Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Portugal conquista o terceiro Campeonato do Mundo de Futebol de Praia

por Marcos Celso - RTP
FPF

A supremacia da Seleção Nacional de Futebol de Praia começou a desenhar-se, este domingo, no segundo período, virando o resultado de 0-1, e, já no terceiro tempo, a Seleção "A" fez história impondo uns claros 6-4 à Itália.

A Seleção de Futebol de Praia (Seleção A) queria fazer história e conquistar o terceiro Campeonato do Mundo de Futebol de Praia, depois das vitórias em 2001 e 2015.

Pela frente estava uma Itália motivada pela presença na final, e até marcaram primeiro, por Zurlo no 1.º Período (6'), mas no segundo tempo os jogadores portugueses demonstraram na areia a sua mais valia.

Uma partida que foi acompanhada em direto na RTP2, a final do Mundial no Paraguai acabou por sorrir às cores nacionais com uma vitória esclarecedora por , tendo sido os golos apontados no 1º período por Léo Martins (7'), no 2.º Período por Jordan (18') e André Lourenço (18'). Jordan (26' e 35') e Léo Martins (28')por duas vezes) e Léo Martins marcaram já no terceiro tempo consolidando a vantagem portuguesa. Os italianos ainda reduziram (5-3) num curto espaço de tempo decorria o terceiro período, com dois golos de Dario Ramacciotti e Josep Junior (31').

Portugal garantiu, deste modo, o terceiro título mundial, depois de ter festejado em 2001 e 2015. A Itália nunca foi campeã, perdendo a sua segunda final, depois de em 2008 ter baqueado frente ao Brasil, por 5-3.

Este ano, Portugal foi campeão da Europa e conquistou a medalha de Ouro nos II Jogos Europeus.

 Ficha de Jogo

FIFA Mundial de Futebol de Praia 2019
Assunção, Paraguai
Estádio Mundialista “Los Pynandi”
Final

1.º Árbitro: Ivo Moraes (Brasil)
2.º Árbitro: Said Hachim (Madagásgar)
3.º Árbitro: Ingilab Mammadov (Azerbaijão)
Cronometrista: Sofien Benchabane (França)


Itália (cinco inicial): Simone Del Mestre, Gentlin, Alfioluca Chiavaro, Dario Ramacciotti e Gabriele Gori
Suplentes: Andrea Carpita, Francesco Corosiniti (Cap.), Frainetti, Simone Marinai, Paolo Palmacci, Percia Montani e Emmanuele Zurlo
Treinador: Emiliano Del Duca


Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Jordan, Bê Martins e Léo Martins
Suplentes: Tiago Petrony, Bruno Torres, André Lourenço, Rúben Brilhante, Belchior, Von e Madjer (Cap.)
Treinador: Mário Narciso.

pub