Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

"O turismo em geral, a restauração, hotelaria, os setores ligados ao turismo, merecem uma discriminação positiva" Manuel de Almeida - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h33 - Brasil regista 733 mortos em 24 horas e total chega aos 72.833 óbitos

Só nas últimas 24 horas, o país registou 733 novas mortes devido à covid-19, para totalizar 72.833 óbitos.

Em relação ao número de infetados, o Brasil tem agora 1.884.967 casos confirmados, sendo que 20.286 desses foram contabilizados nas últimas 24 horas.

22h46 - Pandemia já infetou mais de 13 milhões de pessoas

A pandemia do novo coronavírus já infetou mais de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse, a partir de fontes oficiais.

O número total de pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2 desde o início da pandemia é de 13.000.166, das quais 569.990 morreram.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado pelo novo coronavírus, registando 3.341.838 infeções, incluindo 135.425 óbitos.

Os países da América Latina e Caraíbas registaram, até ao momento, 3.380.218 casos (144.847 mortes).

A Europa soma 2.849.335 casos positivos de Covid-19 (202.780 óbitos).

22h21- Marcelo defende "discriminação positiva" para o turismo

O Presidente da República fez esta segunda-feira apologia de "uma discriminação positiva" para o turismo, considerando que o Algarve é uma das regiões que mais carecem de tal posicionamento.

"O turismo em geral, a restauração, hotelaria, os setores ligados ao turismo, merecem uma discriminação positiva e o Algarve é uma das áreas onde isso é muito importante", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa antes de um jantar com autarcas em Lagos, distrito de Faro, no Algarve.
Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se num jantar de trabalho com os presidentes de câmara do Algarve para analisar a situação económica causada pela pandemia da Covid-19.

O Chefe de Estado disse que, segundo informações que obteve do Governo, este "está a ponderar olhar seriamente para a situação do turismo em termos de emprego no futuro, para além daquilo que já foi anunciado, e está muito atento à situação do Algarve".

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou ainda a expectativa de que no dia 20, quando a Irlanda divulgar a lista de países em risco, "possa traduzir-se numa notícia diferente daquela que se podia temer por influência ou proximidade britânica".

21h55 - Milionários querem ser tributados

Oitenta milionários de todo o mundo defendem um aumento de impostos sobre as próprias fortunas para ajudar a pagar as despesas relacionadas com a pandemia.
Os autoproclamados Milionários pela Humanidade dizem que devem ser os governos a coordenar esta resposta fiscal e para isso estão dispostos a contribuir com muito mais dinheiro.

21h53 - Angola divulga números da pandemia

As autoridades de saúde de Angola registaram 19 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infeções para 525, das quais resultaram 26 óbitos.

De acordo com o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda, os novos casos positivos são de cidadãos de Luanda, 14 dos quais do sexo masculino com idades compreendidas entre os quatro e os 97 anos.

Foi esta segunda-feira realizada a avaliação do estado serológico dos trabalhadores dos órgãos de comunicação públicos, processo que abrangeu mais de mil pessoas. Cinquenta e oito tiveram testes reativos, dos quais 11 com marcador IgM, que indica que a infeção está em fase ativa.

Na terça-feira, será testado mais um grupo de risco, os funcionários e deputados da Assembleia Nacional e os trabalhadores do Palácio da Justiça.

Angola acumula 525 casos - 26 óbitos, 118 recuperados e 381 ativos.

21h29 - Estado de calamidade, menos clientes

As 19 freguesias dos cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa vão permanecer em estado de calamidade pelo menos por mais 15 dias.
Nestes cinco concelhos, por causa destas medidas mais restritivas, há menos clientes nos negócios e uma população conformada mas cansada do recolhimento.

21h13 - Explosão de surtos de Covid-19 nos EUA

Muitos Estados norte-americanos não sabem como lidar com a explosão de novos surtos de Covid-19. Na Florida as hospitalizações aumentaram 70 por cento.

Enquanto isso, o Presidente e um dos principais especialistas médicos de saúde da Casa Branca estão em conflito e não se entendem na estratégia nacional para o combate à pandemia.
A reportagem é do correspondente da RTP nos Estados Unidos, João Ricardo de Vasconcelos.

21h08 - Costa debaixo de críticas da Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima

A Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítimavem acusar o primeiro-ministro de ser ter "demitido das suas responsabilidades" ao "endossar às capitanias e autarquias a resolução do problema" de concentração de pessoas nas praias.

Em comunicado, a ASPPM escreve que os "sucessivos governos nada fizeram para modernizar e adequar os recursos policiais às exigências atuais". No caso da Polícia Marítima, o "falso argumento do duplo uso" - no qual "90 por cento do efetivo" desta força de segurança está "envolvido em serviço operacional porque tem o apoio" da Marinha - não "serve a paz, a tranquilidade, nem a segurança pública na área costeira".

No passado mês de abril, em declaraçõies ao jornal Expresso, o primeiro-ministro afirmou que "as autarquias e as capitanias vão ter de tomar medidas necessárias para que possamos ir à praia sem que se verifique uma aglomeração".

19h52 - Termina encontro de António Costa com homólogo holandês

O primeiro-ministro português falou aos jornalistas, à saída da reunião com Mark Rutte, para insistir na ideia de que uma crise como aquela que foi desencadeada pela pandemia do novo coronavírus impõe uma resposta coletiva, neste caso por parte da União Europeia em bloco.

O encontro em solo holandês terminou ao final da tarde.
António Costa quis garantir que está a ser encontrada uma forma de “governar este fundo que assegura todos”.

Para o chefe do Governo, o importante é “encontrar pontos de convergência possíveis”, o que pode suceder de “de várias maneiras”. Uma delas é, como propõe o presidente do Conselho Europeu, atribuir agora apenas 70 por cento do montante global, “reservando 30 por cento para uma segunda fase”.

19h24 - Câmara da Guarda cancela Feira Ibérica de Turismo

A Câmara Municipal da Guarda optou por cancelar a edição deste ano da Feira Ibérica de Turismo, que estava prevista para o período entre 2 e 5 de outubro. Na base desta decisão está a pandemia da Covid-19.

O presidente do município, Carlos Chaves Monteiro, anunciou no final da reunião quinzenal do executivo que a autarquia decidiu cancelar a edição da FIT de 2020 e irá "preparar a FIT de 2021".

"À partida, vamos tentar sempre manter o calendário, mas a pandemia obrigará sempre a uma reavaliação de todas as condições que levam à realização dos eventos normais", explicou.

19h12 - Conhecida a proposta de orçamento suplementar da Madeira

A proposta de orçamento suplementar da Madeira soma 287,7 milhões de euros ao valor aprovado para 2020, passando de 1743 milhões de euros para 2030 milhões, anunciou esta segunda-feira o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, assinalando que não haverá qualquer agravamento fiscal.

"Está fora dos nossos planos fazer qualquer agravamento fiscal, bem pelo contrário. O nosso objetivo é aproveitar este cenário de pouco crescimento económico para nos tornarmos diferentes", disse o responsável em conferência de imprensa, no Funchal.

O orçamento suplementar da Região Autónoma, que será debatido na Assembleia Legislativa Regional a 22 e 23 de julho, contempla o limite de endividamento líquido autorizado pelo Orçamento Suplementar do Estado: 489 milhões de euros, equivalente a dez por cento do Produto Interno Bruto regional de 2018.

"Entre a receita fiscal prevista de menos 195 milhões de euros e o aumento de receitas por via do empréstimo e de outras situações, temos líquido apenas o valor de 287,7 milhões, que somados ao valor inicial do orçamento, atira para um valor global de 2030 milhões para 2020", aclarou Pedro Calado.

O documento do Executivo madeirense, de coligação entre PSD e CDS-PP, tem por objetivo responder à crise socioeconómica provocada pela pandemia do novo coronavírus no arquipélago, onde estão referenciados 98 casos de infeção, dos quais 93 recuperados e cinco ativos.

18h44 - Reino Unido soma 11 mortes em 24 horas

O Reino Unido registou 11 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, menos do que as 21 da véspera, tendo o total contabilizado durante a pandemia ascendido a 44.830, revelou o ministério britânico da Saúde.

Dos cerca de 102 mil testes processados, 530 tiveram resultado positivo (650 no domingo), pelo que o número de casos de contágio desde o início da pandemia passou para 290.133.

Estes números são dos mais baixos desde março, mas os valores registados durante o fim de semana são sistematicamente baixos devido ao atraso do processo administrativo.

O Reino Unido continua a aliviar o confinamento, com diferenças nas restrições e calendário entre Inglaterra e as restantes nações do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, exortou esta segunda-feira à utilização de máscaras em lojas e outros espaços fechados, deixando em aberto a possibilidade de ser tornada obrigatório, como sucede na Escócia desde a semana passada.

18h38 – Transportes não serão explicação para infeções em Lisboa

Questionada sobre se já existe explicação para o elevado número de infeções na região de Lisboa e Vale do Tejo, Mariana Vieira da Silva afirmou que não foi identificada na área dos transportes “nenhuma razão distinta e que possa explicar aquilo que se passa”.
“Encontramos questões de habitabilidade, questões da proximidade em que muitas pessoas têm que viver”, explicou, adiantando que sempre que as autoridades de saúde consideram necessário arranjar alternativas para essas pessoas, fazem-no.

18h33 – “Em geral há um cumprimento das orientações”

A representante do Governo na reunião desta segunda-feira com os presidentes de Câmara realçou que “as mensagens que devemos passar são muito simples: as de que devemos, em todos os casos, manter o distanciamento físico que nos for permitido; que devemos usar máscara em todas as situações em que ela está recomendada: nos transportes, nas lojas, nos restaurantes e sempre que estivermos em situações de maior proximidade; e que devemos reduzir o mais que pudermos o nível dos ajuntamentos”.

“Dissemos sempre que, até haver vacina, vivíamos numa circunstância de que tínhamos de aprender a viver com este vírus. E aprender a viver com este vírus é manter as mesmas regras de higiene respiratória, de lavar as mãos e de distanciamento físico”, relembrou Mariana Vieira da Silva.

“É claro que em locais onde os níveis de incidência são mais elevados, é importante cumprir de forma ainda mais forte esta dimensão, em particular a dos ajuntamentos, e é isso que esperamos”.

Segundo a ministra, “em geral há um cumprimento das orientações, e sempre que não existe – e chamo a atenção de que estamos a falar de um crime de desobediência – as forças de segurança têm estado (…) a garantir que as regras são cumpridas”.

18h22 – Reforço “nas diferentes áreas”

A ministra de Estado e da Presidência adiantou que “ao longo das últimas semanas tem havido um reforço muito significativo nas diferentes áreas”, quer na da Saúde quer na da Segurança Social.

“Sabemos que se avizinham meses que para muitos são de férias, e por isso o que queremos garantir é que mantemos o nível das equipas para que possamos reforçar, a partir de setembro, a nossa capacidade de resposta”, explicou Mariana Vieira da Silva.

18h18 - Capacidade de resposta do SNS “não é uma preocupação”

Questionada sobre se a situação em Lisboa está ou não controlada, Mariana Vieira da Silva frisou que, “embora a taxa de incidência tenha melhorado nestes 15 dias, ela ainda não nos deixa tranquilos para fazer outra avaliação”.

A ministra acrescentou que “o nível de ocupação das unidades de cuidados intensivos e das camas de internamento desta região é muito controlada”.

“Estamos na ordem da metade das camas previstas para a doença Covid-19 nas unidades de cuidados intensivos ocupada, sendo certo que os hospitais dispõem de um conjunto de outras camas de cuidados intensivos que, caso necessário, poderiam ser aumentados”.

Por essa razão, a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde “não é uma preocupação” neste momento, assegurou a responsável, salientando, porém, que todos os fatores associados à Covid-19 devem ser acompanhados permanentemente, “porque de um dia para o outro a situação muda e nós temos de ter a capacidade de definir as medidas adequadas”.

18h11 - "Tendência decrescente dos novos casos"

No final da reunião com os presidentes de Câmara de Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas, o Governo concluiu que, nestes cinco concelhos, nos últimos sete dias, se verificou uma “tendência decrescente dos novos casos”, apesar de ser necessário “consolidar” essa tendência. Por essa razão, as freguesias mais afetadas vão permanecer em estado de calamidade.

A ministra de Estado e da Presidência avançou que o Governo decidiu manter nos próximos 15 dias “a regra de ter o país em estado de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa em estado de contingência, e as 19 freguesias destes cinco concelhos em estado de calamidade”, mantendo ainda “as regras que associámos a este estado calamidade há 15 dias”.
Entre essas regras estão a proibição da venda de álcool nas estações de serviço e depois das 20h00 em qualquer estabelecimento, assim como o encerramento da generalidade dos estabelecimentos às 20h00 e a limitação de ajuntamentos a cinco pessoas nas freguesias mais afetadas e a dez pessoas na restante Área Metropolitana de Lisboa.

Mariana Vieira da Silva adiantou ainda que a incidência de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias desceu de 154 para 121 casos nesses cinco concelhos de Lisboa.

“Fazemos uma avaliação positiva das medidas que traçámos. Ela permitiu recuperar conhecimento e links epidemiológicos de muitos casos. Temos um conjunto de surtos significativos na área de Lisboa, mas também ainda transmissão em comunidade”, declarou.

Daqui a 15 dias será feita uma nova avaliação da situação, para se determinar se as medidas se mantêm ou se alteram.

“Ao longo destes 15 dias, as 18 equipas multidisciplinares criadas há duas semanas puderam contactar 3100 pessoas (…) e isso permitiu garantir que fazemos hoje todos os inquéritos nas primeiras 24 horas, que há inquéritos epidemiológicos durante o fim de semana, e que tivemos uma forte redução dos casos incontactáveis”, acrescentou a responsável do Governo.

17h56 - Termina reunião entre Governo e autarcas. Quadro mantém-se em 19 freguesias da Grande Lisboa

Concluída a reunião desta segunda-feira entre o Executivo e autarcas da Área Metropolitana de Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantou que, pelos próximos 15 dias, manter-se-á a situação de calamidade nas 19 freguesias até agora abrangidas por esta situação de exceção.

Este quadro será reavaliado dentro de duas semanas, explicou a governante.

17h52 - Espanha com 164 novos casos em 24 horas

O relatório com a atualização da situação epidemiológica em Espanha atualizou o total de pessoas infetadas desde o início da doença para 255.953, dos quais 164 diagnosticados nas últimas 24 horas.

A comunidade da Catalunha é a região com mais novos casos (42), seguida de Aragão (32), da Andaluzia (18) e Castela-Mancha (16) e Estremadura (16).

Por outro lado, são agora 28.406 o número total de óbitos devido à pandemia, mais três do que na última sexta-feira.

O relatório diário com a situação epidemiológica informa que já passaram pelos hospitais 125.751 pessoas com a Covid-19, tendo dado entrada na última semana 146.

17h47 - Itália com 13 mortes e 169 casos em 24 horas

Desde o início da pandemia em solo italiano, em fevereiro, 243.230 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus e 34.967 morreram da Covid-19, a doença causada pelo SARS-CoV-2.

Nas últimas 24 horas, 178 pessoas foram consideradas curadas, o que eleva o total destes casos para 195.106.

Há nesta altura, em Itália, 13.157 pessoas com resultado positivo para coronavírus.

Os números agora divulgados pela Proteção Civil italiana reforçam a descida sensível de casos de infeção registada no fim de semana, depois de três dias de aumento de contágios.

Na semana passada, os casos subiram dos 138 registados na terça-feira para 193 na quarta, 229 na quinta e 276 na sexta. No fim de semana, os números voltaram a descer, respetivamente para 188 no sábado e 234 no domingo.

17h44 - Madrid aprova plano para evitar novo estado de alerta

O Ministério espanhol da Saúde apresentou esta segunda-feira um plano de resposta atempada à pandemia de Covid-19, para evitar as consequências de uma eventual segunda vaga. A proposta surge três semanas após o fim do estado de alerta em Espanha.

O documento reúne todas as propostas de ações que o Governo considera necessárias para se antecipar a uma segunda vaga da Covid-19, enfrentando-a com tempo suficiente, ao contrário do que aconteceu em março, quando o vírus arrasou Espanha e as estratégias para o travar tiveram de ser criadas de forma repentina.

Antes de ser formalmente aprovado, o plano pode ainda ser alterado de acordo com as sugestões das comunidades autónomas, que se encontram ainda a estudá-lo ao pormenor.

16h56 - Moçambique com mais 62 novos casos, total sobe para 1219

As autoridades de saúde Moçambique registaram, nas últimas 24 horas, mais 62 casos positivos de Covid-19, elevando-se assim o total para 1219 infeções. O número de óbitos mantém-se em nove.

"Dos casos que partilhamos hoje, 60 são moçambicanos e dois são estrangeiros", indicou o Ministério da Saúde em Maputo.

Os 62 novos doentes, cinco dos quais crianças menores de cinco anos, estão distribuídos pelas províncias de Maputo (24), Cabo Delgado (12), Zambézia (um), Gaza (quatro) e Cidade de Maputo (21).

Todos os novos casos estão "em isolamento domiciliar e decorre o processo de mapeamento dos seus contactos".

Do total de casos registados no país, 1.119 são de transmissão local e 100 são importados.

As autoridades registaram nove óbitos e cinco pessoas estão internadas, enquanto outras 369 são dadas como recuperadas.

16h36 - Surto na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste em vias de controlo

O surto de covid-19 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, que soma 18 doentes e nove profissionais infetados, está "a caminho do controlo", adianta o delegado de saúde.

"O último caso foi identificado no dia 8", afirmou o delegado de saúde de Torres Vedras, Nuno Rodrigues, em conferência de imprensa, acrescentando que o "surto está a caminho do controlo", ainda que prossigam "testagens e isolamentos consecutivos".

Ouvida pela agência Lusa, a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, adiantou, por sua vez, que até ao momento foram testados 295 profissionais de saúde e cerca de 150 doentes.

A 24 de junho, a instituição anunciou que estavam infetados dois profissionais e oito doentes, o primeiro dos quais acabou por morrer devido a outras patologias.

O foco de infeção surgiu no Serviço de Urgência Geral do Hospital daquela unidade, relacionado com um doente que esteve internado "com patologias não respiratórias".

16h26 - Crianças alemãs podem ter atuado como barreira ao SARS-CoV-2

Um estudo realizado na Alemanha revela que as escolas abertas não terão tido grande impacto no aumento de casos de Covid-19. Ou seja, as escolas, demonstra este trabalho, não terão sido "casulos" de infeção. Até pelo contrário, "as crianças podem ter atuado como barreira".

Mais de 2000 mil crianças e professores das escolas alemãs do Estado da Saxónia foram testadas para a Covid-19. E foram muito poucos os que revelaram ter anticorpos para o novo coronavírus.

Este resultado sugere que as escolas, que foram reabertas na Alemanha a partir de maio, tiveram um impacto muito reduzido na transmissão do vírus.

16h16 - "Demasiados países estão a ir na direção errada", adverte OMS

A Organização Mundial da Saúde veio esta segunda-feir alertar que "demasiados países estão a ir na direção errada" no que toca ao combate à pandemia da Covid-19.
Antena 1

Em conferência de imprensa a partir da sede da OMS, em Genebra, o diretor-geral, Tedros Ghebreyesus, afirmou que "os atos de muitas pessoas e governos" e "mensagens contraditórias" vindas de chefes de Estado e outros líderes estão a "minar" os esforços para controlar a expansão do novo coronavírus.

O responsável avisou que "não haverá um regresso à velha normalidade no futuro próximo, mas há um roteiro para controlar [a Covid-19] e continuar com a vida", acrescentando que, sem medidas de controlo e supressão, a pandemia "só vai ficar pior e pior e pior".

15h59 - Médio Oriente enfrenta a pior quebra de crescimento em mais de 50 anos

O Fundo Monetário Internacional corrigiu esta segunda-feira em baixa as previsões de crescimento para o Médio Oriente, diminuindo-as até ao nível mais baixo em mais de 50 anos. Isto por causa do "duplo choque" dos baixos preços do petróleo e da pandemia da Covid-19.

Com a exceção do Irão, a crise sanitária no Médio Oriente fez relativamente poucas vítimas. Mas as consequências económicas do confinamento e a desaceleração global são expressivas.

As economias do Médio Oriente e Norte de África deverão contrair, em média, 5,7 por cento em 2020, com quedas até 13 por cento em países em guerra, de acordo com o Fundo.

É a mais baixa estimativa em mais de 50 anos, segundo dados do Banco Mundial, e ocorre após um ano de crescimento modesto.

"Este é um revés significativo que agravará os desafios económicos e humanitários existentes e aumentará os níveis de pobreza já elevados", afirma o FMI, para acrescentanr que "os problemas sociais podem reacender com o levantamento das medidas de confinamento".

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Koweit, Omã e Qatar, os seis países do Conselho de Cooperação do Golfo atingidos pela queda do preço do petróleo, devem sofrer contrações de 7,1 por cento, mais 4,4 pontos percentuais do que o previsto em abril.

15h52 - Imunidade a prazo?

A busca por uma vacina eficaz contra o SARS-CoV-2 prossegue, mas os investigadores receiam que não seja suficiente para garantir a imunidade à Covid-19. Um estudo britânico vem agora indicar que doentes que recuperaram da infeção não têm quase anticorpos alguns meses após terem sido contaminados.

conclusão é de uma equipa de investigadores do King's College London, que descobriu que os níveis de anticorpos contra o novo coronavírus tendem a diminuir no organismo.

14h45 - 27 por cento dos portugueses engordaram durante confinamento

Durante o período de confinamento, quase um terço dos portugueses engordaram. Um estudo realizado pela Direção-Geral da Saúde diz que entre as causas principais está a alteração dos hábitos alimentares, com falta de exercício físico e demasiadas "viagens" até ao frigorífico.


14h25 - PSP usou a força para dispersar ajuntamentos no Funchal

A PSP teve de atuar em força, ontem à noite no Funchal, para dispersar os jovens agrupados nas ruas e garantir o encerramento dos bares. Alguns desses jovens acusam os agentes de abuso de poder.

14h10 - Grupo de 83 ricos pediram a aplicação de taxas permanentes para ajudar a combater a Covid-19

Para atacar os efeitos da Covid-19, um grupo de 83 milionários propõe a aplicação de uma taxa, precisamente, aos mais ricos do planeta. A ideia é que sejam contribuições com efeitos imediatos.

Através de uma carta, nomes como Jerry Greenfield, fundador da cadeia de gelados Ben&Jerry, ou Richard Curtis, realizador britânico, sugerem o pagamento dessa nova verba, de forma substancial e permanente.

O documento foi divulgado antes da reunião dos ministros das Finanças do G20 e da cimeira extraordinária para o relançamento económico da União Europeia.

Da lista de subscritores da proposta não consta nenhum nome português.


13h47 – Surtos em Lisboa em tendência “decrescente”

Relativamente às freguesias mais afetadas da região de Lisboa, a diretora-geral da Saúde garante que os surtos têm apresentado uma “tendência decrescente”, mas que “precoce” para tirar conclusões.

Considerando o número de novos casos por cada 100 mil habitantes, a incidência é cerca de 120 casos por 100 mil habitantes – “um número um bocadinho mais elevado nas freguesias mais afetadas pela covid-19”.

“Há uma tendência ligeiramente decrescente, ainda sob observação. Temos de ser muito cautelosos com estes números”, rematou Graça Freitas.

13h44 - “Não tememos” processos judiciais

Questionado pelos jornalistas a propósito de a diretora de um lar de Melgaço ter sido constituída arguida, o secretário de Estado diz não temer processos, confiando, além disso, na separação de poderes. “Quando houver motivos para tal, aguardaremos”, reforça.

13h42 – 130 profissionais testados no Hospital de São José

Sobre o surto no hospital de São José, em Lisboa, Graça Freitas disse que dos 36 doentes que estavam internados, sete foram transferidos para o hospital Curry Cabral e 29 estão isolados nas enfermarias.

A diretora-geral da Saúde afirmou ainda que foram testados 130 profissionais da cirurgia do hospital de São José, estando apenas 10 em isolamento domiciliário.

Já quanto ao IPO, Graça Freitas garante que a situação está “completamente estabilizada”, embora o surto ainda não tenha sido “dado por terminado”. Contudo, a medida de testar todos os profissionais e pacientes continua em vigor no IPO.

13h40 - Plano de contingência para o Inverno a ser preparado

O secretário de Estado revela que o plano para o Inverno está a ser preparado, em áreas tão diversas como o reforço de pessoal (que já está a ser contratado), as respostas covid e não covid, vacinação, etc, garantindo que será dada conta desse plano à medida que for sendo concebido em pormenor.

Um plano que prevê, por exemplo, um alargamento da rede de testagem para melhor responder a uma eventual segunda vaga.

A maioria dos ventiladores (mais de 700) já chegaram a Portugal.

13h34 – DGS apela que médicos e laboratórios preencham formulários

Quanto à melhoria da informação, Graça Freitas admite que o processo de informação e da “transparência da informação tem sido alvo de uma melhoria continua”.

A DGS refere que embora os formulários, como do Sinave Med, sejam “complexos”, mas que é necessário pedir informação, “se queremos ter informação”.

“Só temos informação que nos é reportada”, afirmou Graça Freitas, apelando aos “médicos e aos laboratórios que preencham tanto quanto possível esses formulários”, porque esses dados são importantes “para acompanhar a pandemia”.

Reforçando a afirmação de Luís Góis Pinheiro, a diretora-geral explicou que “os automatismos que estão a ser testados, vão permitir rapidez no processo e alguma segurança adicional desse processo”. Além disso, os técnicos especializados poderão “analisar melhor a informação em tempo útil”.

No entanto, não é esperado o aumento de casos com o automatismo dos sistemas de informação.

13h30 – Informação do Sinave Med é “essencial” para controlo da epidemia

Questionado sobre os formulários do Sinave Med, Luís Góis Pinheiro afirmou que esta era uma intervenção “orientada para o tratamento da informação e não para a sua recolha”, mas garante que está a ser reforçada a infraestrutura tecnológica que “serve de suporte ao Sinave”.

O SPMS considera que esse reforço da infraestrutura tecnológica “irá seguramente ter reflexos positivos na experiência do utilizador”. No entanto, a principal queixa a este sistema tem a ver com “a dimensão da informação que é necessário recolher”, informação essa que a DGS considera “crítica e essencial para conseguir fazer um controlo da epidemia de forma completa”.

13h29 – Há 42 infetados no Carregado

Relativamente ao surto identificado no Carregado, Graça Freitas garante que as autoridades estão já a acompanhar a situação.

“Neste momento, há 42 casos confirmados e 170 pessoas testadas, cujo resultado se aguarda”.

Além disso, está a ser “feita a intervenção que costuma ser feita entre as autoridades de saúde e as forças locais para tentar perceber este surto, contê-lo na origem e também procurar contactos próximos destas pessoas”. Graça Freitas acrescenta que está a decorrer todo um “trabalho de investigação epidemiológica” na região do Carregado e localidades próximas de Lisboa e Vale do Tejo.

13h23 – Dias de calor influenciam saúde e grupos “vulneráveis”

Começando por recordar as altas temperaturas previstas para todo o país durante os próximos dias, Graça Freitas lembrou que “estas circunstâncias costumam estar associadas a maior morbilidade e, eventualmente, a maior mortalidade” e apelou a que houvesse mais “atenção” aos “grupos mais vulneráveis”.

As crianças, os idosos, grávidas e doentes crónicos são os principais grupos de risco e a diretora-geral da Saúde alerta que, numa altura em que se previne contágios, “não convém esquecer medidas básicas”, como “beber água ou sumos de fruta” ou “evitar estar ao sol nas horas de maior calor”.

“Vai ser uma semana muito quente e esse calor vai ter influência na nossa saúde”, relembrou a DGS.

13h22 – SPMS quer integrar e automatizar sistemas de informação

Luís Góis Pinheiro, presidente Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmou, na conferência de imprensa que, esta entidade está a cooperar com a Direção-Geral da Saúde, e “tem vindo a fazer uma intervenção no sentido de promover a integração de vários sistemas”, como o “Sinave Lab com o Sinave Med”.

“O que se pretende é que essa informação seja extraída automaticamente, seja também confrontada com a informação do registo nacional do utente, melhorando a qualidade dos dados” e, através de um “conjunto de operações e de filtros” permitir encontrar “relações entre essa informação”.

Tratam-se de operações “complexas” que “exigem grande intervenção manual”, como por exemplo identificar se “determinada notificação feita em Sinave Lab corresponde ou não a uma notificação prévia feita em Sinave Med”, ou se “uma notificação negativa em Sinave Lab representa um utente que já se encontra curado ou se representa um doente que nunca chegou a estar doente”, esclareceu.

O objetivo da cooperação dos SPMS e da automatização das operações é “elevar muito a celeridade da obtenção dessa informação e também diminuir o erro”.

“Quanto menos intervenções manuais tivermos nestas operações, maior é a probabilidade do erro não existir”, declarou ainda o presidente da SPMS.

Este trabalho “está em curso, está praticamente na fase final”, estando a decorrer testes com a DGS, neste momento, e está previsto que a “ferramenta” esteja finalizada em breve.

Luís Góis Pinheiro acrescentou ainda que a SPMS tem vindo ainda a “aperfeiçoar a ferramenta Trace Covid, que se tem vindo a tornar numa ferramenta fundamental na gestão da pandemia e no apoio aos médicos”.

13h19 - “Intervenção profunda” a nível do sistema de recolha dos dados

A pedido da DGS, os serviços partilhados do Ministério da Saúde estão a fazer uma “intervenção profunda” a nível do sistema de recolha dos dados, para reduzir as tarefas manuais e diminuindo a possibilidade de erros. “Só com transparência e rigor e com o contributo de todos, podemos ultrapassar os desafios” da epidemia, refere o secretário de Estado.

13h15 - Taxa de letalidade global é de 3,5%

Na conferência de imprensa de atualização dos dados epidemiológicos, o secretário de Estado da Saúde revelam que a taxa de letalidade para pessoas com mais de 70 anos é de 16,1%.

Há 5,5% de residências para idosos com casos de covid-19. Desde março, houve 6.600 doentes que foram transferidos para unidades de cuidados continuados.

Há mais 3.900 profissionais de saúde no terreno desde o início da pandemia e mais de 81% dos doentes já recuperaram.

13h10 - Mais de 569 mil mortos e quase 13 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 569.135 pessoas e infetou quase 13 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa até às 11:00 de Lisboa, já morreram pelo menos 569.135 pessoas e há mais de 12.927.000 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 6.905.200 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

12h57 - Portugal regista dois mortos e 306 novas infeções em 24 horas

Os novos casos equivalem a um aumento de 0,7%.

De acordo com a Direção Geral de Saúde, desde o início da pandemia até hoje registam-se 46.818 casos de infeção confirmados e 1.662 mortes.

O boletim epidemiológico indica também mais 158 recuperados em 24 horas.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 254 das 306 novas infeções e um dos mortos das últimas 24 horas.

12h40 - 38 pessoas infetadas numa fábrica de cerâmica no Carregado, concelho de Alenquer

Depois de detetados os primeiros casos positivos no início da semana passada, a empresa começou a testar os restantes trabalhadores este fim de semana.

Em maio tinham sido também detetados dois casos de Covid-19 nesta fábrica.

12h35 - Limite de 50 euros para pagamentos realizados por cartões bancários sem contacto vieram para ficar

Introduzidos em março como resposta à pandemia, tornam-se agora definitivos.

A medida já tinha sido sugerida no mês passado pelo administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios. Agora é confirmada em comunicado pelo banco central, perante a adesão do público à tecnologia que evita a introdução de pin nos terminais.

Os consumidores passaram a recorrer à tecnologia contactless em cerca de 20 por cento das compras com cartão.

12h27 - Alemanha aponta "perigo real" de uma segunda vaga

A Alemanha identificou 159 novos casos de covid-19 num dia para um total de 198.963, com o ministro da Saúde, Jens Spahn, a avisar que "o perigo de uma segunda vaga é real".

Em conferência de imprensa conjunta com o diretor do Instituto Robert Koch (RKI) Lothar Wieler, o ministro da Saúde salientou que a Alemanha tem sabido lidar relativamente bem com a pandemia de covid-19, mas os números de vários outros países indicam que tudo pode mudar rapidamente.

"Não devemos confiar numa falsa segurança", sublinhou, acrescentando que o que o país alcançou até agora "não pode ser comprometido".

A Alemanha tem registado vários surtos locais e regionais, entre eles um numa fábrica de carne, na zona de Gütersloh, que infetou mais de 1.500 trabalhadores.

12h05 - Cidade de Tânger, em Marrocos, volta a estar confinada

O surgimento de novas infeções em habitações faz as autoridades marroquinas imporem novas restrições.

Os estabelecimentos comerciais estão fechados, não há transportes públicos, os habitantes estão a ser aconselhados a ficarem em casa. Casamentos, funerais e ajuntamentos estão proibidos.

Desde a meia-noite que só se pode sair da cidade de Tânger com autorização das autoridades municipais.

11h45 - América Latina e Caraíbas são segunda região do mundo com mais mortes

A região da América Latina e Caraíbas tornou-se hoje a segunda mais afetada pela pandemia de covid-19 no mundo em número de mortos, depois da Europa, com mais de 144 mil óbitos oficialmente declarados, segundo uma contagem da agência France-Presse.

Com 144.758 mortos declarados oficialmente às 08:00 TMG de hoje (09:00 em Lisboa), a região ultrapassou o total de óbitos apresentados pelos Estados Unidos e Canadá (acumulado de 144.023) e situa-se atrás da Europa, que regista 202.505.

O Brasil é o país com mais óbitos da região com 72.100 mortes (para 1.864.681 casos), e a seguir vêm o México (35.006), que passou a Itália, o Peru (11.870) e o Chile (6.979).

Com mais de 3.370.000 casos registados, a América Latina torna-se também na segunda região mais afetada, imediatamente a seguir aos Estados Unidos e Canadá, que confirmaram cerca de 3.400.000.

11h30 - Bélgica junta às zonas de maior vigilância o Alentejo e o Algarve

Os viajantes que entrem na Bélgica vindos do Alentejo e do Algarve estão sujeitos a maior controlo devido à pandemia da covid-19, mas na zona laranja, uma categoria menos grave do que aos residentes das 19 freguesias da área metropolitana de Lisboa que estão em estado de calamidade.

Estas pessoas estão obrigadas a um teste à covid19 e a quarentena à chegada ao país. Já as pessoas que vão para a bélgica a partir do Alentejo e do Algarve estão sujeitas a maior vigilância, mas o sítio do ministério dos Negócios Estrangeiros belga não especifica as medidas a aplicar nestes casos.

11h18 - Bruxelas aprova ajuda estatal holandesa de 3,4 mil milhões de euros à KLM

A Comissão Europeia aprovou hoje uma ajuda estatal da Holanda à companhia aérea holandesa KLM, um apoio urgente à liquidez na forma de garantia estatal e um empréstimo público devido à crise gerada pela covid-19 na aviação.

"A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras [temporárias] para auxílio estatal na UE, uma medida holandesa no valor de 3,4 mil milhões de euros, que consiste numa garantia estatal para empréstimos e num empréstimo estatal fornecido à KLM para fornecer liquidez urgente à empresa no contexto do surto do novo coronavírus", informa o executivo comunitário em nota de imprensa.

10h57 - Número de mortos em África sobe para 13.238 em quase 595 mil casos

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 13.238, mais 250 nas últimas 24 horas, em quase 595 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu para 594.841, mais 16.937 nas últimas 24 horas, enquanto o número de recuperados é hoje de 297.480, mais 10.469.

A África Austral regista o maior número de casos (285.940) e regista 4.236 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados e mais mortos em todo o continente, com 276.242 casos e passou hoje as quatro mil vítimas mortais (4.079).

10h44 - Governo reúne-se esta tarde com autarcas dos cinco concelhos mais afetados de Lisboa e Vale do Tejo

Está marcada para as 15h00 a reunião entre o executivo e os autarcas dos concelhos que integram as 19 freguesias que mantêm medidas restritivas devido ao número de casos registados.

A reunião decorre na residência oficia do primeiro-ministro, sem António Costa que está em Haia, e vai ser presidida pela ministra Mariana Vieira da Silva.

Na reunião deverão estar também os ministros da Saúde e da Administração Interna e o secretário de Estado Duarte Cordeiro, o responsável pela coordenação em Lisboa e Vale do Tejo.

10h26 - Diretora de Lar em Melgaço constituída arguida

Foi constituída arguida a diretora de um Lar em Melgaço, no distrito de Viana do Castelo. Nas celebrações da Páscoa, esta responsável do Centro Paroquial de Paderne deu a cruz a beijar a, pelo menos, 17 utentes da instituição. Agora, a diretora do lar vai ter de responder na justiça pelo crime de propagação de doença.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada pela Antena 1.

9h45 - Reino Unido está a combater mais de 100 surtos localizados por semana

As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos localizados de covid-19 por semana no Reino Unido, revelou hoje o ministro da Saúde Matt Hancock, a propósito de mais uma fase de alívio de restrições.

Num artigo hoje para o jornal Daily Telegraph, Hancock escreve que o aumento de capacidade de testagem está a permitir encontrar mais casos.

“O resultado é que podemos aliviar mais o confinamento, e tomar medidas direcionadas. Todas as semanas são aplicadas mais de 100 ações locais por todo o país, algumas são noticiadas, mas outras são resolvidas de forma rápida e silenciosa”, adianta.

9h25 - Novo recorde de casos a nível mundial

A Organização Mundial de Saúde revelou que foi atingido um novo recorde de casos em 24 horas, com 230 370 casos, poucos dias depois de ter sido atingido um idêntico recorde. México ultrapassou a Itália em número de mortes e é o quarto país com mais casos mortais.

9h20 - Número de passageiros no aeroporto de Heathrow desce 95% em junho

Houve 350 mil pessoas a passar pelo aeroporto, menos 95% do que em igual mês do ano passado. Os mercados da América do Norte e África foram os que tiveram maiores descidas.

08h55 -Espanha. Justiça suspende o reconfinamento de uma zona da Catalunha

A Justiça espanhola suspendeu esta segunda-feira o reconfinamento ao domicílio dos habitantes de uma zona da Catalunha em redor da vila de Lérida, que tinha sido ordenada domingo pelas autoridades regionais devido a um aumento de casos de covid-19.

“O tribunal de Lérida decidiu não ratificar as medidas da resolução de 12 de julho tomadas pelo governo regional” por serem “contrárias ao Direito”, indicou no Twitter o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.

A medida pode ser alvo de recurso por parte das autoridades regionais.

“Estamos a analisar como resolver esta situação do ponto de vista jurídico”, considerou a responsável regional de Saúde, Alba Verges, na Rádio Catalunha.

“São medidas necessárias. Não as tomaríamos se não fossem absolutamente necessárias”, defendeu, pedindo aos cerca de 200 mil habitantes da zona a continuarem em casa, apesar da decisão judicial.

Face ao aumento do número de casos, o governo regional catalão decidiu o confinamento no domicílio dos habitantes de Lérida e sete comunas envolventes.

8h20 - Portugueses obrigados a cumprir quarentena no regresso ao Reino Unido

A decisão de vários países de excluir Portugal da lista de destinos seguros está a ser um travão para a vinda de turistas, mas não só. Representa também um obstáculo para os portugueses que vivem lá fora e que pretendem vir de férias à terra natal. No regresso, ficam obrigados a cumprir um período de quarentena, de 14 dias.

A jornalista Rita Fernandes ouviu o testemunho de um casal de emigrantes que vive no Reino Unido. Vieram passar uns dias a Portugal e regressam hoje ao território britânico.

8h00 - Sobram vagas nas atividades para os mais novos durante o verão

A repórter Rita Colaço visitou um campo de férias às portas de Lisboa onde se tenta correr atrás do prejuízo. Apesar das dúvidas dos pais, os filhos parecem estar a gostar do distanciamento.

Esta semana, a Antena 1 está a tentar perceber como estão os negócios das férias a adaptar-se às normas da Direção Geral da Saúde.

7h30 - Mais de três mil profissionais de saúde já morreram vítimas de Covid-19 em todo o mundo

É uma estimativa feita pela Amnistia Internacional. A organização publicou hoje um relatório que indica que estes números até podem estar abaixo da realidade.

A Amnistia considera também que os Governos de vários países devem ser responsabilizados por estas mortes, caso se comprove que não conseguiram providenciar proteção a quem esteve na linha da frente do combate ao novo vírus da pneumonia.

7h05 - França limita companhias aéreas chinesas a um voo por semana

A França decidiu limitar o número de voos semanais operados pelas companhias aéreas chinesas a um por semana, em nome da reciprocidade em relação à Air France, anunciou hoje a embaixada francesa em Pequim.

Primeiro país a ser afectado pela covid-19, a China reduziu drasticamente as ligações com o resto do mundo no final de março. Desde 08 de junho, Pequim tem permitido que várias companhias aéreas estrangeiras, incluindo a Air France, operem um voo por semana de e para o país.

Por outro lado, as três principais companhias aéreas chinesas (Air China, China Oriental, China Meridional) podiam até agora operar, cada uma, um voo semanal China-França (três no total). As autoridades francesas procuram garantir à Air France os mesmos direitos, o que seria equivalente a três rotas semanais para a China.

"Na ausência de progressos (...), temos vindo a aplicar uma estrita reciprocidade desde sexta-feira passada", informou a embaixada de França na capital chinesa.

7h00 - Índia regista novo máximo diário de 28.701 casos e 500 mortos

A Índia registou 28.701 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, além de 500 mortes, de acordo com dados oficiais.

No total, já morreram 23.174 pessoas, tendo sido diagnosticados 878.254 casos desde o início da epidemia no país.

Nova Deli, Bombaim, Chennai, Bangalore e Pune estão entre as principais cidades indianas com aumento de infeções.

Vários estados indianos introduziram o recolher obrigatório ao fim de semana e anunciaram o confinamento de áreas de alto risco, para travar a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A Índia é o terceiro país com mais casos do novo coronavírus, depois de Estados Unidos e Brasil.
António Costa reúne-se hoje com homólogo holandês em Haia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia voltam a reunir-se hoje em Bruxelas, quase cinco meses depois do último Conselho presencial, celebrado em fevereiro, antes de a pandemia. Desde então que as reuniões foram feitas em videoconferência.

Neste seu regresso físico a Bruxelas, os chefes de diplomacia da UE têm uma agenda preenchida, que contempla temas tão diversos como o impacto da pandemia na América Latina, a situação na Líbia, em Hong Kong e na Venezuela, e ainda as relações UE-Índia, as relações UE-África, o Processo de Paz do Médio Oriente e as negociações para o acordo pós-Cotonou, além de um debate sobre a Turquia.

Aproveitando este regresso a Bruxelas, o ministro Augusto Santos Silva tem ainda previsto um encontro com o comissário europeu do Comércio, Phil Hogan.

A 'rentrée' de Conselhos da UE presenciais na capital belga ocorre na semana em que também os chefes de Estado e de Governo dos 27 voltam finalmente a reunir-se fisicamente, num Conselho Europeu agendado para sexta-feira e sábado. Em cima da mesa estão as negociações sobre o Fundo de Recuperação e o próximo orçamento plurianual da União para ultrapassar a profunda crise provocada pela pandemia de covid-19.

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se hoje em Haia com o seu homólogo holandês, Mark Rutte, no quadro dos encontros bilaterais que tem mantido com outros líderes europeus antes do Conselho Europeu.



Após ter recebido na passada semana, em Lisboa, os chefes de Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e de Itália, Giuseppe Conte, para preparar a cimeira de 17 e 18 de julho, Costa desloca-se esta segunda-feira à Holanda, um dos países 'frugais', com posições mais divergentes face à portuguesa.

Contudo, apesar das diferenças de posicionamento entre Portugal e a Holanda na União Europeia, António Costa tem uma boa relação pessoal com Mark Rutte, tendo já sido recebido em Haia no início do seu mandato como primeiro-ministro, em 2016. Por sua vez, o chefe do Governo holandês também já realizou uma visita oficial a Portugal.

Depois da reunião em Haia, António Costa prosseguirá a sua ronda de contactos com homólogos europeus deslocando-se a Budapeste, onde será recebido na terça-feira pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Além das reuniões presenciais, Costa tem mantido nos últimos dias diversos contactos, por telefone e por videoconferência.

Na sexta-feira, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apresentou uma proposta revista do plano de recuperação, que reduz o orçamento plurianual 2021-2027 para 1,07 biliões de euros, mas mantém o Fundo de Recuperação nos 750 mil milhões.

Por outro lado, mantém o valor do Fundo de Recuperação sugerido pelo executivo comunitário, assim como o equilíbrio entre subvenções e empréstimos, prevendo que dois terços (500 mil milhões de euros) sejam canalizados para os Estados-membros a fundo perdido e o restante (250 mil milhões) na forma de empréstimos.
Mais de 3 mil profissionais de saúde em todo o mundo morreram infetados
O número de mortos por covid-19 é apenas uma estimativa avançada pela Amnistia Internacional assume mesmo que, na realidade, o número de óbitos de profissionais de saúde seja maior.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já causou pelo menos 566.075 mortos em todo o mundo, com mais 4.442 óbitos, e infetou 12,79 milhões desde dezembro.

Segundo o relatório da agência de notícias francesa, baseado em dados oficiais dos países, mais de 12.798.410 casos de Covid-19 foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 6.811.600 são agora considerados curados.

O Brasil registou mais 631 mortos e 24.831 casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de letalidade da doença está fixada em 3,9%, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

Os dados integram o mais recente boletim divulgado pelo executivo, que dá conta que o país sul-americano totaliza agora 72.100 óbitos e 1.864.681 de casos de infeção desde o início da pandemia, estando ainda a ser investigada uma eventual relação de 4.063 óbitos com a doença provocada pelo novo coronavírus.