"Champions". FC Porto recebe Arsenal a pensar nos "quartos"

por Mário Aleixo - RTP
Os azuis e brancos partem para o jogo privilegiando o coletivo Pedro Nunes - Reuters

O FC Porto recebe os ingleses do Arsenal, esta quarta-feira, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, com os "dragões" a procurarem ganhar vantagem na eliminatória frente aos londrinos.

Os azuis e brancos, que conquistaram o troféu por duas vezes, em 1986/87 e 2003/04, vão tentar aproveitar o fator casa para ficarem na frente da eliminatória, cuja segunda mão será disputada em Londres, em 12 de março.

Os portistas avançam para o desafio com três baixas: Iván Marcano (lesão joelho), Zaidu Sanusi (lesão joelho) e Mehdi Taremi (lesão muscular). Perante esta última ausência, o treinador Sérgio Conceição tem como opções para a frente de ataque Namaso, Evanilson e Toni Martínez.

Em risco de falhar o próximo encontro por motivos disciplinares estão Fábio Cardoso, Pepê e João Mário.

Na antevisão do jogo o técnico portista considerou: "Teoricamente podemos dizer que sim, que é o adversário que nos vai causar mais dificuldades. Em termos práticos resume-se ao que fizermos, em função do poderio do adversário. É preciso um FC Porto competente, intenso, inteligente, a perceber quando pode e deve pressionar, quando e onde. Porque depois corremos o risco de dar o que o Arsenal gosta".


O FC Porto, única equipa lusa ainda em prova na "Champions", garantiu o apuramento ao terminar o Grupo H no segundo posto, atrás dos espanhóis do FC Barcelona, enquanto o Arsenal venceu o Grupo B, à frente de PSV Eindhoven, Lens e Sevilha.

As duas equipas já se defrontaram por seis vezes, com dois triunfos do FC Porto, um empate e três vitórias dos "gunners". A última vez em que se enfrentaram foi também nos oitavos de final da Liga dos Campeões, em 2009/10, com os "dragões" a venceram em casa por 2-1, mas a ficarem pelo caminho depois de serem derrotados fora por 5-0.

O jogo entre FC Porto e Arsenal, que nunca venceu a prova, está agendado para hoje, pelas 20h00, no Estádio do Dragão, no Porto, numa partida que será arbitrada pelo neerlandês Serdar Gözübüyük, num dia em que o Nápoles vai receber o FC Barcelona em outra partida da primeira mão dos "oitavos".

pub