Helder Silva/Patrícia Machado/Paulo Jorge/António Nunes

Já está a decorrer uma grande operação informativa da RTP para assinalar os 40 anos do 25 de abril. Um dos palcos desta operação está instalado em Grândola, onde se encontra já o repórter Hélder Silva. Outro grande palco é a fragata Vasco da Gama, mesmo no meio do Tejo.

    Ana Martins/Luís Moreira

    O Oceanário de Lisboa vai ser concessionado a privados, é uma das medidas que fazem parte do programa que está a ser avaliado pela troika. No relatório da 11ª avaliação divulgado pela Comissão Europeia incluem-se ainda novos programas de rescisões amigáveis sobretudo com professores. Para as contas do Estado entram também cortes e fusões de organismos dos ministérios.

    Magda Rocha/André Castro Ribeiro/Paulo Maio Gomes/Pedro Amanajás/Guilherme Terra

    Pode ter sido uma praxe académica a provocar a queda do muro que ontem matou três estudantes da Universidade do Minho, em Braga. Os alunos faziam uma espécie de desafio no cimo do muro que acabou por desabar. O Ministério Público está a investigar as circunstâncias que provocaram o acidente.

    Luís Filipe Fonseca/André Castro Ribeiro/Pedro Oliveira Pinto/Paulo Maio Gomes/Guilherme Brízido

    Há muito que os moradores alertavam para a falta de segurança da estrutura que ruiu em Braga. O risco de acidente foi notícia no imprensa há dois anos, a câmara diz que não foi apresentada qualquer queixa formal. As primeiras peritagens foram feitas já esta manhã.

    O Governo vai fechar o Documento de Estratégia Orçamental na próxima segunda-feira. A reunião do Conselho de Ministros foi antecipada uma vez que o Governo tem de apresentar até 30 de Abril o chamado o documento que define a estratégia de consolidação orçamental para os próximos quatro anos. Nessa reunião vai ser ainda discutido o guião da reforma do estado, um documento a cargo do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas. O governo deverá ainda reunir-se extraordinariamente na próxima semana para decidir qual a forma de saída do programa de assistência financeira. Um anúncio que poderá ser feito no primeiro fim de semana de maio.

    O Tribunal da Relação confirmou a absolvição de Carlos Cruz, Hugo Marçal, Gertrudes Nunes e Carlos Silvino no caso Casa Pia relativamente aos crimes de Elvas. O advogado da Casa Pia garante que não pode mais recorrer desta decisão.

    Patrícia Cracel/Arquivo RTP/Guilherme Brízido

    Paulo Portas foi ouvido como testemunha no âmbito do processo dos submarinos. O Ministério Público ouviu o vice-primeiro ministro que decidiu não depor por escrito. A compra dos submarinos está em investigação desde 2006.

      Fátima Pinto/Marques de Almeida

      As autoridades alteraram a estratégia para encontrar o homem que matou duas mulheres e feriu outras duas há uma semana, em Valongo dos Azeites. As operações de busca vão ser agora alargadas. As autoridades acreditam que o suspeito dos homicídios já não está no concelho de São João da Pesqueira.

      Graça Andrade Ramos, RTP

      O primeiro ministro de Israel afirmou que nunca irá negociar com um governo palestiniano "apoiado por uma organização terrorista" cujo principal objetivo é a destruição de Israel. Ao início da tarde, o Governo israelita anunciou a suspensão das negociações de paz com os palestinianos, devido ao acordo de reconciliação firmado na quarta-feira entre os dois grupos rivais palestinianos, Fatah e Hamas, que pôs fim a sete anos de rutura.

        António Mateus

        Confrontos entre militares ucranianos e militantes pró-russos provocaram pelo menos"cinco mortos" em Slaviansk, no leste da Ucrânia. Moscovo já avisou Kiev que não aceita esta ofensiva e iniciou manobras militares junto à fronteira ucraniana.

        Paula Martinho da Silva/Marcelo Sá Carvalho

        São esperados em Roma 800 mil peregrinos para assistir às canonizações dos Papas João XXIII e João Paulo II. Os dois Papas serão proclamados santos no próximo domingo.

          RTP com Lusa

          Pedido pela Associação 25 de Abril e realizado pela Eurosondagem, um estudo de opinião sobre "o "25 de Abril em Portugal" mostra que a maioria dos inquiridos considera que os valores conotados com a Revolução, nomeadamente a Liberdade, a Democracia, a Paz e a Justiça Social, são pouco ou nada respeitados pelo poder.

          Em Destaque

          • O capitão de Abril Vítor Crespo considera que, se houvesse um plebiscito sobre o assunto, os militares de abril falariam na Assembleia da República nesta altura em que passam 40 anos da data.

          • Pela primeira vez, a filha de Marcelo Caetano e Otelo Saraiva de Carvalho estiveram juntos num debate. Foi durante a conferência "A Ditadura Portuguesa".

          • O programa de ajustamento português vai ser avaliado por uma entidade independente. A troika anunciou aos parceiros sociais que, dentro de seis meses, os resultados serão divulgados. Uma revelação que apanhou de surpresa o primeiro-ministro.

          • Três antigos chefes de Estado portugueses apelam a mais igualdade para haver mais liberdade em Portugal. No encerramento da conferência "A Ditadura Portuguesa", Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio não pouparam críticas à forma como o país está a ser governado.

          • É uma tradição antiga que se repete todos os anos - os lavradores da Moita vão ao Santuário de Nossa Senhora d'Aires, em Viana do Alentejo, e todos querem benzer os animais.

          • Há uma nova editora no mercado do livro digital. É exclusiva para quem começa a dar os primeiros passos na escrita. É uma aposta do grupo Porto Editora para lançar novos autores portugueses.

          Pub

          Noticiário Antena 1

          Informação

          • Assaltadas caixas multibanco em Sintra e Loures

            Assaltadas caixas multibanco em Sintra e Loures

          • Festa do Alvarinho conhece a edição 20

            Festa do Alvarinho conhece a edição 20

          • Quinta do Pisão é o melhor destino turístico sustentável

            Quinta do Pisão é o melhor destino turístico sustentável

           

           

          + Lidas e + Comentadas

          • + Lidas
          • + Comentadas

          Noticiários

          • 24 Horas (1ª parte)

            24 Horas (1ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 01:07:01

          • Telejornal (2ª parte)

            Telejornal (2ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 00:26:00

          • Telejornal (1ª parte)

            Telejornal (1ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 00:29:14

          • Jornal da Tarde (2ª parte)

            Jornal da Tarde (2ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 00:12:16

           

           

          A Frase

          Para o FMI, o 25 de Abril foi uma pieguice. Para o Governo que lhe segue o pensamento e lhe cumpre as ordens também. Claro, como disse Durão Barroso, antes do 25 de Abril "havia umas liberdades cortadas". Mas os mercados viam-nos como um bom sítio para investir, com estabilidade política garantida e sem necessidade de vistos gold nem nada. Enfim, vá lá, era demais não haver liberdades básicas. Isso está bem. Mas já se sabe, quando uma coisa começa nunca se sabe como é que acaba, ganharam a liberdade quiseram logo a igualdade e toca de fingir que éramos ricos e que podíamos ter direitos como os outros, à saúde, à educação, às reformas. E quem é que paga, hã? Sim, quem é que paga?

          José Manuel Pureza Diário de Notícias

          A RTP nas redes Sociais

          •  
            Facebook
          •   Twitter
             seguidores
          •   Youtube
             seguidores

          A imagem

          Cultura

          Milonga

          Jochen Luebke, EPA

          Era coisa de homens. Frequentadores de lupanares, dizia-se. Marinheiros de má rês. É o tango, talvez a mais bela das danças. Aqui por um par da companhia Sidi Larbi Cherkaoui, nos ensaios para um festival de dança em Wolfsburg, Alemanha.

          Cinemax

          • João Lopes Nos bastidores da guerra Os bastidores da Segunda Guerra Mundial continuam a ser tema das mais diversas produções: em "Diplomacia", o veterano alemão Volker Schlöndorff, evoca o momento decisivo, em 1944, em que os alemães se preparam para destruir Paris....

          Votação

          Vídeo e Áudio

          • Notícias
          • Programas
          • Diretos
          •  
          • Todos
          • Vídeos
          • Áudios