Olhanense 0 - 0 Benfica

por Sérgio Alexandre

O Benfica hipotecou as suas aspirações ao título ao não conseguir mais do que um empate a zero em Olhão. Os encarnados, que acabaram a partida com quatro avançados em campo, viram-se a jogar com dez elementos a partir dos sessenta minutos, após a expulsão de Pablo Aimar com vermelho direto, por agressão. A equipa de Jorge Jesus iguala o Porto no comando do Campeonato, mas com um jogo a mais, já que os dragões só cumprem a sua parte da 24.ª jornada no próximo domingo. E o Braga, que também ainda não jogou, está no terceiro lugar, a um ponto de distância.



Fim do jogo.

90+7' - Fabiano evita o golo a Saviola com uma mancha perfeita... e decisiva.

90+4' - Cartão amarelo para Nelson Oliveira, do Benfica, por entrada por detrás sobre um adversário.

90+3' - Com Fabiano fora dos postes, Gaitán cabeceia ainda fora da área, mas Fabiano evita o golo do Benfica com um desvio providencial, também de cabeça.

90' - Remate violento de Agra, mas muito torto.

Sete minutos de compensação.

88' - Cartão amarelo para Meza, do Olhanense, por entrada dura soobre Jardel.

84' - Cardozo ganha a posição a Vasco Fernandes e, à saída de Fabiano, pica a bola por cima do guardião olhanense, mas a bola sai por cima da baliza.

84' - Vítor Vinha tenta explorar o adiantamento de Artur Moraes, mas a bola sai demasiado comprida e passa por cima da barra.

Benfica com tração à frente. Saviola é o quarto avançado lançado por Jesus neste jogo.

82' - Substituição no Benfica - Sai Emerson, entra Saviola.

81' - Cartão amarelo para Vinha, do Olhanense.

80' - Cartão amarelo para Toy, do Olhanense, por jogar a bola com o braço.

78' - Agora foi o Olhanense quase a marcar. Toy remata com violência e Artur, até agora um espectador do jogo, faz uma defesa muito difícil e mantém a sua baliza imune.

77' - Luisão quase a marcar na sequência de um pontapé de canto. Um desvio defensivo providencial lança a bola pela linha de fundo.

74' - Substituição no Olhanense - Sai Dady, entra Vítor Vinha.

Com a entrada de Rodrigo, Jorge Jesus tem agora três avançados em campo.

72' - Substituição no Benfica - Sai Witsel, entra Rodrigo.

71' - Salvador Agra tem um remate completamente disparatado. Estava a quilómetros da baliza adversária...

67' - Substituição no Olhanense - Sai Jander, entra Meza.

62' - Cartão amarelo para Jardel, do Benfica, e para Maurício, do Olhanense, na sequência dos protestos gerados após o lance da expeulsão de Aimar.

As imagens televisivas mostram Aimar a atingir no ventre Rui Duarte com o pé, depois de uma bola dividida com o jogador olhanense.

61' - Cartão vermelho direto para Aimar, do Benfica, por jogo perigoso contra Rui Duarte. Polémica em Olhão!

Jander regressa ao jogo, mas por pouco tempo. Vai ter de ser substituído.

Jander está deitado no relvado, evidenciando claras dificuldades físicas. Vai mesmo sair de campo para ser assistido.

54' - Substituição no Olhanense - Sai Luis Filipe, entra Mateus.

54' - Golo à vista para o Benfica. Livre marcado na esquerda por Aimar para o segundo poste, onde aparece Javi a cabecear em salto de peixe, com a bola a sair a centímetros do poste direito de Fabiano.

50' - Aimar atira para fora do estádio, desperdiçando uma sobra de bola que o deixou em posição privilegiada para rematar de forma mais eficaz. O pé esquerdo não correspondeu à vontade do virtuoso argentino...

49' - O oportuno e atento Maurício limpa um passe de Aimar para Cardozo à entrada para a grande-área olhanense. Tem estado muito atento, o central algarvio.

21h49 - Recomeça a partida, com substituição no Benfica ao intervalo. Sai Nolito, entra Aimar.

Aimar vai entrar em jogo.

Intervalo.

45' - Na área do Benfica e descaído para a esquerda, Toy recebe um brinde da defesa encarnada, mas remata muito fraco para a defesa de Artur.

Dois minutos de compensação.

Olhanense inofensivo - ou mesmo inexistente - no ataque, cada vez mais fechado lá atrás e com menos preocupação de construção de lances ofensivos, que se têm resumido a passes longuíssimos para a velocidade de Agra e Dady.

39' - Grande corte de Maurício a inviabilizar uma arrancada rapidíssima de Gaitán pelo flanco direito.

31' - Cartão amarelo para Emerson, do Benfica, e para Salvador Agra, do Olhanense, por se terem envolvido em discussão acalorada.

30'- Corte impecável da Luisão, roubando a bola a Dady, que já estava na área do Benfica depois de ter ultrapassado Jardel em velocidade. Autêntico pronto-socorro neste lance, o brasileiro capitão do Benfica.

O Benfica está a pressionar, e muito, em busca do golo inaugural, embora sem ter ainda criado perigo real para as redes de Fabiano. Refira-se que uma vitória encarnada põe os lisboetas na liderança provisória do Campeonato, já que o Porto só joga no domingo. Qualquer outro resultado não interessa de modo nenhum à equipa de Jorge Jesus.


27' - Fabiano, com os punhos, afasta o perigo, Nolito tenta a recarga, mas o bloco defensivo do Olhanense leva a melhor.

25' - O Benfica pede penálti num lance em que Maxi cai no relvado, mas o árbitro nada assinala, e bem, porque as imagens televisivas mostram claramente que o lateral direito do Benfica se atirou para a piscina.

O comentador da Antena1 neste jogo, Joaquim Rita, observa que o Benfica está a tentar erradamente fazer jogo direto para Cardozo, não aproveitando o virtuosismo da sua linha média.


21' - Cruzamento-remate de Maxi leva a bola a passar muito perto do poste contrário (o direito) da baliza de Fabiano, depois de percorrer toda a pequena-área.

20' - Salvador Agra primeiro, Izmaily depois, tentam tiros de longa distância, mas sem que qualquer deles atinja os objetivos desejados.

Passado o primeiro quarto de hora, o jogo parece estar a acelerar, com o Olhanense a equilibrar as operações, mostrando que quer discutir o resultado. A confirmar, à medida que a partida và decorrendo, mas para já o espetáculo está agradável...

13' - Maurício atrasa de cabeça para Fabiano, mas o passe sai curto e o guardião olhanense é obrigado a "voar" para evitar a interceção de Cardozo.

Há mais Benfica do que Olhanense nestes minutos iniciais.

9' - À entrada da área encarnada, Toy dispõe de uma boa oportunidade de remate em posição frontal à baliza de Artur, mas acerta mal na bola e o disparo sai fraco e ao lado.

5' - Jardel, muito perto da linha de golo, beneficia de uma grave falha de marcação na sequência da marcação do pontapé de canto e cabeceia com muito perigo por cima da baliza olhanense.

5' - Cruzamento perigoso de Nelson Oliveira salvo por Luis Filipe já na pequena área perante a aproximação de Nolito. Canto favorável aos lisboetas.

20h45 - Início do jogo.

Sérgio Conceição, o treinador do Olhanense, está na bancada. O adjunto Jorge Rosário vai comandar a equipa no banco algarvio.


------------------------------------------------
Equipas

Olhanense
Fabiano, Luís Filipe, Vasco Fernandes, Maurício, Izmaily, Fernando Alexandre, Jander, Salvador Agra, Rui Duarte, Toy, Dady
Suplentes
Bruno Veríssimo, Regula, Mateus, Vitor Vinha, Djalmir, Victor Meza, Yontcha
Treinador: Sérgio Conceição

Benfica
Artur, Maxi, Luisão, Jardel, Emerson, Gaitan, Witsel, Javi Garcia, Nolito, Nélson Oliveira, Cardoso
Suplentes
Eduardo, Miguel Vítor, Capdevila, Matic, Aimar, Rodrigo, Saviola
Treinador: Jorge Jesus

Árbitro: João Capela (Lisboa)