O Porto venceu esta noite o Vitória de Setúbal por 1-0 no Estádio do Dragão, em encontro da segunda fase de grupos da Taça da Liga, e garantiu assim a presença nas meias-finais da prova. João Moutinho, aos 44 minutos, de grande penalidade, fez o único golo do encontro, que foi controlado quase do início ao fim pela equipa da casa.
FC Porto - Vitória de Setúbal, Grupo A da Taça da Liga
Vitória justa do FC Porto, esta noite no Estádio do Dragão frente ao Vitória de Setúbal, já que foi a equipa da casa que mais fez para conquistar os três pontos. Apesar da vantagem mínima, os azuis e brancos dominaram quase desde o início ao fim, e só não conseguiram um resultado mais avolumado por causa das boas intervenções de Kieszek.
Ainda assim, o Vitória de Setúbal ainda conseguiu criar algumas oportunidades de golo, principalmente durante a primeira parte, mas Fabiano ou a falta de pontaria não perimitiram que a bola entrasse na baliza dos dragões.
Aos 44 minutos, mesmo antes do intervalo, Sebá cai na área após encosto de Nélson Pedroso e João Capela assinala grande penalidade. João Moutinho é chamado a cobrar e não perdoou.
No segundo tempo, a superioridade azul e branca foi ainda mais evidente, e só Kieszek evitou que o Porto fizesse mais golos.
Com este resultado, o Porto confirmou a liderança do grupo A da Taça da Liga e garantiu a presença nas meias-finais da prova, onde vai encontrar o Rio Ave, que esta noite venceu o Marítimo e aproveitou a derrota do Paços de Ferreira em Alvalade.
------------------------------------------------
19h21 - Final da partida! O Porto está nas meias-finais da Taça da Liga.
90'+3 - Cartãoa amarelo para Paulo Tavares.
90' - O árbitro dá 3 minutos de compensação.
85' - Cartão amarelo para Pedro Queirós, por falta sobre Kelvin.
84' - Cartão amarelo para Pedro Santos, por falta sobre Kelvin.
O Porto continua a controlar, e espera agora pelo apito final para confirmar a passagem às meias-finais da Taça da Liga.
73' - Substituição no Vitória de Setúbal! Sai Jorginho, entra Paulo Tavares.
72' - Outra vez Kieszek a evitar o golo do Porto! Jogada rápida pela esquerda, o cruzamento sai atrasado, Sebá ganha um ressalto e atira forte na cara do guarda-redes do Setúbal, que defende para canto!
67' - Grande passe de Danilo a desmarcar Varela na área, mas Kieszek consegue tapar bem e desvia para canto!
63' - Cartão amarelo para Cristiano, por falta sobre Kelvin.
62' - Remate forte de André Castro à entrada da área, Kieszek estica-se e consegue segurar.
60' - Substituição no Porto! Sai Defour, entra Varela.
59' - Grande defesa de Kieszek, a evitar o segundo do Porto! Sebá ganha espaço para o remate à entrada da área, atira muito forte, mas o guarda-redes do Setúbal consegue desviar para canto.
58' - Pede-se grande penalidade no Dragão, depois de Lucho ter caído na área, mas a decisão da equipa de arbitragem parece acertada.
54' - Substituição no Vitória de Setúbal! Sai Nélson Pedroso, entra Meyong.
52' - Substituição no Vitória de Setúbal! Sai Bruno Gallo, entra Cristiano.
50' - Contra-ataque rápido do Vitória de Setúbal conduzido pelo corredor direito, o cruzamento sai atrasado, mas o remate de Bruno Gallo sai fraco, para defesa a dois tempos de Fabiano.
18h33 - Recomeça a partida no Dragão!
Substituições no Porto! Saem Fernando e Maicon, entram Lucho e Alex Sandro.
18h16 - Intervalo no Dragão.
45' - O árbitro dá 1 minuto de compensação.
44' - Golo do Porto! João Moutinho é chamado a marcar e não falha! Bola para um lado, guarda-redes para o outro, está inaugurado o marcador!
43' - Grande penalidade a favor do Porto! Sebá cai na área depois de um encosto de Nélson Pedroso e o árbitro não hesita! A decisão é, no entanto, um pouco polémica.
42' - E agora foi o Setúbal a criar perigo! Cruzamento rasteiro de Pedro Santos mesmo em cima da linha de fundo, Jorginho surge para o desvio, mas Mangala consegue afastar o perigo!
39' - Outra vez o Porto com uma grande oportunidade! Cruzamento da direita ao segundo poste, Sebá surge para o desvio, mas, atrapalhado por Amoreirinha, atira para fora!
37' - Cartão amarelo para Mangala, por falta sobre Pedro Santos.
33' - Grande passe de João Moutinho para a desmarcação de Sebá na área! O brasileiro consegue ultrapassar Kieszek, mas demora muito tempo e acaba por perder ângulo de remate! Que desperdício!
30' - Cartão amarelo para Kelvin, por falta sobre Pedro Santos.
Setúbal melhor nos últimos minutos, a conseguir equilibrar mais a partida, mas o Porto continua ligeiramente melhor, com mais iniciativa.
17' - Outra vez o Setúbal com perigo, mas Fabiano estica-se e consegue desviar o remate de Bruninho para canto!
15' - Boa iniciativa de Pedro Santos, a sair rápido para o ataque, mas o remate sai ligeiramente ao lado da baliza azul e branca!
14' - Grande oportunidade para o Porto, com Kelvin a aproveitar uma bola perdida na área do Setúbal, a conseguir ganhar espaço para o remate, mas Kieszek defende para canto!
Pressão muito alta dos jogadores do FC Porto, que se instalaram completamente no meio-campo do Vitória de Setúbal.
9' - Boa abertura para a desmarcação de Bruninho na área do Porto, mas Fabiano antecipa-se e evita o desvio!
7' - Jorge Luiz com um alívio incompleto à entrada da área do Setúbal, Sebá aproveita a deixa e arrisca o remate de longe, Kieszek tem de se aplicar mas defende com segurança.
Primeiros 5 minutos com o Porto a tentar pegar no jogo, com mais iniciativa, mas ainda sem qualquer oportunidade de golo. O Vitória de Setúbal está com algumas dificuldades para sair para o ataque.
17h30 - Início da partida no Dragão! Sai a equipa da casa a jogar!
------------------------------------------------
Equipas:
FC Porto
Fabiano, Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, André Castro, João Moutinho, Fernando, Kelvin, Defour, Sebá
Suplentes
Kadú, Héctor Quiñones, Alex Sandro, Otamendi, Lucho, Tozé, Varela
Treinador: Vítor Pereira
Vitória de Setúbal
Pawel Kieszek, Jorge Luiz, Amoreirinha, Nélson Pedroso, Pedro Queirós, Bruno Turco, Bruno Gallo, Bruno Amaro, Pedro Santos, Bruninho, Jorginho
Suplentes
Caleb, Frederico Venâncio, Ney Santos, Paulo Tavares, Miguel Pedro, Meyong, Cristiano
Treinador: José Mota
Estádio: Dragão
Árbitro: João Capela