Dizer desvalorização é pouco e, segundo Hugo Bragança Monteiro, do "Económico", quase se torna redundante falar de uma "quinta feira negra" na Bolsa portuguesa. As piores previsões foram superadas. O PSI 20 perdeu mais de 3 por cento, muito devido ao colapso dos títulos do Banco Espírito Santo, em mais de 42 por cento.

Marques Guedes reconheceu que se trata de um revés importante, mas disse esperar que a economia possa resistir.

    Os Espírito Santo estão fora do Espírito Santo.

      Rita Ramos/Sara Cravina

      Poucas horas depois da apresentação de resultados do banco, o supervisor lançou um comunicado muito duro para os anteriores gestores. Em concreto o documento diz que a auditoria que já está em curso "permitirá avaliar as responsabilidades individuais, incluindo as do anterior presidente da comissão executiva" e, "caso se confirme a prática de ilícitos, serão extraídas as necessárias consequências em matéria contraordenacional e, porventura, criminal".

      Rui Alves Veloso/Jaime Guilherme/Vanessa Brízido

      O novo presidente do Espírito Santo anunciou que o banco vai avançar de imediato com um aumento de capital e preparar a venda de ativos. Vítor Bento admite também denunciar às autoridades eventuais ilegalidades praticadas pela anterior gestão de Ricardo Salgado.

        Tiago Contreiras/Carlos Valente

        António José Seguro disse-se "extremamente preocupado" com os resultados do banco. O líder do PS reconhece que os prejuízos do BES ultrapassam o valor que lhe tinha sido transmitido pelo governador do Banco de Portugal. Quer por isso que o supervisor diga tudo o que sabe. O Bloco também aponta o dedo ao banco central e defende legislação que acabe com a subjugação da política à finança. O PCP vê nos resultados do BES indícios de gestão danosa e de cumplicidade entre o banco, os supervisores e os governos.

        Sandra Felgueiras/Carlos Pinota/Sara Cravina

        O Ministério Público concluiu que o Dux da Lusófona se salvou por sorte ou acaso na noite da tragédia do Meco. No despacho de arquivamento do caso, ao qual a RTP teve acesso, o Procurador do círculo de Almada desmontou todas as dúvidas lançadas pelos familiares das vítimas e concluiu que, apesar de ter sido criado um ambiente para erguer um culpado, ele não existe. O advogado dos familiares já anunciou que vai requerer a instrução do processo para levar o caso a tribunal.

          A UGT considerou globalmente positiva a proposta de reforma do IRS apresentada pelo Governo. A central sindical considera, no entanto, que a carga fiscal aplicada aos portugueses continua a ser preocupante.

          Cavaco Silva já enviou para o Tribunal Constitucional os cortes nos salários e a contribuição de sustentabilidade aplicada às pensões. Os juízes revelaram que vão anunciar a decisão a 14 de agosto. Os dois diplomas tinham sido aprovados no Parlamento pelos partidos da maioria e chegaram agora ao Palácio de Belém.

            Sónia Silva / Rui Magalhães

            A epidemia de ébola na África Ocidental já fez mais de 700 mortos. Os Estados Unidos desaconselham viagens para a Guiné-Conakry, Libéria e Serra Leoa, onde foi declarado "Estado de Emergência".

            A Argentina entrou novamente em falência. A nova bancarrota argentina surge na sequência do falhanço nas negociações com os fundos especulativos americanos para o pagamento dos títulos da dívida. A falta desse acordo não permite à Argentina pagar os juros aos credores que em 2005 e 2010 aceitaram a reestruturação da dívida do país. Assim sendo, a Argentina entra automaticamente em situação de falência pela segunda vez no espaço de 13 anos.

            Um ataque a um mercado nos arredores da cidade de Gaza provocou pelo menos 17 mortos. O momento foi captado por uma câmara da agência de notícias Reuters e as imagens são chocantes. Um dos mísseis israelitas atingiu mesmo as ambulâncias que chegavam ao local para socorrer as vítimas. O bombardeamento ocorreu durante a trégua humanitária anunciada pelo exército de Israel, o que fez com que muita gente estivesse nas imediações do mercado de Shajaya.

              RTP

              O Pentágono decidiu entregar ao Exército israelita um lote de granadas e cargas de morteiro que tinha armazenadas em Israel desde há vários anos.

                Em Destaque

                • Pela primeira vez, a família Espírito Santo está ausente da lista elaborada pela revista Exame. Américo Amorim continua a ser o homem mais rico de Portugal.

                • O novo surto de ébola compreende-se à luz do que sabíamos dos anteriores, mas também traz consigo elementos inéditos.

                • O presidente da Comissão Executiva do BIC considera que o Banco de Portugal deve alargar o poder de supervisão depois do que aconteceu no caso do BES e afirma que não percebeu o que levou o banco a prescindir da ajuda financeira disponibilizada pela ‘troika’.

                • O tenente-coronel Craveiro Lopes anotou minuciosamente, durante sete meses, tudo o que sucedia nos campos de prisioneiros da Alemanha.

                • Os aviões da TAP têm estado envolvidos recentemente em vários pequenos incidentes. Os especialistas apontam várias causas.

                • A Praia de Moledo do Minho, em Caminha, está prestes a reconquistar o areal perdido nos últimos anos com as intempéries.

                Pub

                Noticiário Antena 1

                Informação

                • Santa Maria da Feira volta a recuar à Idade Média

                  Santa Maria da Feira volta a recuar à Idade Média

                • Biólogos e pescadores ajudam salmões na Califórnia

                  Biólogos e pescadores ajudam salmões na Califórnia

                • Óculos podem ser arma contra lesões

                  Óculos podem ser arma contra lesões

                 

                 

                + Lidas e + Comentadas

                • + Lidas
                • + Comentadas

                Noticiários

                • 24 Horas (1ª parte)

                  24 Horas (1ª parte)

                  Data exibição: 2014-07-31

                  Duração: 01:00:37

                • Telejornal (2ª parte)

                  Telejornal (2ª parte)

                  Data exibição: 2014-07-31

                  Duração: 00:12:28

                • Telejornal (1ª parte)

                  Telejornal (1ª parte)

                  Data exibição: 2014-07-31

                  Duração: 00:55:02

                • Jornal da Tarde (2ª parte)

                  Jornal da Tarde (2ª parte)

                  Data exibição: 2014-07-31

                  Duração: 00:13:02

                 

                 

                A Frase

                A crise moral que atravessamos traduz-se nisto: condenamos carteiristas à cadeia em nome da Justiça e tratamos com deferência e apresentamos como exemplo organizações criminosas que operam em grande escala, como os bancos. Não é uma novidade, mas o facto de não ser uma novidade e de continuarmos a tolerar a situação só a torna mais grave.

                José Vítor Malheiros, Público

                A RTP nas redes Sociais

                •  
                  Facebook
                •   Twitter
                   seguidores
                •   Youtube
                   seguidores

                A imagem

                Mundo

                Torrente

                Foto: Octav Ganea, EPA

                Mais de seis dezenas de localidades da Roménia debatem-se com efeitos devastadores de chuvas torrenciais. Há notícia de uma vítima mortal e de pelo menos quatro pessoas dadas como desaparecidas.

                Cinemax

                • João Lopes À procura do espírito da "série B" Dwayne Johnson ("The Rock") é o novo Hércules, sob a direcção de Brett Ratner — embora com os recursos típicos da era digital, o filme tenta recuperar um certo espírito de aventura enraizado nas memórias dos filmes de pequeno orçamento..

                Votação

                Vídeo e Áudio

                • Notícias
                • Programas
                • Diretos
                •  
                • Todos
                • Vídeos
                • Áudios