Mais de 20 artistas moçambicanos e de Portugal atuam esta semana na segunda série de concertos do Xiquitsi, um projeto de música clássica de Maputo, sendo esperados mais de 1.200 espetadores, disse hoje fonte da organização.
Os espetáculos da segunda série da temporada de música clássica de Maputo, de 16 a 22 de agosto, vão realizar-se no Centro Cultural Moçambique-China, Montebelo Indy Congress Hotel e Biblioteca Nacional de Moçambique, todos espaços do centro de Maputo, indicou a organização à Lusa.
Quatro artistas portugueses do Quarteto de cordas de Matosinhos juntam-se aos 19 alunos do projeto Xiquitsi pela primeira vez para interpretar obras de F. Mendelssohn, F. Schubert, Vila--Lobos e Benjamin Britten, ao longo da segunda série de concertos de música clássica de Maputo.
"Esta temporada é reservada a instrumentos de corda, onde se vai celebrar a música clássica com o mesmo propósito do Xiquitsi que é levar este tipo de arte ao público", disse à Lusa a diretora executiva da Associação Kulungwana, Henny Matos, responsável pela conceção e materialização do projeto.
A responsável afirmou que a primeira série de concertos, em maio, reuniu 900 espetadores, sendo que para esta segunda série espera-se a presença de mais de 1.200.
O projeto de música clássica Xiquitsi, atualmente com 252 alunos, arrancou em 2012 em Maputo e pretende promover a inserção social de "jovens desfavorecidos", bem como a "capacitação profissional por intermédio do ensino coletivo de música", iniciando assim a formação da "primeira orquestra clássica em Moçambique", de acordo com a organização.