FC Porto - Dinamo Kiev, 3.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões

RTP /

O FC Porto venceu esta noite o Dinamo Kiev por 3-2 no Estádio Dragão, em encontro da 3.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, e confirmou assim a liderança com três triunfos em três partidas. Jackson Martínez, por duas vezes, e Varela, foram os autores dos golos azuis e brancos, com Gusev e Ideye a marcarem para a formação ucraniana.

Vitória difícil de conquistar, esta noite no Estádio do Dragão, com o último golo a surgir já perto do fim do tempo regulamentar, e com o Dinamo Kiev a conseguir empatar o encontro por duas vezes.

O Porto foi superior durante quase toda a partida, tendo inaugurado cedo o marcador, com golo de Varela aos 15 minutos. A vantagem não durou, no entanto, muito tempo, já que, aos 21, Gusev faz o empate na sequência de um pontapé de canto, depois de uma falha de Maicon e Helton na área azul e branca.

A formação orientada por Vítor Pereira acusou o golo, o ritmo de jogo caiu, o Dinamo subiu as linhas, mas foi o Porto que conseguiu recuperar a vantagem, ainda antes do intervalo, por Jackson Martínez.

No segundo tempo, os "dragões" perderam a iniciativa, talvez por se encontraram em vantagem, e a equipa ucraniana aproveitou para restabelecer a igualdade, aos 72 minutos, novamente após falha na defesa de Maicon.

Mas o Porto foi mais forte, e aos 78 voltou a marcar, fixando o resultado final em 3-2. Com esta vitória, os azuis e brancos confirmaram a liderança do Grupo A, com 9 pontos, e garantiram a presença na Liga Europa, caso não se qualifiquem para a próxima fase da Liga dos Campeões.


------------------------------------------------


21h37 - Final da partida no Dragão!
O Porto vence e confirma a liderança isolada no Grupo A!

90'+3 - Cartão amarelo para Maicon e Miguel Veloso
, por protestos.

90'+2 - Cartão amarelo para Betão
, por falta sobre Jackson Martínez.

90' - O árbitro dá 3 minutos de compensação.

90' - Substituição no Porto!
Sai James, entra Miguel Lopes.

84' - Substituição no Dinamo!
Sai Vukojevic, entra Kranjcar.

80' - Cartão amarelo para Garmash
, por falta sobre James.

78' - Golo do Porto!
Lucho é assistido no corredor direito, cruza rasteiro e Jackson Martínez só tem de empurrar! Mais simples é impossível! Os "dragões" estão outra vez em vantagem!

75' - Substituição no Porto!
Sai João Moutinho, entra Defour.

72' - Golo do Dinamo Kiev!
Outra vez a defesa do Porto a falhar as marcações, com Maicon a deixar fugir Ideye, que recebe de peito e atira sem deixar a bola cair no chão! Está restabelecida a igualdade!

71' -
Grande defesa de Helton, a evitar o empate do Dinamo! Confusão na área do Porto, ningnuém consegue afastar o perigo, e Ideye atira fraco, para uma boa defesa do guarda-redes brasileiro!

66' -
Outra vez Miguel Veloso a criar perigo na cobrança de um pontapé de canto! Desta vez ninguém tocou na bola, que acaba por sair pela linha de fundo, muito perto do poste da baliza defendida por Helton!

64' - Substituição no Porto!
Sai Varela, entra Atsu!

O ritmo de jogo voltou a baixar, com o Porto um pouco na expectativa para ver o que faz o adversário, sem que nenhuma das equipas consiga criar jogadas de perigo iminente.


53' -
O Porto quase fazia o terceiro! Danilo assiste Jackson Martínez na área, que recebe de costas para a baliza e roda rápido, mas o remate sai ligeiramente ao lado da baliza!

O Dinamo Kiev parece mais motivado neste início de segundo tempo, com mais iniciativa, a não deixar que o Porto saia rápido e organizado para o ataque.


20h48 - Recomeça a partida!

20h33' - Intervalo no Dragão!

45' - O árbitro dá 2 minutos de compensação.


O PSG volta a marcar frente ao Dinamo de Zagreb, e vence já por 2-0.


36' - Golo do Porto!
Fernando dá início à jogada ainda junto ao meio-campo, James recebe à entrada da área e pica a bola para assistir Jackson Martínez, que, só com Shovkovskiy pela frente, não perdoa e devolve a vantagem ao Porto!

No outro jogo do grupo A, o PSG marcou frente ao Dinamo Zagreb.

O Porto parece ter acusado o empate e está agora com menos iniciativa, a permitir que o Dinamo suba mais no terreno.
Aliás, o ritmo de jogo caiu nos úiltimos minutos, com ambas as equipas a terem alguma dificuldade para criar perigo.

21' - Golo do Dinamo de Kiev!
Canto cobrado por Veloso da direita, Gusev salta no meio de uma defesa azul e branca completamente apática, Helton também não se faz ao lance, e a formação ucraniana conquista o empate!

21' -
Do outro lado, é o Dinamo que ameaça, com Veloso, de pé direito, a atirar rasteiro à entrada da área, para grande intervenção de Helton para canto!

20' -
Pede-se grande penalidade no Dragão! Danilo cai na área numa disputa de bola com um adversário, mas o árbitro manda jogar!

15' - Golo do Porto!
Jogada de insistência do ataque azul e branco, com Lucho a conseguir espaço para o cruzamento da direita e a assistir Varela, que estava ligeiramente atrasado, mas o "Drogba da Caparica" atira colocado, sem qualquer hipótese para o guardião do Dinamo! Está inaugurado o marcador!

13' -
Grande intervenção de Helton, a evitar o golo de Miguel Veloso! Canto cobrado da direita pelo internacional português, a bola vai na direção da baliza, mas o guarda-redes brasileiro desvia para canto!

Primeiros 10 minutos com o Porto melhor, com mais posse de bola e a conseguir encostar o adversário à sua grande-área. Apesar das iniciativas dos azuis e brancos, a formação orientada por Vítor Pereira ainda não conseguiu criar oportunidades de golo flagrantes.


4' -
Mangala a aliviar num contra-ataque do Dinamo e a conseguir desmarcar James, mas o colombiano a adiantar demasiado a bola e a permitir a defesa de Shovkovskiy!

3' -
E agora foi João Moutinho a assistir Lucho na área, mas o argentino não consegue dar seguimento à jogada!

2' -
Bela combinação do ataque azul e branco à entrada da área adversária, mas um defesa da formação ucraniana consegue afastar o perigo!

19h46 - Início da partida no Porto!
Sai a equipa da casa a jogar!

------------------------------------------------

Equipas:

FC Porto
Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Otamendi, João Moutinho, Lucho González, Fernando, James Rodriguez, Varela, Jackson Martínez
Suplentes
Fabiano, André Castro, Christian Atsu, Kléber, Miguel Lopes, Defour, Ba
Treinador: Vítor Pereira

Dinamo Kiev
Shovkovskiy, Betão, Mikhalik, Taiwo, Khacheridi, Miguel Veloso, Vukojevic, Garmash, Yarmolenko, Gusev, Ideye
Suplentes 
Koval, Kranjcar, Bogdanov, Haruna, Ninkovic, Mehmedi, Marco Ruben
Treinador: Oleksiy Mykhaylychenko



Estádio: Dragão

Árbitro: Pavel Kralovec (Rep. Checa)