Costa possui "experiência, inteligência e peso político", defende Pedro Nuno
Pedro Nuno Santos disse esta quinta-feira acreditar que António Costa possui "experiência, inteligência e peso político" para dar ao cargo de presidente do Conselho Europeu a importância que merece. O secretário-geral do PS disse ainda haver "fortes possibilidades" de o seu favoritismo ser confirmado nos próximos dois dias.
Foi também "o primeiro-ministro que provou que era possível derrotar a austeridade", visão que depois "prevaleceu na União Europeia", declarou o socialista perante os jornalistas em Bruxelas.
"Não há ninguém melhor na UE do que António Costa" para conseguir consensos e defender uma perspetiva democrática, acrescentou.
Pedro Nuno Santos considerou ainda a escolha importante para Portugal, "porque obviamente é o reconhecimento da capacidade dos políticos portugueses para exercer cargos internacionais".
"Vamos ter esta coincidência boa de ter ao mesmo tempo o secretário-geral da ONU e o presidente do Conselho Europeu como portugueses", afirmou, destacando que são ambos ex-secretários-gerais do PS.