Novas regras de admissão na PSP não vão resolver o problema principal, diz ASPP
Foto: António Antunes - RTP
A idade máxima para integrar o curso de agentes da PSP vai passar dos 30 para os 34 anos, segundo as novas regras publicadas hoje em Diário da República.
Mantêm-se como requisitos ter nacionalidade portuguesa e pelo menos 18 anos.
O Governo justifica as alterações com a necessidade de permitir a seleção de candidatos com base num universo mais amplo de candidatos.
Paulo Santos, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Policia (ASPP/PSP), diz que já tinha ouvido falar desta proposta e acrecenta que estas medidas não vão resolver o problema principal.
Por seu lado, o presidente do Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol), Armando Ferreira, diz que está surpreendido com estas mudanças, até porque até agora ninguém falou com os sindicatos. O Sinapol acredita que as novas regras não vão levar mais pessoas para a PSP, tendo em conta que a profissão continua a não ser valorizada. O Sinapol quer que Ministério da Administração Interna anule a portaria hoje publicada e fala mesmo de uma ilegalidade, uma vez que os sindicatos da PSP não foram ouvidos sobre esta matéria.