "ponderará criteriosamente" a recomendação das Nações Unidas para a libertação imediata de alguns reclusos mais vulneráveis, como os idosos e doentes.

Na passada quarta-feira, a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediu a libertação imediata de alguns prisioneiros em todo o mundo, para impedir que a pandemia de covid-19 provoque danos nas cadeias.

A APAR, num comunicado hoje divulgado, reafirma que "o critério mais indicado para a alteração do cumprimento da pena, em regime de prisão domiciliária - e não libertação! - de reclusos, deveria ter, como base, a idade e o estado de saúde, sem esquecer as reclusas grávidas ou com filhos pequenos e os condenados a penas de pequena duração, ou no fim do seu cumprimento, sempre que a aplicação da medida não cause alarme social".

Se não for essa a opção, diz a APAR, "dificilmente se evitará uma tragédia".

As forças de segurança detiveram 70 pessoas por crime de desobediência na última semana, no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22, decretado devido à doença covid-19, informou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

No mesmo período, de dia 22 até às 18:00 de hoje, foram encerrados 1.546 estabelecimentos, por incumprimento das normas estabelecidas, diz também o comunicado de balanço.

Em relação ao balanço de sábado, foi hoje detida mais uma pessoa, e mandados encerrar mais 37 estabelecimentos.

Os dados hoje divulgados, nota o comunicado do MAI, não contemplam as operações de fiscalização rodoviária, ou outras, realizadas ao longo do fim de semana.

As detenções deveram-se designadamente ao não cumprimento da obrigação de confinamento obrigatório e a "outras situações de desobediência ou resistência".

19H30 - Quase 300 novos mortos em França

Nas últimas 24 horas registaram-se mais 292 óbitos em França, para um novo total de 2 606 mortos revelou Jérôme Salomon, diretor-geral da Saúde.

O balanço deste domingo refere 19 354 pacientes hospitalizados (+ 1 734), entre os quais 4 632 em cuidados intensivos, ou seja, num único dia foram diagnosticadas como estando em estado grave mais 359 pessoas.

"É o elemento mais importante a vigiar poir reflete a dinâmica da epidemia", sublinhou o responsável.

"Registou-se um agravamento de 10 por cento dos pacientes internados desde ontem, reflexo de contágios ocorridos antes das medidas de confinamento", referiu ainda Salomon.

Puderam regressar a casa 7 132 pessoas.

As medidas de isolamento estão em vigor em França desde 17 de março e foram prolongadas por pelo menos mais duas semanas, até 15 de abril.

19h25 - Lisboa ativa plano de emergência distrital

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Lisboa decidiu hoje, por unanimidade, ativar o plano de emergência distrital devido à pandemia da covid-19, informou à agência Lusa o presidente daquela entidade, Hélder Sousa Silva.

"Julgámos oportuno ativar o nosso plano distrital de emergência e de proteção civil para o distrito de Lisboa", disse o também presidente Câmara Municipal de Mafra, acrescentando que entrará em vigor a partir das 00:00 de segunda-feira.

De acordo com o autarca (PSD), a ativação do plano foi proposta à secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que irá lançar um despacho com a tomada de posição.

Para Hélder Sousa Silva, o plano servirá para flexibilizar a mobilização de meios entre os municípios numa perspetiva de ajuda mútua no combate ao covid-19.

"Esta decisão, acertada e aprovada por unanimidade, visa flexibilizar a intervenção e a resposta conjunta, porque dentro em breve os meios próprios de cada município não vão ser suficientes para responder a todas necessidades", referiu.

19h20 - Lar de idosos em Braga regista 3 mortes e 42 infetados

Três idosos acolhidos no Asilo de S. José, em Braga, morreram nos últimos dias com covid-19, havendo outros 23 utentes infetados, disse hoje o presidente da direção à Lusa.

Segundo José Cunha, a terceira morte registou-se na tarde de hoje, no Hospital de Braga, onde a vítima estava internada há cerca de uma semana. As outras duas mortes ocorreram igualmente no hospital. Os testes realizados a 19 utentes revelaram-se inconclusivos, pelo que serão repetidos.

De acordo com o mesmo responsável, 18 funcionários estão igualmente infetados.

"A nossa grande prioridade agora é encontrar pessoal que possa vir trabalhar, para substituir as funcionárias que estão há uma semana a fazer 12 horas por dia", disse José Cunha.

Para o efeito, estão a ser feitas diligências junto de várias entidades, como Centro de Emprego, Cruz Vermelha, Segurança Social e bolsas de voluntariado, no sentido de conseguir as 15 pessoas necessárias para assegurar o funcionamento do lar nos próximos 15 dias.

19H15 - Verdes querem alargamento do prazo de avaliação no ensino superior

Alargar o prazo de avaliação dos alunos do ensino superior, uma possibilidade que os Verdes têm em cima da mesa.
O Objetivo é que os alunos consigam recuperar o tempo que estão sem aulas, mas a medida, sublinha a deputada Mariana Silva, teria de ser concertada.

Como vão os alunos do ensino superior ser avaliados é a pergunta que os Verdes colocam ao Governo, explica Mariana Silva.


19H05 - BE insiste em estender às férias da Páscoa apoio ao acompanhamento dos filhos

A coordenadora do Bloco de Esquerda insistiu domingo que o Governo, no âmbito das medidas de combate à covid-19, tem de estender às férias da Páscoa o apoio dado ao acompanhamento dos filhos em idade escolar.



18h55 - Internamentos aumentam 10% em França para quase 20 mil

A França regista atualmente 40.174 casos de covid-19 confirmados por teste, há 2.606 vítimas mortais e as hospitalizações continuam a aumentar, com mais 10% de pacientes internados devido ao vírus, segundo as autoridades.

O quadro evolutivo da doença foi apresentado, como habitualmente, pelo diretor-geral da Saúde em França, Jêrome Salomon, numa conferência de imprensa que decorreu esta noite.

O número de pessoas hospitalizadas é agora de 19.354, um número que aumentou 10% face aos dados divulgados na véspera, e há 4.632 pessoas nos cuidados intensivos. Este número, segundo Salomon, deve começar a diminuir no final da semana quando a quarentena imposta a 16 de março começar a fazer efeito na disseminação da doença.

"Entraram hoje mais 359 pacientes graves nos cuidados intensivos. Este é o elemento mais importante a vigiar porque reflete a dinâmica da epidemia", explicou.

18H45 - Caso no IASFA

O Ministério da Defesa Nacional confirmou hoje a existência de um caso positivo de Covid-19 no Centro de Apoio Social de Oeiras, uma das estruturas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA).

Fonte do instituto esclareceu à agência Lusa tratar-se de "um residente" e que não há "até ao momento conhecimento de qualquer outro caso positivo, quer entre os utentes quer entre os profissionais Centros de Apoio Social" do IASFA.

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional afirmou que "estão a ser testados os enfermeiros, auxiliares de ação médica, residentes e funcionários de limpeza que possam ter tido contacto com o caso positivo" e que mantém um acompanhamento permanente da situação.

18H35 - Feira de gado causa polémica na Póvoa de Varzim

A Leicar- Associação de Produtores de Leite e Carne- garante que vai realizar amanhã, segunda-feira, um mercado de gado suspenso há quinze dias e que junta habitualmente centenas de pessoas, entre portugueses e espanhóis.
Isto depois de um parecer negativo dado pela autarquia. O presidente da câmara municipal, Aires Pereira, já contactou o Ministério da Admnistração Interna e pede o cancelamento imediato da feira.

18h30 - Juan Guaidó pede governo de emergência para evitar catástrofe na Venezuela

O líder opositor na Venezuela, Juan Guaidó, propôs aos políticos e militares que se unam para formar um governo de emergência nacional para evitar uma "catástrofe humanitária" e "milhares de mortos" pela covid-19 no país.

"Chegou a hora de formar um governo de emergência nacional para salvar a Venezuela de uma catástrofe humanitária", disse, num vídeo gravado, divulgado pela Internet.

Guaidó, que em janeiro de 2019 jurou assumir as funções de Presidente interino, afirmou ter relatórios médicos "bastante preocupantes" e que "a Venezuela pode converter-se no país com o maior número de infetados e mortos na região" e que é necessário "um plano de salvação nacional".

"Necessitamos aceder de maneira urgente a financiamento e ajuda internacional que só será possível obter sem Nicolás Maduro [Presidente da República] em Miraflores [Palácio Presidencial]", referiu.

Segundo o opositor, a situação venezuelana vai agravar-se muito devido à pandemia de covid-19 e "a ditadura jamais o reconhecerá, procurará ocultar" os dados de contágios e doentes graves, enquanto os problemas se agravam pela escassez de água, gasolina, comida, gás e eletricidade.

18h25 - Angola regista duas primeiras mortes

Angola registou as duas primeiras mortes de pessoas infetadas com o vírus da covid-19 e o número de casos positivos subiu para sete, anunciou hoje a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

Os dois cidadãos angolanos morreram no sábado, indicou a governante, numa conferencia de imprensa em Luanda, capital do país.

Um dos cidadãos, de 59 anos, residente habitual em Portugal, tinha chegado a Angola no dia 12 de março.

"Esteve internado nos últimos dias na clínica Girassol e teve um quadro com uma evolução muito rápida, com insuficiência respiratória", precisou Silvia Lutucuta, explicando que o paciente tinha outras doenças associadas.

O segundo caso, um homem de 37 anos, angolano, residente em Luanda, chegou de Lisboa no dia 13 de março e esteve internado uma semana.

18h05 - Madeira agrava medidas de contenção

O presidente da região Autónoma da Madeira anunciou uma série de medidas para restringir as movimentações sociais e entradas na ilha, depois do número de casos na região se cifrar em 43 confirmados.

"Vão cessar todas as atividades económicas não essenciais", anunciou Miguel Albuquerque, para garantir um "mais eficaz confinamento dos cidadãos".

Os casos suspeitos detetados na região irão ficar sob "confinamento obrigatório durante 14 dias em unidades hoteleiras", ao cuidado das autoridades regionais de Saúde.

Além disso, o número máximo de pessoas que poderão desembarcar nos aeroporto da região fica limitado a um máximo de 100 "por semana". "Todos os passageiros que chegarem ao aeroporto vão cumprir um período de quarentena de 14 dias em unidade hoteleira", frisou Miguel Albuquerque.

O sistema de saúde da Madeira é também reorganizado, ficando proibida a mobilidade entre unidades. As medidas de segurança são opr seu lado reforçadas para restringir a circulação e evitar ajuntamentos.

As medidas irão entrar em vigor a partir das 00h00 do dia 31 de março, terça-feira, e durante 14 dias.

"É um desafio exigente que implica o esforço de todos", referiu Albuquerque, ao agradecer a compreensão dos madeirenses com as medidas decretadas.

18h00 - Governo envia equipa médica para lar e instala hospital na Arena de Ovar

O Governo destacou para o lar da Misericórdia de Ovar uma equipa médica específica para monitorizar a condição dos seus 120 utentes e instalará também um hospital de campanha na Arena Dolce Vita, anunciou hoje a autarquia local.

Essas medidas são anunciadas um dia depois de o presidente da Câmara ter acusado Segurança Social e Ministério da Saúde de prestarem "muito pouco apoio" aos esforços de contenção da Covid-19 no município, que está há mais de uma semana em estado de calamidade pública e sob cerco sanitário com controlo fronteiriço e interrupção de toda a atividade económica não essencial.

"Ontem [sábado] fiz um apelo muito grande ao Governo, porque precisávamos de ajuda e tínhamos esgotados todos os recursos municipais para poder fazer face a esta guerra contra a Covid-19 aqui no município, após aquele acontecimento na Santa Casa da Misericórdia de Ovar", começa por recordar Salvador Malheiro, em referência ao óbito que impôs testes de rastreio nos restantes utentes do lar e obrigou à reorganização do edifício, para que idosos sintomáticos fossem separados dos restantes.

Salvador Malheiro afirmou que "hoje é também de elementar justiça dizer, com muita satisfação, que há já o compromisso do Governo de que amanhã [segunda-feira] será colocada em permanência no lar da Santa Casa, onde estão 120 idosos, uma equipa de médicos e enfermeiros que irá permitir a monitorização permanente dessa nossa população mais sénior".


17h55 - Albufeira interdita praias

A Câmara de Albufeira juntou-se hoje a outras autarquias do Algarve e interditou os acessos às praias do concelho, como medida para evitar a propagação da pandemia de covid-19, anunciou hoje o município.

A autarquia algarvia referiu que "os parques de estacionamento" junto às praias "são monitorizados por agentes de segurança" e apelou à população para "que se respeitem as recomendações da DGS [Direção-Geral da Saúde]" para manter o isolamento social e assim conter a expansão da pandemia.

"A partir de hoje, estão interditados os parques que dão acesso às praias Galé Oeste, Galé (estrada de acesso à praia), Evaristo, Castelo, S. Rafael, Arrifes, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água e Barranco", anunciou a autarquia num comunicado.

17h50 - BPI permite moratória nos créditos não abrangidos por lei do Governo

O BPI vai permitir a carência do capital aos clientes com créditos pessoais e créditos à habitação não abrangidos pela moratória do Governo.

Em comunicado, o banco indicou que permite carência de capital nos créditos à habitação a todos os clientes com empréstimos que não estejam abrangidos pela lei do Governo, que permite suspender as prestações por seis meses a famílias com situações que possam implicar a perda de rendimentos.

O banco permite ainda que os clientes com crédito pessoal e ao financiamento automóvel tenham carência de capital de seis meses. O crédito pessoal (como crédito ao consumo) não está abrangido pela moratória do Governo.

Para pedirem a carência de capital, os clientes do BPI têm de ter os créditos em situação regular (sem incumprimento), sendo "sujeita a autorização do banco", segundo o comunicado de imprensa.

O banco indicou ainda que permite moratória dos créditos a empresas até 12 meses.

Além disso, mantém até 30 de setembro todas as linhas de crédito de curto prazo já contratadas e vai aumentar as linhas de crédito pré-aprovadas disponíveis para empresas, empresários em nome individual e particulares.

17h40 - EUA com 100 mil a 200 mil mortes

Um especialista norte-americano em doenças infeciosas, conselheiro do Presidente Donald Trump sobre o covid-19, estima entre 100 mil a 200 mil mortes nos Estados Unidos devido à pandemia.

"Em função do que nos vemos atualmente, estimo entre 100 000 e 200 000", respondeu Anthony Fauci na CNN, à pergunta do possível número de óbitos.

O especialista, diretor do Instituto Nacional das Doenças Infeciosas, fala ainda em, possivelmente, "milhões de casos" e lembra que os modelos se baseiam sempre em hipóteses diferentes.

"Dão-nos os melhores e os piores cenários. E geralmente, a realidade situa-se algures no meio", alertou. "Nunca vi, entre as doenças sobre as quais tive de trabalhar, um modelo onde se desse o pior dos casos. São sempre sobre-estimados".

17H35 - Conselho de Povoação, Açores, com cerca sanitária

Uma cerca sanitária rodeia a partir de domingo a autarquia de Povação, na ilha de São Miguel, de pouco mais de seis mil habitantes.

Tiago Lopes, responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores, declarou no 'briefing' diário sobre a situação da pandemia de covid-19, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que, no caso de São Miguel, "há uma clara transmissão local" em função dos casos positivos que foram identificados, daí a opção pelo cordão sanitário na Povoação.

O responsável referiu que se pretende desta forma "conter a população, identificar os casos próximos e proceder à respetiva colheita de amostras" para posterior análise laboratorial.

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores informou este domingo que foram detetados mais 15 casos positivos de covid-19 em quatro ilhas da região, seis casos em São Miguel, dois na Terceira, cinco no Pico e dois no Faial.

17h30 - Itália regista mais 756 mortos

São já 10 779 os óbitos em Itália, depois de, nas últimas 24h, terem falecido mais 756 pessoas.

Ainda assim, um sinal animador, já que o número desceu, face a sábado (889) e sexta-feira (919).

Também o aumento do número de infetados confirmados foi o menor de um dia para o outro desde quarta-feira. São agora 97 689, eram 92 472.

Entre os infetados, 13 030 recuperaram domingo, face aos 12 384 de sábado. O número de pessoas em cuidados intensivos subiude 3 856 para 3 906.

A região italiana mais afetada, a Lombardia, reportou domingo 416 mortes.

17H20 - Número de infetados baixou ligeiramente em relação a sábado

Em Portugal, segundo o balanço feito sábado pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).



17h00 - Marta Temido deixa algumas orientações para os lares de idosos

A ministra da Saúde, Marta Temido, deixpu algumas recomendações, medidas, que devem ser tomadas nos lares de idosos, estruturas de cuidados continuados ou integrados, entre outras.

A ministra deixou algumas recomendações: As camas e cadeirões onde fiquem os idosos devem manter uma distância de um metro e meio a dois metros entre eles. Os espaços comuns, como refeitórios, devem seguir turnos para que as pessoas tenham horários desencontrados, para evitar o encontro entre pessoas.

###1216508###

16h55 - Madrid exige 1.200 milhões de euros ao Governo para enfrentar pandemia

A presidente da comunidade autónoma de Madrid, Isabel Diaz Ayuso, exigiu hoje ao Governo espanhol mais 1.200 milhões de euros para fazer face à pandemia de covid-19, que já causou mais de 3.000 vítimas na região.

Numa reunião por videoconferência com o presidente do executivo espanhol, Pedro Sánchez, com os líderes das comunidades, a dirigente regional explicou que a verba seria distribuída pelas áreas da saúde (1.000 milhões), apoios sociais (100 milhões) e educação (100 milhões), sem lugar a reembolso ao Estado.

A nível económico, a presidente da comunidade madrilena pediu ainda que as regiões possam usar os seus `superavit` para lidar com a crise sanitária, em vez de amortizarem antecipadamente a dívida ao governo central, além do adiantamento do montante atribuído pelo executivo ao Consórcio Regional de Transportes para o ano 2020, no total de 127 milhões.

Isabel Diaz Ayuso propôs também a criação de "um fundo nacional para compensar o atraso na resolução de casos nos tribunais de justiça".


16h45 - Diocese do Porto disponibiliza 128 camas em Ovar e Valongo

A Diocese do Porto disponibilizou às câmaras de Ovar e Valongo instalações que detém naqueles concelhos, com um total de 128 camas, para eventual acolhimento de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Um comunicado diocesano, hoje divulgado, detalha que na cidade de Ermesinde, concelho de Valongo, distrito do Porto, a Igreja Católica disponibilizou à autarquia o pavilhão n.º 4 do Seminário do Bom Pastor (Casa da Juventude).

As instalações estão dotadas com 75 camas e diversos espaços de apoio.

Já em Cortegaça, no município de Ovar, distrito de Aveiro, foi oferecida à Câmara Municipal a "Casa de São Paulo", com 53 quartos.

"Se as circunstâncias o exigirem, a Casa de São Paulo também será usada para isolar pessoas ou como estrutura para-hospitalar", afirma o comunicado difundido na página eletrónica diocesana.


16h35 - 40 militares das GNR em operação stop na portagem dos Carvalhos em Gaia

Quarenta militares da GNR apoiados por 12 viaturas, três motorizadas e três brigadas cinotécnicas estão desde as 15:00 nas portagens dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, a controlar os veículos que circulam no sentido Sul/Norte.

A iniciativa insere-se numa operação de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, explicou à Lusa o porta-voz da GNR, capitão Francisco Martins.

Por forma a controlar as viaturas, apenas dois pórticos das portagens na A1 estão abertos, sendo as viaturas, assim que os atravessam, conduzidas na direção de militares da GNR que, de luvas e máscaras e cumprindo uma distância de segurança de cerca de dois metros, solicitam aos condutores justificações para estarem a circular.

16h25 - DGS sobre morte de criança de 14 anos

É necessário avaliar "com cautela do ponto de vista clínico"


16h15 - Empresário de Braga contrai empréstimo na banca para pagar a funcionários

Cansado de estar à espera da ajuda do Governo, Adriano Barbosa, dono de um concessionário de automóveis em Braga, já preparou a empresa para a crise que há-de vir.
Viu o medo nos olhos dos 90 trabalhadores da Stock Car e decidiu financiar-se junto da CGD, Caixa geral de Depósitos, para poder garantir os ordenados durante um ano aos funcionários.

A reportagem é da jornalista da Antena 1 Ana Gonçalves.

16h05 - "Isto não é uma coisa de uma quinzena ou de dois ou três meses"

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o surto de covid-19 não vai durar uma quinzena ou dois ou três meses, mas o tempo que tardar até haver uma vacina, e que os portugueses têm de continuar mobilizados.

"Os portugueses têm de entender que não estamos a terminar nada, estamos só a iniciar um percurso, depende de nós contrariar a atividade de um vírus que é extremamente inteligente, extremamente agressivo, quer na forma como se transmite, quer na forma como pode originar doença grave. Não podemos desmobilizar", disse Graça Freitas, na conferência de imprensa que se seguiu à divulgação dos números mais recentes sobre a doença covid-19 em Portugal.

Segundo a diretora-geral da Saúde, é necessário "interiorizar que isto não é coisa de uma quinzena, de dois ou três meses, até haver uma vacina esta situação vai durar meses".


16h00 - Testes a 300 idosos e funcionários de lares na Régua

A Câmara do Peso da Régua anunciou hoje que vai realizar testes à covid-19 a cerca de 300 idosos e funcionários dos lares do concelho, uma medida tomada depois de identificado um caso positivo numa destas instituições.

Com a decisão de alargar os testes de rastreio, a câmara municipal disse que espera "reduzir o impacto do contágio no concelho, tentando, para isso, minimizar a propagação do vírus".

Serão realizados testes à covid-19 a "todos os idosos que se encontram em lares de terceira idade, bem como aos técnicos deste serviço e de apoio domiciliário".

15h55 - Número de doentes em cuidados intensivos subiu mais de 50%

O número de pessoas com covid-19 internadas nos cuidados intensivos aumentou hoje mais de 50 por cento em relação a sábado, passando para um total de 138 doentes, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam que das 5.962 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), 486 estão internadas, dos quais 138 em unidades de cuidados intensivos, o que representa um crescimento de 55% face aos números de sábado (eram 89) .

Contudo, dos casos confirmados de covid-19, a grande maioria está a recuperar em casa (5.476).

15h50 - Registados mais 15 casos em quatro ilhas dos Açores

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores informou hoje que foram detetados mais 15 casos positivos de covid-19 em quatro ilhas da região.

Segundo a nota de imprensa, foram detetados seis casos em São Miguel, dois na Terceira, cinco no Pico e dois no Faial.

No caso de São Miguel, a ilha mais populosa, foram diagnosticados dois indivíduos do sexo masculino, de 38 e 47 anos, e quatro indivíduos do sexo feminino, três entre 19 e 33 anos, e uma com 80 anos.

Deste grupo, quatro casos "têm história de viagem recente ao exterior da região".

15h40 - Número de mortes aumentou para 1.228 no Reino Unido

O Reino Unido registou até hoje 1.228 mortes de pessoas devido à covid-19, entre 19.522 casos positivos, divulgou o Ministério da Saúde britânico, após o Governo ter alertado para a possibilidade de o confinamento ser reforçado e prolongado. 

O novo balanço representa mais 209 óbitos nas últimas 24 horas, mas foi uma subida inferior às 260 mortes registadas entre sexta-feira e sábado. 

Ainda assim, confirma uma aceleração do número de contágios e mortes no Reino Unido, que tem vindo a aumentar na ordem das centenas nos últimos dias, levando o Governo a alertar para a necessidade de os britânicos respeitarem as regras de distanciamento social para travar a taxa de propagação. 

Numa entrevista hoje na BBC, o ministro do Conselho de Ministros, Michael Gove, disse que o país deve preparar-se para "um longo período" de confinamento, decretado na segunda-feira passada por pelo menos três semanas.

15h35 - Países Baixos ultrapassam os 10 mil casos do novo coronavírus

Os Países Baixos ultrapassaram a marca de 10.000 casos do novo coronavírus e mais de 770 mortos pela covid-19, informaram hoje as autoridades sanitárias do país.

No país, que tem uma população de 17 milhões, 771 pessoas já morreram da doença de covid-19 e 10.866 testaram positivo para o novo coronavírus, de acordo com o Instituto Holandês de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM).

O Governo holandês adotou medidas, mas por enquanto recusa-se a colocar a população em confinamento.

O executivo dos Países Baixos deve anunciar na terça-feira se manterá essa estratégia.

15h30 - Quatro em cada dez seres humanos em confinamento em 78 países

Mais de 3,38 mil milhões de pessoas em todo o mundo, quatro em cada dez seres humanos, estão em confinamento, imposto por governos de 78 países, num esforço global para conter a propagação da covid-19.

A agência France-Presse fez as contas e concluiu que 43% da população global, estimada pelas Nações Unidas em 7,79 mil milhões de pessoas em 2020, foi "obrigada ou aconselhada" a ficar em casa pelas autoridades dos respetivos países ou territórios autónomos.

A maior parte dessas pessoas, pelo menos 2,45 mil milhões em 42 países, estão em confinamento obrigatório, incorrendo em sanções se não respeitarem as ordens dos respetivos governos.

Ainda segundo a AFP, nenhum continente é poupado ao confinamento.

15h14 - É melhor trocar as lentes de contacto por óculos

Os médicos dizem que é uma forma de evitar espalhar o vírus. Ou de o apanhar.


14h07 - Morreu um adolescente de 14 anos com covid-19

É a mais jovem vítima mortal no país desde o início da pandemia. Morreu esta manhã no Hospital de Santa Maria da Feira. Estava infetado com o novo coronavírus e sofria de psoríase, uma doença crónica que pode debilitar o sistema imunitário.


12h59 - Mais de 31 mil mortos no mundo

A pandemia causada pelo novo coronavírus matou pelo menos 31.412 pessoas em todo o mundo e 667.090 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 183 países e territórios desde o início da pandemia.

12h53 - Norte permanece região mais atingida

O relatório da DGS indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (61), seguida das regiões do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, com 28 cada, e do Algarve, que hoje regista dois mortos.

12h34 - Portugal com 119 mortes e mais de 5.900 infetados

Portugal regista este domingo 119 mortes associadas à covid-19, mais 19 do que no sábado, e 5.962 infetados (mais 792), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

12h29 - Gráfico ilustra avanço da pandemia nos vários países


12h05 - Governo legaliza estrangeiros com pedidos pendentes no SEF

O Governo decidiu legalizar todos os estrangeiros com pedidos pendentes no SEF. A medida entrou em vigor desde a declaração do estado de emergência e garante os mesmos direitos que os restantes cidadãos.

A decisão é justificada com a necessidade de garantir proteção a todos neste momento particularmente sensível.

Os estrangeiros ficam assim com autorização de residência, assumindo em pleno os mesmos direitos e obrigações dos que residem em Portugal.

12h01 - Retificado 'lay-off' simplificado para travar despedimentos

O diploma publicado ontem prevê que as empresas que recorram a este apoio não podem realizar despedimentos coletivos nem extinguir postos de trabalho. Uma restrição que está em vigor durante o período de apoio e nos 60 dias seguintes.


11h35 - Alemanha ultrapassa os 50 mil casos diagnosticados de covid-19

A Alemanha é o quinto país com mais casos diagnosticados, registando agora 52.547 pacientes infetados, uma subida de 3.965 em relação a ontem. As vítimas mortais são 389, um aumento de 64.

Teme-se na Alemanha que o sistema de saúde atinja os seus limites durante a pandemia covid-19.

10h48 - Espanha volta a registar novo recorde com 838 mortos num só dia

Espanha registou nas últimas 24 horas 838 mortos, voltando a aumentar o número de falecidos num só dia. O balanço total está agora em 6.528 vítimas mortais devido à covid-19.

Os números oficiais revelam um aumento de 6.549 no número de infetados, menos do que os 8.189 novos casos anunciados ontem.

10h42 - Forças Armadas distribuem alimentos aos sem-abrigo

Marinha e Exército distribuiram refeições aos sem-abrigo de Lisboa. Uma iniciativa vital para combater neste período o isolamento daqueles que vivem na rua, uma ajuda essencial aos muitos voluntários que apoiam os mais desprotegidos.

A ação foi concertada com a Câmara de Lisboa, que distribuiu mil refeições quentes em três lugares da capital.

10h28 - Patos tomam conta das ruas de Paris

Com o confinamento imposto na capital francesa, os patos "aproveitaram" para um passeio nas ruas desertas da cidade.


10h15 - 10h15 - Ministra da Saúde pediu voluntários para os lares de idosos

O número de infetados nos lares continua a aumentar.

A ministra da Saúde pediu já ajuda de voluntários, com competências técnicas, para substituírem os profissionais destas instituições que estão em exaustão ou contaminados.

9h58 - Misericórdia de Foz Côa faz apelo "desesperado" ao Governo

Provedor da Misericórdia de Foz Côa pede ao Governo para que os 47 utentes com covid-19 no lar da instituição sejam retirados e tratados em ambiente hospitalar.

"Há idosos que apresentam sintomas elevados e outros que começam a ficar com os mesmos sintomas. A Direção Geral da Saúde (DGS) insiste que nós deveremos ficar com os idosos que apresentem menos sintomas ao nosso cuidado, o que é inconcebível", lamentou António Morgado.

O provedor reforça que as pessoas infetadas, com mais ou menos sintomas, são idosos debilitados: "Estas pessoas terão de ser acompanhadas num hospital. A minha grande luta é fazer perceber ao Ministério da Saúde que um lar não é um hospital e já não disponho de recursos humanos para fazer cuidados, já que, numa equipa de cerca 30 pessoas, mais de metade [17] também deram positivo para o vírus".

9h15 - Youtube e televisão por cabo no terceiro período?

O ministro da Economia revelou que o Governo está a estudar soluções para garantir que todos os alunos tenham acesso aos conteúdos educativos no terceiro período se as escolas continuarem encerradas depois das férias da Páscoa.

Numa entrevista ao programa "Gente que conta" do Porto Canal, questionado sobre como vai o Governo garantir que todos os alunos vão ter acesso aos conteúdos educativos durante o terceiro período, nomeadamente os que não têm acesso à Internet, o ministro Pedro Siza Vieira adiantou que estão a ser estudadas várias soluções.

Nas hipóteses estão os canais "do estilo Youtube", que permitem a transmissão de vários conteúdos em simultâneo, ou levar os conteúdos a casa pela televisão por cabo.

"Oitenta e três por cento dos lares em Portugal têm TV cabo. Podemos fazer chegar conteúdos às crianças também por essa via", referiu Pedro Siza Vieira, acentuando que não será um regresso à "Telescola" (até porque a quantidade de anos letivos em causa não permute replicar um modelo que em tempos foi aplicado apenas aos 5.º e 6.º anos), mas um modelo mais próximo de canais do estilo do Youtube.

8h36 - Cinco mortes na província de Hubei

A China registou cinco mortes e 45 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas.

8h34 - OMS vê estado de emergência em Angola como adequado

O responsável da Organização Mundial de Saúde em Angola, Javier Aramburu, considera que o estado de emergência no país "é uma medida adequada", realçando que a contenção permite melhorar a preparação para o combate à covid-19.

"É uma medida bastante adequada", afirmou aquele responsável à Lusa. Angola declarou o estado de emergência com início às 00:00 de sexta-feira e até às 23:59 de 11 de abril.

"Eu diria que, em geral, a performance de contenção foi bastante boa. Angola foi dos últimos países a apresentar casos e o número de casos foi menor comparando com outros países de Africa", sublinhou Javier Aramburu , também médico epidemiologista.

Angola regista cinco casos de infeção pelo novo coronavírus.

8h23 - Lar da Misericórdia de Foz Côa com 47 infetados

O provedor da Misericórdia de Foz Côa, distrito da Guarda, indicou que 47 dos 62 idosos no lar da instituição tiveram resultado positivo no teste de rastreio à covid-19.

8h15 - Portugueses em Macau juntam 49 mil euros para ajudar Portugal

O movimento solidário de Macau já conseguiu mais de 440 mil patacas (cerca de 49 mil euros) para compra de material médico destinado ao combate à covid-19 em Portugal.



A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 30.003 pessoas no mundo inteiro, dois terços na Europa, desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 19:00, a partir de dados oficiais.

Segundo a agência de notícias francesa, já foram diagnosticados mais de 640.770 casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, e a pandemia espalhou-se por 183 países ou territórios.

Portugal atingiu a centena de mortes.