"Erro desconhecido" impede ciclistas de Lisboa de terem passe gratuito na app Gira

por Gonçalo Costa Martins - Antena 1
A mensagem que tem aparecido a vários utilizadores da Gira Gonçalo Costa Martins - Antena 1

Desde 2023 que os moradores de Lisboa podem usar gratuitamente a aplicação de bicicletas Gira se tiverem o passe Navegante, mas vários utilizadores relatam à Antena 1 uma falha informática que envolve a EMEL e a TML.

As semanas da historiadora Luísa Sousa são passadas entre as duas margens do Rio Tejo. Mora na Penha de França, em Lisboa, e costuma ir de comboio para Almada, com a bicicleta a seu lado.

"Dá-me imenso jeito ter a bicicleta para fazer várias coisas, porque de facto é muito prático", conta à Antena 1, enquanto segura a bike vermelha que comprou em 2020.

Dois anos antes, "foi a Gira que me fez perceber que era possível andar de bicicleta em Lisboa", uma nova forma de deslocar-se na cidade - porque passou a ter um telemóvel "esperto" para conseguir usar a aplicação.

Nos últimos tempos, Luísa usa a Gira pontualmente, mas decidiu pagar 25 euros por um passe anual nas bicicletas de Lisboa, mesmo não precisando - sendo moradora em Lisboa, não precisa de pagar se associar a conta ao passe Navegante, dos transportes públicos.

O problema tem sido um "erro desconhecido": quando insere o número do passe na aplicação, surge uma mensagem com o referido erro, impedindo a associação.

"Como estava cansada disto, decidi fazer o passe anual e pagar 25 euros", diz Luísa Sousa, classificando como um "péssimo sinal" para "promover uma cidade e uma mobilidade mais sustentável". Luísa Sousa é uma de muitas ciclistas que teve o "erro desconhecido"

"Compatibilização" entre sistemas "ainda não é perfeita"

A gratuitidade do serviço para residentes foi anunciada em maio de 2023, com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a dizer que estava a “ser dado um passo na descarbonização” e a colocar-se entre “poucas cidades na Europa” com bicicletas gratuitas.

Apesar da iniciativa, muitos utilizadores têm enfrentado vários problemas na aplicação, conforme a Antena 1 já noticiou: sucessivos pedidos para iniciar sessão, bicicletas disponíveis que não aparecem na aplicação ou contas e adesão a passes por concluir.


A juntar-se a estas questões, que terão sido melhoradas depois de uma atualização da app em novembro de 2024, vem agora uma falha que impede a gratuitidade de vários utilizadores.

Entre os relatos que a Antena 1 conheceu, há utilizadores que pediram ajuda à Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), responsável pela Gira, mas os passos sugeridos nem sempre deram efeito: ideias como desinstalar e reinstalar a aplicação ou eliminar a cache da app.



Perante as dificuldades, a EMEL chegou a atribuir “códigos promocionais” para compensar quem apresenta estes problemas e, assim, poder usar a Gira de forma gratuita - Luísa Sousa foi uma das pessoas que recebeu, mas disse que não conseguiu utilizar.

Questionadas pela rádio pública, tanto a EMEL, como os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), responsável pelo passe Navegante, reconhecem a existência desta falha e apontam uma dificuldade na interligação dos sistemas informáticos de ambas as partes.

"Houve um esforço de compatibilização de ambos os sistemas, mas o estado de evolução ainda não é o perfeito", afirma a EMEL na resposta enviada à Antena 1, sublinhando estar "numa fase de remodelação" do software e ter reforçado as lojas EMEL e o apoio ao cliente.

"Uma das principais razões para a indisponibilidade do serviço era o facto de os utilizadores não conseguirem realizar a sua autenticação de morada fiscal junto da TML", justifica.

Por outro lado, a TML afirma que nos últimos seis meses receberam um “número muito reduzido” de pedidos de apoio vindos da EMEL. “Desde novembro de 2024 que não temos quaisquer registos de novos pedidos”, alegam os Transportes Metropolitanos de LisboaQueixas continuam. Mais de cinco mil pediram gratuitidade

No entanto, entre os relatos que chegaram à Antena 1, houve dificuldades ainda em dezembro de 2024 e já neste mês de janeiro. Alguns utilizadores ligaram à linha de apoio, mas desistiram devido ao tempo de espera. Um deles mostrou o envio de um mail para a EMEL e disse que ficou sem resposta.

Houve ainda quem não tenha formalizado uma reclamação, tendo desistido de usar as bicicletas de Lisboa por causa deste “erro desconhecido”. A médica Sara Marote pedalava para chegar a casa desde que podia usá-las gratuitamente.

Depois de um dia inteiro a trabalhar, era “uma forma de descontrair depois do trabalho, porque felizmente faço um caminho que é bastante agradável”, descreve Sara, que vai do Marquês do Pombal até à zona do Calhariz de Benfica.

“A última vez que eu consegui utilizar a Gira foi em novembro”, recorda. “Desde dezembro que não funciona, dá sempre ‘erro desconhecido’ quando tento fazer o login na aplicação com o número do passe”.

Nas últimas semanas, tem regressado a casa de metro ou, quando está bom tempo, faz os quilómetros a pé, a nova forma que tem de “relaxamento, de esvaziar o cérebro”, diz entre risos. Sem pensar em investir num passe, Sara afirma que vai tentar pedir ajuda à EMEL para resolver a falha.

Segundo a empresa, mais de cinco mil pessoas já pediram a gratuitidade da sua conta Gira. A EMEL não esclareceu desde quando começou a detetar esta falha ou se os passos sugeridos que a Antena 1 relatou acima tiveram efeito em todos os casos.

É esperado o lançamento de uma nova app Gira durante este ano, ao estar a decorrer “o procedimento concursal para a aquisição de uma nova aplicação”.

Artigo atualizado às 12h14 com a reportagem áudio emitida no programa "Portugal em Direto"
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