Treinadores do Suíça-Inglaterra procuram desfazer os erros das meias finais da Liga das Nações

por RTP
Legenda da Imagem Foto: Lusa - Edição RTP

Vladimir Petkovic, selecionador helvético, quer uma equipa suíça "perfeita", frente a uma Inglaterra de Gareth Southgate que promete não fazer os mesmos erros que efetuou frente Holanda.

O selecionador Vladimir Petkovic afirmou hoje que a Suíça tem de "aprender" com os erros e ser "perfeita" para bater a Inglaterra na atribuição dos terceiro e quarto lugares da Liga das Nações de futebol, este domingo.

O técnico, de 55 anos, disse já ter revisto a meia-final com Portugal, disputada na quarta-feira, no Porto - a sua equipa perdeu 3-1, com três golos de Ronaldo -, e, apesar de ter visto "aspetos positivos", reconheceu a necessidade de os seus jogadores serem melhores frente aos ingleses, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

"Temos de aprender a cometer menos erros, quer no ataque, quer na defesa. Temos de ser perfeitos contra opositores como Portugal ou Inglaterra. Se queremos ganhar o jogo de amanhã [domingo], temos de dar 100%", realçou, na conferência de antevisão ao jogo marcado para as 14:00.

Há quase cinco anos no comando da seleção helvética, Vladimir Petkovic vai reencontrar o adversário contra o qual se estreou como selecionador, em setembro de 2014 - a Suíça perdeu, em casa, face à Inglaterra, por 2-0, na fase de qualificação para o europeu de 2016.

Gareth Southgate quer evitar erros com Holanda para vencer Suíça

O selecionador Gareth Southgate reconheceu que a Inglaterra não pode cometer os erros de quinta-feira, frente à Holanda, se quiser derrotar a Suíça, na atribuição dos terceiro e quarto lugares da Liga das Nações de futebol.

Depois de ter perdido a meia-final por 3-1, após um prolongamento em que os dois golos decisivos da 'laranja mecânica' surgiram de falhas defensivas de John Stones e de Ross Barkley, a seleção inglesa joga novamente em Guimarães no domingo e pretende, nesse desafio, mostrar mais acerto defensivo para dar um triunfo aos cerca de 11 mil adeptos britânicos esperados no Estádio D. Afonso Henriques.

"Perdemos um jogo muito importante e temos cá milhares de adeptos. Temos de garantir que o nosso desempenho lhes dá algo em troca. Queremos evitar os erros cometidos e estar a um nível muito elevado", disse o treinador, de 48 anos, na conferência de antevisão à partida marcada para as 14:00.

Gareth Southgate assumiu-se "desiludido" com o desfecho da meia-final, tendo em conta a ambição de vencer o troféu à partida para a fase final - a única competição vencida pelos ingleses foi o mundial, em 1966 -, mas frisou que os seus pupilos estão à mesma "motivados" para defrontarem a Suíça, uma formação, a seu ver, muito bem treinada por Vladimir Petkovic.

"É uma equipa muito estável na defesa. Tem alguns jogadores-chave, como o Shquiri. O seu treinador tem feito um trabalho brilhante. Afastaram a Bélgica na fase de grupos [da Liga das Nações] e são um grande desafio para nós", observou, acerca da seleção helvética, que perdeu a outra meia-final da prova, com Portugal (3-1).

A Inglaterra defronta a Suíça, em jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares da Liga das Nações, às 14:00 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem do romeno Ovidiu Alin Hategan.

Siga o jogo com a RTP Notícias

O jogo das meias finais da Liga das Nações, entre a seleção da Suíça e da Inglaterra pode ser seguido através do artigo "live" no site da RTP Notícias, com o desenrrolar da partida ao minuto e mapas estatisticos das jogadas em campo.

Também na final da Liga das Nações, às 19h45, poderá acompanhar da mesma forma o jogo entre Portugal e a Holanda, mas também ouvir o relato na Antena 1, ou ver o jogo através da RTP 1.

pub