Covid-19. Adiamento de Tóquio2020 sossega mente dos atletas

por Mário Aleixo - RTP
Ana Bispo Ramires considera que o adiamento dos Jogos foi um alívio para os atletas YouTube

O inédito adiamento de Tóquio2020 compôs uma “mensagem fortíssima” em prol de um “maior apaziguamento” dos atletas olímpicos de todo o mundo, após semanas de indefinição motivadas pela pandemia da covid-19.

A confissão surge em Portugal mas estende-se aos quatro cantos do planeta: “Sentiram-se protegidos e esta decisão cai bem junto deles. Quem ainda não está qualificado, ganhou uma janela de oxigénio para promover uma melhor capacitação nesta quarentena e sabe que a preparação e o sonho não estão em risco.

Mais tarde, cada um terá tempo para trabalhar e, se este período for bem aproveitado, aumentarão as suas hipóteses de qualificação”, constatou à agência Lusa a psicóloga Ana Bispo Ramires.

Ideias que partem de Portugal mas são acolhidas pelos atletas a nível mundial.
Os Jogos da 32.ª Olimpíada estavam previstos entre 24 de julho e 9 de agosto e foram prorrogados na terça-feira para uma data posterior a 2020 e nunca depois do verão de 2021, numa decisão conjunta do governo japonês e do Comité Olímpico Internacional (COI), tomada para salvaguardar a saúde pública de toda a comunidade envolvida.

Esta informação vem reduzir os níveis de ansiedade, porque certos atletas já estavam a entrar numa fase de alguma negação, desilusão e frustração, mas falta saber como será operada esta mudança de datas e o que isso implicará no processo desportivo. Urgem respostas, para que isso também não seja fonte de ansiedade”, alertou.

Convidada há dois anos pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, a integrar a estrutura médica chefiada por Gomes Pereira, Ana Bispo Ramires vai oferecer no Japão um inédito apoio anímico aos praticantes nacionais, confinados a treinos caseiros e inseguros sobre o rasto do novo coronavírus.

c/ Lusa

Tópicos
pub