Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Imagem de arquivo Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou esta sexta-feira mais dois mortos, 402 novos casos e mais 301 pessoas recuperadas.

Mais atualizações

23h56 - Brasil chega às 70 mil mortes e ultrapassa 1,8 milhões de infetados

O país totaliza 1.800.827 infetados e 70.398 óbitos devido à covid-19. Nas últimas 24 horas, o Brasil registou 1.214 vítimas mortais e 45.048 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus.

22h46 - Andebol, basquetebol, futsal, patinagem e voleibol voltam em 22 de agosto

As competições seniores de andebol, basquetebol, futsal, patinagem e voleibol começarão em 22 de agosto, sem público, e os treinos "sem restrições" em 01 de agosto, datas que carecem de aprovação governamental até final de julho.

"A possibilidade de retoma da competição sénior a partir de 22 de agosto tem primordial importância também para os compromissos internacionais das seleções nacionais, por forma a permitir a sua adequada preparação para a representação nacional", recordam as várias modalidades, em comunicado conjunto.

Estas datas carecem ainda de serem aprovadas pelo Conselho de Ministros e publicadas em Resolução do Conselho de Ministros até ao final de julho.

22h08 - Grávidas podem passar novo coronavírus aos filhos ainda no útero

As grávidas com covid-19 podem transmitir o novo coronavírus aos filhos ainda no útero. Cientistas italianos encontraram o novo coronavírus em placentas, no cordão umbilical e até no leite materno de várias grávidas.


22h05 - Pandemia suspendeu 920 mil consultas e 85 mil cirurgias

Está a ser difícil a recuperação de consultas e cirurgias adiadas por causa da pandemia. Os hospitais têm de manter ao mesmo tempo os circuitos covid-19 e há mais de uma centena de surtos por todo o país.
Só em maio, 920 mil consultas hospitalares e 85 mil cirurgias foram suspensas por causa da pandemia.

22h00 - Vírus já matou 556.140 pessoas e infetou mais de 12,3 milhões no mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou 556.140 pessoas e infetou mais de 12,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais dos países.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, 12.361.580 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 6.593.400 agora são considerados curados.

Contudo, a AFP avisa que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que alguns países testam apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

21h55 - Bolsonaro pede aos brasileiros que não entrem em pânico

Jair Bolsonaro pede aos brasileiros que não entrem em pânico com a covid-19. Ainda a recuperar da infecção com o novo coronavírus, o Presidente afirma que está a morrer menos gente este ano do que no mesmo período de 2019. A América Latina já tem mais de 3 milhões de casos.


21h52 - Oito países da UE proíbem entrada das pessoas que cheguem de Portugal

Há ainda mais seis países que exigem quarentena a quem tenha como ponto de partida o território português. Muitos portugueses já exluíram entretanto sair para o estrangeiro neste Verão.


21h45 - Califórnia, Florida e Arizona esgotam camas de cuidados intensivos

Nos três maiores Estados norte-americanos o número de mortos por covid-19 é o mais elevado de sempre desde que começou a pandemia. Na Califórnia, Florida e Arizona dezenas de hospitais já esgotaram as camas de cuidados intensivos.


21h35 - PSD quer reuniões quinzenais sobre situação epidemiológica no país

O grupo parlamentar do PSD pediu hoje à Comissão de Saúde da Assembleia da República que delibere sobre a realização de reuniões quinzenais, a partir do início da próxima sessão legislativa, sobre a situação epidemiológica da pandemia em Portugal.

De acordo com um requerimento entregue hoje no parlamento, os sociais-democratas consideram que as sessões que decorriam desde março nas instalações do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, que retratavam a evolução da situação epidemiológica da pandemia de covid-19 no país, perderam "alguma utilidade" por causa do "progressivo esgotamento do modelo de prestação de informação".

21h30 - Portugal tem 161 surtos ativos de covid-19

A revelação foi feita pela ministra da Saúde. Só em Lisboa e Vale do Tejo estão 107 desses focos com mais de 342 infetados, ou seja, 85% do número total.


21h23 - Autarcas espanhóis pedem o encerramento da fronteira com Portugal

Dois municípios espanhóis da província de Badajoz pedem o encerramento da fronteira com Portugal. A proximidade a Reguengos de Monsaraz está a deixar alguns autarcas de Espanha inquietos.


20h58 - António Costa diz que é "injusto" que Portugal esteja na lista negra do turismo

O primeiro-ministro insiste que é "injusto" que Portugal esteja na lista negra de passageiros de vários países europeus e espera que tudo não seja parte de uma guerra pela conquista de turistas. António Costa invoca o número de testes feitos em Portugal e culpa a União Europeia pela falha nos critérios.


20h50 - UNESCO alerta para retrocesso de seis anos na educação

A UNESCO alertou hoje para um eventual retrocesso de seis anos na educação devido à redução de verbas investidas por causa da crise económica e social causada pela pandemia de covid-19.

Nos próximos dois anos o investimento mundial em educação deverá diminuir cerca de 1,7 mil milhões, segundo o Relatório de Monitorização da Educação Mundial, hoje divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que aponta a crise económica provocada pela pandemia como a grande responsável pelo desinvestimento.

Com dados disponíveis apenas até 2018, o relatório estima que apenas em 2024 se conseguirá voltar a atingir os valores daquele ano, que foi o mais elevado de sempre em termos de investimento em educação.

A pandemia deverá ter um impacto mais prejudicial do que a crise financeira de 2007/2008, uma vez que a recessão vai afetar os 10 maiores doadores na área da educação. Os relatores estimam que a atual crise seja mais do que duas vezes pior do que a de 2008.

20h37 - Relator da ONU diz que a censura de governos custou vidas

O relator especial das Nações Unidas para a liberdade de expressão, David Kaye, considera que as restrições à informação impostas por governos durante a pandemia de covid-19 custaram muitas vidas.

A preocupação de David Kaye foi hoje manifestada ao Conselho de Direitos Humanos.

"Morreram pessoas porque os governos mentiram, ocultaram informações, prenderam jornalistas, não revelaram a verdadeira gravidade da ameaça ou criminalizaram indivíduos com o pretexto de que tinham divulgado informações falsas", disse Kaye ao Conselho, atualmente reunido em Genebra.

O perito acrescentou que alguns governos "preferiram proteger-se a si próprios em vez de permitir que as pessoas partilhassem informações, aprendessem sobre a epidemia ou soubessem o que as autoridades estavam ou não a fazer para as proteger".

Kaye deu o exemplo de países como a China (a fonte da pandemia), Bielorrússia, Camboja, Irão, Egito, Índia, Myanmar (antiga Birmânia) e Turquia.

20h30 - Bispo de Leiria-Fátima diz que missas pela internet foram prova "por vezes dura"

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, considerou hoje que a transmissão da celebração de missas pela internet e televisão imposta pela pandemia “não era a mesma coisa” e que os fiéis foram colocados perante uma prova “por vezes dura”.

“A celebração entrou nas nossas casas via ‘streaming’ ou via TV, mas todos nos dávamos conta que não era a mesma coisa estar a assistir ou, porventura, a unir-se espiritualmente de longe, à distância, do que estarmos todos à volta da mesma mesa, a celebrar o mesmo dom de Cristo”, afirmou hoje em Fátima o cardeal António Marto.

Na apresentação do livro "No coração da Igreja", do reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, o bispo de Leiria-Fátima comparou a celebração da missa a outros “bens fundamentais”, como o pão, a água ou a eletricidade, aos quais a pessoas só dão valor quando lhes faltam.

“Acabámos de viver um período longo de confinamento que nos pôs à prova, por vezes dura, da vivência da celebração da nossa fé cristã, durante três meses, nos períodos mais densos do ano litúrgico”, a Quaresma e a Páscoa, disse António Marto.

19h58 - Madeira com dois casos ativos alerta para "desconfinamento inseguro" no país

O Governo da Madeira alertou hoje para a eventualidade de o "desconfinamento inseguro" no país vir a contribuir para um aumento do número de casos Covid-19 no arquipélago.

"A situação não está normalizada no nosso país e revela um desconfinamento inseguro", disse o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

19h22 - ANA - Aeroportos avança com plano de "saídas voluntárias"

A gestora dos aeroportos nacionais vai avançar com as saídas voluntárias no âmbito do redimensionamento das equipas por causa do impacto da Covid-19. 

"Pedi a cada Direção que identificasse as atuais necessidades para, em conjunto com a direção de Recursos Humanos, ser elaborado um plano de saídas voluntárias", disse Thierry Ligonnière, presidente da empresa, num email enviado aos trabalhadores.

19h06 - Importações e exportações em Portugal com forte quebra

Em maio de 2020, as exportações registaram uma variação homóloga de menos 39 por cento e as importações de menos 40,2%. De acordo com o INE todas as categorias de produtos apresentaram decréscimos significativos, destacando-se as exportações e importações de material de transporte.

19h00 - França com mais 25 vítimas mortais da Covid-19

O país regista nesta altura um total de 30004 vítimas mortais do novo coronavírus. O número de pessoas hospitalizadas continua a diminuir tal como o número de pessoas no cuidados intensivos

18h57 - Dezasseis alunos do Instituto Politécnico da Guarda transferidos do hospital para unidade de alojamento

16 alunos do IPG, infetados com Covid-19, foram transferidos do Hospital Sousa Martins para uma unidade de alojamento disponibilizada pela Câmara Municipal.

18h34 - Utau alerta que impacto económico devido à pandemia é quase o triplo do calculado em abril

17h52 - Aumento recorde do número de casos em 24 horas

OMS diz que nas últimas 24 horas foram registados 228102 casos do novo coronavírus, o maior aumento de sempre em um dia.

O maior crescimento aconteceu nos EUA, Brasil, Índia e África do Sul.

A OMS regista ainda que diariamente estão a morrer 5 mil pessoas de Covid-19.

17h37 - OMS diz que erradicação do novo coronavírus é pouco provável

A Organização Mundial da Saúde, à luz da situação atual, diz que será muito pouco provável que o novo coronavírus seja eliminado.

De acordo com os especialistas da OMS, aos serem extinguidos focos de infeção, o mundo pode "potencialmente evitar o pior de uma segunda vaga e o regresso ao confinamento".

17h35 - OMS e o surto de pneumonia no Casaquistão

Organização Mundial da Saúde diz que este surto de pneumonia, dado como "altamente letal" está a ser acompanhado, sendo que há a possibilidade de se tratar de Covid-19.

17h33 - Utilização de máscaras no Reino Unido

Primeiro-ministro britânico diz as regras sobrei o uso de máscaras devia ser mais apertado e que gostava de ver mais pessoas com máscaras nos locais públicos.

17h31 - Conselho de Ministros extraordinário na 3ª feira

O Conselho de Ministros vai analisar as medidas de desconfinamento devido à pandemia.

17h29 - Diplomacia a falhar

Rui Rio diz que o Governo não está a ser eficaz na comunicação e que a diplomacia portuguesa está a falhar

17h28 - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário a Gandra, Paredes, anunciou que os 39 alunos em isolamento profilático testaram "negativo" à Covid-19, depois de terem estado em contacto com uma colega que testou positivo

17h17 - Mortes em lares

A ministra da Saúde afirmou hoje na conferência de imprensa que a Covid-19 já provocou 628 vítimas mortais em utentes que viviam em lares em Portugal.

16h33 - Reuniões no Infarmed

O compromisso "é o da manutenção de disponibilidade da manutenção de informação", disse a ministra da Saúde. Será feito um "relatório que será partilhado com todos". 

16h29 - Parques infantis devem permanecer encerrados

A Diretora-Geral da Saúde diz que pela sua natureza esses parques são habitualmente não vigiados e portanto "não têm um concessionário responsável que permita a limpeza desses equipamentos. E depois são utilizados por crianças, que vêem de diversos espaços, e que não conseguem manter a distância social. É por isso que não consideramos prioritário a abertura dos parques infantis".

"Preferimos que as brincadeiras sejam ao ar livre, como uma bolha familiar", acrescentou.

16h27 - Uso generalizado de máscara na rua. Deve ser aplicado em Lisboa e Vale do Tejo?

Ministra da Saúde diz que "todos nós nos habituamos a utilizar a máscara nos momentos em que o temos que fazer". Seja nos "espaços onde é obrigado usá-la" mas também em outros espaços. 

"Genericamente esta é a via que temos optado no nosso país, não sentimos neste momento uma necessidade 
de adoção de outras medidas". Ministra admite no entanto que a evolução é constante e que o tema está "em aberto".

16h24 - Regresso à escola. Qual a distância que os alunos devem manter

Um metro deve ser a distância mínima nas escolas, diz a Diretora-geral da Saúde, que tem estado a trabalhar com o Ministério da Educação e do Ensino Superior. Devem também ser utilizados "métodos barreira, como as máscaras, a disposição das carteiras nas salas".

16h21 - Aumento de capacidade de testagem

Marta Temido diz que não há "problemas neste momento" na capacidade da realização de testes. Mas admite que no outono e inverno a situação em termos epidémicos pode originar a confluência provável entre os vírus tradicionais e o novo e "portanto temos que nos preparar" aumentanto a capacidade de testagem. 

16h20 - Distaciamento físico nas escolas. 1 ou dois metros

A ministra da Saúde afirmou que as orientações são para que, de preferência, o distanciamento seja de 2 metros, sempre que possível. Quando assim não for, poderão ser equacionados outros métodos barreira.

16h11 - Número de testes realizados em Portugal à Covid-19

Ministra da Saúde diz que Portugal "permanece o quinto país da UE que mais testes realiza". De acordo com os dados do Instituto Ricardo Jorge "realizámos desde o dia 1 de março até ontem mais de um milhão e 300 mil testes" sendo que destes 6,1 por cento foram realizados em março, 26,4% em abril, 32,2 em maio, 26,8 em junho e em julho já foram realizados 8,5 % do total dos testes, afirmou a ministra.

No mês de abril foi feita uma média de 11500 testes, em maio foi de 13 mil, em junho 11700 e em julho 13700 testes. 

16h05 - Rt em Portugal com ligeiro aumento 

O número médio de casos secundários resultante de um caso infetado medido em função do tempo, o conhecido Rt, é de 1 para os últimos 5 dias analisados. "Subiu ligeiramente, sendo de 1,12 na região do norte, 1,06 no centro, 0.98 na região de LVT, de 0,95 no Alentejo e de 0,81 no Algarve", disse a ministra.

16h05 - Situação em Lisboa e Vale do Tejo

Evolução da taxa de incidência nos últimos 14 dias mostra uma "certa constância", disse a ministra da Saúde, com "uma ligeira redução em alguns concelhos e freguesias".

16h04 - Lisboa com mais de 100 surtos de Covid-19

O país tem diversos surtos ativos, disse a ministra da Saúde. São 27 surtos ativos na região do Norte, 10 na região do centro, 107 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 5 no Alentejo e 12 no Algarve

16h03 - Distribuição dos casos por concelho será regularizada a partir do boletim do dia 14 de julho

16h02 - Irá ser feita uma atualização de todos os boletins publicados desde o dia 30 de junho inclusivé, disse a minstra

16h01- Até ao final do dia de hoje a DGS irá proceder à atualização dos boletins Covid-19

O objetivo, disse ministra da Saúde, "é regularizar a situação da ausência de notificação laboratorial que foi detetada relativamente ao dia 2 de julho. A não notificação por um parceiro privado entre 30 de junho e 3 de julho originou 207 notificações cuja a distribuição vai ser agora regularizada".

15h55 - Açores com três novos casos elevam para 157 total de infetados

Os Açores registaram nas últimas 24 horas três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel, elevando para 157 o total de casos detetados até à data, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, aquela entidade informa que, decorrentes das 940 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel.

Os casos diagnosticados reportam-se a homens, com idades entre os 46 e os 66 anos de idade, e que, segundo a Autoridade de Saúde açoriana, "desembarcaram na Região Autónoma dos Açores provenientes de ligações aéreas com o território continental".

15h48 - Controlo de temperatura nos aeroportos de Faro e Porto passa a ser feita pela ANA - Aeroportos de Portugal. Estava a ser realizado por bombeiros

Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Administração Interna informa diz que "mais de 100 Bombeiros Voluntários asseguraram, desde o passado dia 23 de março, a operação de controlo da temperatura dos passageiros nos aeroportos de Faro e do Porto, no âmbito das medidas de combate à pandemia da doença COVID-19".

Tarefa que passa, a partir da próxima semana, a ser assegurada pela ANA - Aeroportos de Portugal.

"O Ministério da Administração Interna agradece a todos os operacionais que, sob coordenação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, contribuíram para mais esta missão, com a dedicação e profissionalismo que sempre caracterizam os bombeiros portugueses", lê-se no comunicado.

15h47 - Guiné-Bissau com mais 52 casos positivos e uma vítima mortal

O número de mortos por covid-19 na Guiné-Bissau subiu hoje para 26, mais um, e há mais 52 novos casos de infeção por covid-19, subindo o total para 1.842, segundo o Centro de Operações de Emergência de Saúde.

"Foram registados mais 52 novos casos e mais uma vítima mortal", afirmou o coordenador do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense, Dionísio Cumba.

15h43 - Costa considera prematuro aligeirar medidas nos territórios mais atingidos

O primeiro-ministro defendeu hoje que está a resultar a metodologia de combate à covid-19 nas zonas da Área Metropolitana de Lisboa mais atingidas pela pandemia, mas considerou "prematuro" aligeirar as medidas de contenção da pandemia.

António Costa assumiu esta posição no final de uma reunião de hora e meia com o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, sobre o combate à pandemia da covid-19, na qual esteve acompanhado pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, também coordenador do Governo para a região de Lisboa e Vale do Tejo.

"Tal como já tinha observado em Sintra e na Amadora na quarta-feira, a metodologia (de combate à covide-19) colocada em prática está a provar bem, porque se conseguiu estabilizar em Loures o número de novos casos (de infeção) e há uma tendência decrescente de casos ativos, o que nos dá confiança em relação ao caminho seguido", sustentou o líder do executivo.

No entanto, de acordo com António Costa, "mantém-se uma necessidade de seguir este caminho, procurando reforçar as equipas de forma a conservar um trabalho de proximidade".

15h16 - Portugal com mais 2 mortos, mais 402 casos e mais 301 pessoas recuperadas

Os dados revelados ao início da tarde indicam ainda que há menos 16 pessoas internadas, para um total de 471 e menos 7 pessoas nos cuidados intensivos, num total de 66.

Portugal tem desde o início da pandemia o registo de 45679 casos e 1646 vítimas mortais.

No total já recuperaram do vírus 30350 pessoas, o que faz com que neste momento Portugal tenha 13683 pessoas com o vírus ativo.

Dos novos casos registados nas últimas 24 horas, 342 são de Lisboa e Vale do Tejo.

15h13 - Estremadura espanhola torna obrigatório uso de máscara

A Estremadura espanhola decidiu tornar obrigatório o uso da máscara a partir da meia-noite de hoje, como já acontece noutras regiões de Espanha, independentemente da distância social de segurança, para evitar a transmissão descontrolada da covid-19.

O anúncio foi feito hoje pelo conselheiro (responsável do executivo regional) da Saúde e dos Serviços Sociais da Junta da Estremadura, José María Vergeles, depois de salientar que algumas das infeções que estão a ser detetadas na região estão ligadas a festas, reuniões e situações de lazer em que as medidas de segurança não foram respeitadas, o que considerou inaceitável.

14h55 - Bélgica autoriza viagens para Portugal, mas impõe quarentena para quem visita Lisboa

A Bélgica decidiu impor quarenta obrigatória aos passageiros que viajem para zonas confinadas com é o caso das 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa, onde vigora o estado de calamidade.
O país autoriza viagens a Portugal desde que o destino não seja uma dessas freguesias. Ou seja, para o resto do país não há qualquer restrição.

14h50 - Marcelo alerta que pandemia tem criado novos sem-abrigo

O Presidente da República distribuiu hoje refeições a pessoas carenciadas em Coimbra, alertando que, por todo o país, tem encontrado novos sem-abrigo, muitos deles jovens que ficaram sem teto por causa da crise provocada pela pandemia.

Na Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), Marcelo Rebelo de Sousa distribuiu cumprimentos com os cotovelos mas também refeições a pessoas carenciadas que se deslocam todos os dias até àquele espaço social na Baixa de Coimbra.

Com a crise económica e social que se vai instalando, o número de pessoas que ali vão tem aumentado e o Presidente da República, em declarações aos jornalistas, fez questão de alertar para as vítimas indiretas desta pandemia.

"O que é facto é que, olhando para as filas que aqui passaram, e o mesmo no Porto e em Lisboa, encontramos, além dos antigos sem-abrigo, muita gente, portugueses e estrangeiros, que são os novos sem-abrigo e muito novinhos", notou Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o chefe de Estado, a grande diferença passa pelo aumento de "gente muito nova" a recorrer a estes apoios, tendo encontrado trabalhadores precários assim como estudantes.

"Eram da classe média e, de repente, por causa da crise, foram atiradas para uma situação de sem-abrigo sem teto ou com teto mas sem dinheiro", salientou.

14h32 - Rússia ultrapassa os 11 mil mortos e acumula mais de 710 mil casos

A Rússia ultrapassou hoje as 11 mil mortes por Covid-19, depois de registar 174 óbitos nas últimas 24 horas, segundo os dados oficiais que colocam o número total de infeções no país em 713.936.

“Nas últimas 24 horas, 6.635 casos foram detetados em 85 regiões do país, incluindo 1.673 pessoas (25,2%) sem sintomas clínicos”, informou hoje o gabinete de crise que administra a emergência sanitária no país.

O total de mortes na Rússia é de 11.017.

14h27 - Marcelo defende "política da verdade" mesmo que isso tenha custos no turismo

O Presidente da República vincou hoje que Portugal tem realizado um grande número de testes à Covid-19, defendendo essa "política da verdade", mesmo que tenha custos no turismo externo.

"Nós não fechamos os olhos à verdade. Podíamos fechar os olhos à verdade, dizendo que já chega de testes, que não vale a pena verificar mais, que o que aparecer como sintomático aparece e o que não aparecer não vamos à procura. A nossa orientação deve ser oposta, mesmo que tenha custos em termos internacionais", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas em Coimbra.

O Presidente da República defendeu a tese de que Portugal, ao ter optado por "testes massivos" em determinados setores onde apareceram casos sintomáticos de covid-19, passou a "conhecer a realidade dos assintomáticos, muitos deles jovens, que não tinham sinais de covid-19".

Segundo o chefe de Estado, esses testes permitiram "revelar de forma mais clara muitos casos positivos, assintomáticos", o que depois terá pesado "nas decisões de outros países [relativamente às medidas impostas na circulação], olhando apenas para o número dos casos positivos".

A ideia de que o aumento de casos na Grande Lisboa se devia ao aumento de testes já tinha sido partilhada pelo primeiro-ministro, António Costa, no final de junho, tese essa que foi contestada por epidemiologistas ouvidos pelo Expresso, que contrariam a ideia de que o número de testes explica a subida do número de infetados detetados.

"Nós temos a política da verdade - não estou a dizer que outros não a tenham, mas nós temo-la de uma forma radical", salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República referiu ainda que Portugal, no que toca à abertura de fronteiras, optou por uma orientação de "não estabelecer, em princípio barreiras a países, a não ser que haja situações verdadeiramente excecionais", vincando que não haverá retaliações a Estados que tomem medidas mais restritivas.

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa vincou ainda que é seguro fazer turismo em Portugal, salientando que já esteve no Algarve, no Porto e na Madeira, onde as situações são de evolução positiva em relação à pandemia e, mesmo em relação a Lisboa, continua a fazer a sua "vida normal".

14h20 - MAI diz que monitorização de fronteiras terrestres com Espanha é um exemplo

O Ministro da Administração Interna diz que o surto de Reguengos de Monsaraz está identificado e controlado pela autoridade de saúde pública.
Eduardo Cabrita lembra que a monitorização das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha é um exemplo a nível europeu.

14h12 - Recuperação de consultas e cirurgias adiadas está ser difícil

Os hospitais têm de manter os circuitos Covid e há mais de uma centena de surtos no país. Em Lisboa, a dificuldade é maior.
A Norte a diminuição de casos tem permitido rever prioridades e dar resposta a um maior numero de doentes.

14h04 - Cabo Verde fará 22 mil testes por mês a quem sai de Santiago e do Sal

A explicação foi dada pelo ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário, referindo que o custo do teste rápido e da respeitava declaração a emitir pela autoridade de saúde será de mil escudos (nove euros), a suportar pelos passageiros das ligações aéreas e marítimas.

"Essa medida implica a realização, no mínimo, de 22 mil testes mensais para os passageiros que vão sair de Santiago e do Sal. É um número bastante considerável", frisou o governante, acrescentando que, atualmente, o país dispõe de stock para três meses de testes rápidos.

O governante explicou que o objetivo da medida, associada ao controlo de temperaturas nos portos e aeroportos e à obrigatoriedade de uso generalizado de máscara, é "diminuir o risco" de propagação da Covid-19 de Santiago e do Sal, principiais focos da doença, para as outras ilhas.

14h01 - Primeiro-ministro italiano admite prolongar estado de emergência

Giuseppe Conte admitiu esta sexta-feira prorrogar para lá de 31 de julho o estado de emergência decretado devido à pandemia da Covid-19.

"Razoavelmente, existem condições para prolongar o estado de emergência devido ao coronavírus após a data de 31 de julho", afirmou o primeiro-ministro de Itália em Veneza.

"O estado de emergência serve para manter o vírus sob controlo. Ainda não decidimos, mas caminhamos nessa direção", prosseguiu, para acrescentar tratar-se de "uma decisão coletiva" a adotar "em Conselho de Ministros".

"Um eventual prolongamento significa que estaremos em condições de continuar a tomar as medidas necessárias, mesmo de pequeno alcance".

Entre os países mais atingidos pela pandemia na Europa, a Itália somou perto de 35 mil mortos e mais de 240 mil infetados.

13h56 - Sobe para 13 número de infetados no Hospital de São José

O surto de Covid-19 no Hospital de São José, em Lisboa, atingiu mais uma pessoa. São agora 13 aqueles que testaram positivo à doença, de acordo com fonte do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, citada pela Lusa.

Um funcionário de limpeza do hospital teve também um teste positivo à Covid-19, juntando-se aos sete doentes, quatro enfermeiros e um assistente operacional, que já eram conhecidos.

Os sete doentes infetados, que foram transferidos para o hospital Curry Cabral, vão repetir o teste dentro de oito dias.

13h12 - Costa fala após reunião com autarca de Loures

O primeiro-ministro esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, durante a manhã desta sexta-feira. Após este encontro, em declarações aos jornalistas, António Costa considerou "prematuro estar a aligeirar medidas" na Área Metropolitana de Lisboa.Recorde-se que na próxima segunda-feira será reavaliado enquadramento das freguesias de Lisboa e Vale do Tejo ainda abrangidas pelo estado de calamidade.


Costa considerou também "injusto incluir Portugal em listas vermelhas, quem veja essas classificações parece que estamos numa situação de risco muito elevado".

O chefe do Executivo quis assinalar, nesse sentido, o facto de a Bélgica ter revisto a posição inicial face a Portugal, "compreendendo a diferença da situação do país no conjunto a especifica em algumas localidades".

O primeiro-ministro sublinhou também que “há países que só testam situações sintomáticas, outros que testam assintomáticos. Há outros que só testam casos suspeitos, outros que vão à procura de grupos específico. Tudo isto gera discrepâncias na realidade”.
Costa disse ainda que "há retaliação" entre países-membros em matéria de viagens: "É preciso muito bom-senso e haver diálogo sério das instituições europeias que tem corrido melhor na capacidade de resposta ao problema económico do que às questões das fronteiras".

13h05 - Marcelo estima que revisão do défice "traduz bem crise brutal"

O Presidente da República afirmou em Coimbra que a revisão em alta do défice público para sete por cento "traduz bem a crise brutal" que o país já começou a viver", perante a pandemia da Covid-19.
Antena 1

"Este défice traduz bem a crise brutal que já começámos a viver e que vamos viver", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que comentava o anúncio do Ministério das Finanças, na quinta-feira, de uma revisão em alta a estimativa de défice público.
Na leitura do Presidente da República, o prolongamento da pandemia "implica despesas de natureza sanitárias e sociais", sendo que a subida do défice acompanha "as previsões externas".

"As previsões [internacionais] dizem-nos que aquilo que se pensa ser a evolução económica e financeira na segunda metade deste ano é pior do que se pensava", vincou Marcelo Rebelo de Sousa, recordando que o Banco de Portugal chegou a fazer previsões "abaixo dos seis por cento".

Ainda segundo o Chefe de Estado, quando há uma queda tão profunda do PIB, motivada pela quebra da atividade económica, "isso quer dizer que diminuem as receitas", ao mesmo tempo que são aumentadas as despesas relacionadas com o combate à pandemia.

13h00 - Mais de 12,2 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 555.036 pessoas e infetou mais de 12,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse, a partir de dados oficiais.

Até às 11h00 de Lisboa, já morreram pelo menos 544.311 pessoas e há mais de 12.289.840 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 6.565.600 pessoas foram consideradas recuperadas pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos são o país mais assolado em termos de números de mortes e casos, com 133.291 e 3.118.168, respetivamente. Pelo menos 969.111 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 69.184 mortes para 1.755.779 casos, Reino Unido com 44.602 mortes para 287.621 casos, Itália, com 34.926 mortes para 242.363 casos, e México, com 33.526 mortos para 282.283 casos.

A China conta oficialmente um total de 83.585 casos (quatro novos entre quinta-feira e hoje), incluindo 4634 mortes e 78.609 recuperações.

A Europa totalizou 201.523 mortes para 2.795.751 casos, Estados Unidos e Canadá 142.074 mortes para 3.224.911 casos, América Latina e Caraíbas 138.136 mortes para 3.181.209 casos, Ásia 41.368 mortes para 1.654.407 casos, Médio Oriente 19.403 mortes para 881.789 casos, África 12.397 mortes para 540.845 casos e Oceânia 135 mortes para 10.929 casos.

12h52 - Israel com 1464 casos em 24 horas

O Ministério da Saúde Israel registou uma nova marca sem precedentes de infeções pelo novo coronavírus, com 1464 novos casos confirmados nas últimas 24 horas.

O Estado hebraico já registou 35.533 casos desde o início da pandemia da Covid-19. O total de mortes é de 350.

12h47 - Reguengos de Monsaraz sem novos casos

O concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, registou ontem o segundo dia consecutivo sem deteção de novos casos de Covid-19 relacionados com o surto num lar da cidade, adiantou esta sexta-feira o município.

O surto detetado a 18 de junho no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva já fez 16 mortos, mas encontra-se, agora, "em resolução", caso não existam novas cadeias de transmissão desconhecidas, refere a autarquia, citando a Autoridade de Saúde Pública.

Mantêm-se ativos 131 casos, 85 dos quais dizem respeito diretamente a funcionários (19) e utentes (66) do lar, enquanto os restantes 46 são casos de infeção na comunidade.

A atualização do boletim epidemiológico não regista qualquer alteração em relação a quinta-feira, mantendo-se internados no Hospital do Espírito Santo de Évora nove utentes do lar, cinco dos quais em cuidados intensivos, assim como o único caso comunitário a necessitar de cuidados hospitalares.

O número de casos dados como curados mantém-se em 14, distribuídos entre cinco profissionais da FMIVPS e nove casos comunitários.

Entre as 16 vítimas mortais, 14 eram utentes do lar, uma era funcionária da instituição e outra registou-se entre os casos de infeção na comunidade.

Os números referem-se a um universo de cerca de dois mil testes com resultados conhecidos até ao final do dia de quinta-feira, no qual foram recebidos aproximadamente 50 resultados.

11h35 - Autarcas de Badajoz querem fechar postos fronteiriços com Portugal

Dois municípios espanhóis da província de Badajoz pediram o encerramento dos postos de fronteira que têm com Portugal até que haja um protocolo de saúde para reagir ao surto de Covid-19 em Reguengos de Monsaraz.

"Solicitamos que sejam iniciados com urgência os procedimentos de encerramento das fronteiras e postos fronteiriços que se encontram nas nossas áreas municipais, permitindo a passagem apenas aos trabalhadores transfronteiriços que, por motivos de força maior, o devam fazer diariamente, até que seja estabelecido um protocolo transfronteiriço para o controlo da covid-19 nas áreas fronteiriças", apelam os presidentes de câmara de Villanueva del Fresno e Valência del Mombuey, em carta à Delegação do Governo espanhol da Extremadura.

Ramón Díaz Farías (Villanueva) e Manuel Naharro Gata (Valência) pretendem ainda um "protocolo sobre saúde pública transfronteiriça, bem como a adoção de quaisquer medidas necessárias para o controlo e isolamento da Covid-19".

O concelho de Reguengos de Monsaraz regista o maior surto no Alentejo da doença provocada pelo SARS-CoV-2, com um total de 131 casos ativos, 16 mortos e 14 pessoas dadas como recuperadas.

11h08 - Lotação reduzida. Castelo Branco abre piscina de Alcains

A piscina de Alcains abre este sábado, mas este ano com lotação reduzida, regras de utilização e a possibilidade de os utentes comprarem antecipadamente os bilhetes, anunciou o município de Castelo Branco.

"O período de funcionamento diário é das 9h15 às 20h00. O tarifário mantém os valores das épocas balneares anteriores e as crianças até aos quatro anos têm entrada gratuita", indica a Câmara em comunicado.

A edilidade adianta ainda que a piscina de verão de Alcains abre com lotação reduzida e com alterações nas regras de utilização devido à pandemia da Covid-19, sendo que o período de funcionamento é de sábado a 6 de setembro.

10h25 - Sexta às 9. Normas da DGS levam funerárias a recusar vestir cadáveres

Desde o início da pandemia, morreram em Portugal mais de 37 mil pessoas com Covid-19 e por outros motivos.
As agências funerárias, por medo e falta de informação detalhada, recusaram-se a vestir os cadáveres e envolveram-nos em sacos estanques.

Uma investigação para ver hoje no programa Sexta às 9, a seguir ao Telejornal.

9h57 - Número de mortos em África sobe para 12.443

O número de casos mortais de Covid-19 em África aumentou esta sexta-feira para 12.443 - num acréscimo de 237 em 24 horas - em cerca de 541 mil casos.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu para 541.381, mais 19.277 nas últimas 24 horas, um dos valores mais elevados desde o início da pandemia, enquanto o número de recuperados é hoje de 264.721, mais 10.360.

A África Austral regista o maior número de casos (246.881) e conta 3724 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais mortos e mais infetados em todo o continente, com 238.339 casos, mais 13.674, representando 70 por cento das novas infeções em 24 horas em África, e 3720 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes e atingiu hoje as 5062, tendo 119.267 infeções.

A África Ocidental conta 1505 mortos em 91.978 infetados, a África Oriental regista 1209 vítimas mortais e 43.890 casos e na África Central há 816 mortos em 39.365 infeções.

Depois da África do Sul, o Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, somando hoje 3617 mortos em 79.254 casos de infeção, seguindo-se a Argélia, com 978 vítimas mortais e 17.348 infetados.

9h42 - Segurança do turismo condicionada a "combinação" de fatores

A segurança do turismo depende de "uma combinação" de fatores, variáveis no tempo e no espaço, afirma o conselheiro da Organização Mundial da Saúde Maurizio Barbeschi, ouvido pela agência Lusa a dias de participar numa iniciativa ibérica dedicada a este tema.

Barbeschi, conselheiro do diretor executivo para as Emergências Sanitárias da OMS, recorre a um paralelo gastronómico: "Qualquer das medidas [de controlo da epidemia] tomada isoladamente é apenas parte da receita. Quando se cozinha um prato, tem de se usar todos os ingredientes, é a combinação destes que faz o prato".

Ouvido a propósito da conferência online que a Lusa vai realizar em conjunto com a espanhola Efe e que será transmitida nos dias 15 e 16, o conselheiro sanitário sinaliza que "os países que foram bem sucedidos no controlo [da epidemia] adotaram todas as medidas, ao mesmo tempo".

"Não podemos dizer, em termos absolutos, o que é arriscado e o que não é. Se agora formos de sul para oeste da Nova Zelândia, é muito seguro viajar. Se estivermos noutros Estados-membros [da OMS], em que a transmissão é muito elevada, no Brasil hoje, por exemplo, a perceção do risco é diferente".

"A OMS criou uma ferramenta de avaliação do risco, que faz um equilíbrio entre os riscos - sabendo que o risco zero não existe - e as medidas de mitigação. É a combinação das duas que permite tomar decisões acertadas. A decisão de ter um pacote sobre viagens e turismo faz-se na base das medidas de mitigação e do momento da pandemia: a mesma ferramenta, se for aplicada dentro de três semanas ou de três meses pode conduzir a decisões diferentes", explica Maurizio Barbeschi.

"Por último, mas não menos importante, é essencial comunicar o resultado do risco. No início da pandemia, vimos tudo a fechar - estádios, eventos, tudo fechou, em efeito dominó -, nem sempre baseado nos riscos e nem sempre bem comunicado às pessoas e isso criou pânico e incerteza", conclui.

9h16 - Alemanha atualiza números da pandemia

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou em 395, para um total de 198.178 verificados desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch para doenças infecciosas reporta ainda um aumento do número de casos mortais em seis, para um total de 9054.

9h08 - México com recorde de casos nas últimas 24 horas

O México identificou 7280 casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo um novo recorde de casos diários, e registou 730 mortes, indicaram as autoridades do país.

As novas infeções identificadas nas últimas 24 horas ultrapassam as 6995 registadas no dia anterior e representam um novo recorde diário pelo segundo dia consecutivo.

O total de óbitos desde o início da pandemia subiu agora para 33.526 e o de contágios para 282.283.

A Cidade do México continua a ser a com o maior número de casos acumulados com 55.344, representando um quinto dos casos do país.

É seguida pelos Estados do México (40.957), Tabasco (13.622), Puebla (13.301) e Veracruz (13.032), de acordo com dados oficiais.

O número de pacientes que recuperaram da doença até à data é de 172.192, o que representa 61% do número total de casos.

8h48 - Confederação do Turismo defende continuação do lay-off simplificado

Está cada vez pior a situação do turismo. Foi a mensagem transmitida ao primeiro-ministro pelos representantes do sector.
O presidente da Confederação do Turismo foi recebido por António Costa, num encontro no qual Francisco Calheiros defendeu que o lay-off simplicado deve continuar.

8h45 - Guterres preocupado com América Latina e Caraíbas

A América Latina e as Caraíbas estão a sofrer um enorme impacto com a pandemia da Covid-19, que deve resultar "na mais profunda recessão da memória viva", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas.

A região tornou-se "um ponto quente" para a pandemia da Covid-19, com vários países a terem agora uma das mais altas taxas de infeção per capita, indicou Antonio Guterres na quinta-feira, durante um vídeo de apresentação de um relatório em que se aponta uma contração de 9,1% do PIB este ano na região.


"A Covid-19 representa um enorme choque sanitário, social e económico, com um imenso impacto humano para os países da América Latina e das Caraíbas", esperando-se que resulte "na mais profunda recessão da memória viva", disse.

8h24 - Índia regista 26.500 casos em 24 horas, novo máximo diário

No total, desde o início da pandemia, a Índia registou 793.802 casos do novo coronavírus e 21.604 mortos, dos quais 475 nas últimas 24 horas.

Numa tentativa de conter um surto, o Estado de Bihar impôs novo confinamento total na capital, Patna, e em mais quatro distritos, durante uma semana, com início na sexta-feira.

O Estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, com quase 230 milhões de habitantes, anunciou o confinamento durante o fim de semana, com início esta noite.

A Índia é o terceiro país com mais casos de infeção pelo SARS-CoV-2, depois de Estados Unidos e Brasil.

O número de infeções disparou desde que o Governo indiano aliviou as restrições e à medida que os testes aumentaram para mais de 200 mil amostras por dia.

8h09 - EUA registam 61.790 casos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 61.790 casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde diário no país que é de longe o que tem mais infeções no mundo, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Nas últimas 24 horas o país registou ainda 1011 mortes.

O país contabiliza 133.106 óbitos e 3.108.141 casos confirmados desde o início da pandemia, segundo o balanço realizado à 1h00 de sexta-feira em Lisboa.

Os Estados Unidos são o país no mundo com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.

O número de casos diários voltou a ser superior a 60 mil - pela segunda vez esta semana - como resultado do surto de infeções nos Estados do sul e oeste, como Florida, Texas, Califórnia, Arizona, Geórgia.

Contudo, Nova Iorque continua a ser o Estado mais fortemente afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, com 399.513 casos confirmados e 32.283 mortes, um número apenas inferior ao do Brasil, Reino Unido, Itália e México.

Segue-se Nova Jérsia, com 15.448 mortos, Massachusetts, com 8.268, e Illinois, com 7.329.

Em termos de infeções, a Califórnia está atrás apenas de Nova Iorque com 298.338, o Texas em terceiro com 233.755 e a Florida em quarto com 232.718.

7h20 - Ponto de situação

O estado de calamidade em 19 freguesias da região de Lisboa vai ser reavalidado na próxima segunda-feira. Está marcada uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.
As medidas restritivas para estas freguesias da Área Metropolitana de Lisboa terminam na próxima terça-feira. O Governo pode decidir-se por eventuais alterações na véspera.
Dados do Hospital de Dona Estefânia
O Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, recebeu em junho 100 crianças e adolescentes com Covid-19. Foi mesmo o mês que registou o maior número de casos desde o início da pandemia.

Será uma consequência do fim do período de confinamento.
No total, desde o dia 7 de março, 260 crianças e adolescentes tiveram de ser hospitalizados no Dona Estefânia. Apenas quatro passaram pelos cuidados intensivos, mas já recuperaram.

Em Portugal, as crianças representam dois por cento do total de infetados.
Surto do Hospital de São José
No Hospital de São José, em Lisboa já há 12 infetados: sete são doentes e cinco profissionais de saúde.

Foram entretanto transferidos para o Hospital Curry Cabral e começou a desinfeção das enfermarias.
O surto da doença foi detetado nos serviços de Cirurgia Geral e de Urologia.
Reguengos de Monsaraz
O Ministério Público está investigar o surto no lar de Reguengos de Monsaraz.

A situação já provocou as mortes de 16 pessoas. A última vítima mortal é um homem de 86 anos, utente do lar.
Naquele município alentejano, há 131 Casos ativos e a maioria teve origem na instituição onde começou o surto.
Paços de Ferreira
Na Câmara Municipal de Paços de Ferreira, há oito infetados.

A autarquia confirma que, depois de um colaborador ter testado positivo, foram feitos testes a todos os funcionários do edifício-sede.

Um dos infetados é o próprio presidente da Câmara. O edifício foi encerrado e desinfetado.

Violação de confinamento vale acusação judicial

O Ministério Público de Lagos acusa um homem com Covid-19 de desobediência agravada por ter violado o confinamento a que estava obrigado.
O homem de 20 anos estava obrigado ao confinamento no domicílio. No entanto, foi encontrado pela PSP a conduzir um carro.

O homem vai ser julgado num processo abreviado. É uma situação prevista para casos com pena de multa ou de prisão não superior a cinco anos.
O quadro em Portugal
De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de quinta-feira, Morreram mais 13 pessoas vítimas da Covid-19 - todas na região da grande Lisboa.

É o numero mais alto de óbitos desde 1 de junho. No total, já morreram 1644 pessoas no país.

O número de infecções cresceu 0,9 por cento, com mais 418. O total de infetados é de 45.277.

A região de Lisboa e Vale do Tejo representa 79 por cento do total de infeções.

O número de recuperados ultrapassa já os 30 mil.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou quase 551 mil mortos e infetou mais de 12,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A doença é transmitida por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano é agora o que apresenta mais casos confirmados de infeção e mais mortes.