Carlos Santos Neves, RTP

O rácio da dívida pública sobre o PIB cresceu para os 134 por cento no termo da primeira metade do ano, mostra o Boletim Estatístico divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal. O mesmo documento aponta para um défice de 39 milhões de euros nas contas externas do país, a contrastar com o saldo superior a 1700 milhões de euros contabilizado no primeiro semestre de 2013.

Cristina Sambado, RTP

Os donativos confiados por Ricardo Salgado e vários administradores do Banco Espírito Santo à campanha de Cavaco Silva para as presidenciais ultrapassaram os 152 mil euros, o que representa sete por cento do financiamento total obtido. As contas foram consultadas pelo Diário de Notícias.

Sandra Henriques

O PCP duvida da legalidade da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo grupo mexicano Ángeles sobre a Espírito Santo Saúde. O partido quer que o Estado português denuncie os acordos com o Grupo Espírito Santo que envolvem o hospital de Loures e a ADSE.

    Graça Andrade Ramos, RTP

    O Pentágono confirmou que os Estados Unidos lançaram 14 novos ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico perto da barragem de Mossul, reconquistada no início da semana pelas forças curdas iraquianas com apoio norte-americano. A confirmação veio ao mesmo tempo que Barack Obama prometia enfrentar os extremistas no norte do Iraque, após a execução do jornalista James Foley.

      Sandra Machado Soares/Rui Magalhães

      A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários está a analisar o grupo mexicano interessado na Espírito Santo Saúde. Em causa pode estar um eventual abuso de informação privilegiada, já que os mexicanos da Ángeles compraram ações antes de anunciar a Oferta Pública de Aquisição.

        Miguel Soares

        Em declarações à Antena 1, o professor de finanças do Instituto Superior de Economia e Gestão, João Duque, considera que é possível que a dívida pública comece a cair no próximo ano.

          Ana felício/ Marcelo Sá Carvalho | Publicado há 53 minutos

          Israel matou três líderes do braço armado do Hamas nos raids aéreos da última noite. Só em 24 horas morreram mais de 20 pessoas na Faixa de Gaza. Neste momento, nenhuma das partes se mostra disponível para ceder no conflito.

            Sandra Henriques

            Sete pessoas ficaram feridas na quarta-feira à noite no parque de campismo do Inatel em São Pedro de Moel, Marinha Grande. Quatro das vítimas são crianças, duas das quais ficaram em estado grave.

              Paula Rebelo/ Luiz Flores/ Sérgio Tomás | Publicado há 43 minutos

              Há um novo alerta sobre os riscos do Motilium e outros medicamentos, que têm por base a domperidona. Em Portugal não há casos de problemas cardíacos por causa da substância, mas em França estão a ser investigadas mais de 120 mortes suspeitas.

                Frederico Moreno

                As empresas de distribuição estão contra a nova taxa que o Governo pretende implementar sobre todos os equipamentos que permitam gravar ficheiros, nomeadamente telemóveis e tablets. O objetivo é pagar desta forma direitos de autor. A medida deve ser discutida esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

                Isabel Pereira Santos/ Filipe Martins/ Osvaldo Costa Simões

                Se a Oferta Pública de Aquisição da mexicana Ángeles sobre a Espírito Santo Saúde avançar, os médicos defendem que o contrato de parceria público-privada tem de ser respeitado. Já os enfermeiros consideram que a gestão do Hospital de Loures deve passar para o sector público.

                Joana França Martins/Pedro Pena/Marcelo Sá Carvalho | Publicado há 35 minutos

                Estiveram 20 mil pessoas no início do Festival Vodafone Paredes de Coura. Um dos momentos que marcou a noite foi a actuação da norte-americana Janelle Monáe. Mas a portuguesa Capicua também animou o público.

                Em Destaque

                • A execução do jornalista norte-americano James Foley por um militante do Estado Islâmico foi condenada pelo mundo ocidental mas não só. Os líderes do mundo islâmico começam também a assumir a sua preocupação.

                • Um atentado no Iraque foi provocado por um português. Trata-se de um emigrante em França que se converteu ao islamismo radical.

                • A praia da Arrifana, no concelho de Aljezur, é o local onde em 1983 se realizou o primeiro campeonato de surf do Algarve. A pequena baía atrai centenas de surfistas durante todo ano, mas também famílias e amantes da natureza.

                • O neto de um combatente da I Guerra Mundial fez uma réplica de uma trincheira na localidade de Carregosa, em Oliveira de Azeméis. O trabalho baseou-se nas fotografias e cartas que António Ferreira deixou à família.

                • A memória da geração que lutou e morreu na Grande Guerra não se perdeu totalmente.

                • O novo surto de ébola compreende-se à luz do que sabíamos dos anteriores, mas também traz consigo elementos inéditos.

                Pub

                Noticiário Antena 1

                Informação

                • Meet, uma prática com raiz nas redes sociais

                  "Meet", uma prática com raiz nas redes sociais

                • Os mais imponentes navios da Europa na Polónia

                  Os mais imponentes navios da Europa na Polónia

                • Mioma uterino atinge dois milhões de mulheres em Portugal

                  Mioma uterino atinge dois milhões de mulheres em Portugal

                 

                 

                + Lidas e + Comentadas

                • + Lidas
                • + Comentadas

                Noticiários

                • Jornal da Tarde (2ª parte)

                  Jornal da Tarde (2ª parte)

                  Data exibição: 2014-08-21

                  Duração: 00:11:53

                • Jornal da Tarde (1ª parte)

                  Jornal da Tarde (1ª parte)

                  Data exibição: 2014-08-21

                  Duração: 00:51:21

                • 24 Horas (1ª parte)

                  24 Horas (1ª parte)

                  Data exibição: 2014-08-20

                  Duração: 01:00:35

                • Telejornal (2ª parte)

                  Telejornal (2ª parte)

                  Data exibição: 2014-08-20

                  Duração: 00:03:42

                 

                 

                A Frase

                O colapso do Grupo Espírito Santo poderá marcar o verdadeiro início do processo de desalavancagem forçada de grandes empresas e SGPS, que os seus responsáveis endividaram muito além do que o negócio permitia. A venda dos ativos do GES só agora começou. A ES Saúde era o mais apetecível. Não surpreende que seja o primeiro a ter comprador firme e público. Num país sem capital nacional, há felizmente o que vem de fora. É mexicano o grupo que lançou a OPA à dona do Hospital da Luz. Segundo as notícias, há também portugueses interessados. Será a dívida um vício?

                André Veríssimo, Negócios

                A RTP nas redes Sociais

                •  
                  Facebook
                •   Twitter
                   seguidores
                •   Youtube
                   seguidores

                A imagem

                Mundo

                Couraça

                Foto: Bagus Indahono, EPA

                Operacionais da polícia de choque indonésia posicionam-se diante do Tribunal Constitucional, em Jacarta, na antecâmara de um veredicto crucial sobre um recurso interposto por Prabowo Subianto, candidato derrotado em eleições presidenciais.

                Cinemax

                • João Lopes A aventura francesa de Scarlett Johansson Scarlett Johansson protagoniza um ambicioso projecto de raiz francesa — "Lucy", produzido e realizado pelo francês Luc Besson, explora a relação entre seres humanos e máquinas, sem nunca deixar de ser um "thriller" directo e eficaz..

                Votação

                Vídeo e Áudio

                • Notícias
                • Programas
                • Diretos
                •  
                • Todos
                • Vídeos
                • Áudios