Futuros campeões de surf competem nas ondas do norte

| Surf

Concha Balsemão e Afonso Antunes estiveram em destaque nas ondas do norte
|

As ondas do Porto e Matosinhos receberam, no fim de semana, de 1 e 2 de dezembro, a terceira etapa nacional do Rip Curl GromSearch 2018. Em prova estiveram mais de 80 surfistas, de seis diferentes categorias, na praia Internacional do Porto.

Afonso Antunes e Concha Balsemão, foram os atletas apurados para competir por Portugal na final com os melhores atletas de sub-16.

A prova Rip Curl GromSearch começou na Austrália em 1999 e é uma das maiores rampas de lançamento dos melhores surfistas mundiais. Gabriel Medina (Brasil), Kolohe Andino (USA), Felipe Toledo (Brasil), Jordy Smith (África do Sul) e Tyler Wright (Austrália) são alguns dos atletas que começaram a sua carreira no Rip Curl GromSearch e que atualmente competem na WSL (World Surf League).

Nos sub-12 masculino e sub-12 feminino, Matias Canhoto e Constância Simões repetiram as vitórias da etapa da Costa da Caparica e de Peniche. Na categoria dos sub-14, foi Francisco Ordonhas quem levou a melhor e, no feminino, Constância Simões, que regressou ao pódio nesta terceira e última etapa.

Competição ao rubro na categoria dos sub-16, com Joaquim Chaves a sagrar-se vencedor desta terceira etapa, juntamente com a atleta Concha Balsemão que voltou a levar o troféu para casa.
Com as três etapas concluídas, é Afonso Antunes e Concha Balsemão que vão agora representar Portugal na grande final mundial que será disputada num spot ainda a anunciar para “manter a excitação e o suspense até ao fim”. Em 2017, a prova teve lugar em Hossegor, França, e coroou Guilherme Ribeiro como campeão europeu GromSearch de sub16.

A edição deste ano do Rip Curl GromSearch já viajou por 15 spots europeus e reuniu mais de 5 mil atletas nas diferentes provas. Em Portugal, a competição arrancou na Costa da Caparica, passando por Peniche, terminando agora nas ondas do norte, inserida no cartaz do “Porto & Matosinhos Wave Series 2018”.

Segundo a Rip Curl, metade dos campeões do GromSearch vingaram, mais tarde, no WSL World Tour. Uma das muitas razões que alicia os jovens surfistas para esta prova, onde têm a possibilidade de mostrarem o seu talento e partilharem experiências com os colegas.

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    A enviada-especial da RTP foi à fronteira para perceber como se vive hoje entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.