Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a progressão do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou esta terça-feira mais seis óbitos e 345 casos de infeção. Há ainda mais 281 recuperados. No total, há 1.540 mortes relacionadas com a Covid-19 e 39.737 casos confirmados desde o início da pandemia. Soube-se hoje também que o Supremo Tribunal Administrativo aceitou a providência cautelar interposta pela Associação Comercial do Porto para impedir a injeção de capital na TAP. A RTP apurou que o Tribunal vai notificar o Governo para juntar ao processo diversos documentos que até agora não eram públicos relativos à privatização de 2015. Entre eles, o Acordo de Venda Directa, o Acordo de Compromissos Estratégicos e o Acordo Relativo à Estabilidade Económica e Financeira da companhia.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



23h30 - Brasil com mais de 1.145 mil casos

O Brasil registou 1.145.906 casos confirmados esta terça-feira e 52.645 óbitos devido à Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde brasileiro.

São mais 39.436 casos e 1.374 mortes em 24h.

21h34 - Hospital de Évora indica que testes a doentes e profissionais são negativos

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) revelou hoje que os testes feitos aos doentes internados e profissionais de saúde que tinham contactado com um elemento do serviço de urgência que tinha testado positivo para a covid-19 são negativos.

Os testes foram realizados depois de um elemento do serviço de urgência daquela unidade hospitalar ter testado positivo.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o HESE indicou que "no âmbito do procedimento interno de rastreio a todos os possíveis contactos da profissional que tinha testado positivo, os resultados de todos os testes realizados são negativos".

21h33 - Mais três casos de transmissão local, Angola soma 189 infetados

O secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou hoje mais três casos de covid-19 no país, todos de transmissão local, com o total de infeções a aumentar para 189.

Trata-se de duas mulheres, de 27 e 35 anos, e um homem de 37 anos, todos moradores em Luanda. Uma das doentes é profissional de Saúde e está relacionada com a Clínica Multiperfil, cuja cerca sanitária foi levantada no sábado.

Angola soma assim 189 casos, dos quais 124 são de transmissão local, 10 resultaram em óbito, 77 doentes recuperados e 102 ativos.

21h28 - Vírus já matou 473.475 pessoas e infetou mais de 9,1 milhões no mundo

A nova pandemia de coronavírus já matou 473.475 pessoas e infetou mais de 9,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

21h02 - EUA. Anthony Fauci garante que número de testes não abrandou

20h46 - Desconfinamentos europeus com passos inseguros e desiguais

20h42 - ARS/Algarve vai contratar 42 enfermeiros para centros de saúde

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve abriu hoje candidaturas para contratar 42 enfermeiros e reforçar as equipas dos centros de saúde da região, no âmbito das medidas e excecionais para combater a pandemia de covid-19.

O aviso da oferta pública de emprego indica que os 42 enfermeiros irão "reforçar as equipas" dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do barlavento, central sotavento e os interessados têm quatro dias úteis, até 29 de junho, para "formalizar candidaturas através do preenchimento do formulário disponível no site institucional da ARS Algarve", esclareceu a ARS do Algarve num comunicado.

O contrato terá uma duração de "quatro meses" e será realizado "ao abrigo das medidas excecionais relativas à pandemia da covid-19", precisou a ARS.

20h40 - Endividamento da economia portuguesa chegou a um máximo histórico

Excluindo os bancos, a dívida total do Estado, famílias e empresas atingiu os 763 mil milhões de euros em abril. O Banco de Portugal revela um aumento de 11 mil milhões, em apenas um mês.

É a maior subida mensal desde 2012, altura em que houve uma crise de dívida soberana que levou Portugal a pedir o resgate financeiro à Troika.

A subida agora verificada espelha o impacto económico da pandemia.

Deve-se em particular ao setor privado, numa altura em que aumentou o endividamento das empresas face ao setor financeiro.

20h34 - Calamidade continua na freguesia de Santa Clara

20h32 - Morreu utente de lar em Caneças

19h35 - Madeira com último caso de Câmara de Lobos recuperado, mantém 2 ativos

A Madeira regista hoje mais um caso recuperado de covid-19, o último doente do foco de infetados em Câmara de Lobos, mantendo duas situações ativas, informou hoje a autoridade regional de saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAUDE), "há mais um caso recuperado a reportar, designadamente no concelho de Câmara de Lobos".

A nota acrescenta que "os dois casos ativos, correspondentes aos importados diagnosticados na terceira semana de junho", detetados no Aeroporto da Madeira, "permanecem em unidade hoteleira dedicada a confinamento, sem necessidade de cuidados hospitalares".

Em termos de acumulados, o IASAUDE aponta que a Madeira regista 92 casos e 90 recuperados.

19h06 - União Europeia pondera impedir entrada de viajantes dos EUA por causa da Covid-19

O jornal norte-americano The New York Times avança esta terça-feira, citando uma lista a que teve acesso de passageiros de países que podem viajar para a União Europeia, e que está a ser ponderada pelas autoridades europeias, que os EUA podem ficar de fora devido à falha no combate à Covid-19.

18h54 - Itália com 18 mortes e 122 novos casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 18 mortes e 122 novos contágios de coronavírus nas últimas 24 horas, o menor aumento desde o começo da crise, segundo dados divulgados hoje pela Proteção Civil italiana.

O total de pessoas infetadas é de 238.8333 desde que se confirmou o primeiro caso, a 21 de fevereiro, das quais 34.675 morreram.

O aumento de 18 mortos é o menor desde 01 de março, quando a pandemia começou a descontrolar-se em Itália e os 122 novos contágios são também o valor mais baixo de toda a crise sanitária no país.

18h52 - Finlândia reabre fronteiras a mais 12 países europeus com critério que exclui Portugal

A Finlândia anunciou hoje que, a partir de 13 de julho, reabre as suas fronteiras a mais 12 países europeus com baixo índice de contágios de covid-19, usando um critério que deixa de fora Portugal e Espanha, entre outros.

A decisão do Governo finlandês, que já abrira antes as suas fronteiras à Noruega, Dinamarca e às três repúblicas bálticas -- Estónia, Letónia e Lituânia -, tem por base o número máximo de oito contágios por cada 100 mil habitantes durante os últimos 14 dias, critério que, além dos países mencionados, atualmente só 12 outros europeus cumprem.

Alemanha, Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Grécia, Hungria, Itália, Liechtenstein e Suíça, no espaço Schengen, mais a Croácia, Chipre e Irlanda, fora dele, são os países aos quais as autoridades de Helsínquia vão reabrir as suas fronteiras.

Tantos os turistas procedentes desses países como os finlandeses que regressem deles poderão entrar livremente no país sem que se lhes peça que cumpram uma quarentena de 14 dias, recomendação que continuará, porém, em vigor para os restantes Estados de todo o mundo.

18h31 - Situação em França

País com 29.720, quando ontem eram 29.663.

Número de pessoas hospitalizadas caiu de 9.693 para 9.491.

18h30 - São afinal 19 as freguesias da região de Lisboa em estado de calamidade

18h28 - Turmas mais pequenas, antevê FENPROF

18h18 - Saúde Pública e Proteção Civil vão "partilhar responsabilidades" em freguesias da AMLisboa

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou hoje que a Saúde Pública vai partilhar responsabilidades com a Proteção Civil no que diz respeito à vigilância das medidas mais restritivas impostas pelo Governo em algumas freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

À margem de uma ação da Câmara Municipal de Cascais, e na qualidade de coordenador regional de Lisboa e Vale do Tejo para a covid-19, Duarte Cordeiro esclareceu que as medidas restritivas a aplicar nas freguesias da AML mais afetadas pela pandemia serão as já anunciadas e também ao nível da vigilância com que estes territórios serão discriminados.

"O contexto das freguesias e do estado de calamidade resulta da necessidade de funcionamento das equipas e num conjunto de tarefas que têm de ser desempenhadas no âmbito da Saúde Pública, que vai partilhar responsabilidades com a Proteção Civil, com a Saúde Comunitária e com a Segurança Social no que diz respeito à vigilância", esclareceu Duarte Cordeiro.

O secretário de Estado explicou ainda que esta é uma estratégia que "procura libertar recursos da Saúde Pública para o trabalho necessário na identificação dos casos positivos".

17h39 - Justiça obriga Presidente do Brasil a usar máscara

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, será obrigado a usar máscara em espaços públicos do Distrito Federal, segundo uma decisão da Justiça Federal divulgada hoje.

A decisão proferida pelo magistrado Renato Borelli, de Brasília, dá razão a uma ação civil pública.

Desde março, o uso de máscaras faciais em locais públicos da capital brasileira, Brasília, e demais cidades do Distrito Federal é obrigatório, conforme decreto das autoridades locais.

Bolsonaro costuma andar por Brasília sem máscara, violando claramente essas regras, além de participar em atos e manifestações nas quais outros regulamentos adotados durante a pandemia, como distanciamento social e o isolamento social, têm sido infringidos.

"A conduta do Presidente da República, que se recusou a usar a máscara em atos públicos e locais no Distrito Federal mostra uma clara intenção de quebrar as regras", diz Borelli, na sua decisão.

16h34 - Supremo Tribunal Administrativo aceitou a providência cautelar interposta pela Associação Comercial do Porto para impedir a injeção de capital na TAP

A RTP apurou que o Tribunal vai notificar o Governo para juntar ao processo diversos documentos que até agora não eram públicos relativos à privatização de 2015.

Entre eles, o Acordo de Venda Directa, o Acordo de Compromissos Estratégicos e o Acordo Relativo à Estabilidade Económica e Financeira da companhia.


Fica assim suspensa, para já, a injeção de mil e duzentos milhões de euros na TAP.

16h22 - PR veta alargamento de apoio a gerentes por dúvidas de constitucionalidade

O Presidente da República vetou hoje o diploma do parlamento que alarga o apoio social extraordinário aos gerentes de micro e pequenas empresas e empresários em nome individual, invocando dúvidas de constitucionalidade por eventual violação da "lei-travão".

Na carta enviada ao parlamento, publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa refere que "esse alargamento - aliás socialmente relevante - tem suscitado, todavia, dúvidas de constitucionalidade, por eventual violação da 'lei-travão', ao poder envolver aumento de despesas previstas no Orçamento de Estado para 2020, na versão ainda em vigor".

O chefe de Estado considera, em seguida, que "a proposta de lei do Orçamento Suplementar para 2020, que está a ser discutida na Assembleia da República pode, porventura, permitir ultrapassar essa objeção de constitucionalidade", e realça que "o prazo para apresentação de propostas de alteração, de molde a serem objeto de debate e virtual aceitação pelo Governo, só termina amanhã (quarta-feira)".

O diploma em causa, um texto final apresentado pela Comissão de Economia que teve como base projetos de lei do PSD, do PEV e do PAN, foi aprovado em votação final global no dia 28 de maio, com a oposição do PS e do PAN e votos favoráveis das restantes bancadas, e seguiu hoje para o Palácio de Belém.

16h18 - Mais 20 casos em Moçambique e total de infeções atinge 757

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 20 casos positivos de covid-19, elevando o total de infetados pelo novo coronavírus para 757 e mantendo-se os cinco óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

16h13 - Situação no Reino Unido

Aumento do número de vítimas mortais de 42.647 para 42.927.

16h11 - Agroalimentar com 1.043 candidaturas a créditos aprovadas no valor de 305 ME

O complexo agroalimentar submeteu 1.928 candidaturas no âmbito das linhas de crédito covid-19, avançadas para travar o impacto da pandemia, e 1.043 das quais já foram aprovadas, o que corresponde a 305 milhões de euros, foi hoje anunciado.

15h57 - "Festa do Avante mantém-se", reafirma Jerónimo de Sousa

15h56 - Parque de campismo de Vila Flor fechado devido à pandemia

O parque de campismo de Vila Flor por, onde passam cerca de 10 mil campistas por ano, estará fechado durante o verão como medida preventiva da propagação da covid-19, informou hoje a autarquia transmontana.

15h42 - Reino Unido levanta restrições

Pubs, restaurantes e hotéis vão poder abrir a partir do dia 4 de julho, disse o primeiro-ministro Boris Johnson.

As medidas de distanciamento também foram relaxadas de dois metros para um metro, com máscaras.

15h25 - Primeiras 23 crianças testadas em infantário no Fundão com resultado negativo

As primeiras 23 crianças que foram testadas à covid-19 num infantário do Fundão assinalaram resultado negativo, enquanto três funcionárias testaram positivo, o que aumenta para nove o número de infeções neste concelho, disse hoje o presidente do município.

Estes testes foram realizados na sequência de casos de contágio por covid-19 em cinco pessoas da mesma família naquele concelho, situação que levou à realização de testes nos locais em que as pessoas trabalhavam (bombeiros e lar) e no infantário de Aldeia Nova do Cabo, onde andam as duas crianças desta família, que também testaram positivo.

15h00 - Santuário de Fátima contabiliza 24 infetados em 334 pessoas testadas

O Santuário de Fátima anunciou hoje que há registo de 24 positivos à covid-19 na instituição, depois de realizados 334 testes a todos os colaboradores e coralistas daquela organização religiosa.

"Terminados os testes a todos os colaboradores e aos coralistas do Santuário de Fátima, num total de 334 pessoas testadas, confirmam-se 24 casos positivos à covid-19. Todos os casos têm ligação ao coro do Santuário e os colaboradores da Instituição não têm qualquer contacto com os peregrinos. Os pacientes infetados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados. A todos desejamos uma rápida recuperação", refere uma nota de imprensa do Santuário enviada à agência Lusa.

No domingo, o Santuário tinha anunciado a existência de 16 colaboradores internos e externos infetados com covid-19.

"Analisados estes resultados, ouvida a autoridade de saúde competente, com quem o Santuário tem estado em total e estreita articulação, considera-se que o foco de infeção está circunscrito, não estando em causa a segurança e a saúde de colaboradores e peregrinos", anunciou a organização.

Desta forma, acrescenta, "com um esforço adicional de todos os colaboradores, que o Santuário regista com agrado, não se encerraram serviços e mantém-se todas as celebrações".


14h50 - Irão soma 121 novos óbitos, balanço diário mais alto desde abril

O Ministério da Saúde do Irão registou 121 novos óbitos relacionados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número diário mais alto verificado naquele país desde 11 de abril.

Com a contabilização destes óbitos, o número de vítimas mortais na República Islâmica por causa da doença covid-19 eleva-se para 9.863, segundo indicou a porta-voz do ministério, Sima Sadat Lari, numa conferência de imprensa.

A mesma porta-voz informou que foram diagnosticados 2.445 novos infetados com o coronavírus (SARS-CoV-2), com o Irão, um dos países do Médio Oriente mais afetados pela pandemia, a totalizar 209.970 casos de covid-19.

14h40 - Empresas que não aderiram ao lay-off podem fazê-lo até dia 30 e por 3 meses

As empresas que não recorreram ao `lay-off` simplificado ainda podem pedir o apoio até dia 30 e prolongá-lo até ao máximo de três meses, segundo o diploma que estabelece a prorrogação da medida anunciada pelo Governo.

O decreto-lei, publicado na sexta-feira em Diário da República com as novas regras, estabelece que o `lay-off` simplificado, que inicialmente terminava em 30 de junho, "produz efeitos até 30 de setembro", mediante determinadas condições.

Segundo o diploma, "as empresas que não tenham recorrido ao apoio extraordinário à manutenção de contrato de trabalho em situação de crise empresarial", ou seja ao `lay-off simplificado, "apenas podem apresentar os respetivos requerimentos iniciais com efeitos até 30 de junho de 2020, podendo nesse caso prorrogar mensalmente a aplicação da medida até ao máximo de três meses".

Já as empresas que tenham recorrido ao `lay-off` simplificado "e que tenham atingido o limite de renovações" previstas anteriormente, ou seja, por três meses até 30 de junho, "podem beneficiar da prorrogação desse apoio até 31 de julho de 2020", tal como já anunciado pelo Governo, estabelece o diploma.

14h30 - Festa ilegal em Lagos já provocou 111 casos de infeção

Entre os infetados, há 19 crianças com menos de nove anos. O autarca acredita que o surto está a caminho de ser controlado.


14h20 - PCP mantém Festa do Avante mas promete "pesar e bem" circunstâncias

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que o partido mantém a intenção de realizar a Festa do Avante em setembro, mas promete "pesar e bem" as circunstâncias em que vai acontecer.

"Pela enésima vez, dizer que a festa está marcada desde o ano passado, estamos a pensar realizá-la, acompanhada naturalmente de uma avaliação das circunstâncias em que ela se vai realizar", disse.

O líder do PCP defendeu o que tem sido o "sentido de responsabilidade" do partido nesta pandemia e a sua intenção de tentar o "regresso à normalidade", mas sem prejudicar a saúde pública.

"Mantemos a Festa do Avante!, mas pesaremos e bem as circunstancias em que se possa realizar", assegurou.

O evento está marcado para entre 04 e 06 de setembro no concelho do Seixal, que faz parte da Área Metropolitana de Lisboa.

14h15 - Apreendidas 780 mil máscaras e 22.600 litros de álcool gel até ao momento

O secretário de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor, João Torres, disse hoje que, até ao momento, "já foram apreendidas 780 mil máscaras e 22.600 litros de biocida [álcool gel]", no âmbito da covid-19.

O governante falava na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, no âmbito de uma audição dos secretários de Estado do ministério da Economia e da Transição Digital, na apreciação, na especialidade, da proposta de lei do Orçamento do Estado Suplementar para 2020.

"Até este momento já foram apreendidas 780 mil máscaras 22.600 litros de biocida no valor total de 1,345 milhões de euros", disse João Torres, quando falava do papel desempenhado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no âmbito da pandemia de covid-19.

"Houve um total de quase 1.800 operadores fiscalizados, 109 processos crime, 249 processos contraordenacionais", prosseguiu o governante.

14h05 - Dois novos casos positivos registados nos Açores

Os Açores registaram nas últimas 24 horas dois novos casos positivos de covid-19, ambos na ilha de São Miguel, relativos a dois homens que desembarcaram na região provenientes do território nacional, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

"Os casos diagnosticados reportam-se a dois homens, com 18 e 31 anos de idade, que desembarcaram recentemente na região, através de ligação aérea com o território continental", refere a Autoridade de Saúde Regional em comunicado.

14h00 - Há quem espera quase três horas para fazer o teste Covid na área de Lisboa

É o resultado de uma rastreio em larga escala a um dos sectores mais afetados pela pandemia, o da construção civil. Os trabalhadores fazem longas filas nos laboratórios.


13h55 - Hospital na Amadora começa a dar sinais de sobrelotação

Um dos concelhos mais atingidos pela covid-19 é a Amadora onde o hospital começa a dar sinais de sobrelotação. As setenta camas preparadas para doentes Covid estão todas ocupadas. A Unidade de Cuidados Intensivos está quase cheia.


13h50 - Moscovo inicia última fase de fim do confinamento com mais de mil novos casos

Moscovo iniciou hoje a sua última fase de fim do confinamento, no âmbito da pandemia de Covid-19, com a abertura de restaurantes, ginásios e outras empresas, apesar de ter registado 1.081 novos casos de infeções nas últimas 24 horas.

O número de novos infetados representa “menos 24 por cento do que na semana passada”, alegou o gabinete de crise criado para gerir a emergência de saúde na capital russa.

De acordo com as autoridades da capital russa, o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus continua a descer, o que permite suspender a maioria das restrições impostas para interromper os contágios da pandemia.

“Em comparação à semana de 08 a 14 de junho, os novos casos registados baixaram 10 por cento, sendo que, em 20 de junho, pela primeira vez em dois meses e meio, foram detetados menos de mil novos doentes”, escreveu, no seu blogue, o presidente da câmara de Moscovo, Sergey Sobianin.

13h40 - Reino Unido reduz distanciamento social e anuncia reabertura de bares e restaurantes

Bares, restaurantes e cabeleireiros vão poder abrir a partir de 04 de julho no Reino Unido, com a redução da regra de distanciamento social de dois metros devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

“Tendo em conta a queda significativa na prevalência do vírus, vamos poder mudar a regra de distanciamento social de dois metros a partir de 04 de julho. Eu sei que esta regra torna a vida impossível para grande parte da nossa economia”, admitiu.

Após um estudo aos efeitos da medida, o governo decidiu que, nos locais onde não seja possível manter uma distância social de dois metros, as pessoas devem manter uma distância de pelo menos um metro e tomar outras medidas para reduzir o risco de transmissão do coronavírus.

“Esta alteração crítica possibilita a próxima fase do nosso plano para aliviar o confinamento”, vincou Johnson.

13h35 - Quais as multas para quem quebra as regras?

Desde a meia noite, quem violar as novas regras impostas na área metropolitana de Lisboa incorre num crime de desobediência. Depois de amanhã, o conselho de ministro vai fixar as coimas que serão aplicadas e que deverão aplicar-se a todo o país.

Tudo indica que as multas deverão ser fixadas entre os 120 e os 350 euros, os mesmos valores que foram aplicados a quem violar as regras para o uso de máscaras nos transportes públicos.

13h30 - Economia alemã deve contrair 6,5% em 2020 e recuperação total só em 2022

O conselho de assessores do Governo alemão, composto pelos denominados "cinco sábios", prevê que o PIB se contraia 6,5% este ano e que a economia alemã só volte aos níveis pré-pandemia em 2022, foi hoje anunciado.

Num relatório, hoje divulgado, os sábios pioram a previsão apresentada no final de março de uma forma significativa, quando delinearam três cenários possíveis, dos quais os mais pessimistas previam uma queda abrupta em forma de V, com uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) até 5,4% no vértice.

"Espera-se que a pandemia da covid-19 produza a pior recessão económica desde a fundação da República Federal da Alemanha. No entanto, esperamos que a recuperação comece já no verão", afirmou o presidente do conselho, Lars P. Feld, de acordo com o comunicado divulgado.

Para 2021 está prevista uma recuperação gradual, com um crescimento do PIB de 4,9%, pelo que a economia alemã não regressará ao seu nível anterior até 2022. Já a taxa de desemprego, de acordo com os "sábios", seguirá uma trajetória semelhante depois de um agravamento nos próximos meses.

13h20 - Surto detetado em Pequim está na fase final

As autoridades chinesas afirmaram hoje que o surto que surgiu no maior mercado abastecedor de Pequim, na semana passada, já está na "fase final", após medidas de confinamento parcial e realização de testes em grande escala.

Segundo a Comissão de Saúde da China, a capital chinesa registou 13 casos, na segunda-feira, aumentando para 245 o número total de infetados num surto que surpreendeu Pequim, ao fim de dois meses sem diagnosticar novos casos.

As autoridades dão agora o surto como "controlado", após terem testado 2,34 milhões de pessoas, ou mais de 10% da população da cidade, onde foram acionados 480 locais para recolher amostras.

O vice-diretor do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, Feng Zijian, afirmou que uma análise à "curva de incidência, composição e origem dos casos", permite concluir que o contágio entre pessoas expostas ao mercado chegou ao "estágio final".

No entanto, Feng esclareceu que se vão continuar a registar algumas infeções, devido aos casos de infetados com exposição direta ao mercado e que levaram o vírus para as respetivas comunidades, embora nesses casos "o nível de transmissão seja muito baixo".

"O surto pode ser controlado porque foi detetado muito cedo e porque as medidas de controlo tiveram um resultado positivo, de modo que a disseminação dentro das comunidade

13h05 - Próximo ano letivo começa entre 14 e 17 de setembro

O ministro da Educação acaba de anunciar que o Governo vai propor que o próximo ano letivo se inicie entre os dias 14 e 17 de setembro, considerando que esse calendário dará tempo de preparação à comunidade educativa neste quadro de pandemia.

"Queremos que o próximo ano letivo se inicie entre os dias 14 e 17 de setembro", afirmou Tiago Brandão Rodrigues durante uma sessão de lançamento do programa nacional de remoção do amianto nos estabelecimentos de ensino, na Escola Secundária da Ramada, em Odivelas.


12h55 - Covid-19. Portugal com mais 6 mortos, 345 casos e 281 recuperados

Portugal regista hoje mais seis mortos do que segunda-feira e mais 345 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam 1.540 mortes relacionadas com a covid-19 e 39.737 casos confirmados desde o início da pandemia.

Em comparação com os dados de ontem há um aumento de óbitos de 0,4%. Já os casos de infeção subiram 0,9%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 17.225 casos confirmados, mais 299 do que na segunda-feira, o que corresponde a 87% dos novos contágios.

12h40 - Uma morte em Lar de Caneças

Registou-se um óbito no lar de Caneças em que se registou um surto de covid-19. Uma septuagenária que apresentou sintomas de doença foi evada para o hospital, acabando por falecer.


12h25 - Resposta à crise pandémica. Reunião presencial de líderes da UE a 17 e 18 de julho

O Conselho Europeu anunciou hoje que os líderes da União Europeia (UE) vão reunir-se num encontro físico, nos dias 17 e 18 de julho, em Bruxelas, para tentar um acordo sobre a resposta comunitária à crise gerada pela covid-19.

"A 17 e 18 de julho, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai convocar uma cimeira de líderes extraordinária sobre o Fundo de Recuperação e o Quadro Financeiro Plurianual [2021-2027]", anunciou um porta-voz através de uma publicação no Twitter.

Barend Leyts precisou que esta será uma "reunião física", após a última ter sido realizada por videoconferência, o que terá dificultado as negociações, num encontro com início "no dia 17, às 10:00, no edifício Europa", em Bruxelas.

O responsável remeteu para mais tarde "pormenores práticos sobre a logística", sendo que a cimeira deverá ser apenas física para os líderes e não para a imprensa, dada a pandemia.

A última cimeira de líderes europeus, sobre a resposta à crise da covid-19, decorreu na passada sexta-feira, num encontro à distância em que ficaram evidentes as diferenças entre os 27.

No final dessa videoconferência de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que constituiu "a primeira ocasião para discutir ao nível de líderes as propostas de Quadro Financeiro Plurianual e Fundo de Recuperação colocadas sobre a mesa pela Comissão", Charles Michel congratulou-se por se ter registado "um consenso emergente em diversos pontos", mas admitiu que outros exigirão mais trabalho.

"Ao mesmo tempo, não subestimamos as dificuldades, e em diferentes temas constatamos que é necessário prosseguir as discussões", disse.

12h05 - Prisões: 42 estabelecimentos prisionais preparados para visitas

As prisões estão a recuperar os antigos parlatórios, que permitiam a separação física entre os reclusos e os visitantes. Este sistema tinha sido abandonado por uma questão de humanidade, mas o risco de contágio por covid-19 levou à reposição das barreiras.

A ministra da Justiça visitou esta manhã o Estabelecimento Prisional da Carregueira em Sintra, onde as visitas foram agora retomadas.


12h03 - Basílio Horta apela à população de Sintra apoio no combate à pandemia

Em Sintra, a situação é preocupante em seis das onze freguesias do concelho, que concentram mais população. O presidente da autarquia Basílio Horta, diz que é preciso um esforço concertado em toda a área metropolitana com as autoridades de saúde para controlar a pandemia, mas que estes esforços só vão ter resultados se as pessoas colaborarem.


11h45 - Ouro sobe para máximo desde 2012

O preço do ouro ultrapassou os 1.770 dólares por onça, o nível mais elevado desde outubro de 2012, devido aos receios dos investidores com o ressurgimento da pandemia de covid-19.

O metal dourado, considerado um ativo de refúgio em tempos de incerteza, subiu 0,3% às 10:30 em Lisboa e foi negociado a 1.771 dólares por onça. Fátima Herranz, analista do Banco Singular, lembra que a subida do ouro ocorre "num cenário de grande incerteza sobre a evolução da pandemia de covid-19 e das tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e a China.

11h42 - Antonoaldo Neves. País deve unir-se para salvar a TAP da pandemia

O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, acaba de dizer na Assembleia da República que é necessário "unir o país para salvar a TAP da pandemia".


O responsável da transportadora aérea falava perante os deputados da comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, onde defendeu ainda que a companhia aérea não teria sobrevivido à pandemia se não fossem os investimentos que fez nos últimos quatro anos, por exemplo, com a renovação de frota e aumento de rotas, nomeadamente para os Estados Unidos.

"O desafio é muito grande e é global. (...) A procura não vai vir na velocidade que a gente gostaria. É muito importante neste momento o país se unir à volta do plano futuro da TAP", acrescentou Antonoaldo Neves.

O presidente executivo da TAP admitiue que a Comissão Executiva da transportadora está disponível para aceitar um membro indicado pelo Estado, que atualmente só está presente no Conselho de Administração.

"A Comissão Executiva está disponível para ter um membro indicado pelo Estado", disse Antonoaldo Neves na comissão parlamentar, acrescentando que não vê "qualquer problema" que o Estado, enquanto acionista da TAP, esteja também representado na Comissão Executiva, uma opção "produtiva".

"Mas vai ter que sentar à mesa, discutir, tomar decisões difíceis. [...] Não tem nenhum problema, trabalhar com pessoas que querem o bem da TAP", acrescentou.

11h23 - Renânia do Norte-Vestefália confinada até final de junho

Na Alemanha foi anunciada a implementação de restrições locais após a deteção de um surto relacionado a uma fábrica de carne no Estado da Renânia do Norte-Vestefália. Mais de 1.300 funcionários testaram positivo à covid-19 e o confinamento nesta região irá vigorar até, pelo menos, 30 de junho.

As medidas de distanciamento social entraram novamente em vigor e os bares, museus, cinemas e ginásios voltaram a fechar as portas. Será ainda enviado um reforço policial para as zonas mais afetadas do país de forma a garantir o cumprimento das medidas implementadas.

O país receia o surgimento de uma segunda vaga depois de a taxa de contágio ter aumentado substancialmente de 1,79 para 2,88.

11h15 - Ricardo Jorge estuda doentes com infeção "anormalmente longa"

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge vai estudar amostras consecutivamente positivas de doentes com infeção covid-19 "anormalmente longa".

"A existência de muitos casos de infeção atipicamente longos (superiores a 3-4 semanas), identificados laboratorialmente pela persistência de resultados positivos, tem constituído uma preocupação das entidades de saúde pela necessidade de manutenção de um longo confinamento dos infetados no hospital ou em casa", refere o instituto em comunicado.

11h10 - Troicki testou positivo no Adria Tour

O tenista sérvio Viktor Troicki informou ter testado positivo à covid-19, sendo o terceiro caso entre os jogadores que participaram no Adria Tour, torneio de exibição nos Balcãs, organizado por Novak Djokovic.

Troicki, atual número 184 do "ranking" mundial, confirmou que testou positivo, bem como a sua mulher, que está grávida.

10h55 - O teletrabalho veio para ficar

O teletrabalho vai ganhar mais força no futuro. O tema foi debatido no Prós e Contras da RTP, onde se discutiu um modelo híbrido, dividido entre casa e empresa.


10h45 - Governo espanhol não descarta regresso ao estado de emergência

A primeira vice-presidente do Governo espanhol, Carmen Calvo, pediu prudência para evitar novos surtos de covid-19. Advertiu que, se necessário, o executivo poderá voltar a decretar o estado de emergência para impedir a mobilidade dos cidadãos.

"Se chegar a um momento em que tenhamos uma situação grave, o Governo pode perfeitamente decretar o estado de emergência numa parte do território, ou na sua totalidade", avisou a número dois do executivo espanhol.

Neste momento, há 36 surtos ativos de covid-19 em Espanha, 12 dos quais são considerados controlados, não sendo, em princípio, necessário tomar qualquer medida para além das sanitárias ou até regressar a uma fase de confinamento. Isto foi o que aconteceu na segunda-feira em três concelhos da província de Huesca, que retrocederam para a "fase dois" do desconfinamento após ser detetado um surto no meio agrícola.

10h30 - Aumento dos casos de covid-19 obriga países a dar passos atrás

A pandemia continua progredir e alguns países foram obrigados a repor as medidas de restrição. A Organização Mundial da Saúde deixa um alerta: o vírus está longe de ser dado como contido e “continua a acelerar”.

10h17 - Reino Unido poderá obrigar viajantes de Portugal a quarentena de 14 dias

O Governo britânico vai dispensar do cumprimento de quarentena pessoas que viajem entre o Reino Unido e alguns países com um risco baixo de infeção por covid-19, mas a inclusão de Portugal nesta lista não é ainda certa, de acordo com o The Times.

Noticia o diário que o executivo de Boris Johnson está próximo de fechar uma lista de 10 países considerados seguros para os turistas britânicos viajarem sem que seja necessário ficarem em isolamento durante duas semanas no regresso, como acontece atualmente. Essa lista inclui países como França, Espanha, Grécia, Itália e Turquia, mas Portugal é objeto de um "debate intenso" devido ao recente surto no Algarve.

Uma fonte do governo britânico disse ao jornal que "qualquer decisão em aceitar corredores de viagens com outros países será baseada em critérios rigorosos de saúde pública".

Uma festa em Odiáxere, no concelho de Lagos, resultou em pelo menos 111 pessoas infetadas, das quais 19 são crianças com menos de 9 anos, indicou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, que terá realizado cerca de 2.500 testes covid-19 para conter o surto.

O Governo português tem sido ativo na pressão junto das autoridades britânicas para abrir um "corredor aéreo" para Portugal, destino de mais de 2,5 milhões de britânicos todos os anos, que representaram quase 20% das dormidas de estrangeiros em 2019.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a disse à BBC no início de junho estar em negociações com Londres e manifestou esperança de alcançar um acordo até ao final do mês. No último sábado, o embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, voltou a manifestar interesse num entendimento: "Nós pensamos que a situação está sob controlo e ficaríamos felizes em receber, como antes, o maior número possível de britânicos".

De acordo com os dados de segunda-feira, o Reino Unido registou 42.647 mortos desde o início da pandemia covid-19, o mais alto na Europa e o terceiro maior número a nível mundial, atrás dos EUA e Brasil. Portugal contabiliza pelo menos 1.534 mortos associados à covid-19 em 39.392 casos confirmados de infeção.

10h11 - Comércio mundial a cair 18,5% entre abril e junho

O volume do comércio mundial de mercadorias, que tinha diminuído 3% no primeiro trimestre, continuou a diminuir entre abril e junho, meses em que caiu 18,5%, segundo as previsões da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os números confirmam que o segundo trimestre, em que foram impostos bloqueios maciços à Europa, à América e a outras regiões, está de acordo com as previsões para todo o ano emitidas pela OMC em abril último (queda entre 13% e 32% este ano).

A OMC sublinha que o declínio anual do comércio poderá ser em torno da previsão mais "otimista" (-13%) caso se consiga um aumento de 2,5% nos dois últimos trimestres.

"A queda no comércio é histórica, a mais acentuada de sempre, mas olhando para o lado positivo poderia ter sido muito pior", considerou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo.

9h35 - Número de mortos em África sobe para 8.334

O número de mortos por covid-19 subiu no continente para 8.334, mais 219 nas últimas 24 horas. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 315.410, mais 8.843 casos. O número de recuperados é de 149.982, mais 3.770.

A África Austral regista o maior número de casos (106.065) e contabiliza 2.041 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente (101.590) e que regista 1.991 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (3.513), em 83.444 infeções.

A África Ocidental conta 1.154 mortos em 63.529 infetados, a África Oriental regista 958 vítimas mortais e 31.912 casos, enquanto na África Central há 668 mortos em 30.460 infeções.

O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 2.278 mortos e 56.809 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 852 vítimas mortais e 11.920 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 525 mortos e 20.919 infetados, e o Gana, com 85 mortes em 14.154 infeções.

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.556 casos e 19 vítimas mortais. Cabo Verde tem 944 infeções e oito mortos e Moçambique conta 737 doentes infetados e cinco mortos. São Tomé e Príncipe contabiliza 702 casos e 12 mortos e Angola tem 186 casos confirmados de covid-19 e dez mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), passou os dois mil casos (2.001) e mantém 32 mortos, de acordo com o África CDC.

9h15 - São João com restrições no Grande Porto

Foram impostas limitações para o São João, esta terça-feira, na região do Grande Porto. Pela primeira vez, a festa dos martelinhos e do alho porro foi cancelada, algo que nunca tinha acontecido, nem durante a gripe espanhola em 1918. Este ano, as câmaras do Porto e de Gaia cancelaram todos os eventos, como arraiais ou fogo de artifício, para evitar ajuntamentos.

9h05 - Mercado automóvel da União com queda história

O mercado europeu de venda de carros deverá registar uma queda histórica de 25% devido à crise sanitária, anunciou a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis.

O registo de matrículas de viaturas novas na União Europeia deve passar de 12,8 milhões em 2019 para 9,6 milhões este ano.

8h47 - Confeção em Guimarães resiste à pandemia

Chegada esta crise pandémica, uma pequena confeção com sete funcionárias no concelho de Guimarães não precisou de recorrer ao lay-off. A produção habitual de t-shirts foi substituída pelo fabrico de máscaras para a Alemanha.

8h15 - Bastonário dos Médicos aplaude novas medidas para conter a pandemia

O bastonário da Ordem dos Médicos aplaude estas novas medidas para conter a pandemia. Miguel Guimarães diz que mais vigilância e fiscalização eram essenciais nesta fase.

7h46 - Praias de Matosinhos limitadas por causa do S. João

Pela primeira vez ela foi cancelada a festa do S.João. Nunca tinha acontecido não se fazer a festa do S. João, nem mesmo durante a gripe espanhola em 1918.

Também por isso as praias de Matosinhos vão estar encerradas logo à noite para evitar a aglomeração de pessoas.

O acesso às praias de Matosinhos fica proibido entre as sete da tarde de hoje e as nove da manhã.

7h30 – Guterres agradece aos que estão na linha da frente

Num tweet, o secretário-geral da ONU vem agradecer a todos aqueles que combatem a covid-19 na linha da frente. "em condições perigosas".
7h20 - Nicolás Maduro alerta para "surto perigoso" em cidades da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, alertou na segunda-feira para um "surto perigoso" de coronavírus nas grandes cidades do país, no mesmo dia em que o país ultrapassou a barreira dos 4.000 casos confirmados.

"Estamos a enfrentar um surto perigoso de coronavírus na maioria das grandes cidades do país", disse Maduro, durante um ato transmitido pela televisão estatal venezuelana.

Segundo Nicolás Maduro, o surto está relacionado com o regresso de venezuelanos da vizinha Colômbia e do Brasil, pelo que instou a população a respeitar disciplinadamente a quarentena preventiva da covid-19.

7h10 - Declaração de queda de rendimentos pode ser entregue a partir de hoje

A declaração a atestar quebra de rendimentos que protege as famílias afetadas pela pandemia de covid-19 de cortes de água, luz, gás e comunicações pode começar a ser enviada a partir de hoje aos prestadores destes serviços essenciais.

Os moldes em que esta declaração deve ser feita foram publicados esta segunda-feira em Diário da República, com o diploma a determinar o envio que os consumidores enviem aos fornecedores dos serviços essenciais uma "declaração sob compromisso de honra que ateste quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%".

Área Metropolitana de Lisboa com mais restrições em vigor

Já estão em vigor desde a meia noite as medidas mais restritivas na Área Metropolitana de Lisboa devido ao aumento de casos de covid-19 ao longo dos últimos dias.

O limite para ajuntamentos volta a ser de dez pessoas. Exceção apenas para quem pertence à mesma família.

Todos os estabelecimentos comerciais têm de encerrar às 20h00. Os restaurantes continuam a poder estar abertos até às onze, mas apenas para servir refeições.

O consumo de bebidas alcoólicas na via pública está proibido fora das esplanadas e passa a ser proibida também a venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço.

Nos centros comerciais vai ser reforçado o controlo das entradas e da circulação. A fiscalização da construção civil vai também ser reforçada.

Quem violar as novas restrições incorre no crime de desobediência civil. A pena pode ir até a um ano de prisão ou 120 dias de multa, de acordo com o Código Penal.

A GNR e a PSP vão passar ainda a ter poder para autuar quem organiza ou participa em ajuntamentos que não cumpram com as regras impostas pelas autoridades de saúde.

Para estes casos, o Governo vai aprovar um diploma específico com os valores das coimas. Podem ir dos 3,74€ até aos 3.740,98€. No caso das empresas pode chegar aos 45 mil euros.

Os valores concretos vão ficar definidos esta quinta-feira no Conselho de Ministros.

O estado de calamidade mantém-se em 15 freguesias onde o perigo de contágio é considerado preocupante. Trata-se de todas as freguesias dos concelhos de Odivelas e Amadora. Em Loures, a medida abrange Sacavém e Camarate.

Não é ainda conhecida a lista completa de freguesias onde o estado de calamidade continua em vigor e a lista pode ainda vir a superar as 15.