McLaughlin e Duplantis atletas do ano para a World Athletics

por Mário Aleixo - RTP
Duplantis e McLaughlin foram os melhores do ano para a World Athletics D.R.

A barreirista norte-americana Sydney McLaughlin e o varista sueco Armand Duplantis, ambos campeões mundiais com recordes do mundo, foram anunciados como atletas do ano pela World Athletics (WA), a organização mundial da modalidade.

Na divulgação final dos prémios anuais da WA, também se ficou a saber que as "estrelas em ascensão" foram este ano a lançadora de dardo sérvia Adriana Vilagos e o velocista dos Estados Unidos Erriyon Knighton.

As carreiras de Duplantis e McLaughlin continuam a par, de alguma forma, já que foram eles as "estrelas em ascensão" há quatro anos.

Em 2022, tiveram uma prestação idêntica no Mundial Oregon2022, com triunfos concludentes e a melhoria dos recordes do mundo que já lhes pertenciam.

McLaughlin sempre a acelerar

Sydney McLaughlin começou por brilhar alto nos Campeonatos dos Estados Unidos, com recorde mundial a 51,41 segundos, já depois de ter corrido em Nashville em 51,61, então a terceira marca de sempre.

Nos Mundiais, "pulverizou" o recorde para 50,68 segundos, perante o seu próprio público, completamente em êxtase.

"Todos os meus objetivos foram cumpridos este ano. Conseguimos cumprir tudo aquilo a que nos propusemos, não poderia ser melhor e estou tão agradecida por ter feito essa prestação perante uma multidão, em 'casa'", disse Sydney McLaughlin.

Duplantis sempre a subir

"Mondo" Duplantis, nascido nos Estados Unidos mas naturalizado sueco, conseguiu em 2022 uma época ainda mais brilhante do que a do ano anterior. Campeão do Mundo e da Europa, o sueco bateu por duas vezes o recorde absoluto no ano, para o fixar nos 6,21 metros.

Ganhou os Mundiais "indoor" em Belgrado, os Mundiais ao ar livre em Eugene e finalmente os Europeus que se disputaram em Munique.

Ao longo de 2022, ganhou 18 de 19 competições em que esteve envolvido e passou por 23 vezes a marca dos 6,00 metros.

"No decorrer do ano, tinha realmente grandes esperanças em mim e tive alguns grandes objetivos. Queria ganhar os Mundiais 'indoor', os Mundiais ao ar livre, os Europeus, a final da Liga Diamante, e queria bater o recorde do mundo algumas vezes", reconheceu "Mondo" Duplantis.


pub