Portugal vence a seleção de Andorra (0-2) e fica mais perto do apuramento direto

por RTP
 

Qualificação Mundial (UEFA)

Grupo B


Andorra
0 - 2
Portugal

A equipa da Seleção Nacional de Futebol sofreu durante a primeira parte frente a uma equipa de Andorra, que mostrou alguma resistência frente a uma seleção sem soluções de jogo. Na segunda parte Fernando Santos colocou Cristiano Ronaldo em campo e o capitão fez toda a diferença, inaugurando o marcador aos 63 minutos. Portugal voltou a marcar aos 88 minutos, numa boa combinação entre Ronaldo e André Silva.

Equipa Inicial

1Josep Gómes
2Jesús Rubio
20Max Llovera
6Ildefonso Lima
15San Nicolás
4Marc Rebés
3Marc Vales
14Jordi Aláez
22Víctor Rodríguez
7Ludovic Clemente
8Márcio Vieira
Suplentes
13Ferrán Pol
21Marc García
5Emili García
11Sergi Moreno
10Juli Sánchez
16Alex Martínez
9Gabriel Riera

1Rui Patrício
2Nélson Semedo
3Pepe
4Luís Neto
19Eliseu
10João Mário
11Bernardo Silva
13Danilo Pereira
17André Silva
18Gelson Martins
20Ricardo Quaresma
Suplentes
12Anthony Lopes
22Beto
5Antunes
21Cédric Soares
6José Fonte
8João Moutinho
23Bruno Fernandes
15André Gomes
14William Carvalho
9Éder
7Cristiano Ronaldo
16Gonçalo Guedes

Comentários

HISTÓRICO!!! Portugal conquista pela 1.ª na sua história 8 vitórias consecutivas numa edição; o anterior recorde foi na Qual. Euro 2016
Vitória para Portugal, no primeiro de dois confrontos decisivos para a seleção nacional. Depois de uma primeira parte sem golos, a entrada de Cristiano Ronaldo trouxe mais acutilância atacante e...golos. Segue-se a Suíça, no mata-mata.
90+4apitofinalO árbitro apita para o final da partida
90+3amareloCartão amarelo para Sergi Moreno (Andorra)

Sergi Moreno vê o seu 1º amarelo na prova (2 jogos)
90+2Melhores marcadores Portugal (Qual. Mundial 2018):15 Cristiano Ronaldo8 André Silva2 William Carvalho2 João Cancelo1 Nelson Oliveira1 Bruno Alves1 João Moutinho
90+1tempoadicionalO árbitro dá mais 4 minutos
90Livre batido por Cristiano Ronaldo, com a bola a sair muito longe do alvo.
89substituicaoPortugal
Entra: Gonçalo Guedes
Sai: André Silva

Gonçalo Guedes participa no seu 1º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
87André Silva fez o 10.º golo em 16 partidas pela Seleção Nacional; marcou 8 golos em 9 jogos na Qualificação Mundial 2018
Está feito o segundo de Portugal! Depois de mais um remate perigoso de Cristiano Ronaldo, a bola a ser cruzada por CR7, com André Silva a aproveitar, à boca da baliza, um primeiro cabeceamento de Danilo. Vitória assegurada!
86goloGOLO Portugal!
André Silva marca

André Silva marca o seu 8º golo na prova (9 jogos)
83Portugal: Cristiano Ronaldo ameaça! Mais um erro da defensiva de Andorra, com Cristiano Ronaldo a rematar de primeira, com o pé esquerdo. A bola saiu perto do poste.
82Jogada do ataque português, com Cristiano Ronaldo a assistir André Silva para um remate muito torto.
80Fernando Santos fecha a porta, colocando William Carvalho ao lado de Danilo Pereira.
79substituicaoPortugal
Entra: William Carvalho
Sai: Ricardo Quaresma

William Carvalho participa no seu 7º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
79substituicaoAndorra
Entra: Alexandre Martínez
Sai: Ludovic Clemente

Alexandre Martínez participa no seu 7º jogo na prova (4ª vez em que actua como suplente utilizado)
77Cristiano Ronaldo está com uma média de 1 golo por jogo nos últimos 2 anos a jogar pela Seleção Nacional (24 jogos)
Portugal melhorou depois do golo de Ronaldo. A equipa de Fernando Santos já esteve perto do segundo, mas o resultado mantém-se com um golo de diferença.
75amareloCartão amarelo para Víctor Rodríguez (Andorra)

Víctor Rodríguez vê o seu 2º amarelo na prova (4 jogos)
75amareloCartão amarelo para Victor Moreira (Andorra)

Victor Moreira vê o seu 1º amarelo na prova (4 jogos)
73Portugal: Bernardo Silva Lance incrível! A bola a caminhar pela pequena área de Andorra, Cristiano Ronaldo a assistir de calcanhar e Bernardo muito perto do golo, depois de um remate que foi desviado.
72Jogada de transição do ataque português. Bernardo Silva lançou Semedo, com o lateral do Barça a cruzar para corte da defensiva contrária. Na sequência do canto, Andorra a afastar o perigo. Portugal continua em busca do segundo...
70Portugal: Ricardo Quaresma perto do golo. Remate colocado do extremo português, mas a bola a sair ligeiramente por cima. Fica a intenção do Harry Potter.
70Mais golos por seleções109 Ali Daei (Irão)84 Puskás (Hungria)80 Kamamoto (Japão)79 Cristiano Ronaldo79 Godfrey Chitalu (Zâmbia)
69Livre batido por Cristiano Ronaldo, na meia esquerda do ataque português, com a bola a sair ainda longe do alvo.
66Com uma Andorra mais destapada, Portugal pode agora ir em busca do segundo golo.
64Cristiano Ronaldo fez o 50.º golo em fases de qualificação (Mundial + Europeu); é o europeu com mais golos
63Está feito o golo de Portugal!! E, quem haveria de ser? Cristiano Ronaldo, que entrou já no decorrer da segunda parte, a aproveitar um mau alívio da defensiva contrária, depois de um cruzamento de João Mário. Mais um tento para CR7 nesta qualificação.
63goloGOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca

Cristiano Ronaldo marca o seu 15º golo na prova (8 jogos)
Mesmo com Cristiano Ronaldo em campo, a seleção portuguesa continua com muitos problemas em construir jogadas de perigo. Os espaços até têm aparecido, mas a definição raramente é a melhor.
57comentarioLance do lado direito do ataque português, com Bernardo a ser travado em falta. Livre lateral para Portugal...
57amareloCartão amarelo para Moisés San Nicolás (Andorra)

Moisés San Nicolás vê o seu 4º amarelo na prova (7 jogos)
55Remate de Ricardo Quaresma, na zona da meia-lua, com a bola a sair fácil para Gomes.
53Mais um cruzamento de Ricardo Quaresma, com Gomes a responder de forma assertiva. Tem sido um duelo interessante entre os dois...
50Há 13 anos que Cristiano Ronaldo não era suplente utilizado na Seleção Nacional (provas oficiais):2004 Rússia V 0-22017 Andorra
49Cruzamento de Nélson Semedo, no lado direito do ataque português, mas a bola a chegar a Gomes. O guardião de Andorra vai evidenciando segurança nas suas ações.
47comentarioCanto batido pela direita, com Ildefonso Lima a cabecear por cima. Ainda assim, o defesa de Andorra tinha feito falta.
47Canto para Andorra...
46Fernando Santos não arrisca e lança já Cristiano Ronaldo.
46inicio2parteComeçou a 2ª parte
46substituicaoPortugal
Entra: Cristiano Ronaldo
Sai: Gelson Martins

Cristiano Ronaldo participa no seu 8º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
45+2Em 9 jogos nesta qualificação Mundial 2018, é a 2.ª vez que Portugal chega com um nulo ao intervalo:Andorra (J9)Hungria (J8 V0-1)
45+1É a 1.ª vez que Portugal chega com uma igualdade ao intervalo frente Andorra (5 partidas) e também não consegue marcar qualquer golo em 45 min.
Primeira parte difícil para a equipa portuguesa. A equipa de Fernando Santos até criou uma ou outra oportunidade, mas a criatividade não tem abundado no coletivo das Quinas. Será preciso recorrer a CR7 para desatar este nó?
45fim1parteAcabou a 1ª parte.
44Muitas dificuldades para Portugal. A seleção de Andorra, com maior ou menor dificuldade, vai conseguindo aguentar o nulo.
41Remate de Eliseu, de fora da área, mas a bola a sair bem longe do alvo.
40Portugal: Pepe a obrigar Gomes a brilhar! Grande remate do central português, na meia esquerda do ataque português, com Gomes a responder de forma competente. Boa exibição do guardião da seleção de Andorra.
38Cruzamento de Quaresma, de trivela, com a bola a ser socada por Gomes.
37amareloCartão amarelo para Jordi Aláez (Andorra)

Jordi Aláez vê o seu 3º amarelo na prova (7 jogos)
35A dupla Rui Patrício e André Silva são, atualmente, os jogadores com mais jogos consecutivos (9) pela Seleção Nacional
33Portugal: André Silva muito perto do golo. Mais uma oportunidade para a equipa portuguesa. Cruzamento do lado direito do ataque português, a defensiva de Andorra a atrapalhar-se, com a bola a sobrar para o avançado do Milan, que, de primeira, atirou a rasar a barra.
opiniaoDepois de uns quinze minutos iniciais difíceis, Portugal tem conseguido mais presença atacante nos últimos minutos, tendo já criado uma ou outra oportunidade - Quaresma está em plano de destaque. Ainda assim, falta mais objetividade na zona de definição.
30Portugal: Quaresma, outra vez, perto do golo. O extremo do Besiktas, num movimento característico, a cortar para dentro e a rematar para o poste mais distante. O guardião adversário socou com dificuldades.
27Cruzamento de Gelson Martins, pela lado direito do ataque, com a bola a ser cortada com dificuldades. Na sequência do canto, não houve lugar a finalização. Ainda assim, aumenta a pressão da equipa das Quinas.
24Portugal: Ricardo Quaresma muito perto do golo. Cruzamento de Semedo, a bola a sofrer um desvio, e Ricardo Quaresma, ao segundo poste, a cabecear muito perto do alvo.
23Mais um cruzamento do ataque português, desta vez por Ricardo Quaresma, com a bola a sair tensa, mas não o suficiente para André Silva conseguir finalizar.
20Passe de rotura de Gelson Martins, à procura de uma desmarcação de André Silva, mas a bola a sair pela linha final. Muitas dificuldades para Portugal.
19Mais um cruzamento de Nélson Semedo, mas a bola, novamente, a sair fácil para o guardião adversário.
17comentarioMuitas faltas e contacto físico. Pouco futebol até ao momento...
16Pepe entra no top-3 dos defesas com mais jogos pela Seleção Nacional; iguala Ricardo Carvalho com 89 partidas
Início de jogo complicado para Portugal. A seleção de Andorra está a conseguir tapar os espaços, e nem mesmo a capacidade técnica de João Mário, Bernardo ou Gelson tem sido capaz de abrir brechas. E ainda não há oportunidades...
12Cruzamento de Eliseu, do lado esquerdo do ataque português, mas a bola a sair comprida e pela linha final.
11Livre batido por Quaresma, com Neto a tentar a finalização, mas a bola a ser interceptada pela defensiva contrária.
10Luís Neto veste pela 15.ª vez a camisola da Seleção Nacional; é apenas o 5.º jogo em provas oficiais:3 Mundial (Qualificação)1 Taça das Confederações1 Europeu (Qualificação)
8Pepe a tentar a sua sorte fora da área, mas a bola a sair muito enrolada, bem longe do alvo.
8Livre batido por Eliseu, do lado esquerdo, mas a bola a ser cortada pela defensiva adversária.
7comentarioFalta dura, por trás, sobre André Silva. O árbitro avisa o defesa de Andorra.
4Primeira jogada do ataque português. O cruzamento saiu sem consequências.
3Muito bola para Portugal. Andorra preocupada com a sua organização defensiva.
2Há 9 anos que Cristiano Ronaldo não era suplente ao serviço da Seleção Nacional (provas oficiais):2008 Suíça (Euro)2017 Andorra (QWC'18)
1apitoinicialComeçou a partida. A bola sai para Portugal.
Pepe é o capitão da equipa portuguesa, num jogo em que Cristiano Ronaldo está no banco de suplentes.
Ouve-se «A Portuguesa».
E as equipas entram em campo...
Bom ambiente no Estadi Nacional. Há muitos adeptos portugueses nas bancadas.
A jogar no seu reduto, durante esta fase de qualificação, a seleção de Andorra conquistou uma vitória, um empate, perdendo dois encontros (Letónia e Suíça).
Na equipa de Portugal, Renato Sanches e Bruno Alves ficaram de fora dos 23 da ficha de jogo. O central não tem jogado no Rangers, enquanto que o médio do Swansea treinou de forma condicionada.
Este encontro foi apelidado por Fernando Santos como uma «meia-final». E, de facto, a vitória diante da Suíça não serve se Portugal não ganhar a Andorra.
Fernando Santos não arrisca e deixa Cristiano Ronaldo no banco. Neto faz companhia a Pepe, e há dois extremos, Gelson Martins e Ricardo Quaresma, para alimentarem a referência ofensiva, André Silva.
Boa tarde. Vamos acompanhar, ao minuto, o primeiro de dois jogos decisivos para a seleção portuguesa na caminhada para o Mundial 2018, a realizar na Rússia. E há novidades nos onzes...
Já há onzes oficiais!