Publicado há 23 minutos

Sindicatos de professores protestam hoje em Lisboa frente ao Ministério da Educação. A concentração está marcada para as 11 da manhã e será cancelada assim que o Governo aceitar reunir para debater as bolsas de professores. Os sindicatos pediram há dias uma reunião urgente para debater o assunto mas até agora o Ministério de Nuno Crato não respondeu ao pedido. A Fenprof tinha dado até ao final do dia de ontem para que o Governo agendasse o encontro.

Teresa Nicolau/Paula Meira

O valor do salário mínimo é bem diferente em toda a Europa. Em Portugal recebe-se atualmente metade dos 800 euros que é o valor médio dos paises da União Europeia.

Ana Luísa Rodrigues/José Rui Rodrigues

A maioria são mulheres e 432 euros é o valor do salário mais baixo depois dos descontos. Patrões e sindicatos estão de acordo que este valor não pode continuar. O problema é saber para quanto deve ser o aumento e de que forma deverá ser feito.

António Costa já tinha defendido que as negociações aumento do salário mínimo se devem fixar nos 522 euros. Mas o adversário, António José Seguro, prefere não avançar com nenhum valor, apesar de concordar com o aumento. Seguro diz que não vai entrar na competição pelo valor do aumento do salário mínimo.

    Ana Martins/Tiago Passos/Luís Moreira

    Já entraram em funções os novos administradores que vão gerir o Novo Banco. Vitor Bento abandona oficialmente a presidência da instituição financeira, ao fim de 2 meses de trabalho. José Eduardo Bettencourt, antigo presidente do Sporting, assume funções como chefe de gabinete de Eduardo Stock da Cunha.

      As receitas da RTP devem, este ano, ultrapassar as previsões. O presidente desta empresa disse, no Parlamento, que é previsível que as receitas atinjam no final do ano os 209 milhões, acima dos 200 milhões previstos.

        Paulo Jerónimo/Rui Alves Castro/Marcelo Sá Carvalho

        Treze trabalhadores de uma empresa têxtil de Felgueiras tiveram de receber assistência médica após uma fuga de gás. Na origem do acidente esteve uma botija de gás propano. Nesta empresa trabalham 200 pessoas.

        Margarida Neves de Sousa/Helena Sousa e Silva/Carla Diogo/Filipe Silva/Carlos Matias

        Começou o julgamento do homicida confesso da morte de dois jovens em 2008. O homem voltou a confessar os dois crimes no tribunal de Loures mas entrou agora em contradição com as primeiras declarações que tinha feito às autoridades quando foi detido. Julgamento acontece seis anos depois da morte de Alexandra Neno e Diogo Ferreira.

        O sindicato dos enfermeiros portugueses decidiu manter a greve marcada para os dias 24 e 25 de setembro. Na manhã desta quarta-feira decorreu uma reunião no Ministério da Saúde, mas os dirigentes sindicais dizem que não houve soluções concretas para as reivindicações apresentadas. O sindicato adianta que o Ministério se comprometeu a apresentar novas propostas na segunda-feira. Em cima da mesa está a contratação de mais profissionais e as progressões na carreira de enfermagem.

        As fortes chuvadas durante a hora de almoço obrigaram a escola a encerrar duas horas antes do previsto. A água infiltrou-se nas paredes, pondo em risco a instalação eléctrica do local onde estavam cerca de 130 crianças. Como medida de prevenção, os alunos foram mandados mais cedo para casa. A escola vai continuar encerrada para reparação dos danos causados pelo temporal.

        RTP

        As projecções do crescimento económico do mundo para 2015 são continuamente revistas em baixa. O mundo produz menos riqueza do que e estava previsto - mas produz mais multimilionários. O país onde a espécie mais abunda é os Estados Unidos.

          Rosa Veloso/Rui Cunha

          Com os olhos postos no referendo da Escócia está a Catalunha, em Espanha. Também aqui se quer fazer um referendo sobre a independência no dia 9 de novembro. O atual presidente do governo espanhol diz que se o "sim" vencer na Escócia será um torpedo para a união da Europa. A correspondente Rosa Veloso mostra a realidade da Catalunha.

          Em Destaque

          • Dois portugueses que vivem na Escócia debatem os prós e os contras da independência do território.

          • O maior galardão no mundo para a área da oftalmologia foi entregue a sete cientistas.

          • Dois navios de uma expedição ao Ártico foram vistos, pela última vez, em 1840. Um dos barcos foi agora encontrado, na sequência de buscas iniciadas há seis anos.

          • A descoberta na China de fósseis de três espécies desconhecidas do período Jurássico reforça a ideia de que os primeiros mamíferos podem ter surgido há 200 milhões de anos, revela um estudo publicado na reivsta "Nature".

          • Em entrevista no Telejornal da RTP, o realizador João Botelho destaca as descrições intemporais de Eça de Queiroz, destacando que o clássico "é um texto fundamental para conhecer Portugal, para nos conhecermos a nós próprios".

          • No dia em que se assinalam os 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, a Antena 1 mostra como as Unidades de Saúde Familiar servem de remédio para essa carência.

          Pub

          Noticiário Antena 1

          Informação

          • Ursos no quintal

            Ursos no quintal

          • Afundado há 200 anos

            Afundado há 200 anos

          • E agora?

            E agora?

          • A febre do iPhone 6

            A febre do iPhone 6

           

           

          + Lidas e + Comentadas

          • + Lidas
          • + Comentadas

          Noticiários

          • 24 Horas (1ª parte)

            24 Horas (1ª parte)

            Data exibição: 2014-09-17

            Duração: 01:00:57

          • Telejornal (2ª parte)

            Telejornal (2ª parte)

            Data exibição: 2014-09-17

            Duração: 00:03:08

          • Telejornal (1ª parte)

            Telejornal (1ª parte)

            Data exibição: 2014-09-17

            Duração: 00:51:56

          • Jornal da Tarde (2ª parte)

            Jornal da Tarde (2ª parte)

            Data exibição: 2014-09-17

            Duração: 00:12:30

           

           

          A Frase

          Desgraçado país o nosso. Tudo vai mal, pior do que nunca. O Governo está paralisado há muito tempo e ninguém se entende na coligação. O primeiro-ministro praticamente não fala com o vice-primeiro-ministro. São linguagens diferentes. Basta ouvi-los. Nestes três anos Portugal foi destruído.

          Mário Soares Diário de Notícias

          A RTP nas redes Sociais

          •  
            Facebook
          •   Twitter
             seguidores
          •   Youtube
             seguidores

          A imagem

          Mundo

          Crise de Refugiados

          Alia Haju, Reuters

          Uma criança síria almoça na tenda da sua família, num acampamento informal na região de Bekaa. Em visita ao local, as Nações Unidas pediram à comunidade internacional para ajudar o governo libanês a lidar com a crise de refugiados. Os refugiados sírios representam já mais de um quarto da população do Líbano.

          Cinemax

          • João Lopes Na intimidade das canções Grande e fascinante acontecimento: Clint Eastwood revisita a história dos Four Seasons e suas canções — o resultado, "Jersey Boys", é uma viagem pelas atribulações musicais da banda e também pelas convulsões dos anos 60..

          Votação

          Vídeo e Áudio

          • Notícias
          • Programas
          • Diretos
          •  
          • Todos
          • Vídeos
          • Áudios