Covid-19. Erick Mendonça em quarentena confeciona máscaras de proteção

por Mário Aleixo c/Lusa
O tempo de quarentena é gasto por Erik Mendonça para fazer máscaras de proteção Fscebook

O futsalista do Sporting Erick Mendonça trocou os treinos de futsal pela confeção de máscaras de proteção no combate à pandemia provocada pela covid-19.

Decretado o estado de emergência em Portugal e suspensa a competição, o fixo dos “leões” não se limitou a cumprir quarentena em casa, enquanto faz o seu “treino físico para manter a forma”, e resolveu assumir um papel proativo no combate ao novo coronavírus, juntando-se a um projeto de produção de máscaras.

A ideia da produção de máscaras em impressora 3D foi de um amigo. Falei com ele e, como tenho um tio que tem uma máquina, decidi juntar-me para ajudar. Desde então, temos estado em contacto e a produzir máscaras”, explicou à agência Lusa.

Depois de se familiarizar com todo o processo de confeção com acetato, espuma e elásticos, entre outros materiais, o internacional português mobilizou grande parte da família Mendonça para contribuir na produção de máscaras e integrar o núcleo de Cascais de uma iniciativa que, segundo revela, já se estendeu a várias zonas do país.

Iniciativa alarga-se

Isto começou a ser feito em Almada, pelo meu amigo Nuno Mateus e um amigo dele, mas tomou outras proporções e já há pessoas de todo o país a ajudar, porque há falta de material em todo o lado. No meu caso, estou num grupo na zona de Cascais”, refere o jogador, de 24 anos.

Com a função de coordenar e “alinhar as tropas da sua equipa”, que conta com o contributo de cerca de 20 familiares, 10 dos quais com um papel mais efetivo, Erick Mendonça conseguiu reunir verba suficiente para comprar mais uma máquina 3D, que pode custar entre os 200 euros e 600 euros, e poder aumentar assim a produção, que atualmente é de 10 máscaras ao dia.

Depois de impressas em casa do tio, as viseiras seguem para a linha de montagem distribuída pelas várias casas da família do jogador, de onde saiu a primeira remessa para uma unidade de saúde do Feijó e de onde sairá a próxima para a Linha de Cascais.
pub