Rafael Reis firme na liderança e no ataque ao calor

por Mário Aleixo - RTP
Rafael Reis, à esquerda na foto, perdeu o chefe-de-fila mas segurou a camisola amarela Nuno Veiga-Lusa

A Volta a Portugal em bicicleta continua a atravessar o calor tórrido do sul do país, com Rafael Reis, da Caja Rural, a liderar a corrida com dois segundos de vantagem sobre Martingil, da Liberty Seguros.

Esta sexta-feira a maior prova velocipédica nacional coloca à prova a valentia dos corredores que enfrentam a etapa mais longa da competição debaixo de temperaturas acima dos 40 graus.

A 2.ª etapa da Volta a Portugal não tem uma chegada a Portalegre desde 2002.

Os 203,6 quilómetros terão a dificuldade aumentada perlo calor extremo - poendo alguns acusar a desidratação de quinta-feira -  e os três quilómetros finais, quase todos inclinados irão deixar os "sprinters" em apuros.

Na etapa de quinta-feira, com os termómetros a ultrapassarem os 40 graus, vários ciclistas assumiram que o calor acabou por ser um dos grandes inimigos e obrigou a equipa médica da Volta a assistir vários corredores, como explicou o enfermeiro Hélder Ferreira.


À partida para a etapa desta sexta-feira Rafael Reis lidera a classificação geral individual, Stacchiotti (Mstina) os "Pontos", Mario Vogt (Sapura) a Montanha e o Combinado, Cesar Martingil (Liberty Seguros) a Juventude, e o Sporting-Tavira a classificação por Equipas.

pub