Campeonato de MotoGP com prova na Índia em 2023

por Mário Aleixo - RTP
A Índia vai contar com uma prova do campeonato do mundo de MotoGP, em 2023 D.R.

O campeonato do mundo de MotoGP vai ser organizado pela primeira vez na Índia, em 2023, anunciou o promotor, Dorna, que espera o interesse do público do segundo país mais populoso do mundo.

A competição vai decorrer no circuito internacional de Buddh, perto de Nova Deli, que já acolheu três vezes corridas de Fórmula 1, entre 2011 e 2013.

"Temos muitos entusiastas na Índia e estamos empenhados em levar este desporto à Índia que é também um 'mercado chave' para a indústria dos motociclos", disse o responsável pela Dorna, Carmelo Ezpeleta, à margem do Grande Prémio da Tailândia que decorreu no passado domingo.

"Trata-se de um dia histórico para o desporto e uma homenagem (no quadro) das celebrações do 75.º aniversário da Índia", disse Anurag Thakur, ministro do Desporto do governo de Nova Deli, através de um comunicado.

A informação de um Grande Prémio da Índia "no futuro próximo" era esperada desde meados de setembro, apesar de ainda não ser conhecida a data concreta em que vai decorrer, em 2023.

Após um decréscimo do público em algumas provas do Grande Prémio, na Europa, o promotor do MotoGP pretende recuperar o interesse expandindo-se para outros pontos do mundo.

Este mês, a Dorna assinou um protocolo com a Arábia Saudita para a realização de uma prova para o campeonato do mundo de MotoGP, mas a data ainda não foi anunciada.

MotoGP em 2023 arranca em Portugal

O calendário do Mundial de MotoGP terá 21 corridas em 2023, começando em Portugal, a 26 de março, e terminando em Valência (Espanha), oito meses depois, com o Cazaquistão e a Índia a surgirem como novidades, como foi revelado hoje.

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai marcar o arranque do Mundial de MotoGP, que vai contar com Miguel Oliveira na RNF da Aprilia, depois de quatro anos na KTM, iniciando uma época com um número recorde de corridas (21) e de países anfitriões (18).

Depois da prova algarvia, que marca o arranque da competição, o campeonato segue para o continente americano, com as provas na Argentina e nos Estados Unidos, em abril.

A caravana regressa depois à Europa e o Cazaquistão vai tornar-se, em julho, no 30.º país a acolher a principal competição mundial de motociclismo de velocidade desde 1949, entre as nove provas no continente europeu, e a Índia, em setembro, no 31.º, no início do périplo por Ásia e Oceânia do calendário.

Além do arranque do Mundial, na 19.ª passagem do campeonato pelas pistas portuguesas, o autódromo algarvio vai receber também os testes de inverno.



pub