Luísa Bastos / Teresa Botelheiro / Vedin Trhulj / Vanessa Brízido

Passos Coelho admite que pode ser necessária uma intervenção do Estado no Banco Espírito Santo. O Primeiro-Ministro afirmou que a estabilidade financeira é muito importante e tem de ser assegurada, mas explicou que será o Banco de Portugal a apresentar uma proposta.

    As ações do Banco Espirito Santo afundaram mais de 40 por cento. Os títulos tocaram no mínimo histórico de 10 cêntimos, e só não cairam mais porque foram suspensas da negociação. Na abertura da bolsa, as acções do BES valiam 20 cêntimos e pareciam estar estáveis. Mas na reta final da negociação os títulos começaram a cair e às 15 e 34 tocaram o valor mais baixo de sempre, 10 cêntimos por ação. Quinze minutos depois, o regulador do mercado, a CMVM, decidiu suspender a negociação dos títulos do BES, numa altura em que valiam 12 cêntimos. A queda das ações foi assim superior a 40 por cento.

    Pedro Valador

    Começou com a Espírito Santo Internacional, Rioforte, e Espirito Santo Financial Group - todas pediram gestão controlad a no Luxemburgo. Agora foi a Espirito Santo Financial Portugal, que tem 19 por cento do BES, a pedir insolvência nos termos da lei portuguesa. A empresa detém 19 por cento do BES e uma participação na Tranquilidade e reconheceu a incapacidade de honrar os compromissos. De sublinhar que a Espírito Santo Financial Portugal não é o banco.

    Rita Ramos / Hugo Melo / António Nunes

    Muitos clientes do BES estão a apresentar queixas na associação de clientes. A maioria são pequenos investidores de papel comercial de empresas do grupo, mas há também reclamações de depositantes que não estão a conseguir resgatar obrigações.

    Sérgio Vicente / Tiagos Passos / António Limão / Sara Cravina

    O grupo que irá gerir os empreendimentos turísticos do grupo Espirito Santo na Comporta pode executar cláusulas indemnizatórias. Tudo porque, com a suspensão das obras, o hotel de luxo já não deverá abrir no início de 2015, como estava previsto.

      Centenas de pessoas juntaram-se em Lisboa à manifestação mundial "Grito pela Palestina". Os manifestantes concentraram-se nas imediações da embaixada de Israel e gritaram pelo fim do conflito na faixa de Gaza. Os activistas acusaram os meios de comunicação social de serem parciais, alegando que não dão voz ao povo palestiniano, e pediram uma intervenção urgente da comunidade internacional.

      RTP

      O Exército israelita admitiu o desaparecimento e possível rapto de um oficial de 23 anos na Faixa de Gaza. Existe uma discrepância entre a hora alegada pelo Hamas e a referida pelo Exército israelita para a captura do militar, bem como sobre o lado de que partiu a iniciativa da operação.

        Márcia Rodrigues/João Martins

        Na Cisjordânia, há também confrontos permanentes, embora os manifestantes palestinianos apenas possam enfrentar os soldados com pedras e com fisgas. Às sextas feiras, tudo começa habitualmente com as orações na mesquita e termina em violência frente ao muro.

        Sílvia Mestrinho

        Os especialistas da Organização Mundial de Saúde vão reunir-se já para a semana por causa da epidemia de ébola. O Gabinete de Urgência da OMS pode vir a decidir lançar um alerta internacional de emergência para a saúde pública.

          Raquel Ramalho Lopes/António Nunes

          Quase 270 pessoas ficaram feridas e a origem da fuga de gás ainda está por determinar. Das centenas de moradores levados para abrigos, a maior parte já está de regresso ao bairro.

          RTP

          Uma equipa de cientistas brasileiros teve um encontro com uma tribo índia que sempre se mantivera isolada. O momento do encontro foi registado em vídeo e festejado como um acontecimento. Mas esta e outras tribos índias encontram-se ameaçadas.

            João Pedro Mendonça/Paulo Nunes

            O italiano David Vigano venceu a segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta. A prova teve no Minho a primeira abordagem à montanha.

            Em Destaque

            • Pela primeira vez, a família Espírito Santo está ausente da lista elaborada pela revista Exame. Américo Amorim continua a ser o homem mais rico de Portugal.

            • O novo surto de ébola compreende-se à luz do que sabíamos dos anteriores, mas também traz consigo elementos inéditos.

            • O presidente da Comissão Executiva do BIC considera que o Banco de Portugal deve alargar o poder de supervisão depois do que aconteceu no caso do BES e afirma que não percebeu o que levou o banco a prescindir da ajuda financeira disponibilizada pela ‘troika’.

            • O tenente-coronel Craveiro Lopes anotou minuciosamente, durante sete meses, tudo o que sucedia nos campos de prisioneiros da Alemanha.

            • Os aviões da TAP têm estado envolvidos recentemente em vários pequenos incidentes. Os especialistas apontam várias causas.

            • A Praia de Moledo do Minho, em Caminha, está prestes a reconquistar o areal perdido nos últimos anos com as intempéries.

            Pub

            Noticiário Antena 1

            Informação

            • Dinamarqueses inovam nos transportes

              Dinamarqueses inovam nos transportes

            • Arte ajuda doentes de Alzheimer na Austrália

              Arte ajuda doentes de Alzheimer na Austrália

            • Elefante pintor mora no Ohio

              Elefante pintor mora no Ohio

             

             

            + Lidas e + Comentadas

            • + Lidas
            • + Comentadas

            Noticiários

            • 24 Horas (1ª parte)

              24 Horas (1ª parte)

              Data exibição: 2014-08-01

              Duração: 00:57:49

            • Telejornal (1ª parte)

              Telejornal (1ª parte)

              Data exibição: 2014-08-01

              Duração: 00:34:58

            • Jornal da Tarde (2ª parte)

              Jornal da Tarde (2ª parte)

              Data exibição: 2014-08-01

              Duração: 00:12:58

            • Jornal da Tarde (1ª parte)

              Jornal da Tarde (1ª parte)

              Data exibição: 2014-08-01

              Duração: 00:49:12

             

             

            A Frase

            É hoje claro que a anterior gestão do Banco Espírito Santo, liderada por Ricardo Salgado, perdeu o controlo perante a evidência de que o descalabro estava perto. Com o navio em dificuldades, tomaram iniciativas para o afundar. Com o incêndio a alastrar, juntaram mais gasolina. Os comunicados divulgados pelo BES e pelo Banco de Portugal na noite de quarta-feira confirmam um conjunto de irregularidades de enorme gravidade e irresponsabilidade.

            Nuno Carregueiro, Negócios

            A RTP nas redes Sociais

            •  
              Facebook
            •   Twitter
               seguidores
            •   Youtube
               seguidores

            A imagem

            Mundo

            Kaohsiung

            Foto: EPA

            Uma série de explosões causadas por uma fuga de gás em Kaohsiung, a segunda maior cidade de Taiwan, causou a morte de pelo menos 24 pessoas.

            Cinemax

            • João Lopes Transparência e máscaras do amor Continua a ser um nome grande do cinema francês: Philippe Garrel regressa às salas portuguesas com "Ciúme", filme admirável sobre as convulsões do amor e, no fundo, a sua possibilidade ou impossibilidade..

            Votação

            Vídeo e Áudio

            • Notícias
            • Programas
            • Diretos
            •  
            • Todos
            • Vídeos
            • Áudios