Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Sorteio da fase de grupos do Mundial 2018: acompanhe em direto

por RTP

A seleção portuguesa de futebol conheceu esta sexta-feira os seus adversários da fase de grupos do Mundial2018. A equipa das quinas vai defrontar as seleções de Espanha, Irão e Marrocos.


A seleção portuguesa de futebol conheceu esta sexta-feira os seus adversários da fase de grupos do Mundial2018. Os campeões europeus vão defrontar as seleções de Espanha, Marrocos e o Irão, treinado por Carlos Queiroz. Confira todos os grupos e o calendários dos jogos na seguinte infografia.



Resultado do sorteio:

Grupo A
Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai

Grupo B
Portugal
Espanha
Marrocos
Irão

Grupo C
França
Austrália
Peru
Dinamarca

Grupo D
Argentina
Islândia
Croácia
Nigéria

Grupo E
Brasil
Suíça
Costa Rica
Sérvia

Grupo F
Alemanha
México
Suécia
Coreia do Sul

Grupo G
Bélgica
Panamá
Tunísia
Inglaterra

Grupo H
Polónia
Senegal
Colômbia
Japão


Logística do sorteio

Portugal integra o Pote 1 juntamente com Alemanha, Brasil, Argentina, França, Bélgica, Polónia e a anfitriã Rússia. É por isso certo que não irá defrontar estas seleções nesta primeira fase do Campeonato do Mundo.

O Pote 2 é encabeçado pela Espanha, antigo campeão europeu e mundial, e inclui ainda Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia, Suíça e Peru.

No Pote 3 aparecem Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal e Irão, equipa comandada pelo português Carlos Queiroz. Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita formam o Pote 4.

Os potes foram elaborados tendo em conta o 'ranking' da FIFA de 16 de outubro. As normas da FIFA permitem o máximo de duas seleções da UEFA por grupo e apenas uma das outras confederações.

Em Moscovo, a comitiva lusa é liderada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e inclui a presença do selecionador nacional, Fernando Santos.

Na sexta-feira, o correspondente da RTP em Moscovo tinha já acompanhado os trabalhos de preparação do sorteio.