FC Porto de “gala” abate Bayern Munique

FC Porto de “gala” abate Bayern Munique

Inês Geraldo, RTP /
 

Liga dos Campeões

Quartos-de-Final


FC Porto
3 - 1
Bayern München
  1 (g.p.) 0  

O FC Porto bateu esta terça-feira o Bayern Munique na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Os Dragões entraram a "todo o gás" com dois golos do "Mustang" Ricardo Quaresma. Logo aos três minutos da partida, Manuel Neuer derrubou Jackson Martínez na grande área e RQ7 converteu a grande penalidade consequente. A equipa de Julen Lopetegui não tirou o pé do "acelerador" e aos dez minutos um erro colossal de Dante permitiu a Quaresma recuperar a bola em meio-campo ofensivo. Isolado, o "Mustang" bateu, com classe, Manuel Neuer e colocou os "azuis e brancos" com uma vantagem de dois golos. O Bayern entrava na partida surpreendido pelo poderio do FC Porto e só perto da meia hora de jogo conseguiu reduzir, por intermédio de Thiago Alcântara. O 2-1 foi o resultado que se registou ao intervalo e na segunda metade, quando se esperava uma reação dos bávaros, foi Jackson Martínez a marcar o terceiro do FC Porto. Num passe longo de Alex Sandro, Jerôme Boateng falhou a intercepção na defesa. "Cha Cha Cha" Martínez recebeu de forma exímia e com Neuer pela frente, ultrapassou o guarda-redes alemão e marcou o terceiro golo dos portistas para gáudio dos adeptos no Estádio do Dragão. Assim, o FC Porto parte em vantagem para a segunda mão a ser disputada no Allianz Arena. No entanto, Julen Lopetegui tem uma grande dor de cabeça, já que não vai poder contar com Danilo e Alex Sandro na Alemanha. No próximo dia 21 de abril, o FC Porto vai procurar a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões.

Equipa Inicial

12Fabiano
3Bruno Martins Indi
4Maicon
26Alex Sandro
2Danilo
6Casemiro
30Óliver Torres
16Héctor Herrera
9Jackson Martínez
7Ricardo Quaresma
8Yacine Brahimi
Suplentes
1Helton
13Diego Reyes
36Rúben Neves
10Juan Quintero
15Evandro
17Hernâni
99Vincent Aboubakar

1Manuel Neuer
18Juan Bernat
21Philipp Lahm
13Rafinha
17Jérôme Boateng
4Dante
19Mario Götze
3Xabi Alonso
6Thiago Alcântara
25Thomas Müller
9Robert Lewandowski
Suplentes
0Ivan Lucic
23Pepe Reina
28Holger Badstuber
23Mitchell Weiser
16Gianluca Gaudino
20Sebastian Rode
14Claudio Pizarro

Comentários

90+3apitofinalO árbitro Carlos Velasco Carballo apita para o final da partida!
90+3Na insistência, Dante cabeceia para defesa fácil de Fabiano
90+3Tira Maicon...
90+2Canto para o Bayern. Último lance
90+2Agora bem, Fabiano sai da baliza e agarra o cruzamento de Bernat
90+1Fabiano deixa a bola escapar, mas Danilo resolve de qualquer maneira
90tempoadicionalO árbitro dá mais 3 minutos
88infojogadorNunca é demais destacar a exibição de Jackson. Que atitude do capitão! Ninguém diria que esteve um mês de fora. É sempre o primeiro defesa e, quase aos 90, está a pressionar Neuer. Fantástico!
87Canto para o Bayern, resolve o FC Porto
lancepolemicoClaramente não está a ser uma arbitragem com critério. Para além do vermelho que faltou a Neuer, o árbitro espanhol não tem tido a mesma decisão disciplinar para uma e outra equipa.
84infojogadorEvandro participa no seu 4º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)
84substituicaoFC Porto
Entra: Evandro
Sai: Ricardo Quaresma
Danilo falha Munique. Junta-se a Alex Sandro nos ausentes
83infojogadorDanilo vê o seu 2º amarelo na prova (8 jogos)
83amareloCartão amarelo para Danilo (FC Porto)
FC Porto remetido ao último terço. Bayern tenta reduzir.
E vão 3 para o Barcelona! Golo de Suárez outra vez. 0x3 em casa do Paris SG
80Hernâni faz a sua estreia nas competições europeias (Liga dos Campeões) aos 23 anos
80infojogadorHernâni participa no seu 1º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
80substituicaoFC Porto
Entra: Hernâni
Sai: Yacine Brahimi
78FC Porto a marcar 3 golos a equipas alemãs (todas competições):Schalke 04 (1976) - Taça UEFAEintracht (2014) - Liga Europa
78Danilo cede canto
O terceiro golo está a fazer com que o FC Porto progressivamente desça as linhas outra vez, embora agora pareça que o Bayern não esteja com a mesma acutilância.
75É a 1.ª vez que o FC Porto marcou 3 golos a uma equipa alemã na Liga dos Campeões /Taça dos Campeões Europeus
75infojogadorRúben Neves participa no seu 6º jogo na prova (5ª vez em que actua como suplente utilizado)
75substituicaoFC Porto
Entra: Rúben Neves
Sai: Óliver Torres
74infojogadorHolger Badstuber participa no seu 3º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)
74substituicaoBayern München
Entra: Holger Badstuber
Sai: Xabi Alonso
50 092 espectadores no Dragão
Grande segunda parte do FC Porto, a sufocar o Bayern na pressão.
71infojogadorSebastian Rode vê o seu 1º amarelo na prova (5 jogos)
71amareloCartão amarelo para Sebastian Rode (Bayern München)
70Jackson, que já recuperou, tentava um contra-ataque, mas foi desarmado
O Barcelona faz o segundo em Paris. Agora foi Luis Suárez. 0x2
69lesaoJackson Martínez (FC Porto) está lesionado
68infojogadorÓliver está a fazer um dos melhores jogos da época. A forma como trata a bola é sublime
67Rode aproveita uma bola perdida e remata à entrada da área, mas Fabiano encaixou de forma segura
66Jackson Martínez faz o 6.º golo na Liga dos Campeões esta época, é o melhor marcador da equipa na edição
O Dragão volta a estar num ambiente verdadeiramente explosivo!
65Bayern de Guardiola sempre que sofre 3 golos na Liga dos Campeões, perde (3 jogos)
65Grande passe de Alex Sandro e ação soberba de Jackson Martínez, primeiro na receção, depois na forma contornou Neuer antes de fazer o terceiro!
65infojogadorJackson Martínez marca o seu 6º golo na prova (7 jogos)
65goloGOLO FC Porto: Jackson Martínez marca!
63Livre de Quaresma não sofreu nenhum desvio
61comentarioBoateng trava Herrera e o árbitro marca livre que pode ser direto. Mas faltou o amarelo para o alemão, que ficaria de fora do próximo jogo
60Jogadores do FCP que bisaram frente a equipas alemãs (todas competições):A. Oliveira (1976)Lisandro (2006)Mangala (2014)QUARESMA (2015)
Fora de jogo mal tirado a Lewandowski, que ficava na cara de Fabiano. O brasileiro ainda defendeu o lance que entretanto foi invalidado, mas não deixa de ser uma má decisão do auxiliar
58Muito bem Martins Indi a resolver um lance que prometia perigo para Fabiano
57FC Porto: Héctor Herrera Jogada espetacular do FC Porto, Quaresma, no meio, abre em Danilo na direita, o lateral cruza rasteiro de primeira e Herrera desvia ao primeiro poste, para defesa fabulosa de Neuer!
56infojogadorSebastian Rode participa no seu 5º jogo na prova (3ª vez em que actua como suplente utilizado)
56substituicaoBayern München
Entra: Sebastian Rode
Sai: Mario Götze
56Sebastian Rode na época passada no Dragão pelo Eintracht Frankfurt (E 2-2) nos 1/8 Liga Europa
55Neuer bate a bola de forma rasteira e Casemiro, atrás do meio campo, tenta o golo do ano, mas Neuer recuou a tempo
lancepolemicoOutra vez uma queda na área, agora foi Casemiro. Parece novamente ter sido uma boa decisão a de o árbitro mandar jogar
Grande reentrada do FC Porto em campo, agora bem mais fiel ao seu estilo habitual.
53Alonso quase fazia a mesma asneira do primeiro golo. Jackson ganhou apenas o canto
53Lahm cumpre o jogo 90 na Liga dos Campeões, 83 pelo Bayern 7 pelo Stuttgart, é o 4.º jogador dos bávaros com + presenças na Champions
52comentarioCanto marcado de forma curta e fora de jogo mal assinalado a Quaresma
52Bem melhor o FC Porto agora. Brahimi ganha canto
51Fabiano quase comprometia, num passe que ia sendo intercetado
49Bayern tenta sair em contra-ataque, mas Lewandowski falhou o passe
48comentarioBernat volta a fazer falta sobre Quaresma na linha. Está a arriscar o segundo
48Ricardo Quaresma fez o golo 50 com a camisola do FC Porto (219 jogos)
47FC Porto entra com mais vontade de ter bola e de jogar no meio campo contrário
46inicio2parteComeçou a 2ª parte
46As equipas estão a voltar
45+6Esta é a 5.ª vez na época que o Bayern sai em desvantagem ao intervalo, venceu apenas 1 jogo e perdeu 3 (Dortmund, Wolfsburg e M´Gladbach)
Posse de bola:
FCP: 34% | BAY: 66%

Remates (à baliza):
FCP: 5 (3) | BAY: 3 (2)

Cantos:
FCP: 0 | BAY: 3

Faltas Cometidas:
FCP: 11 | BAY: 13

45+4Só Real Madrid em 2013/14 (campeão europeu) e FC Porto conseguiram frente ao Bayern de Guardiola sair em vantagem ao intervalo na Champions
45+3Esta é a 3.ª vez que o Bayern de Guardiola sai em desvantagem ao intervalo na Liga dos Campeões
O FC Porto chega ao intervalo em vantagem acima de tudo porque foi surpreendente e muito perspicaz a abordar o jogo, apertando os alemães na primeira fase de construção. O Bayern tem pegado no jogo, mas parece preso e tem sido quase sempre anulado pela equipa portuguesa, onde Quaresma é, inevitavelmente, a grande figura, mas sem esquecer as grandes partidas de Jackson e de Herrera.
45fim1parteAcabou a 1ª parte.
lancepolemicoAlex Sandro e Lewandowski abraçam-se já dentro de área. Parece bem a decisão do árbitro em mandar seguir, ainda que o portista tenha arriscado
44FC Porto: Casemiro Livre tenso de Quaresma na direita, puxado ao segundo poste. Casemiro antecipa-se à marcação e cabeceia na cara de Neuer, mas por cima
43Götze derruba Quaresma. Livre lateral
42Bayern sofreu o golo 200 na Liga dos Campeões.1. Real Madrid 228 GS (209J)2. Barcelona 200 GS (201J)3. Bayern 201 GS (196J)
42Boa jogada do Bayern, saiu o cruzamento da direita, só que o cabeceamento foi fraco e Fabiano agarrou
ackson nem parece que esteve um mês lesionado. QUe disponibilidade do colombiano. Fulcral neste estilo alternativo da equipa
40Ricardo Quaresma é o 4.º goleador português na Champions.1. Cristiano Ronaldo (75)2. Figo (24)3. Nani (9)4. QUARESMA (7)
38infojogadorPhilipp Lahm vê o seu 2º amarelo na prova (5 jogos)
38amareloCartão amarelo para Philipp Lahm (Bayern München)
37infojogadorAlex Sandro falha o jogo da segunda-mão
37infojogadorAlex Sandro vê o seu 3º amarelo na prova (9 jogos)
37amareloCartão amarelo para Alex Sandro (FC Porto)
36Götze entra na área, Maicon desarma com categoria
Posse de bola:
FCP: 34% | BAY: 66%

34Top Bis FCP (Comp Europeias):Jardel (4)Hulk (3)Falcao (3)Lisandro (3)Derlei (3)Gomes (3)Jackson (2)Postiga (2)McCarthy (2)Deco (2)
34FC Porto: Alex Sandro Grande passe de Óliver para a corrida do brasileiro, que, da esquerda, faz um cruzamento/remate. Neuer parecia ter o lance controlado, mas deixou escapar a bola para a trave
Neste momento, o FC Porto parece defender melhor do lado direito (Quaresma e Danilo) do que na esquerda (Alex Sandro e Brahimi). Por isso, o Bayern aposta mais neste lado
31infojogadorCasemiro vê o seu 2º amarelo na prova (7 jogos)
31amareloCartão amarelo para Casemiro (FC Porto)
30Thiago Alcântara estreia-se a marcar na Champions em 15 jogos (10 pelo Barcelona e 5 pelo Bayern)
30FC Porto sobe novamente as linhas
28Ao contrário dos anteriores, este canto foi à forma curta. O Bayern atraiu a pressão dos portistas, circulou da esquerda para a direita, onde Boateng teve espaço para cruzar forte e tenso para o segundo poste, onde Thiago apareceu para finalizar
28infojogadorThiago Alcântara marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
28goloGOLO Bayern München: Thiago Alcântara marca!
28Alex Sandro corta para mais um canto
27Ricardo Quaresma foi o 3.º jogador do FC Porto a bisar esta época na Champions (Jackson, Brahimi)
27FC Porto tira para fora da área, Bernat ensaia a meia distância, mas a bola é desviada para novo canto
27Canto para o Bayern
Vantagem muito cedo acaba por ajudar um FC Porto a realizar uma partida de solidariedade entre os setores e que tem o ponto alto de pressão quando os centrais do Bayern têm a bola.
25FC Porto remetido ao último terço. Lopetegui está furioso a esbracejar, pedindo à equipa para se soltar
23Brahimi a complicar o que era fácil e a arriscar perder a bola em zona perigosa. Tem que ser mais simples, o argelino
22HISTÓRICO!!! Nunca o FC Porto fez 2 golos nos primeiros 10 minutos em jogos das competições competições europeias
22Herrera muito bem a pressionar um adversário, mas depois a decidir mal na hora de conduzir o contra-ataque, que era de três para dois
Em Paris, Neymar, adianta o Barcelona no marcador. 0x1
Não deixa de ser curioso e interessante observar este FC Porto a jogar na expectativa, dando a posse ao adversário. Não há grande recordação que tal tenha acontecido esta temporada. E a equipa não se está a dar nada mal nesta nova versão
17Jackson recebe na área e remata quase sem preparação. A bola sai por cima
16infojogadorJuan Bernat vê o seu 2º amarelo na prova (9 jogos)
16amareloCartão amarelo para Juan Bernat (Bayern München)
Claro que as ausências no Bayern pesam na forma como joga a equipa, mas dá a cara sensação de que Lopetegui estudou muito melhor o adversário do que Guardiola. Os portistas sabem ser pacientes e agir da forma certa e no tempo certo
15O Bayern (era de Guardiola) NUNCA esteve a perder por 2 golos de diferença na Liga dos Campeões
13Alonso bate para o segundo poste, mas o livre não foi coordenado com os homens de área. Sai pela linha de fundo
13comentarioHerrera faz falta sobre Thiago. Mais um livre lateral que pode levar perigo
12Só Man. United (x2), Real Madrid (x2) Man. City tinham conseguido abrir o marcador ao Bayern de Guardiola (1V 1E 3D) na Champions
O Dragão está a rebentar de entusiasmo! Que grande início de jogo para o FC Porto!
10Ricardo Quaresma bisa pela 1.ª vez na Liga dos Campeões
10Erro enorme da defesa do Bayern München, Quaresma rouba a bola, isola-se e finaliza na cara de Neuer. Que início fulgurante!
10infojogadorRicardo Quaresma marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
10goloGOLO FC Porto: Ricardo Quaresma marca!
9Bayern München: Robert Lewandowski Livre para o Bayern na esquerda, Muller ganha de cabeça ao segundo poste e Lewandowski cabeceia por cima
9Falta de Quaresma sobre Lewandowski, que origina livre lateral
Bayern parece assumir o jogo nestes primeiros minutos, perante um FC Porto que procura muito Jackson Martínez. Aqui se percebe a importância do capitão
7Ricardo Quaresma é o 13.º jogador com mais jogos nas competições europeias pelo FC Porto (46 jogos) iguala Lucho González
5Neuer muito assobiado ao tocar na bola. O alemão não foi quem tomou a decisão, mas, de facto, pelo lance da grande penalidade, deveria ter sido expulso
4Ricardo Quaresma faz o 6.º golo na Liga dos Campeões o 1.º de grande penalidade
3Quaresma engana Neuer e faz o primeiro. O estádio explode!!
3infojogadorRicardo Quaresma marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
3penaltimarcadoGOLO FC Porto: Ricardo Quaresma (FC Porto) marca de grande penalidade!
3penaltimarcadoRicardo Quaresma converteu com sucesso a grande penalidade!
Xabi Alonso faz um disparate, Jackson isola-se e Neuer sai às pernas do colombiano. Penálti e faltou claramente o vermelho
2infojogadorManuel Neuer vê o seu 2º amarelo na prova (9 jogos)
2amareloCartão amarelo para Manuel Neuer (Bayern München)
2FC Porto: Grande penalidade assinalada a seu favor
Quanto às condições climatéricas, vai chovendo, como ao longo de todo o dia e está algum frio. Ainda assim, o relvado parece muito bem tratado
1apitoinicialComeçou a partida. Sai o FC Porto
Jackson o Lahm estão juntos a Carbalho a escolher campo e bola
Numa das centrais superiores estão os adeptos do Bayern München. Cerca de quatro mil
Já se ouve o hino da prova milionária
Em suma, ambiente fantástico para as equipas, que aí estão!
Num dos topos, a coreografia desmonta-se com a frase: Respect! This is... FC Porto. Depois, surge a imagem do troféu da Liga dos Campeões e as datas 1987 e 2004, quando os dragões a conquistaram
O speaker anuncia os números, os adeptos gritam os nomes dos jogadores
Jackson Martinez regressa à titularidade após 1 mês 9 dias devido a lesão. É o melhor marcador da equipa na Champions com 5 golos
As coloridas bancadas estão já quase repletas e prepara-se uma grande coreografia com a frase: Road to Berlin
Prepara-se um grande ambiente no Dragão. Tudo a postos para o início da partida!
Refira-se ainda que o jogo da segunda-mão é jogado dentro de seis dias, em Munique. Pelo meio, o FC Porto recebe a Académica, enquanto o Bayern vai a casa do Hoffenheim. Ambos os jogos serão sábado
infojogadorPor parte dos bávaros, Boateng é quem, em caso de amarelo, falha a partida na Allianz Arena
Do lado azul e branco, convém não esquecer que Danilo, Maicon, Alex Sandro e Óliver Torres estão em risco nos cartões
Essa é, diga-se, a grande novidade dos onzes de Lopetegui e de Guardiola, eles que não fugiram daquilo que era previsto
infojogadorDesde já, há a referir a grande surpresa Jackson Martínez. Lesionado há mais de um mês, o colombiano surpreendeu ao ser convocado (quando nada o fazia prever) e vai mesmo alinhar de início
Boa tarde, caro leitor. Abrimos o pano de um dos jogos mais aguardados do ano em Portugal. No Dragão joga o poderoso Bayern München e tudo passará por aqui. Fique ligado!
Já há onzes oficiais!
O FC Porto chega embalado pela ambição e crença de que é possível repetir a história diante dos alemães, emblema frente ao qual os dragões se sagraram campeões da Europa, em 1987. Os artistas e os tempos agora são outro mas voltarão a ser 11 contra 11.
Willkommen (traduzindo: Bem-vindo). É em alemão e português que o zerozero.pt o faz entrar, desde já, no escaldante duelo entre FC Porto e Bayern München, agendado para esta quarta-feira (19h45), no Estádio do Dragão. É jogo de Champions... para a Champions. Hoje, todos os caminhos vão dar ao estádio azul e branco e os adeptos esperam um jogo super.
Acompanhe aqui o FC Porto x Bayern München em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
«Estamos mais concentrados no que vai acontecer amanhã do que no jogo da segunda-mão, em Munique. Aconteceram muitas coisas durante a semana. É com estes jogadores que temos de jogar. Vamos tentar fazer o melhor com estes jogadores», Guardiola
«É a competição mais importante de clubes do Mundo e temos muita ambição. Pouco a pouco temos vindo a fazer um caminho. Temos máximo respeito pelo adversário mas queremos ser protagonistas», Lopetegui