Fernando Santos espera uma Espanha igual a si própria

por RTP

Foto: Hugo Delgado - Lusa

Fernando Santos assumiu esperar terça-feira uma Espanha "igualzinha" a si mesma, até porque "há 20 anos que joga da mesma forma", na antevisão do jogo a contar para a última jornada da fase de grupos da Liga das Nações.

O selecionador nacional sublinhou a importância de Portugal estar focado e empenhado em cumprir o seu plano de jogo.

"Importa a Portugal focar-se naquilo que tem que fazer nos vários momentos do jogo, quando temos que defender, atacar e nas bolas paradas. O que interessa é que os jogadores saibam aquilo que têm de fazer. Sabemos, obviamente, que a Espanha é uma grande equipa mas isso a única coisa que nos dá é respeito, não no sentido de subserviência. Temos de fazer bem aquilo que temos de fazer", começou por dizer o selecionador nacional.

Sobre o que espera da Espanha adiantou: "Espero uma Espanha igualzinha àquilo que é, não muda nada. Toda a gente conhece a Espanha, há 20 anos que joga da mesma forma. É uma equipa de posse, de pressão, que reage bem à perda da bola. Têm uma matriz clara da forma como jogam. Não temos de estar preocupados com a Espanha, temos de respeitar a Espanha assim como respeitamos todos os adversários. Temos de estar focados em nós".

Questionado sobre se existe algum mecanismo de defesa contra a pressão explicou: "Não há mecanismo. Como é que vamos usar um mecanismo? A lei humana não é a lei da robótica. Isto é uma lei humana, tem a ver com o pensamento e reação humana, essas coisas não são controláveis. Temos é de estar concentrados".

A propósito do jogo da Espanha contra a Suíça explicitou: "Nem vi o jogo ainda, vi apenas alguns momentos do jogo para tentar perceber se existiam algumas nuances ou mudança estratégica, mas como não vi nada disso, vamos concentrar-nos no que temos que fazer".
pub